O CEGO FILHO DE TIMEU





Marcos 10:52 - E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


Leitores do Blog, irmãos em Cristo,


No livro Lendas do Céu e da Terra, de Malba Tahan, encontramos este conto que se refere ao milagre que Jesus realizou restaurando a visão ao cego conhecido como o filho de Timeu (BARTIMEU), que segundo historiadores, havia nascido com visão perfeita mas que teve ambos os olhos perfurados pelos inimigos de seu pai, Timeu, como vingança. Então, esse não era um cego de nascença, mas um homem que fora cegado quando criança devido à crueldade humana.
Seja isto verdade, ou não, o fato é que este homem era cego, e obteve de nosso eterno mestre um milagre impossível, recebeu sua visão de volta. Deixou de ser um mendigo e passou a seguir Jesus por onde quer que fosse, sendo testemunho vivo de sua misericórdia e poder.

Vamos, então, ler o conto e também a passagem bíblica em Marcos onde está registrado este fato, e depois vamos meditar rapidamente no que foi relatado,

________________________________________________________________________________

LOUVEMOS
Hino 476 Harpa Cristã


_________________________________________________________________________________

CONTO

O CEGO BARTIMEU

Ninguém sabe quanto tempo se assentou na estrada poeirenta de Jericó, com a mão estendida, em busca de esmolas, o pobre cego Bartimeu.  Acostumara-se com as rudes multidões que passavam gritando e praguejando; de vez em quando recebia de um viajante piedoso uma ou outra moeda. Naquele dia, porém, havia uma agitação geral e desusada. Transeuntes se apressavam, falando em altas vozes.
O cego indaga.
__ É Jesus, o Nazareno, que vai passar – respondem.
A vibração do mágico nome de Jesus trouxe grande esperança ao coração do mendigo! Era Jesus o amigo dos cegos, dos pobres, dos transviados! Era Jesus, o grande Médico.
Então clamou, com a alma invadida pela fé:
__ Jesus, filho de David! Tem misericórdia de mim!
Os indiferentes riem-se dele e ferem-no com chacotas.
Nenhuma força, porém, pode abater o ânimo do pobre:
__ Jesus, filho de David! Tem misericórdia de mim!
Um fariseu que passa empurra-o impiedoso com o pé:
__ Cala-te, miserável!
Nada, porém, seria capaz de abalar a fé que vivia no coração do cego. Ei-lo que continuava, com fervor:
__ Jesus, filho de David! Tem misericórdia de mim!
Alguém da multidão, dele se aproxima, e diz-lhe:
__ Levanta-te, Bartimeu, que Ele acaba de chamar por ti!
E o infeliz Bartimeu, lançando de si a capa que trazia ao ombro, levantou-se e foi ter com Jesus.
__ Que queres que eu te faça? – Perguntou-lhe Jesus.
__ Eu quero ver, Senhor! Eu quero ver!
Respondeu o Mestre:
__ A tua fé te salva!
E a treva que esmagava os olhos de Bartimeu se transformou em luz!
Somos hoje gratos ao cego Bartimeu, pela importante lição de fé que nos legou. Ela nos ajuda a reconhecer que Jesus, o Salvador, passa ainda e passará sempre; que toma cuidado de nós, e responde a cada sincero clamor que Lhe é dirigido.

Em Vós, meu bom Jesus, tenho posto toda a minha vida, todos os meus sonhos e toda a minha esperança, em Vós confio e tenho confiado sempre, em Vós perco de tudo o medo. Só o Vosso nome adorado livra o meu espírito das dúvidas e traz alívio ao meu coração.  Por Vós, Senhor, esqueço e bendigo as dores que afligem o meu pobre corpo. E quando tudo for contra mim, Vós, meu bom Jesus, sereis por mim.

_________________________________________________________________________________

JESUS, FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM, SENHOR!


Como o apóstolo Marcos nos relata este acontecimento,

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
(Marcos 10:46-52).


