REJEITE O DESESPERO E A MISÉRIA






Isaías 49:15 - Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!


Nosso Deus é Pai/Filho/Espírito Santo, ( YHWH , YOSHUA, CONSOLADOR), é o Deus que age no sobrenatural, de forma impossível.  


Ele é o Deus da providência, o Deus da sabedoria celestial. Busque andar em Sua presença e seja cheio do Espírito Santo.


Vamos meditar na Palavra de Deus, constante no livro de 1 Reis, capítulo 17, em alguns versículos. onde Deus trata com Elias, logo após este ter determinado ao rei Acabe que não choveria em todo o reino, até que de Deus viesse uma palavra em contrário.


1 Reis 



  1. 17 : 8Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
  2. 17 : 9Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
  3. 17 : 10Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
  4. 17 : 11E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
  5. 17 : 12Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
  6. 17 : 13E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
  7. 17 : 14Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
  8. 17 : 15E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
  9. 17 : 16Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.    

IRMÃOS EM CRISTO JESUS,

Em certos momentos de nossa vida passamos por fases muito difíceis, onde muitas vezes não vemos saída pois a provação parece-nos como um Golias, gigantesca.

Somos muitas vezes levados a pensar que nosso Deus se esqueceu de nós, ou que está nos punindo por algo que fizemos e que Ele não gostou.

Se estamos com a vida alvoroçada, com problemas familiares ou com dívidas e dificuldades financeiras, sem dinheiro para pagar as contas... 

Aí é que tudo fica mais difícil.

Ainda mais quando a pessoa se sente humilhada por não poder quitar seus débitos.

É realmente constrangedor, vergonhoso e causa sofrimento, até desespero.

Algumas pessoas chegam ao extremo de praticar roubo ou assassinato.

Outras buscam a saída na bebida, nas drogas, no abandono da família... Os mais desesperados se  suicidam, atentando contra a própria vida.

Se você já passou por alguma situação parecida e saiu-se bem, conseguiu superar, parabéns!

A grande maioria não consegue superar tais situações, e  perde sua dignidade, tornam-se párias na sociedade.

Existem situações que fogem ao controle, nos pegando desprevenidos.

Por isso, o cristão consciente da guerra existente no campo espiritual, não se descuida, está  sempre atento, vigiando e orando.

Marcos13:33- Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. 

Em Marcos 13:33, Cristo nos adverte para estarmos vigilantes e em oração constante, tanto para enfrentar o momento do arrebatamento da igreja, como para enfrentarmos  os  ataques do inimigo, do anticristo.

Quando estamos em oração, criamos um canal de comunicação com o trono de Deus, somos assistidos pelo Espírito Santo, presença que espanta para longe qualquer demônio ou tentação.

Quando estamos descuidados, abrimos espaço para que forças contrárias nos ataquem e  nos causem destruição.


Quais são os maiores inimigos do cristão?

 Citemos as três principais forças que nos fazem  tropeçar, cair e desviar dos caminhos de Jesus:
. A força da nossa carne,  que busca sempre  vencer nosso espírito;
. A força do nosso Eu, que nos torna rebeldes  e desobedientes;
e
. Satanás, com suas hordas de demônios, que buscam nos arrancar de nossa fé em Cristo e nos levar para o inferno.

Através da oração e da vigilância, combatemos com eficiência essas três forças maléficas que tentam minar nossa jornada pelo caminho estreito, até a porta estreita da salvação.


Muitas são as ciladas que intentam nos arrastar  para as trevas da apostasia ou da idolatria.


Então, reitero, irmãos em Cristo,

ESTEJAM ATENTOS, VIGILANTES E EM ORAÇÃO CONSTANTE.  SÓ A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA PODE AFASTAR ESTAS MALDIÇÕES.


Em 1 Reis 17, o Senhor nos mostra sua providência atuando de forma completa, ou seja, havia uma viúva em desespero, num lugar de miséria e fome.
Esta mulher, pelo que nos transmite através de sua resposta serena ao profeta  Elias, quando diz:

 " Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.", 

já estava conformada com seu destino aparente de morte por falta de alimento, e também de seu filho. 

Mas, ela inicia a frase dizendo  VIVE O SENHOR TEU DEUS, ela saúda o profeta e adora Deus, mesmo sabendo que iria morrer de fome, ela não murmura nem se desespera. 

Tanto nos prova sua confiança em Deus, na providência divina, que ela obedece ao profeta e lhe prepara um bolo com o resto do que tinha para si e para seu filho, sem hesitação, sem murmuração... Apenas obedece. 

Provavelmente havia orado e esperava uma resposta de alguma divindade.

Provavelmente, devido à sua fé Deus havia inclinado seus ouvidos e escutado suas preces, ou mesmo lamúrias.

A resposta às suas petições foi Deus enviar o profeta Elias para se encontrar com ela.

Por outro lado, temos o  profeta Elias num momento de fraqueza, fugindo diante da terrível Jezabel, que ameaçava matá-lo. 

{Resumo:

         Originário de Tesbi, Elias exerceu seu ministério no reino do Norte, no século IX a. C., em tempos de Acabe e de Ocozias.

Primeiro descendente da família de Amri, Acab, que subiu ao trono no ano de 874 a. C., havia desposado Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro e grande sacerdote de Astarté (1Rs 16,31). 
Acabe pagou as vantagens políticas dessa união submetendo-se à vontade de Jezabel, que demonstrou dominar seu marido impondo-lhe violentamente o culto a Baal e fazendo-o matar a Nabot, que o impedia de estender suas propriedades na zona de Jezrael (1Rs 21,1-16).
Nestas circunstâncias chega Elias, enviado pelo Senhor, para anunciar a Acabe a lei do talião (1Rs 21,21-24), lei que depois, por causa da penitência pública do rei, foi aplicada somente à sua mulher e aos seus filhos (1Rs 21,29;2Rs 9,7-10.26.36-37), (Olho por olho, dente por dente).

