Sábio Verdadeiro




Provérbios 13:20 - O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.

Leitores e amigos do blog,


Prosseguimos com nossa busca pela sabedoria que vem do trono da glória de Deus. 
Prosseguimos com o projeto Malba Tahan, Lendas do céu e da Terra, SABEDORIA, onde buscamos revelações que Deus deu a outros homens e mulheres cheios do Espírito Santo. E, à luz do evangelho procuramos aprender mais e mais sobre os mistérios do reino de Deus.

Amém?

A seguir um conto muito interessante, "O VERDADEIRO SÁBIO", que vai confirmar o que está na Palavra onde nos diz que a sabedoria de Deus é o verdadeiro tesouro. Que "onde está seu tesouro, ali estará seu coração'.
Vamos ao conto,



________________________________________________________________

O VERDADEIRO SÁBIO


Certo pregador aludiu num de seus sermões, ao caso de um jovem estudante que fez longa jornada para entrevistar lorde Kelvin, o famoso sábio escocês. Ao ver-se em presença do grande cientista, disse-lhe o extenuado moço:

__ Vim ter à vossa presença, senhor, depois de longa e penosa caminhada, movido, apenas, pelo desejo de fazer-vos uma pergunta. Observo que as paredes de vosso gabinete de estudos estão forradas de volumes.  Suponho que os tendes lido todos. Sei que sois o autor admirado de vários compêndios. Viajastes pelo mundo inteiro; mantivestes relações com os homens mais sábios, guias do pensamento, orientadores de opiniões. Dizei-me, se vos apraz, depois de tantos anos consumidos no estudo de tantas ciências, e das experiências adquiridas, qual o conhecimento que tendes em conta de mais valioso?

Lorde Kelvin não soube disfarçar a emoção que tais palavras lhe causaram. Tomando gentilmente entre as suas as mãos do seu interlocutor, disse-lhe:

__ Meu caro amigo, mais preciosas que todos os conhecimentos que amontoei no cérebro, duas lições aprendi de valor incalculável: --a primeira, que sou um grande pecador; e a segunda, que Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador. Na aquisição destas duas verdades inconcussas (*), aplicadas à minha própria experiência, repousa toda a minha felicidade, repousam todas as minhas esperanças!

Eis o homem verdadeiramente sábio! O conhecimento não lhe gera aflição de espírito, senão fonte de alegria eterna.
Nada há, realmente, neste mundo, tão belo como esta aliança de razão humana e da fé, da ciência terrestre e da ciência divina, da vida sobrenatural intensa, e da mais ativa vida exterior, inteiramente consagrada ao bem. O homem que consegue - como lorde kelvin - esta unidade de todo o seu ser é, em verdade, um forte; exerce sobre os outros entes uma força cujo alcance não podemos calcular; educa unicamente pela sua influência, pelo seu exemplo. Com simplicidade, sem premeditação alguma, talvez no meio em que Deus o colocou, devido a circunstâncias determinadas pela Providência, é o apóstolo, em toda sublimidade e beleza dessa palavra, e em toda a sua força também.  (D).

(*) Inconcussa significa incontestável.
Quem foi lorde Kelvin: 
Lord Kelvin foi um matemático e físico britânico. Nasceu em 1824 e morreu em 1907. Nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, com o nome de William Thomson. Aos 68 anos de idade, receberia o título de nobreza de Primeiro Barão Kelvin de Largs, pela grande importância de seu trabalho científico. ----  ---  --  ---  --  ---  -- -- -- ----  - - - ----  ---  --  ---  --  ---  -- -- -- ----

Observações:

1) Depois de muitas viagens, de muito aprendizado, de muitas pesquisas, lorde Kelvin não deixou que o conhecimento das coisas criadas o afastassem do Criador.

2 ) Não permitiu que a ciência humana o arrancasse de sua fé em Jesus e no evangelho da salvação.

3 ) Consequentemente, não aderiu a muitas das teorias deste mundo, que contradizem as sagradas escrituras.

4 ) É um caso raro, mas não único, de pessoas que não deixam o conhecimento das coisas perenes ensinadas por Deus sejam desvirtuadas ou desacreditadas pelo conhecimento tênue e muitas vezes duvidoso do mundo.

5 ) O cientista conservou seu coração em Cristo, sendo Ele seu maior tesouro.

6 ) O caráter de um cristão exerce influência sobre quem o rodeia, para o bem ou para o mal. Com seu exemplo de vida ele arrasta as almas para perto de Deus ou para longe. O bom cristão leva almas para Deus. O mau cristão espanta as almas para longe do reino de Deus.

Aleluia!

