Crime, Condenação, Castigo, Reconciliação



João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Povo de Deus,


Fazem vinte séculos, praticamente, que Jesus Cristo nos deu este aviso:
"No mundo tereis aflições".

Em verdade, quando Jesus Cristo veio ao mundo a aflição aqui já estava há muito tempo. 
Ele, contudo, quis nos deixar patente que não bastaria sua vinda, sacrifício e morte de cruz para mudar a realidade que encontrou no mundo.

João 18:36 - Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

Cristo evidencia que seu reino não é deste mundo quando diz que "o mundo jaz no maligno", e , "agora se aproxima o príncipe deste mundo - referindo-se ao diabo".
Confirma esta afirmação em João 18:33 onde nos diz que "o meu reino não é deste mundo"...





Jesus veio a este nosso mundo, onde reina o diabo e as forças satânicas, para nos ensinar o caminho que nos possibilitará escapar do destino de todos os que vivem aqui e fazem deste mundo o seu lar único.

João 16:28 - Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.

Jesus veio para nos dizer "Vejam, eu saí de meu Pai e desci até este mundo onde reina Lúficer e sua corja expulsa do reino dos céus. Agora, que já me fiz holocausto na cruz, que já morri e que já ressuscitei, voltarei pra meu Pai. Haverá o Juízo final, e todos os que não me seguirem, (quem me segue tem o nome escrito no livro da vida do Cordeiro), irão juntamente com os anjos caídos para a fornalha de fogo e enxofre que lhes está destinada".

Outra maneira como Jesus nos disse isso foi,

1 João 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Eis um grande mistério de nosso Deus.
Deus criou o mundo, como está escrito em Gênesis 1, e tudo o que há nele. Deus criou a vida que existe no mundo, Deus criou o homem e a mulher.

Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Contudo, para que o homem vivesse neste mundo onde reina Satanás, o Criador fez um ambiente especial, o jardim do Éden, e ali colocou o homem, as plantas, as aves, os animais em geral, e também a mulher.



Se o homem e a mulher tivessem ficado no paraíso criado por Deus, não sofreriam os rigores deste mundo onde reina o diabo, mas por terem caído em maldição ao serem tentados pela serpente ancestral (o diabo), que lhes aguçou o ego mostrando-lhes a fictícia possibilidade de serem como o Criador, foram por Deus amaldiçoados.

 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.(Gênesis 3:1-5).


E, comeram do fruto proibido, crentes que seriam iguais a Deus, iguais ao Criador.
________________________________________________________________________________________________________________________________


LOUVE COM ALEGRIA




                   Vamos em direção ao reino de Deus, de valor em valor.
________________________________________________________________________________________________________________________________

Tentativa de Justificar o pecado


E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.(Gênesis 3:11-13).


Nos descreve em Gênesis 3, que Deus chegou ao Jardim do Éden, como era seu costume, e procurou por Adão, mas que este não se apresentou ao Seu chamado. 
Então, quando se colocou diante de Deus estava vestindo uma cobertura de folhas sobre o corpo, também sua mulher não estava mais nua, como lhes era normal. 
Então o Criador o questionou se havia desobedecido sua ordem.

" Quem te mostrou que estavas nu"?
" Comeste tu da árvore que ordenei não comesses"?
Sim, estava claro que haviam pecado contra Deus.

Tentaram se justificar. Adão culpou seu pecado devido à sugestão de sua mulher, ("a qual Tu me destes", como se Deus tivesse lhe dado uma mulher corrompida, desqualificada para ser sua companheira, leviana), que lhe ofereceu do fruto proibido da árvore proibida.

Então Eva tentou se justificar culpando a serpente, "a serpente me enganou e eu comi".

Eles foram enganados pela serpente ancestral, não esta que conhecemos, nem a que se coloca nas ilustrações artísticas que retratam a cena.
Provavelmente a serpente ancestral seria o que pelas lendas se nomeia como dragão, pois tinha pernas e, quem sabe, até asas - não se tem certeza.

Deus então julga ali e já condena aos três envolvidos: Adão, Eva e também a serpente.





CONDENAÇÃO E SENTENÇA

A tentação do diabo fez com que pecassem contra Deus. Quiseram ser mais do que Deus lhes destinou ser, assim foram por Deus expulsos do jardim do Éden e foram também por Deus amaldiçoados,


E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,(Gênesis 3:16-22).


Então, por insubordinação, por busca de exaltação própria (ser igual a Deus), por desobediência, por se entregar tão facilmente à tentação da serpente ancestral, o primeiro homem, Adão, e a primeira mulher, Eva, foram expulsos daquele jardim das delícias onde estavam constantemente diante da face do Criador, onde falavam face a face com Deus.

Foram amaldiçoados,
. Para Eva Deus disse: Dores de parto para a mulher, a submissão da mulher ao homem...
. Para Adão Deus disse: Por sua desobediência, a terra (o solo) maldita é, produzirá cardos e espinhos, com dor comerás a erva dos campos. Do suor do teu rosto arrancarás o alimento da terra todos os dias da tua vida. 
E, ao pó voltarás,  "porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás".

