FÉ - O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ

ROMANOS 1:17  "... O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ



"NÃO DEVEMOS LANÇAR A SEMENTE DA DÚVIDA NO CORAÇÃO DAS PESSOAS.  ISTO NÃO SE FAZ, NÃO SERVE PARA EDIFICAR A IGREJA DE CRISTO."


Hebreus 11:1 Ora, a fé é a  certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

e

Romanos 1:17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito:...o justo viverá pela fé.




Caros irmãos em Cristo,

Devemos, primeiramente, lembrar que a fé é um DOM que Deus dá ao homem. Certamente, existem aqueles  que já no ventre da mãe, ao serem gerados, são agraciados com este dom, com esta capacidade maravilhosa de crer e ver além das coisas materiais, terrenas.
A grande maioria das pessoas não tem este dom latente em si, mas ao longo de sua vida, ao tomar conhecimento do Evangelho, dos milagre e  do agir sobrenatural de Deus, vão adquirindo este bem tão precioso, que é a FÉ.


Romanos 10:17   De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.


E, se desejam fé, vão clamando ao Senhor, e desta forma ampliando sua própria  capacidade de enxergar além do que vislumbra a visão e a razão.


1 Coríntios 12

1 Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.

2 Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

3 Por isso, eu afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.

4 Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5 Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

6 Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
8 Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;
9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;
10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. 

(Os dons são classificados pelos estudiosos assim:
3 dons de revelação - Palavra de Sabedoria, Palavra de Ciência e Discernimento de Espíritos.
3 dons de poder - FÉ,  dons de curar e dons de operar milagres.
3 dons inspiracionais ou vocais - Profecia, Variedade de línguas e Interpretação de línguas.).

EFÉSIOS 2:8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

A fé é um dos dons  de poder que o Espírito Santo dá àquele que clama e pede que o Senhor aumente sua fé.
Quando falamos em fé verdadeira, não é esta de ficar recitando versículos da bíblia, nem aquela de ficar saltando e rodopiando na igreja para demonstrar aos irmãos que tem mais Espírito Santo que os outros... nada disto.  A verdadeira fé está na comunhão entre o ser humano, criatura, e Deus, Criador.  Está em adorar ao Senhor em espírito e em verdade, bem lá do fundo do coração. Então, a fé verdadeira, é aquela que dá ao ser humano o poder de se comunicar diretamente com Cristo, a qualquer hora, em qualquer lugar, sem necessidade de preparações ou intercessores.
A fé verdadeira coloca o homem e Deus sempre em sintonia.

É surpreendente a transformação que a FÉ faz no escolhido do Senhor: Ela o capacita a enfrentar  todos os desafios sem murmurar, com o coração transbordando de alegria, cheio de paz e correção, certo da vitória, no nome de Jesus Cristo.


A fé é dom de Deus, e sem fé é impossível agradar a Deus.

Hebreus 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Pela fé Abrão deixou sua vida confortável, sua gente idólatra e sua terra natal. Partiu rumo ao desconhecido, obedecendo à voz de Deus.
Pela fé o impossível torna-se possível.
O cristão firmado na fé, sabe que tem Jesus Cristo ao seu lado, vinte e quatro horas por dia, por toda sua vida abençoada. Ele nada teme.

Infelizmente, muitos fatores adversos têm contribuído para minar e esfriar a fé dos cristãos. O anti-cristo, o inimigo de Deus, é um perigoso estrategista, que vem tragando os incautos.

