Sentença de Morte



Habacuque 3:2 - Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.


Povo de Deus,

A Palavra de YHWH que veio para Habacuque não era nada agradável, na verdade era desesperadora. Trazia a sentença da invasão dos exércitos do norte, Caldeus, sobre Israel; trazia também a permissão de Deus para que seu povo escolhido fosse levado cativo para Babilônia...

Habacuque entendeu que havia sobre o povo de Israel uma sentença de morte.

Então diz Habacuque, "Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi"...
O profeta sabia que diante de uma sentença proferida por YHWH não há quem possa mudar o destino.

Para o Criador era tempo de castigar o povo escolhido, Israel, pelos seus descaminhos, pela sua murmuração, pela sua teima em adorar deuses estranhos, pela sua soberba...

Tudo tem um tempo determinado embaixo do Sol, nos diz o pregador em Eclesiastes 3, e o tempo presente de Habacuque era tempo de dor, humilhação, derrota, deportação, exílio; tempo de incerteza para Israel e de execução por parte de Deus. Tempo do anjo da morte passear dentro dos muros da cidade de Davi.

A justiça de Deus não tarda nem falha, acontece no tempo certo pela vontade do Onipotente.

Então Habacuque apela para a misericórdia de Deus, continuando em sua oração a dizer,

"Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia."

O profeta se submete à vontade do Todo Poderoso, dizendo, "Aviva a tua obra no meio dos anos, ou seja, que se cumpra sua vontade soberana, Senhor, ou ainda, seja feita a Tua vontade"...
"Mas, mesmo estando Tu irado com nosso povo tão pecador e murmurador, tão idólatra, não deixe de ter misericórdia de nós"!

Na tua ira lembra-te da misericórdia!

Eis o que se pode fazer diante de um decreto do Criador: apelar para sua misericórdia.
Não há outro caminho. Não adianta murmurar, nem praguejar nem ranger os dentes. Deus não tem temor, é Onipotente, tudo Ele pode e ninguém O pode deter.

Por isto que a misericórdia de Deus é tão necessária e indispensável em nossa vida.
Em tudo somos de Deus dependentes, mas principalmente de Sua misericórdia.




_________________________________________________________________________________


DEUS É FIEL = LOUVEMOS COM AMOR




Tu És Fiel, Senhor (Hino 535)
Harpa Cristã
1
Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste:
Pleno poder aos teus filhos darás.
Nunca mudaste: tu nunca faltaste:
Tal como eras, tu sempre serás.

[Coro]
Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, 

Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim,
Tua mercê me sustenta e me 

guarda.
Tu és fiel, Senhor, fiel a mim.

2
Flores e frutos, montanhas e mares,
Sol, Lua, estrelas no céu a brilhar:
Tudo criaste na terra e nos ares.
Todo o Universo vem pois te louvar!

3
Pleno perdão tu dás: paz, segurança
Cada momento me guias, Senhor.
E, no porvir, oh! que doce esperança
Desfrutarei do teu rico favor!

_________________________________________________________________________________

BREVE RESUMO 




O profeta Habacuque viveu em Israel -  (cerca de 600 a.C), numa época em que YHWH resolveu punir seu povo escolhido por causa da idolatria e da desobediência à sua Lei.
A Habacuque veio a Palavra de Deus avisando que chamara Nabucodonosor com seus carros de guerra e seus exércitos contra Israel, que permitiria ao conquistador levar cativo aquele povo murmurador e os tesouros do templo.
_______________________________________________________________________________





O que a história registra sobre os Babilônios?

Política
Sob Nabucodonosor II e seus sucessores, os caldeus, ou novos babilônios, seguiram o modelo assírio com muito mais firmeza (ou violência), a cada conquista grandes deportações.



Império neo-babilônico em 540 a.C.

Essa política impedia revoltas porque obrigava os povos dominados a se espalharem, cortava os vínculos com a terra e com os compatriotas. Obrigados a longas marchas, aqueles que sobreviviam eram empregados nas lavouras e já não tinham forças morais e físicas para fazer oposição aos dominadores.

Assim foi feito com os hebreus de Judá (cativeiro da Babilônia), com os soldados egípcios feitos prisioneiros na batalha de Karkemish, com os habitantes de Tiro (fenícios) e também com os de Gaza.

Essa era a mão-de-obra que garantia a riqueza e ao mesmo tempo a paz. Um povo disperso acaba assimilando os costumes, os deuses e até mesmo a linguagem dos outros e não causa problemas aos dominadores se apegando a suas raízes e lutando por elas.

__________________________________________________________________________-




ALERTA AOS ADORADORES DE IMAGENS E ÍDOLOS


Habacuque 2:18 - Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é imagem de fundição que ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?
Habacuque 2:19 - Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum.