Um milagre de tal magnitude, restaurar a visão a um cego, nos é relatado aqui em apenas sete versículos. 
Se houvesse jornais na época, com certeza essa matéria preencheria no mínimo meia página. 
O local, Jericó. O cenário, um caminho onde estava assentado um cego a mendigar, Jesus e uma grande multidão que por ali passava depois de ter visitado Jericó.
A multidão, como sempre, cercava Jesus enquanto caminhava com Ele.
Ao cego era impossível fazer como todos faziam, se acercar de Jesus e segui-lo pelos caminhos, pelas aldeias e cidades por onde ia, afinal, era cego.
Mas, não era mudo. Sabendo que o "profeta, ou mestre" passava por aquele caminho, começou a clamar, gritando em altos brados, "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim".
Quando alguém busca Deus, quando alguém eleva sua voz em clamor a Jesus, a multidão se sente incomodada.
Sempre haverá alguma reação contrária -"cala-te, miserável"!
Chegam mesmo a nos dizer, "perda de tempo, Deus está muito ocupado com coisas mais importantes para dar ouvidos a um pecador tão sem méritos. O que você pensa? Que é especial para Deus? Que é mais importante que as outras pessoas? Larga mão, cale-se"...

Com Bartimeu não foi diferente, o texto nos diz que muitos da multidão o repreendiam para que se calasse. Contudo, ele insistia repetindo o mesmo clamor, em alta voz: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim".

O que o movia? A sua fé. A certeza que Jesus iria ouvi-lo, a certeza que Jesus não era como os outros homens do mundo, que jamais o Mestre mandaria que se calasse. E também que o Mestre jamais o ignoraria. Ele tinha fé na misericórdia, na íntima compaixão de Cristo.

Essa fé, essa certeza, essa esperança em nosso Salvador é o diferencial que nos possibilita alcançar o milagre, alcançar o sobrenatural de nosso Deus.

Enquanto a multidão o reprendia, Jesus ouviu o seu clamor e o chamou a Si.

"Então, jogando sua capa, foi até Jesus".

Dizem os estudiosos dos costumes dos judeus que para se mendigar era necessário usar uma capa característica, como um certificado de miséria extrema, de incapacidade.
Notem, no momento em que Jesus o chamou, o cego se desfez de seu atestado de mendigo, de incapaz, e foi até o Mestre. Ele não se dirigiu a Jesus portando aquele comprovante de sua cegueira que o incapacitava. Essa atitude, por si só, nos mostra que Bartimeu tinha a certeza que sua vida seria transformada pelo eterno mestre Jesus Cristo.
Então Jesus simplesmente o questiona, "que queres te faça"?

Jesus sabia muito bem que aquele homem era um cego e que desejava ardentemente enxergar o mundo ao seu redor, sair das trevas em que vivia. Mas lhe perguntou o que desejava dele.
Isto nos ensina que Jesus, nosso Deus, sabe todas as coisas, sonda nossos corações e nossa alma, mas espera que nós clamemos a Ele, pois desta forma demonstramos nossa fé, nossa convicção, ou seja, lhe demonstramos a medida de nossa fé.
Quem tem fé hesitante, ou inconstante, ou fraca, dificilmente alcança a bênção que deseja receber de Deus.
Mas, quem persiste em clamar em oração, no nome de Jesus, este recebe aquilo que seu coração deseja.
Aleluia!

Então, com o coração acelerado, Bartimeu responde: "Mestre, que eu tenha vista"!
Bartimeu foi conciso, mas preciso. Ele não teceu frases sem sentido, nem ficou fazendo diversas reivindicações, mas externou a Cristo aquilo que precisava.
"Que eu tenha vista, que eu tenha visão".
Devemos aprender a pedir desta maneira quando orarmos a Cristo. Pedir com clareza aquilo que precisamos, não desfiar um rol de reivindicações.