A ira de Jezabel contra Elias se desencadeia com a matança dos profetas de Yahweh (1Rs 18,4.13; 19,10). 

Elias respondeu anunciando uma seca sobre todo o reino, durante a qual ele se refugiou primeiro no ribeiro de Querite, na Transjordânia, onde os corvos o alimentaram, e depois em Sarepta, 15 quilômetros ao sul de Sidônia, onde uma viúva lhe deu de comer; 

Elias multiplicou milagrosamente o azeite e a farinha dessa viúva , (1Rs 17))}.

Então, temos uma viúva à beira da morte por falta de alimento para ela e seu filho. 


Temos também um profeta fugitivo, enfraquecido diante de uma ameaça de morte e provado por Deus tendo ficado durante longo tempo escondido numa espécie de caverna onde corria um ribeiro, (Querite), um lugar ermo e sem recursos, dependente do milagre de Deus para o alimentar, senão teria morrido de fome.  . 

Somente a sabedoria suprema de Deus para resolver o problema dos dois ao mesmo tempo, ou detalhando: O profeta sustenta a viúva que deveria sustentá-lo.  A viúva é sustentada pelo profeta de Deus que ela deveria sustentar. 

A viúva clamava a algum deus e esperava uma resposta para a sua salvação e de seu filho. 

Elias estava enfraquecido e precisava de um fato novo que lhe restituísse a autoconfiança  e sua certeza no agir de Deus mediante suas palavras.

Assim, Deus salvou aquela viúva através do milagre da multiplicação do azeite e da farinha, que só foi possível pela chegada do profeta que Ele enviou.

E Elias usou de sua unção e comunhão com Deus para profetizar a multiplicação do azeite e da farinha, ganhando novamente sua auto estima e se fortalecendo como homem de Deus.

Por esta ação Deus atendeu à mulher que clamava e restituiu a confiança perdida ao seu profeta.


Deus age assim, surpreendentemente, por caminhos insondáveis e  incompreendidos pela mente do homem comum.

Devemos entender que para Deus nada é impossível. 

Ele age no sobrenatural. 

Na hora certa, quando tudo parece perdido, ele atua.  E  resolve a situação. Definitivamente.

O agir de Deus é maravilhoso.

E, o que para nós parece ser um gigante, para Deus não passa de um cisco, menos que um grão de areia. 


Deus sempre nos mostra uma saída honrosa, uma solução simples e funcional.

Se temos FÉ, afirmamos:

Filipenses4:13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.


JESUS CRISTO É NOSSO MESTRE ETERNO, NOSSA FORTALEZA , NOSSO TUDO.

====================================================================


Louvemos este nosso Deus de porvidência



CHORA QUE A VITÓRIA VEM

(Fabiano Barcellos)


Você chorou, você pediu 
Tanto, tanto insistiu, precisando da resposta 
Já não faz nenhum sentido a vida que está vivendo
De fracasso e derrota, tão sozinho e sem sorte 
No vale da sombra da morte 
Pensando até que é o fim 
Mas Jesus que muda a história 
Já declarou sua vitória, só pra te fazer feliz 

O crente quando chora o Senhor responde 
A oração do crente estremece o monte 
E quando ele chora o Senhor atende 
Tem um grande valor a lágrima do crente 
Ele foi com Daniel lá na cova dos leões 
Nada lhe aconteceu, Deus ouviu suas orações 
Mesmo quando Ana orava, por um filho ela clamava 
E o senhor a atendeu
Atendeu a Josué quando orou e o sol parou 
Mandou tocarem as trombetas e as muralhas derrubou
Esse Deus se faz presente 
Vive no meio da gente 
É o mesmo e não mudou

=============================================================================================

Esta passagem na vida de Elias nos prova que mesmo os homens de Deus mais fervorosos e cheios do poder divino em seus ministérios podem fraquejar.

E fraquejam num dado momento, sem dúvida. 

Quando isso lhe acontecer, não  murmure, não se afaste de Jesus Cristo, pelo contrário, humilhe-se diante de seu Salvador, tenha confiança que Ele pode e vai te dar um grande livramento, que Ele vai lhe restaurar. 

Verás então o agir de Deus em sua vida, de forma sobrenatural. 

Creia, Jesus Cristo nunca abandona um filho.

ISAIAS 49 : 15Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.



CONCLUINDO

Em qualquer situação, mesmo em condição desfavorável, lembre-se que você é FILHO DE DEUS, que você tem um zelador divino, o ESPÍRITO SANTO. Que você tem um amigo fiel e presente a todo momento do seu lado: Jesus Cristo.

Lembre-se que Jesus afirmou:

"O ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir. Eu vim para que tenham vida e vida em abundância".

Davi em um de seus salmos afirma: 

Salmos 37:25 - Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão

Deus não se esquece dos seus filhos, Jesus nunca encolhe sua mão, que está sempre estendida para nos sustentar e nos dar escape. 

Quando a miséria ou o desespero te rondar, ore. Clame ao nosso eterno mestre e Salvador Jesus Cristo, com toda fé e confiança. 

Peça por socorro a quem pode te socorrer, a quem tem o poder e a virtude, a honra e a glória,  a misericórdia e o amor inexplicável.

Então, descansa no Senhor, espera nele e Ele tudo fará.

Amém?

Que  o  amor de Deus, a infinita GRAÇA de jesus Cristo e as doces ternas consolações do Espírito Santo  alcancem todos vocês e suas famílias.


Missionário Virtual  Geraldo de Deus           2013dezembro,20








Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?