________________________________________________________________
Louve e Adore nosso Salvador
Mensagem da Cruz, mensagem de vida

RUDE CRUZ
hino 291 harpa cristã

Rude cruz se erigiu

Dela o dia fugiu

Como emblema de vergonha e dor

Mas contemplo essa cruz

Porque nela Jesus

Deu a vida por mim, pecador



Sim, eu amo a mensagem da cruz
'
Té morrer eu a vou proclamar

Levarei eu também minha cruz
Té por uma coroa trocar



Desde a glória dos céus

O Cordeiro de Deus

Ao calvário humilhante baixou

Essa cruz tem pra mim

Atrativos sem fim

Porque nela Jesus me salvou



Sim, eu amo a mensagem da cruz
Té morrer eu a vou proclamar

Levarei eu também minha cruz

Té por uma coroa trocar



Nesta cruz padeceu

E por mim já morreu

Meu Jesus, para dar-me perdão

E eu me alegro na cruz

Dela vem graça e luz

Para minha santificação



Sim, eu amo a mensagem da cruz

'Té morrer eu a vou proclamar

Levarei eu também minha cruz

'Té por uma coroa trocar



Eu aqui com Jesus

A vergonha da cruz

Quero sempre levar e sofrer

Cristo vem me buscar

E com Ele, no lar

Uma parte da glória hei de ter



Sim, eu amo a mensagem da cruz

'Té morrer eu a vou proclamar

Levarei eu também minha cruz

'Té por uma coroa trocar

_______________________________________________________________________________________________________________




De onde vem a sabedoria verdadeira?

Vamos ver a opinião de outro sábio, o rei Salomão, o que Ele nos diz da sabedoria,

Eclesiastes 12:8 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

O mundo é vaidade. 
O mundo valoriza a vaidade. O viver pela aparência.
Obter distinção pela aparência, e não pelo caráter é algo comum no mundo.
Para o mundo mais valor tem um rico desonesto do que um pobre honesto, ao rico desonesto todas as portas se abrem, mas ao pobre honesto o mundo só oferece dificuldades, provas e aflições.

Em cerca de 996 antes de Cristo nascer já era assim, nos diz Salomão em seus registros no livro de Eclesiastes.

O mundo nobiliza aquele que tem riqueza ou poder, e despreza quem não tem.

Por isso é que Jesus nos ensina que "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus". O rico vive numa condição de favorecimento, de prioridade, de comodidade, num nível muito acima dos demais viventes pobres. Muitas vezes num rompante de puro capricho um rico faz uma compra de algo supérfluo que daria para sustentar uma família pobre por mais de um ano. 
Para o rico aquele valor é nada, é mixaria. Mas para o pobre seria uma grande conquista.

Então, o pobre passa por privações, por vontades não satisfeitas, por sonhos impossíveis, enquanto ao rico o mundo se abre em todas as possibilidades.

Por tudo isso Salomão registra no livro do Pregador que "Tudo é vaidade".

Então, porque o pobre tem mais possibilidade de entrar no reino de Deus? Porque, como o mundo não o valoriza, ele se achega a Deus, no início por necessidade de socorro, de livramento, de cura, de justiça. Mas, com o passar do tempo ele descobre em Deus, no nome de Jesus Cristo, um protetor que não falha, um Deus amigável e presente em seus momentos de angústia.
Ele descobre em Deus o seu tudo: vida, esperança, dignidade, sabedoria, crescimento espiritual, desenvolvimento de sua personalidade, enriquecimento de seu caráter, libertação de vícios, providência em suas necessidades. Deus o sustenta, Deus o protege, Deus o trata como um pai amoroso trata ao filho amado.
Aleluia!

Deus é amor, mas também Justiça. Contudo, em Jesus Cristo temos quem nos proteja, direcione, capacita, consola e nos dá esperança. Jesus é quem pode nos perdoar de nossos pecados e nos levar para perto dele, para a vida eterna.
Amém?

No entanto, até mesmo a religião muitas vezes pode levar o homem a inchar seu ego, a se tornar vaidoso.

Nunca devemos perder diante da graça de Cristo que nos dá valorização e capacitação que a glória e a virtude pertencem a Deus, não a nós.
Sem Jesus nada podemos realizar. Sem Deus nada somos.
A luz que muitas vezes espargimos por onde passamos não é nossa, é de Cristo.


E Jesus nos ensina, "Aquele que se exaltar será humilhado", portanto, essa colocação de que no mundo tudo é vaidade continua a ser verdadeira. E rejeitada por Deus.

Mateus 23:12 - E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Aleluia!


Eclesiastes 12:9 - E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
Eclesiastes 12:10 - Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.

Jesus Cristo, nosso redentor, nos ensina que Ele é a verdade. Que nele está a verdade e a vida. Que Ele é o caminho que nos conduz à vitória sobre este mundo onde tudo é vaidade e aparência exterior.