Saber pedir também é uma virtude que o cristão deve aprimorar.
Tiago nos diz que pedimos mal, e por pedir mal não recebemos a bênção de Deus que desejamos.
Ele vai além, diz que muitas vezes pedimos o supérfluo, aquilo que vamos usar em deleites.
Devemos entender que Jesus já nos ensinou como Ele vê nossas necessidades quando nos ensina a orar a Deus, "o pão nosso de cada dia nos dai hoje".
Deus vai nos dar aquilo que precisamos, aquilo que nos sustenta e nos dá força e vigor. Quer ter mais, para gastar em deleites? Trabalhe duro.
Jesus nos dá o pão de cada dia. Para se ter uma padaria devemos trabalhar.
Amém?
O final da narrativa de Marcos é primorosa, numa frase ele fecha o assunto e ainda nos mostra a gratidão do homem que antes era cego e que agora, milagrosamente, enxerga.

E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Jesus determina a cura. Faz acontecer o milagre. Bartimeu enxerga normalmente.
E Jesus diz, "vai, a tua fé te salvou"!

Alguém poderia dizer, "Viu, não foi Jesus que o curou, foi a fé, foi algo psicológico"...
Então, cego é quem diz tal asneira.
Por que a fé de Bartimeu o salvou, lhe possibilitou ter restaurada a sua visão?
Porque ele foi persistente em clamar a Jesus. Porque ele demonstrou que acreditava que Jesus iria curá-lo.
A fé de Bartimeu o colocou diante de Cristo, em submissão e fé inabalável. Fez com que ele não se deixasse esmorecer, não desanimou diante dos desafios de conseguir ser ouvido por Jesus.
Quem fez a cura? Jesus Cristo.

Só Jesus Cristo cura, transforma, liberta, dá renovo de vida. E ainda nos promete a ressurreição e vida eterna junto dele.

Amém?



...E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho

E encerra a frase nos relatando que imediatamente após Jesus dizer tais palavras, o cego viu. o cego enxergou.
Agora Bartimeu não vai mais ter que esmolar na beira do caminho, pois se aproximou de Jesus e recebeu uma grande bênção.
O que fez Bartimeu, foi correndo para seus conhecidos, para seus parentes a fim de lhes mostrar, orgulhoso, como havia conseguido, pela sua persistência, ser curado de sua cegueira?
Nada disso. Ele ficou grato ao Mestre. E seguiu Jesus pelo caminho!

Eis o que Jesus espera de cada um de nós a quem Ele constantemente está dando livramento, proteção e renovo de vida.
Que demonstremos nosso amor e gratidão a Ele, simplesmente, seguindo-o pelo caminho estreito que leva ao reino de Deus.
Amém?

CONCLUINDO

Este milagre de Jesus é pregado constantemente nas igrejas e onde quer que haja evangelismo.
Nos mostra o carinho e atenção que Jesus Cristo tem para com os desesperados, para com os marginalizados pela sociedade, para com os menos favorecidos.
Nos mostra como um clamor sincero alcança Deus, como a fé persistente nos leva a conseguir o milagre de Cristo em nossa vida.

No conto de Malba Tahan a análise não foi diferente.
O cego clama com perseverança, a ponto de incomodar a multidão que faz muito movimento mas que não tem amor em seu coração.

Jesus nos diz que onde houve dois ou mais, em Seu nome, ali Ele estará presente.

E, mesmo quando estamos sós, nos ajoelhamos e clamamos a Jesus, com sinceridade, abrindo e derramando nosso coração, o Espírito Santo, que é o Consolador, nos ouve, se acerca de nós, nos consola e atende ao nosso clamor.

Creia, nosso Deus ouve nosso clamor e faz questão em atender.

João 14:13 - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

O Espírito Santo está junto de cada cristão obediente e seguidor dos manamentos de Deus. Ele recolhe cada suspiro, cada lágrima, cada clamor, e faz acontecer o sobrenatural de Cristo em nossa vida.

Mas, é preciso ter fé.
É preciso saber pedir o que precisa.
É preciso saber esperar acontecer o milagre de Deus.

Amém?

PAZ DE CRISTO.


Missionário Virtual Geraldo de Deus            2020fevereiro,27
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Bartimeu, o cego de Jericó.
Quem crê no Messias e o encontra, terá sua vida transformada.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?