A dominadora mídia, (tv, jornais, rádio, internet, redes sociais, revistas e livros, principalmente.), tão incrustada em nosso cotidiano, é o maior arauto da apostasia, motivo do enfraquecimento da fé e afastamento da presença de Deus na comunidade cristã em geral, tanto de evangélicos como não evangélicos.
Disseminando imensa variedade de opiniões e testemunhos contraditórios sobre as coisas sagradas, entra em nossos lares, com nosso consentimento e vai destruindo nossos valores, vai confundindo os menos esclarecidos, vai tangendo o rebanho do Senhor para a dimensão das trevas. Usando de mil argumentos enganosos, nivela a igreja de cristo com seitas pagãs, com espiritismo, com necromancia, com budismo, com islamismo e, principalmente, com a idolatria do catolicismo adorador de santos e santas.
Assim, os despreparados na fé são enganado e caem no esfriamento, na apostasia, chegando mesmo a perder os valores verdadeiros do evangelho de Cristo.
É raro, quase impossível, assistir na mídia uma reportagem sobre alguém ser curado de doença terminal graças à interseção e oração em alguma igreja cristã, através de seu presbítero ou pastor. (E sabemos que isto acontece todo o tempo em diversas igrejas, pela misericórdia e atuação do Espírito Santo de Deus).
No entanto, qualquer deslize na vida particular de qualquer obreiro de destaque nas igrejas cristãs, vira logo escândalo, sendo divulgado e repetido todo o tempo, destacando sempre que tal pessoa é pastor, ou bispo, etc., para ridicularizar  e humilhar o povo de Deus.

Toda força da mídia trabalha, consciente ou inconscientemente, para destruir a fé em Deus e nas sagradas escrituras.


Quando citam a bíblia, por exemplo, é para questionar o ensinamento ali contido. Tentam ridicularizar a palavra de Deus a todo custo. Apresentam todo tipo de contradição, revirando e questionando os textos sagrados.


Outra coisa que salta à nossa indignação: Pessoas mal intencionadas, deturpadores da bíblia e dos ensinamentos de Deus, ou lunáticos que se dizem ser Jesus Cristo, estas figuras grotescas têm espaço e divulgação constante  na mídia.

Boatos e rumores sem fundamento, contrários à fé e aos bons costumes cristãos, circulam constantemente na mídia, sempre tentando destruir a fé dos crentes.

Quanto às fofocas que buscam denegrir a imagem e o caráter de pastores e bispos evangélicos, este tipo de ação só consegue afastar de Cristo, aqueles que não são cheios do Espírito Santo, porque os verdadeiros convertidos e salvos em Cristo, não  se espelham em ações de homens. 



Nosso Pastor e Mestre é Jesus Cristo.  Podem os pastores,bispos e quaisquer outros obreiros da igreja cristã prevaricar e transgredir,por serem fracos , falhos e pecadores, nem por isso o rebanho vai se desviar do pastor Jesus Cristo.



Jeremias (JR)  17 : 5Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!  

e


João (JO) 10 : 27As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;  


Nosso Mestre é Jesus Cristo.  Nosso Pastor é Jesus Cristo. Ele é perfeito, está vivo e presente em nosso viver.  Somos cem por cento dependentes dele, em todos os momentos de nossa vida, e Ele é cem por cento fiel em nos sustentar. 


Tudo pela fé do Cristão e pela graça de Jesus Cristo.


Voltando às causas do esfriamento na fé, pelos cristãos, temos notado que os "mais esclarecidos", aqueles que buscam se informar com mais detalhes, quereno aprofundar no esclarecimento dos mistérios de Deus, estes infelizmente são os que com mais frequência se desorientam, perdem o objetivo (a salvação eterna), e se afastam do Senhor nosso Deus (Pai,Filho e Espírito Santo).
Porquê?

Porque os que buscam estudar mais profundamente os mistérios de Deus e da Palavra são as maiores vítima da apostasia?