As imagens de escultura, pequenas, grandes ou gigantescas, todas elas causam ira em YHWH.
Está escrito nas sagradas escrituras que não se deve amar a criatura, nenhuma criatura, seja ela espiritual ou física, pois somente ao CRIADOR cabe a adoração. O Criador não divide sua glória com ninguém, motivo pelo qual não aceita que se adore os frutos de sua obra de criação.

Apesar disto, em todos os tempos e em todos os lugares as pessoas teimam em se prostrar de joelhos diante de alguma imagem feita por mãos humanas, por algum artífice ou artesão, em abominável adoração.

Atitude que acende a ira e o furor do Todo Poderoso contra o idólatra.

Em Habacuque 2:19 está escrito que dentro do ídolo mudo não há espírito algum. No entanto, o diabo também notou isto e o que fez? Passou a fazer morada dentro dos ídolos feitos por mãos humanas.
Assim, quando o homem ou a mulher se prostra diante da imagem, na verdade está adorando ao diabo e suas hostes demoníacas. Quando pede algo, está pedindo para o maligno. Quando reza para o ídolo, está rezando para o diabo.

O diabo não perde tempo. Dentro do ídolo mudo, cego e surdo não há espírito? Então ele ocupa aquele "avatar" e com astúcia engana a muitos, desviando-os da presença de Deus, levando-os na direção das trevas eternas, da segunda morte.

Quem opera sinais e maravilhas nos ídolos mudos, surdos e cegos feitos pelas mãos humanas? O diabo.
Isso significa que o diabo é bonzinho, faz curas e milagres para ajudar as pessoas? 
Nada disso, ele engana as pessoas, ele vai subjugando-as, vai escravizando-as através de rituais satânicos, através de mantras satânicos... vai apoderando-se de suas almas despreparadas e incautas.

Até que ele causa grande destruição no lar ou na vida de quem o adorou e a ele se converteu.

Jesus nos alertou que o diabo, ou ladrão de almas, só vem para matar, roubar e destruir.
Assim tem sido por todos os séculos.

Por mais que os homens de Deus abram suas bocas e preguem os mandamentos do Criador, o evangelho de Cristo, ainda assim as pessoas continuam a "venerar" imagens de escultura, seja em casa, no trabalho, na escola, nos sítios, nas fazendas, em todos os lugares.

Dão aos lugares os nomes dos "santos" e colocam em local visível a imagem de escultura correspondente a este ídolo mudo, surdo e cego.
Uma abominação contra Deus, uma punhalada nas costas de Jesus Cristo, o qual deu sua vida na cruz do calvário para nos salvar. 
Mas, ignoram-no, preferem adorar os santo isso, o santo aquilo...

Até os apóstolos eles transformaram em imagens de escultura para adoração, numa clara provocação ao Criador.

Contudo, o que se aproveita da imagem de escultura depois que ela foi esculpida pelo artífice? Com certeza algum dinheiro ou ouro para o artesão que a fez, ao vendê-la. Fora isso, só serve como meio de enfurecer ao Criador.

Pode uma imagem feita por mãos humanas curar uma doença incurável?
Pode ela trazer prosperidade ao seu proprietário?
Pode ela trazer felicidade ao lar que a abriga?

Tem pessoas que afirmam que sim, que tal imagem ouve suas rezas e atende seus pedidos.

Mal sabe tal pessoa que há um demônio, um comparsa de satã aninhado bem ali, juntinho de sua imagem, recebendo suas súplicas e tecendo a rede que o aprisionará no laço do diabo por toda eternidade.

Quem reza ou se prostra diante de uma imagem de escultura está fazendo-o, na verdade, diante do diabo, do inimigo de Deus e inimigo de nossas almas.

Acordem, Jesus já nos ensinou que,
"Deus é espírito", não tem uma forma física.





O profeta declara para Deus como sentiu em seu íntimo ao ouvir do Onipotente tal sentença de morte contra Israel,

Habacuque 3:16 - Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas.


Podemos dizer que Habacuque era muito sincero, abrindo seu coração para o Onipotente, sem temer demonstrar ao Criador aquilo que realmente sentia diante da profecia que Deus lhe revelava.

Esta sinceridade deve ser partilhada por todos nós, pois Deus sabe o que vai em nosso íntimo, Ele vê o coração e a alma de todas as suas criaturas, sejam más ou sejam boas. Não adianta louvar e adorar ao Senhor com a boca, estando com o coração cheio de maus sentimentos.

