CAMINHOS DE MORTE - JUDAS ISCARIOTES - PORQUE TRAIU O MESTRE?




JOÃO 12

12 : 1Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
12 : 2Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
12 : 3Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
12 : 4Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
12 : 5Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
12 : 6Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
12 : 7Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
12 : 8Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
12 : 9E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.
__________________________________________________________________________________________________________________________

Adore! Louve!




O que darei a ti?
Eyshila

Quero dizer que te amo, quero dizer que sou grato
Pois ouviste o meu clamor, apesar de quem eu sou
e livraste a minh'alma da morte
E por causa do Teu amor, mudaste a minha sorte

Que darei a Ti, Senhor, por todo bem que tens feito a
mim?
Que darei a Ti, Senhor, por todo bem que tens feito a
mim?

Tomarei o cálice da salvação, pagarei os meus votos na
congregação
Adorarei teu santo nome
Adorarei teu santo nome

Jesus, Teu santo nome adorarei...
Jesus, Teu santo nome adorarei...

Maravilhoso, Poderoso, Misericordioso, Alfa e Ômega,
Princípio e Fim
Aquele que era, Aquele que é e que há de vir

Leão de Judá, Emanuel, Deus conosco, Deus de Israel
Meu Salvador, Libertador
Por tudo que Tu és, o que darei a Ti Senhor? Eu Te
adorarei

Que darei a Ti, Senhor, por todo bem que tens feito a
mim?

Tomarei o cálice da salvação, pagarei os meus votos na
congregação

Adorarei teu santo nome
Adorarei teu santo nome
Adorarei teu santo nome
Adorarei teu santo nome

(jesus) Jesus
(Jesus) que nome lindo, que nome lindo..
(jesus)teu nome , teu nome , eu adorarei...
(jesus) adorarei teu santo nome...

(adorarei teu santo nome)
adorarei teu santo nome
(adorarei teu santo nome)
santo,santo,santo,nome ..jesus...jesus
adorarei teu santo nome
(adorarei teu santo nome)



_________________________

_________________________________________________________________________________________________





O que encontramos na biografia comum de Judas Iscariotes:
(~ 0 - 30 d. C.)

  Um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, nascido em Kerioth, localidade da Judéia, foi o que traiu Cristo e cuja traição deu origem a expressão beijo de Judas que passou a significar a traição. 

Único que não era galileu, era filho de Simão de Queriote (Jo 6, 71; 13, 26), sendo seu nome uma helenização do nome hebraico Judá
Por isso alguns estudiosos entendem que o nome Judas foi diabolizado no Novo Testamento, com a intenção de agredir o povo judeu, como sendo responsáveis morais pela morte de Cristo

Durante muito tempo, a Igreja Católica associou a sua figura ao povo judeu por não terem aceitado Cristo como o prometido Messias e esta convicção tornou-se uma das justificativas antissemitistas. 

Segundo as tradições foi um dos primeiros a juntar-se a Cristo e provavelmente por isso e por ser um dos poucos instruídos, tomou-se o tesoureiro dos Apóstolos, ou seja, foi designado para cuidar do dinheiro comum. 

Por causa de seu amor ao dinheiro, também foi enganado pelos sacerdotes que o induziram a mostrar onde estava Jesus a troco de 30 moedas de prata, que naquele tempo correspondia ao preço de um escravo, prometendo que só o prenderiam durante as festividades da Páscoa Judaica. 

Depois da última ceia, Jesus foi orar com os apóstolos no jardim de Getsêmani. Aproximava-se da meia-noite, quando por entre os arvoredos, ele chegou acompanhado por um destacamento da guarda romana e grande multidão de pessoas, com espadas, paus, lanternas e archotes, vindos por ordem do Sumo Sacerdote José Ben Caifás, para prender Jesus. 

O traidor conhecia muito bem os lugares onde O Salvador gostava de ficar e foi fácil localizá-lo. 

Conforme o combinado, em troca de trinta moedas de prata, identificou-o para os soldados romanos, beijando-o e chamando-o de mestre. 

Imediatamente preso os soldados levaram Jesus para a casa de Caifás, onde também se encontrava Anás, seu sogro e diversos outros sacerdotes. 

Lá mesmo, improvisaram uma sessão extraordinária do Conselho, o que habitualmente era realizado pela manhã no Templo, com a presença de todos os membros. 

Conta Mateus (27:3-10), que ele se arrependeu amargamente depois que viu a crucificação de Jesus, jogou as 30 moedas aos pés dos sacerdotes e em seguida, dominado pelo remorso, suicidou-se enforcando-se numa figueira. 

Também segundo a tradição, os sacerdotes pegaram o dinheiro e compraram um terreno para servir de cemitério aos estrangeiros, sendo posteriormente chamado de Campo do Sangue.