E, para evitar que o homem lançasse mão da árvore da vida e conseguisse ser imortal sem o consentimento do Criador, 

O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gênesis 3:23,24).


Portanto, para evitar que o homem novamente teimasse contra a vontade de Deus e fizesse o que Este lhe proibia, expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden, onde o Criador tinha prazer em todos os dias ver suas criaturas frente a frente e falar com elas. Onde havia alimentos em abundância e não havia dor nem sofrimento, muito menos a morte ali tinha lugar.

Então, este mundo está amaldiçoado por Deus desde o pecado de Adão.
Mesmo assim, um dia Deus se fez homem e nasceu como ser humano neste mundo, seu nome Yeshua, ou Jesus Cristo.
Veio com o propósito de reconciliar suas criaturas Consigo mesmo. 
Mediante a Justiça do Criador, para se jogar no esquecimento um pecado é necessário um sacrifício de sangue inocente. Mas neste mundo não havia um só que fosse totalmente puro, limpo, sem mácula, para remir o pecado de Adão, pelo qual o mundo foi amaldiçoado. Pelo qual a humanidade, sua descendência, foi amaldiçoada e afastada da presença de Deus.


RECONCILIAÇÃO

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

E, em seu inexplicável amor por suas criaturas, Deus se fez homem puro e virtuoso, viveu entre homens pecadores e mulheres pecadoras, sem se deixar contaminar.  Foi assediado e tentado pelo diabo, mas não se deixou contaminar com o pecado.

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.(Mateus 4:1-3).



Viveu neste mundo por mais de trinta e três anos, sem pecar, sem se deixar manchar pelo pecado, e sem desobedecer ao Pai Eterno.
   
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.(Mateus 4:8-10).



E, suas criaturas, como o receberam?

Foi perseguido pelos poderosos, foi cercado por interesseiros, foi assediado pelos escribas, fariseus e anciões do Sinédrio, foi caçado no templo, foi abandonado pela maioria de seus discípulos, foi rejeitado e "excomungado" pelos religiosos da época, foi traído por um de seus apóstolos, foi preso, espancado cruelmente, torturado sem piedade, humilhado, achincalhado, desprezado, zombado, pregado com cravos enormes numa cruz de madeira, sofreu dores atrozes até morrer.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.(João 1:1-5).


Assim o mundo recebeu seu Criador, "Ele era Deus, Nele estava a vida, Sua luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a compreenderam".
Misericórdia...




Então, por tudo isto nos diz o Senhor Jesus,

"Aquele que ama o mundo e as coisas que nele estão,o amor do Pai não está nele".

 Este mundo foi criado pelo nosso Deus, mas suas criaturas e a maneira de agir de suas criaturas não agradam a Deus.
Na verdade o mundo odeia Deus, contra Ele obra todo o tempo.





Jesus Cristo diz claramente, "O mundo odeia a mim, porque testifico que as suas obras são más"!

O mundo odeia nosso Salvador.
Quem é cristão deve escolher, ou ama ao mundo e o que nele há; ou ama a Jesus Cristo, nosso único e suficiente Salvador!

Então, não seja um cristão "meia boca", daqueles que dentro da igreja são de Jesus, mas que do mundo são do diabo, que domina as coisas mundanas.

Jesus nos ensina que não podemos servir a Deus e ao Diabo, (Mamom).

Quem não se decide não está agradando a Deus, nem sendo servo fiel de Cristo.


CONCLUINDO

Jesus veio ao mundo para nos reconciliar com nosso Criador, mas de que maneira?

Paulo pregou aos romanos como seria possível alcançar a reconciliação com Deus e ser livre da maldição imposta à humanidade em Adão, 

Romanos 10:9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Jesus Cristo, porém, nos recomenda algo a mais,

Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Entretanto, ainda há mais uma condição, que Jesus falou a Nicodemos,

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:4-6).


Então, meus irmãos, Jesus veio para nos ensinar que devemos renascer em Espírito. Que esta é a forma de nos reconciliarmos com nosso Criador.

E que para renascer em Espírito, só há um caminho, Ele, Jesus Cristo, nosso Salvador.


Pois, quem ouvir o evangelho e crer, será salvo, mas terá que aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, se batizar na águas do arrependimento e renascer pelo batismo no Espírito Santo.


Para entrar no reino de Deus, é preciso ser Espiritual, e não carnal.

Nossa alma tem que estar salva em Cristo, para que alcancemos a ressurreição e possamos ir morar na Nova Jerusalém


O caminho é Jesus Cristo, não há outro.


Pedro disse,

João 6:68 - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.


Esta é a realidade que temos que aceitar. A realidade que o mundo deseja ignorar, mas que tem que aceitar, "Somente Jesus Cristo tem as palavras da vida eterna".


Amém?

Paz e virtude .  Jesus Breve Voltará!

Missionário Virtual Geraldo de Deus            2020fevereiro, 12


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?