 Jesus nos ensina que tudo o que foi ensinado pelos profetas, pelos homens de Deus na antiguidade, valem até seu nascimento, valem até o advento de João Batista pregando a chegada do reino de Deus.

Então, para sabermos a verdade temos que nos espelhar em Cristo. Se o que foi dito anteriormente está em concordância com o que consta no evangelho de Cristo, então devemos obedecer. Se não for assim, perdeu sua validade. Assim nos ensina Jesus, pois o que consta no Antigo Testamento é como uma sombra do que viria ser revelado pela luz de Cristo.

Lucas 16:16 - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Amém?


Eclesiastes 12:11 - As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor.Eclesiastes 12:12 - E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.



Notem bem esta colocação de Salomão: "as palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias"...

Pois é. Palavras, ensinamentos de sábios, daqueles que são tidos pelos homens e mulheres comuns como sendo mais cheios de sabedoria que o restante da população, comandam a forma de pensar, agir e viver de todos.
Assim tem sido desde a antiguidade.
Quando se levanta um louco, cheio de visões diabólicas, mas que é tido pelos seus pares como sendo um sábio, o resultado é o desastre, a derrocada.
Podemos lembrar do que aconteceu recentemente na Alemanha, onde Hitler foi tido como um líder político cheio de sabedoria, de sabedoria indiscutível. Seguiram suas ideias e suas ordens, sua doutrina, tanto o povo alemão quanto os japoneses e italianos. No que deu? guerra mundial, destruição de cidades, de famílias, de vidas, de sonhos... 
Outro grande "iluminado", tido como sábio pela humanidade,  Karl Marx. Pelas suas sábias ideias muitos países sofreram e sofrem com o maldito comunismo por ele imaginado como panaceia para as nações.
Outro grande mestre, que se mostrou cheio de sabedoria e arrastou multidões atrás de si foi Georges Edouard Lemaître. Criou, com sua "sabedoria diabólica", a teoria do big bang, que nega totalmente o que nos ensina Deus no Livro de Gênesis. 
(Curiosamente, o astrônomo, cosmólogo e engenheiro belga Georges Edouard Lemaître (1894-1966), autor da teoria da origem do Universo conhecida como Big Bang, era também um homem da Igreja: estudou teologia e foi ordenado padre católico.).

Outro grande "sábio", até hoje reverenciado pelos meios acadêmicos e pelos ignorantes de plantão, é Albert Einsten, que formulou a teoria da relatividade. 



(Relatividade Especial é uma teoria publicada no ano de 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada.).

No entanto, sua teoria está sendo desmentida pela própria ciência, que se aprofundou no que chamam de Mecânica quântica.

Então, o que vemos é a proliferação de falsos mestres, que ensinam falsas teorias e falsas doutrinas, as quais levam toda a humanidade ao sofrimento, às perdas, ao distanciamento entre o ser humano e Deus, pois tais mestres são ligados a Lúcifer e trabalham para tragar almas para as trevas eternas.

Amém?


Somente um é nosso mestre, Cristo! Assim nos ensina o próprio Messias, em Mt 23:10. A ninguém mais, nem a vós mesmos chameis mestres, pois um só é o vosso Mestre, que é Cristo!

_______________________________________________________________


LOUVE AO NOSSO PODEROSO DEUS

... Poderoso Deus,
Minh'alma anseia por Ti...
___________________________________________________________________________________________


Voltando ao ensinamento do Pregador, em Eclesiastes 12:11, Salomão nos leva até esta verdade, pois diz que mestre verdadeiro é somente o único Pastor,

As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor.

Ensinamento de Salomão, inspirado pelo Espírito Santo.
Significa que devemos ter como mestre apenas ao nosso Bom Pastor.

João 10:11 - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Jesus é nosso Bom Pastor e nosso Eterno Mestre.

Quando seguimos falsos pastores e falsos mestres só encontramos frustração, dor, agonia, tristeza, desilusão, vazio, desesperança, aniquilamento e morte.
Morte física, muitas vezes, e morte espiritual sempre.

João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Mas,
Quem segue o verdadeiro Mestre, Jesus Cristo, este tem vida, e vida em plenitude e abundância.




Em seguida nos diz o Pregador, que o muito estudar é enfado da carne. 
Contrariando o mundo, onde se prega que devemos aprender tudo, o tempo todo. Então, aqui nos diz o Pregador, que "Não há limites para fazer livros".

Isto é bem certo.
Temos visto no meio evangélico onde cristãos estão comprando e lendo livros de ateus e de doutrinas estranhas nomeadas falsamente como sendo ensinamentos bíblicos.
Nem tudo o que se nomeia como sendo ensinamento bíblico o é. Há muita falsidade e muita falsificação nos livros que são escritos e distribuídos como "estudo bíblico".