Por que existem centenas, talvez milhares, de estudos bíblicos, dito teológicos, em livros, periódicos, vídeos, folhetos, e na internet.  Todos, ou a maioria, fruto da mente do homem, não da revelação de Deus, todos contraditórios, alguns até mesmo heréticos.  Muitos são de origem duvidosa, mal elaborados e mal intencionados, deturpando o caráter sublime de Deus, de Jesus e do Espírito Santo.
Existem também contradições nas chamadas "correntes teológicas",  sendo que algumas são até mesmo favoráveis e outras contrárias à trindade de Deus.  Interpretam de forma diferente os mesmos versículos da bíblia, conseguindo confundir tantos quanto tentam alcançar sabedoria através de homens, e não de Deus.
Fazem uma salada "teológica" tão indigesta: questionam a trindade, questionam se Jesus é realmente o Filho de Deus, se Ele realmente veio ao mundo, se viveu em carne ou em espírito, se realmente ascendeu aos céus,  mudam o sentido dos ensinamentos, alegando  a origem da palavra traduzida, alegando que tinha outro sentido em sua língua original...  
E temos ainda a interferência de ateus, que questionam se  Jesus casou-se ou não, se teve filhos ou não, se teve um caso com Maria Madalena, a prostituta regenerada , ou não; Outros, malditos, insinuam que Jesus Cristo e seus apóstolos eram homossexuais, que absurdo! Questionam a veracidade dos textos canônicos...não demonstram respeito nem reverência ao nosso Deus e aos seus ensinamentos. 

Irmãos em Cristo, é tanta idiotice, tanto despropósito, tanta heresia, que chega a enojar.

Só fazem lançar lenha na fogueira do desentendimento da interpretação veraz do Evangelho.
Então, o cristão que busca se informar, quanto mais lê, mais confuso fica.

Os ditos "mestres de teologia", por tantas incoerências em seus pareceres, lançam somente dúvidas e mais dúvidas no coração e na alma das pessoas.

Estamos vivendo uma BABEL TEOLÓGICA.  Até quando? Até onde?
Este rio de discórdias e incoerências na interpretação do Evangelho pretende eternamente desaguar num oceano de apostasia? Com que objetivo?

Quando pregamos que a Palavra de Deus é o guia do crente, estamos agindo corretamente.  Mas, quando começamos a interpretar esta Palavra de mil formas diferentes, onde queremos conduzir o rebanho  de Cristo agindo assim?

Só  estamos facilitando o trabalho do anticristo.  

O Senhor nos ensina que:

Mateus (MT) 12 : 25Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. 


ESTÃO DIVIDINDO O REBANHO DE CRISTO.  ISSO NÃO SE FAZ!

No momento em que eu prego que somos salvos pela Graça de Jesus Cristo, estou de acordo com a Palavra.  E dessa forma, fazemos a vontade de Cristo, confortando aqueles que estão enfraquecidos na fé.

Mas, se vem um infeliz e diz:  "Mas a fé sem obras é vazia", ah, aí já jogou dúvidas e gerou polêmica, confundindo o ouvinte. 

Cada coisa tem seu tempo e cada palavra tem sua hora de ser dita. Aos que buscam aprender o Evangelho, devemos incentivar o crescimento na fé e na leitura da Palavra de Deus, na meditação dos ensinamentos.  O agir do Espírito Santo vai, certamente, no momento certo, dar-lhes algum dom espiritual.  Este vai levá-los a trabalhar na obra do Reino de Deus, possibilitando-lhes deslanchar e crescer em seus ministérios.

Daí, podemos concluir que a FÉ leva com naturalidade à OBRA.  A FÉ gera desejo de dar frutos para o Senhor.  É natural.

Forçar as ovelhas  agirem como pastores, é jogá-las para fora do aprisco de nosso Senhor Jesus Cristo.

Não devemos lançar a semente da dúvida no coração das pessoas. Isto não se faz, não serve para edificar a igreja de Cristo.

Aquele que faz uso da Palavra de Deus, deve manejá-la com bom senso, sabendo que a Palavra é vida. 

Hebreus (HB)  4:12Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.


Não podemos nos esquecer que a Palavra de Deus é sinônimo de esperança, regeneração, perdão, vida, avivamento, fortalecimento espiritual, cura, livramento e segurança, de salvação eterna.