 (fonte E.biografias).
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O que encontramos? Que esse apóstolo, um dos doze escolhidos, traiu Jesus Cristo. 
Que foi um dos primeiros a se juntar e seguir ao mestre eterno, que era um homem instruído, que foi escolhido como tesoureiro do Senhor, que os outros apóstolos viam-no como desonesto.
Muitos outros discípulos abandonaram Cristo, mas ele ficou firme ao lado do Senhor, estando presente na mesa da santa ceia, quando foi identificado por Jesus como sendo o que o trairia.



JOÃO 13
13 : 21Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
13 : 22Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
13 : 23Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
13 : 24Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
13 : 25E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
13 : 26Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.
13 : 27E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.
13 : 28E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.
13 : 29Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.

A Palavra de Deus é muito profunda, mais profunda que os abismos do mar, mais fascinante que uma noite de céu estrelado. 

A forma como Jesus Cristo agiu com Judas Iscariotes nos mostra quão longânime e piedoso é nosso Deus.  

Até o último momento nosso Salvador deu oportunidade para que Judas agisse de forma diferente. 

Somente o acusou de traidor no último instante. 


Leiam e meditem...


Vejam, Jesus e seus apóstolos ceavam na grande mesa, então após Jesus lavar-lhes os pés e dizer que deveriam ser como Ele, humildes e servis, diz-nos o texto que turbou-lhe o espírito e ele falou que um deles o havia de trair.

Ele sentiu no ar, no ambiente, a presença da traição, sentiu a presença de Satanás, rodeando e querendo matá-lo.

Um dos seus homens de confiança, que haviam presenciado quando Ele fez inúmeros milagres, quando Ele ressuscitou o filho da viúva de Naim, quando Ele ressuscitou Lázaro, quando Ele restituiu a visão ao cego bartimeu, quando Ele curou tantos e tantos leprosos... Um dos seus fiéis seguidores  o haveria de trair.

Qual deles?

Aquele que agia de forma dissimulada, aquele que já havia tramado junto aos príncipes dos sacerdotes para o aprisionarem, aquele que amava mais a prata  e o ouro do que o reino dos Céus.

Jesus viu ali junto dele um coração duro, um incrédulo, um que não lhe tinha amor verdadeiro.

Jesus sabia que após sua crucificação e ressurreição, quando se cumprisse seu tempo e que fosse elevado ao reino de Deus, os apóstolos teriam que refletir para o mundo o seu caráter e o seu proceder, que teriam que ser o sal do mundo, que teriam que ter amor pelo evangelho e que deveriam preparar outros discípulos para pregar Sua Palavra mundo afora.

Então, Jesus viu ali um que não era digno de tal missão, pois não tinha em seu coração amor nem temor a Deus, mas era um idólatra que adorava as coisas do mundo material, os bens materiais, o ouro, a prata... 

Que agia com desonestidade e era desobediente da vontade e direção do Pai eterno.

Ali estava um que trazia consigo em sua companhia o inimigo de Deus, porque na sua forma de viver e proceder dava brecha para o diabo agir em sua vida.

Então, Jesus o apontou, desmascarando-o, revelando que ali estava um que não era digno de continuar no meio deles, pois sua intenções eram obscuras e traiçoeiras.



JOÃO 13 : 26Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o  bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.


Naquele ato de o apontar publicamente como potencial traidor, Jesus o impede de continuar agindo dissimuladamente, e ordena:

JOÃO 13 : 27E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.

Se Judas Iscariotes tivesse amor em seu coração pelo seu mestre, cairia de joelhos diante dele e pediria seu perdão, ou, envergonhado, sairia dali e não mais procuraria prejudicá-lo. 

Mas quando Cristo o apontou como traidor, seu coração se encheu de ódio e revolta, o que deu lugar à ação de  Satanás dominá-lo.



Jesus diz: "O que fazes, faze-o depressa."

Jesus não disse "o que tendes de fazer..."ou  "o que está ordenado que faças..." .



Não, em nenhum momento Jesus o incentivou a agir sob suas ordens, pois o que disse foi "o que fazes..." 

O que fazes, ou o que você vem tramando em oculto, ou, o que você tem feito, o que você tem planejado e busca momento para executar... "O que fazes, faze-o depressa."

Ou, o que você tem feito, faça-o já.

É lícito julgar alguém? Estamos em erro ao julgar que Judas Iscariotes foi um lobo entre os cordeiros?

Baseado no Evangelho, foi um eleito de Cristo que não se portou com dignidade à altura dos desígnios de seu mestre. 

Segundo as escrituras, amava mais o ouro do que ao seu mestre, via e ouvia Jesus mas não aprendia nem aceitava o que estava diante dele. 

Se fazia de cego e surdo aos ensinamentos do mestre eterno.

