LIVRO DA VIDA 2 - MANSIDÃO, PUREZA E HUMILDADE


Mateus (MT) 5 : 5Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

5 : 8Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
18 : 1NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
18 : 2E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
18 : 3E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
18 : 4Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. 

Amados em Cristo ressuscitado,
Nosso amado e eterno mestre Jesus Cristo, durante sua evangelização, nos ensina os valores que devemos possuir para adquirir nossa entrada no reino dos céus.
Deus nos ensina que quem amar as coisas deste mundo não consegue agradá-lo, pois Deus é espírito e importa que o adoremos em espírito e em verdade.
Também, nos ensina que não devemos ajuntar tesouros materiais, os quais a traça destrói e os quais não podemos carregar conosco quando morremos.
Dentre os valores que Jesus nos aconselha a cultivar, sobressaem três de suma importância moral e espiritual: a mansidão, a pureza de coração e a humildade.
Primeiro, a MANSIDÃO. Nosso eterno mestre nos ensina que os mansos herdarão a terra. Ser manso não é ser covarde, medroso, sem uma personalidade definida, nem aceitar tudo que se nos impõem timidamente. Não é viver sem princípios nem brio.
Ser manso é submeter-se à vontade de Deus, que nos ensina o amor e o perdão. E ninguém pode agir assim se não tiver em si a mansidão. Devemos amar, amar sempre:
"Amar a Deus sobre todas as coisas, de todo seu coração, de toda sua alma  e , de todo teu entendimento" e "amar ao próximo como a si mesmo", independente de como o próximo nos trata.
MATEUS 22: 37-39  Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. 
Ser manso, também é amar ao próximo, perdoando suas falhas, buscando preencher seu coração com o amor de Cristo.  É receber uma ofensa ou uma afronta e se conter, não revidar nem ficar a remoer, mas colocar aos pés de Jesus Cristo, deixando que Ele tome as medidas necessárias. Ser manso é orar pelos inimigos e perseguidores. Ser manso é saber que o amor não tem limites e que somente Deus pode tudo e que somos dependentes dele em todas as coisas.
Ser manso é repudiar qualquer forma de rebeldia. É ter segurança em Cristo, que nos sustenta.






Em segundo lugar, é a pureza de coração, ter um  coração sem maldade.  Deus sempre nos exortou quanto às trevas que teimam em dominar o coração das pessoas. Deus nos diz que do coração brotam todo tipo de maus sentimentos e violência. O coração é como uma besta fera que o cristão deve domar e dominar.
Quem não consegue conter os sentimentos exacerbados, as paixões descontroladas, os desejos torpes... Quem não domina seu coração vive na concupiscência da carne, na idolatria e na prostituição.
O coração pode envenenar a alma e causar todo tipo de moléstias e enfermidades no corpo e na mente. Do coração do cristão deve brotar sempre os bons sentimentos: o perdão, a caridade, a paciência, e a esperança. E, principalmente, o amor sem espera de recompensa.

E, finalmente, a humildade, que Jesus Cristo nos ensina a ter comparando-a à inocência de uma criança. 
"...que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos,"...  
Nosso eterno mestre Jesus Cristo nos ensina que devemos ser humildes e inocentes como uma criança. A criança inocente não tem em si a auto-suficiência, ela é dependente dos pais. Assim devemos nós ser, dependentes de nosso Deus e Pai, no nome de Cristo.
A criança é desprovida de malícia, é ingênua, tem a alma pura e cristalina.
   A criança, ainda, é ignorante do mal.
Então, o cristão deve se tornar inocente, que também significa isento de culpa. E para isso, devemos nos arrepender de nossos pecados, de nossos maus caminhos, de nossos vícios, de  nossa idolatria. Devemos nos converter e nos consagrar ao Senhor nosso Deus, no nome de Jesus Cristo, regenerador e salvador. 
Cristo quer que nós sejamos humildes: Devemos cultuar a modéstia, simplicidade  e o despojamento daquele que  possui o conhecimento sobre os seus próprios limites; e aceita ser submisso diante de seus superiores, acatando com alegria as normas constantes na Palavra de Deus, no Evangelho. Bem como, se o cristão aceitar fazer parte de uma igreja ou congregação, viver sob as sua normas. 
Ninguém é obrigado a aceitar aquilo que não acha conveniente. As igrejas têm normas, então, se estiver congregando numa determinada igreja e não estiver gostando, não deve se mostrar rebelde nem murmurador. Basta se afastar e procurar uma outra que lhe agrade, sem ofender ninguém, sem causar transtorno ou tristezas.
O importante não é o nome da igreja, o que importa é viver em conformidade com o evangelho, acatando a Palavra de Deus e vivendo em amor e fraternidade com todos.
O alvo do Cristão é Jesus Cristo e o objetivo é a salvação de sua alma. Sem esquecer que devemos sempre convidar a todos que nos rodeiam para conhecer Jesus Cristo e as maravilhas que Ele realiza na vida daqueles que o aceitam como salvador.
Ser humilde é se sujeitar às determinações de Cristo, que nos ensina que devemos tomar nossa cruz e segui-lo, que devemos ler e meditar nas sagradas escrituras que estão na bíblia (Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará), que devemos pregar e propagar seus ensinamentos, suas boas novas do reino dos céus (Ide e pregai...).
Ser humilde é viver sob a graça de Jesus Cristo e realizar boas obras para obter galardão no dia do juízo.

Por tudo isto acima exposto, concluímos que para ser salvos e ter nosso nome no livro da vida, aceitar Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador é o passo decisivo para obter a salvação de nossa alma, mas que devemos imitar Cristo, conhecer e obedecer sua Palavra, e cultivar os bons sentimentos. Dessa forma, estaremos dentro das normas e dos conceitos que Jesus nos legou.

Não devemos, também, deixar de falar a todos da graça e do  amor de Cristo, das doces consolações do Espírito Santo nem do infinito amor de Deus Pai por todas as sua criaturas. Nem Jamais nos esquecer de louvar e adorar ao nosso Deus todo o tempo, ou como nos ensina Cristo, "Deus é espírito e importa que o adoremos em espírito e em verdade".  Todo o tempo.

Paz do Senhor,



Missionário Virtual Geraldo de Deus                                    2014, agosto 10 

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?