Servo - A honra de servir





Josué 24:15 - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.


Caríssimos irmãos em Cristo,


O povo escolhido de YHWH, os hebreus, ou Filhos de Israel, nos trazem uma longa tradição em seus costumes desde o patriarca Abrão, ou Abraão, onde temos reis, profetas e servos.

___________________________________________________________________________________________________________________________-

ADORE


Hino 291 Harpa Cristã 
A Mensagem da Cruz

Rude cruz se erigiu
Dela o dia fugiu
Como emblema de vergonha e dor
Mas contemplo essa cruz
Porque nela Jesus
Deu a vida por mim, pecador

Sim, eu amo a mensagem da cruz
'Té morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
'Té por uma coroa trocar

Desde a glória dos céus
O Cordeiro de Deus
Ao calvário humilhante baixou
Essa cruz tem pra mim
Atrativos sem fim
Porque nela Jesus me salvou

Sim, eu amo a mensagem da cruz
'Té morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
'Té por uma coroa trocar

Nesta cruz padeceu
E por mim já morreu
Meu Jesus, para dar-me perdão
E eu me alegro na cruz
Dela vem graça e luz
Para minha santificação

Sim, eu amo a mensagem da cruz
'Té morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
'Té por uma coroa trocar

Eu aqui com Jesus
A vergonha da cruz
Quero sempre levar e sofrer
Cristo vem me buscar
E com Ele, no lar
Uma parte da glória hei de ter

Sim, eu amo a mensagem da cruz
'Té morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
'Té por uma coroa trocar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ORAÇÃO DO JUDAÍSMO

"Costumamos diariamente recitar nas Preces matinais a bênção "Bendito seja Deus..que não me fez um servo".
Isto se refere ao escravo canaanita e a recitamos para agradecer a Deus pela liberdade de servi-Lo sem restrições de cumprir todos os mandamentos da Torá, não apenas alguns, como é o caso do servo. Num sentido mais profundo, essa bênção nos lembra que somos livres não só da servidão a outros, mas também da servidão à nosso própria natureza. Pois ninguém é mais escravo que aquele que é servo de suas próprias paixões e hábitos. Mas Deus nos concedeu a sabedoria e a capacidade de sermos verdadeiramente livres e isto depende somente da nossa própria vontade e determinação".

"A escravidão citada na Tora está mais relacionada a 'quitação' de uma dívida, honrar um compromisso, manter sua palavra. Em nenhum momento o “escravo” é visto como um objeto". 
(Fonte Tradição e judaísmo).




Nas Sagradas Escrituras encontramos constantemente esta personagem, o servo - ou a serva.




Sabemos, pelos registros históricos, que o povo israelita era formado de tribos segundo a genealogia dos patriarcas e seus descendentes. 
E, que na organização social haviam castas, ou classes sociais bem distintas: reis, príncipes dos sacerdotes, Sumo-sacerdote, sacerdotes, levitas, porteiros, fariseus, saduceus, escribas, povo israelita, publicanos, gentios, enfermos (leprosos, cegos, aleijados, etc)...  

Mas, você não tem uma classe social de servos. Nem tão somente os gentios eram servos naquela sociedade.
Servo não era uma casta... Era uma condição...
A condição de ser feito servo ou de se colocar em servidão por um propósito maior. 



Servo, não escravo, mas alguém que se submete à dominação de outro homem, seja para obter algum benefício ou para pagar alguma dívida.

Temos o exemplo de  Jacó (depois chamado Israel por nosso Deus), que se fez servo por sete anos em troca da filha mais nova de Labão...




Mas, enganado por Labão, fez-se novamente servo deste por mais sete anos para conseguir seu intento, casar-se com Raquel, a filha mais nova.

E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.
(Gênesis 29:26-28).


Jacó colocou-se como servo de seu sogro para conseguir a mulher que amava, portanto, servia com motivação e satisfação.


Foi grandemente abençoado por Deus e neste tempo de servidão enriqueceu, adquiriu duas esposas e uma grande patrimônio em gado e todo tipo de riquezas.

Avançando no tempo, quando Jesus Cristo andou sobre o solo deste mundo, dando à Terra a honra de ser tocada por seus majestosos pés, também Ele nos falou bastante sobre servo e sobre servidão. 
Sobre ser um servo dedicado e bem aventurado ou, contrariamente, ser um servo incompetente e amaldiçoado. 




O servo diligente será recompensado e honrado por seu amo. 

Já o servo displicente será castigado e condenado por seu amo.

Mateus 25:30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Portanto, ser servo de Cristo incorre em bênção ou em maldição.
Galardão ou correção e condenação de nosso Deus.

Mas, Jesus não prega a liberdade? Como então devemos ser servos de Cristo? Ser servos do próximo?

Mateus 23:11 - O maior dentre vós será vosso servo.

Jesus nos ensina o valor de servir ao próximo, de estender a mão ao necessitado, de cuidar do órfão e da viúva, de vestir a quem está nu, de visitar a quem está enfermo, de alimentar a quem tem fome...
Tudo isto é um exercício de imitação do caráter santíssimo de Cristo, o qual tem um amor sem medida e sem explicação, de tão enorme que é, por todas as suas criaturas.

Pouco antes de ser crucificado Jesus, num ato de amorosa servidão, para dar o exemplo a todos nós, lavou os pés de seus apóstolos,

Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior
do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. (
João 13:4-17).