Uma palavra correta pode salvar uma vida, pode resgatar uma alma, retirando-a do pecado e da perdição.

Esse deve ser o objetivo do evangelizador: A edificação da igreja de Cristo, a condução de seu rebanho, e não sua destruição.

Esta edificação inicia-se com o altar do Espírito Santo, que deve ser erigido em cada coração de todo ser humano.


Aquele que hoje é um ímpio, amanhã pode ser um novo convertido e, posteriormente um evangelizador  ou missionário, até mesmo um pastor ou bispo.  Mais um trabalhador da obra de edificação da igreja de Cristo, aquela que Ele virá buscar quando o Pai Eterno assim o determinar.

O justo viverá pela FÉ!

Mas como um ímpio poderá tornar-se um justo, se a Palavra chega até ele adulterada, vilipendiada, incorreta e cheia de contradições?

A PALAVRA DE DEUS É UMA SÓ.

Então, porque tantas interpretações diferentes?
Com qual objetivo?

O Senhor nos ensina:

João (JO) 8 : 32E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 


Mas como determinar qual a verdade, se existem tantas interpretações do evangelho?

Só existe uma solução:  Levar ao povo a mensagem verdadeira, tal qual está na Bíblia.  A verdade sem sofismas, simples, objetiva.  Para quê ficar inventando em cima do Evangelho?  Será que acrescentar o que não está na Palavra de Deus agrada ao nosso  Criador?
Se a Palavra diz que devemos "amar  a  Deus acima de todas as coisas", então deve ser assim.  Nada deve ser adorado, apenas e tão somente Deus.  Se ensinamos algum proceder diferente, estaremos ofendendo e irando nosso Mestre Eterno, Jesus Cristo. 

Nosso Deus não é Deus de Confusão.

Cada evangelizador, ( todo cristão que divulga a Palavra de Deus), deve ter em seu coração pelo menos duas verdades, ou melhor, duas regras a serem seguidas:
1) Eu prego a Palavra para a edificação da igreja de Cristo, que será resgatada por Jesus Cristo, em sua segunda vinda.  A Ele toda honra e glória.

2) "Que diminua eu, e que tu cresças Senhor". Somente o nome de Jesus Cristo, o salvador, deve ser exaltado, pois Ele é Deus.  Nós, somos apenas servos, não temos direitos a honrarias. A Ele toda honra e glória.

Quando Saulo teve seu encontro com o Senhor, na estrada, nas proximidades de Damasco, (ele, Saulo de Tarso, que caçava os cristãos acreditando estar fazendo a vontade de Deus), ao ser questionado por Jesus Cristo que perguntou-lhe: 

Atos dos Apóstolos (AT) 9 : 4E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 

Foi travado o seguinte diálogo:


Atos dos Apóstolos (AT)

9 : 5E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
9 : 6E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
9 : 7E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
9 : 8E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9 : 9E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

Destaco aqui a resposta de Saulo ao Senhor Jesus Cristo: "Senhor, que queres que eu faça? 

(Quem tem ouvidos, ouça o que  o Espírito  diz à igreja).


Peço aos irmãos especial atenção ao que vem a seguir.


Essa palava veio do Espírito Santo de Deus e é endereçada a odo aquele que divulga a PALAVRA DE DEUS:


 "Quando fores expressar opinião ou ministrar ensino da Palavra, primeiramente ORE ao Senhor, peça assistência e orientação do Espírito Santo, e em seguida, pergunteis a Jesus, como fez Saulo:
Que queres que eu faça, Senhor"?


O Senhor ensina que aquele que anda em sua presença está na luz e não em trevas.


João (JO)  12 : 35Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.




Lucas (LC)  16 : 17E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.