Então, não sou eu quem o estou julgando, mas apenas ajuntando as peças desse quebra-cabeças para entender e explicar como pode um homem agir de forma tão vulgar.

Vejam que os outros apóstolos eram menos instruídos que Judas, tanto que Jesus o colocou como tesoureiro do grupo. 

Jesus depositou nele confiança e ele foi infiel e desobediente.

Quando Jesus o apontou e disse "o que fazes, faze-o depressa", poderia ter se arrependido, poderia ter suplicado perdão e demonstrado humildade, mas não, ele se voltou para as trevas, buscou forças demoníacas para tentar prejudicar Cristo.

É isto que o evangelho nos mostra, e até que se prove em contrário, foi assim que aconteceu.

A prova maior de sua falta de conversão aos ensinos de seu mestre, é que mesmo tendo ouvido por muitas vezes Jesus ensinar que se uma pessoa pecar, se arrepender e confessar a Deus seus pecados, será perdoada, apesar disso, ao sentir remorsos pela sua traição que levou Cristo à morte na cruz, o que ele fez? 

Esperou para ver seu mestre voltar da morte como havia dito que voltaria para lhe pedir perdão?  

Não, sucumbiu às forças das trevas.

Se matou. 

Se enforcou numa árvore, deu cabo de sua própria vida.

Errou em todos os momentos e buscou a segunda morte, a morte espiritual. 

Contemporizemos,

Mas, Judas Iscariotes é somente um exemplo.  

O mundo está cheio de judas Iscariotes que se matam a todo o tempo.

Quantos pecadores tem a oportunidade de ouvir as palavras de salvação de Jesus Cristo e se fazem surdos... 

Quantos pecadores recebem de Deus um grande livramento e voltam a buscar a perdição?

Quantos estão, mesmo dentro das igrejas, assistindo aos cultos e não guardam as palavras do Evangelho em seu coração? 

Quantos nem mesmo sabem quem é o seu Deus, nem que devem vigiar e orar...

Quantos sabem que se teimarem em seguir o caminho errado que estão trilhando vão se dar mal mas continuam em frente, ignorando e desprezando seu Criador, muitas vezes escarnecendo de Jesus Cristo e da Palavra de Deus?

Estes são os que seguem os passos de Judas Iscariotes.

Sem falar naqueles que conhecem a Palavra, têm um chamado para trabalhar na obra de Deus, recebem do Espírito Santo um dom e por amor às coisas materiais fazem como Judas Iscariotes,  viram as costas para Jesus e abraçam o pecado. 

Isso não é uma traição contra Deus?

Estes também são os seguidores de Judas Iscariotes.


A pergunta que faço é:
Você é um seguidor de Jesus Cristo e um pretendente ao reino dos Céus, 
ou
Você prefere ser amante do mundo e seguidor dos passos de Judas Iscariotes?


Você pode escolher.

Jesus diz: O que crer será salvo, mas os que não crerem serão condenados.

Você pode optar onde sua alma irá após a morte: Para Jesus, ou para Satanás.

É a mesma escolha que Judas Iscariotes fez quando foi apontado como pecador.

Somos todos pecadores, mas podemos nos abrigar sob a poderosa GRAÇA de Jesus Cristo e sermos salvos ,

ou,

Rejeitar Jesus Cristo, viver em pecado, viver para o mundo, e sermos condenados.

A escolha é livre e gratuita.  

Cada alma faz sua escolha.


João 13:31 - Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.


João13:32 -Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar.


GLÓRIAS E ALELUIA!  
SANTO, SANTO, SANTO, 
JESUS CRISTO É O SENHOR!

Missionário Virtual Geraldo de Deus                       2014 setembro, 01 
revisto em 2015 agosto, 26


ADENDO 2021 SETEMBRO, 01


A POSTAGEM ACIMA foi publicada neste blog em 2014, portanto, sete anos atrás, mas como a Palavra de Deus é imutável, eterna, tais ensinamentos concedidos pelo Espírito Santo são tão atuais como se tivesse sido escrita hoje.
O mundo e as pessoas continuam do mesmo jeito, dominados pelo diabo, pelas hostes espirituais da maldade e as elites dominantes que o servem.
Deus, pela graça de Jesus Cristo, nos dá a oportunidade de nos libertarmos do jugo desigual do diabo, basta nos convertermos a Jesus Cristo, aceitando-o como nosso único e suficiente Salvador, basta sermos como os apóstolos fiéis que não negaram a fé nem o nome do Messias, perseverando em seus ministérios até o último suspiro.
Quem serve fielmente a Jesus, como o eterno mestre, vence o mundo e a concupiscência , alcançando a promessa de ressurreição e vida eterna.
A escolha é individual, bem como a salvação, que só acontece pela fé, pois é dom de Deus.
Amém?
OLHAI, VIGIAI, ORAI. BREVE JESUS VOLTARÁ.







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?