Vamos destacar os versos abaixo,


Nosso Salvador nos ensina, dando o exemplo, do valor do amor e da humildade, a importância que Deus dá a quem se faz servo.
Servo de Jesus Cristo e servo do próximo.
Quem se faz humilde servo não guarda soberba em seu coração.
Não há espaço para a soberba e o orgulho no coração do cristão que imita o caráter de Cristo.
E, ensina-nos, "Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também"!

Portanto, que esta passagem nos sirva de lição. Devemos ser imitadores de Cristo. Não devemos imitar os discípulos, nem os apóstolos, nem qualquer homem, mas somente devemos imitar o caráter puro de Jesus Cristo.

SE ele fez desta forma, façamos nós também imitando-o. 
Ele deu o exemplo de vida que deseja que tenha aquele que se faz cristão.
"COMO EU, CRISTO, FIZ, FAÇAM TAMBÉM VOCÊS"!

Aleluia!

E, quanto à grandeza da alma diante de Deus, qual será a maior ou a menor diante do Senhor?

E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.
Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.
E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.
E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou,
Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. (Lucas 22:24-30).


Eis como nosso Salvador Jesus Cristo classifica as almas quanto à sua grandeza, exatamente o inverso de como o mundo classifica os homens e as mulheres.
Jesus nos diz, "No mundo, os que dominam sobre seus iguais são chamados benfeitores, mas meus seguidores não devem ser assim"...



O cristão deve carregar em seu coração a humildade, deve estar pronto a servir. Servir a Cristo. Servir ao próximo.

Jesus nos diz ainda, "Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve"!

Jesus se fez servo quando veio ao mundo.

Servo do Pai Eterno, do qual Ele é parte, mas na verdade com o Pai é UM só.

Não há como viver neste mundo e não ser servo.
Ou somos servos do Deus altíssimo, ao qual chamamos Jesus Cristo, ou seremos eternamente servos do diabo e suas hostes celestiais da maldade, que governam este mundo secular.

Quem se submete a Cristo torna-se servo, servo em amor, daquele que é o Rei dos reis. Daquele que é o Príncipe da Paz. Daquele que tem em Si todo o poder, todo o domínio e toda a Glória!
Aleluia!

A escolha que temos é, ou servimos a Deus, no nome de Jesus Cristo, ou seremos servos do mundo, servos do pecado e da perdição. Servos de Satanás.



Houve, num tempo muito distante, um homem de Deus que declarou aos filhos de Israel sua decisão irrevogável em ser servo de Deus, ser servo do Criador:

Josué 24:15 - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué, o sucessor de Moisés na condução do povo israelita até a terra prometida faz esta declaração a toda a multidão que ele deveria conduzir.
"Escolham se servirão ao Deus de nosso pais, o Criador, YHWH, ou se servireis aos deuses deste mundo, os deuses mudos, cegos e surdos"...
Escolham o Deus da vida ou os deuses mortos...
E finaliza, com fé inabalável,
"Porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor"!

Esta é a escolha que pode nos levar para o reino de Deus ou ao inferno.

Você deve escolher, deve optar por se colocar sob o jugo do Criador, o Deus da vida, o Deus vivo, Jesus Cristo; ou permanecer servindo aos deuses mortos, os falsos deuses dominados pelo diabo e suas hostes demoníacas.

Quer alcançar a vida eterna, faça-se servo de Cristo.
Faça a opção de viver sob a graça do Salvador, e obtenha a vida eterna que nos promete Jesus Cristo. Pois, somente Ele tem palavras de salvação eterna!

Amém?


Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Glórias a Deus!


CONCLUINDO










João 13:1 - Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Existe a honra em ser rei neste mundo. Existe a honra em ser muito rico, neste mundo.

Existe a honra breve e passageira de ser o dominador sobre outros homens e mulheres, aqui neste mundo secular...

Mas, existe um reino eterno, o reino dos céus, onde não há espaço para outro dominador, nem para outro rei, nem para outra autoridade, muito menos para que a riqueza material seja medida de poder ou distinção.

No reino dos céus, conforme nos ensina Jesus Cristo, maior será a alma daquele que se fez servo neste mundo.
Maior e digno de distinção será a alma daquele que viveu neste mundo servindo em amor a Jesus Cristo e ao seu próximo.

Deus não divide Sua glória.

Deus é o eterno Rei sobre todos os reis.

Mas, ao servo fiel Jesus reservará lugar na mesa do Criador, ali o servo fiel irá cear com o próprio Deus, e ficará com o eterno face a face...
Aleluia!

A honra em ser servo de Deus, no nome de Jesus Cristo será motivo de exaltação desta alma, a qual receberá do Senhor, o maior dos galardões, estar na presença do Criador, por toda eternidade.

Amém?

Como Jesus nos amou e serviu, e está pronto a nos servir com Sua providência divina, também ame ao Senhor e ame ao próximo. Siga o exemplo de nosso Redentor.
Seja humilde, seja servo. De Cristo e do seu próximo.
Para que alcance a justificativa de seus pecados, para que obtenha seu perdão, para que seu nome esteja exaltado no Livro da Vida do Cordeiro.

Glórias e Aleluia!

Que o Espírito Santo fale mais e melhor em vossos corações.
Olhai, Vigiai e Orai. No tempo determinado Jesus voltará.

Missionário Virtual Geraldo de Deus         2020julho, 09





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?