A teologia veio para desvirtuar as sagradas escrituras, assim como os escribas e fariseus faziam no tempo de Cristo com o Pentatêuco.

O cristão que quer se pautar em seguir o eterno mestre Jesus Cristo, deve ler a bíblia, aprofundar-se no evangelho e na oração. Pedir a presença e a luz do Espírito Santo para que Ele lhe abra o entendimento do que ali está dizendo nosso Deus. O que passa disso é coisa de homem, e nem sempre o homem é fiel a Deus.
Deus é fiel, mas nem sempre o homem é fiel ao Criador.

Amém?


CONCLUINDO


Eclesiastes 12:13 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Eclesiastes 12:14 - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.(Eclesiastes 12:8-14).

Então, podemos concluir como concluiu Salomão após discorrer neste assunto. Ele encerra dizendo que o importante neste mundo, a prioridade para o ser humano que quer alcançar a salvação de sua alma é 

TEME A DEUS

e

GUARDA SEUS MANDAMENTOS

e

ESTE É O DEVER DE TODO HOMEM - (E mulher).

Porque, virá no fim dos tempos o Juízo Final, e virá à tona tudo o que está encoberto, seja de bom ou de mau.

Amém?


Eclesiastes 7:23 - Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim.
Toda a sabedoria do mundo, antes da vinda de Cristo, que nos cristalizou o que é a verdade, qual o caminho que leva ao reino de Deus, toda a sabedoria do mundo antes de Cristo pouco valor tinha para levar o ser humano à salvação de sua alma.
Jesus veio para nos mostrar que existe apenas uma porta estreita que nos dá passagem até o reino de Deus, e que também há um caminho estreito a ser seguido.
O caminho da cruz, o qual trilhou Cristo, e pelo qual todo cristão deve passar, sendo provado, para, ao final, sendo aprovado, alcançar a salvação de sua alma.

Aleluia!

Por isto é que ao meditar na sabedoria Salomão conclui que mesmo sendo tão sábio, o mais sábio dos homens, sem a direção de Cristo, a verdadeira sabedoria estava longe dele. Era para ele inalcançável.

Amém?



Para nós que vivemos sob a dispensação da graça de Jesus Cristo, tudo se tornou mais fácil?

Teoricamente sim, mas na prática não é fácil seguir os passos de nosso eterno mestre e Salvador.

Jesus nos ordena,

Amai aos vossos inimigos. Se for esbofeteado numa face oferece a outra...
Qual o cristão tem feito isto?

Também nos ensina a perdoar a quem nos agride ou persegue, sete vezes sete.
Qual o cristão tem feito isto?

Orai e intercedei pelos inimigos...
Temos que orar mais, interceder mais...

Jesus nos ensina, tome sua cruz e, diariamente, me siga.
E, Aquele que não tomar sua cruz e me seguir não é digno de mim.

Portanto, não há facilidade para alcançar a salvação de nossa alma.
Pois também Jesus nos ensina, "O reino de Deus é tomado por força".

Amém?



Vamos, contudo, nos lembra do que Paulo nos ensina para não nos desviarmos da sã doutrina, Ele nos diz que mesmo que alguma coisas seja lícita, como por exemplo fumar cigarros, ou tomar bebidas alcoólicas, nem todas edificam.
Usar tabaco não edifica a vida de ninguém. A pessoa se torna dependente de suas drogas, a pessoa fica viciada.
O mesmo ocorre com o álcool.
Então, se algo é lícito, porque pelas leis dos homens não há proibição de uso, nem por isso vamos usar, pois não nos edificam.

O que nos edifica é seguir os mandamentos de Deus, em Cristo Jesus, e seguir a direção que nos der o Espírito Santo.

Amém?


PARA ENCERRAR, VAMOS FAZER BREVE ORAÇÃO

"Senhor meu Deus, no nome sublime de Jesus Cristo, venho te exaltar, pois nada sou sem a Tua graça e misericórdia sobre minha vida e de meus entes queridos.
Peço em favor daqueles que estão adoentados, dos que estão acometidos de alguma enfermidade incurável, para a medicina dos homens, que o Senhor tenha deles misericórdia e faça acontecer milagres, que venham engrandecer ainda mais Teu nome.
Jesus, peço que derrame sua íntima compaixão sobre minha vida e de minha família cristã, espalhada por este vasto mundo. Tenha piedade de nós, nos guarde, nos livre da fúria do diabo, nos dê a direção e nos guie mediante a Tua vontade. Agora e sempre. Amém"!


Paz a Todos. Estejam preparados, Jesus breve virá, no tempo de Deus.


Missionário Virtual Geraldo de Deus           2020fevereiro,11


  

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?