Todo aquele que usa indevidamente da Palavra de Deus, alterando-a está cavando uma cova, tão profunda quanto a quantidade de heresias ou inverdades que tiver divulgado afirmado serem verdadeiras.


Cuidado!


A palavra de Deus é clara e transparente.  O objetivo de sua divulgação é a conversão dos pecadores, transformando-os em crentes fervorosos, alicerçados no Evangelho de N.S.Jesus Cristo, Eterno Mestre e Salvador.


As minúcias, os detalhes, as picuinhas, nada disso edifica, só destrói.


O que deve ser ensinado é o que é relevante.  O tempo é curto, a seara é enorme, imensa, e os obreiros são poucos...  Mas sejamos obreiros de valor, 

vasos de honra para Cristo.  
Sejamos os que edificam a obra de Deus e a igreja de Cristo.
Isto é o que o Senhor quer e espera de seus obreiros fiéis.

Arrancar uma alma do pecado e trazê-la para Cristo é trabalhoso, no entanto, perdê-la  é muito fácil. Manter o crente firme, convicto e atuante, avivado na fé é mais difícil que trazê-lo para a igreja.


Uma palavra errada, uma atitude impensada por parte do pregador leva muitos crentes a esfriarem na fé.

A imposição de obrigações e mais obrigações aos fiéis da igreja, por parte do pastor, também causa afastamento destes. O bom senso é boa medida de atitude.

Não  é pela força que se controla o destino de cada ovelha do rebanho, mas pela ação do Espírito Santo em cada coração.

Então, 
Se não atrapalharmos Deus, Este vai agir com liberdade e eficácia dentro das congregações.

Não devemos semear dúvidas, para não matar a fé das ovelhas, que querem tão somente seguir a voz do pastor, Jesus Cristo.


Não ousemos ser mais sábios que nosso Mestre Eterno.


Vamos contribuir, para que o justo viva pela fé, verdadeiramente.


E quem é  o Justo?


Jesus nos ensina:



Mateus (MT)  6 : 33Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Todo ser humano que busca alcançar sua salvação, tendo aceitado Cristo como seu único e suficiente Salvador, almejando merecer o Reino de Deus e viver em espírito, adorando verdadeiramente ao nosso Deus, este é um JUSTO.

JUSTO é todo aquele que vive pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo, Eterno Mestre, andando retamente e dando testemunho da ação regeneradora de Cristo em sua vida. E vive pela FÉ, sendo seu dependente e sempre confiando que por Ele será sustentado.



Salmos (SL)  37 : 25Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.


O JUSTO VIVE PELA FÉ.

Que o Senhor possa ser o justificador de cada um de nós, no grande dia do julgamento de nossos pecados.

PAZ DO SENHOR.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus              2013, 06 de dezembro. 

Revisado 16-11-2015.

Adendo 2020abril, 18 
Neste tempos tão difíceis e tão confusos em que estamos vivendo, não podemos nos distanciar de nosso Criador e Salvador Jesus Cristo. Não podemos nos distanciar do Espírito Santo.
O Maligno comanda este mundo no qual estamos vivendo provisoriamente. Não se esqueçam que nosso lar não é aqui, mas na Nova Jerusalém, junto com nosso Salvador. Vamos nos revestir de toda a armadura de Deus, vamos buscar ler mais a bíblia, vamos desvendar os mistérios do evangelho com a assistência do Espírito Santo. Temos que buscar a face e a presença de Cristo em nossa vida, em todos os momentos, pois estamos na era da tomada de poder do anticristo, que está governando as nações através de seus comandados.
A nós cristãos cabe orar e vigiar.
No tempo determinado por nosso Deus, Jesus virá. Não vamos cair em confusão e crer que aquele que estão anunciando agora seja nosso Salvador. Primeiro virá o anticristo (a abominação da desolação). Depois então é que virá nosso eterno mestre Jesus Cristo, para buscar sua igreja, lavada e remida no sangue do Cordeiro.
Amém?



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?