Habacuque diz ao Senhor que a sentença por Ele determinada contra seu povo fazia com que grande temor o invadisse, não conseguia evitar a dor e a tristeza extrema em seu íntimo, seus lábios tremeram, sentia como se seus ossos estivessem apodrecidos, e todo seu corpo estremeceu. 
Mas, que fosse feita a vontade de Deus, pois ele não murmuraria nem iria contestar a vontade soberana de YHWH.
E mais, Habacuque tinha plena certeza que Deus iria levar vingança num futuro não muito distante contra aqueles que agora destruiriam Jerusalém, o templo e levaria seu povo cativo. Sabia e cria na vingança de Deus porque seu povo, embora murmurador e idólatra, era ungido por YHWH desde os patriarcas.

O profeta, como Davi, sabia que não se toca num ungido de Deus sem pagar alto preço por tal ousadia.

Todo cristão deve ter esta certeza, que Jesus Cristo, através do Espírito Santo, lhe dá toda proteção e toda segurança, que ninguém pode tocar num Filho de Deus por adoção do Messias e sair impune.

Basta ao convertido ser fiel a Cristo, obedecer os mandamentos de Deus, viver segundo o evangelho, amando a Deus acima de tudo e também ao seu próximo como a ele mesmo. 

Quem se reveste da unção do Espírito Santo tem a proteção de Deus em si, está guardado pelas legiões angelicais de Cristo.

Amém?







Habacuque 2:20 - Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.


Então, aos que adoram imagens de escultura e colocam sua fé em ídolos cegos, surdos e mudos, na maioria das vezes ligado a um demônio ou a uma legião de demônios, diz Isaías:
"Retrocederão, não irão avante. E serão confundidos e envergonhados todos os que confiam em imagens de escultura.
Abominação é para Deus quem diz às imagens de fundição: És nossos deuses".

Deuteronômio 6:14 - Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;

Como consta nas tábuas da Lei, entregues por YHWH a Moisés, Deus não aceita que suas criaturas adorem qualquer tipo de imagem ou estátua ou ídolo. 
Também nosso Criador não aceita como justificativa que estejamos seguindo nosso vizinho ou nossos parentes em nossa fé idólatra.
Não deve jamais quem se considera como filho de Deus se deixar seduzir por religiões estranhas, por crenças pagãs, por ocultismo, por satanismo ou por adoração a anjos ou qualquer tipo de potestade espiritual. Muito menos deve um filho de Deus seguir os passos de idolatria e paganismo de seus amigos ou conhecidos, ou de suas mulheres (como o fez Salomão, que perdeu sua unção junto ao Senhor por seguir a crença de suas mulheres estrangeiras pagãs).

Deus nos diz claramente em Dt 6:14, "Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós".

Esta admoestação é válida por todos os séculos, pois nosso Deus é eterno e imutável, sua justiça dura para sempre, sem alteração. Aquilo que Ele decretou ontem ou hoje, vale por toda a eternidade.

Não há justificativa para a adoração de ídolos. Deus não aceita tal comportamento. O castigo virá sobre os idólatras.


DE SEU ALTO LUGAR, DEUS TUDO VÊ.

"Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra"

Pode o homem, que vive espalhado pelos continentes e países deste mundo criar fantasias, doutrinas pagãs e satânicas, se enveredar pelo ocultismo  e pela feitiçaria, pois Deus lhe deu liberdade para fazer aquilo que sua alma sentir prazer.

Mas, não pense este que está buscando falsos deuses e falsas doutrinas, professando uma fé vazia, que Deus não o está observando atentamente.

Porque nosso Deus, o Criador, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, ao qual chamamos neste tempo da graça de Jesus Cristo, está no seu santo templo, no seu reino celestial, acima do domo da Terra, a tudo observando.

Então, cale-se diante dele toda a Terra, pois Ele é ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE, JUSTO, AMOROSO, IMUTÁVEL, ETERNO, GALARDOADOR...

Só não aceita que seus filhos permaneçam no pecado, e, ainda, segundo consta no evangelho, não perdoará quem blasfema contra o ESPÍRITO SANTO.




Quem vira as costas ou rejeita o ESPÍRITO SANTO, que é Deus presente em nosso meio, e se alia a imagens de escultura, a ídolos mortos, está com certeza blasfemando contra o CONSOLADOR.

Mateus 12:32 - E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

Este é um pecado de morte, para ele não há nem haverá perdão. Assim nos diz Yeshua, nosso eterno mestre.

Amém?







NABUCODONOSOR SITIA JERUSALÉM E ACABA POR TOMAR A CIDADE



PRIMEIRA VISITA DO ANJO DA MORTE

E sucedeu que, no nono ano do seu reinado, no mês décimo, aos dez do mês, Nabucodonosor, rei de babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acampou contra ela, e levantaram contra ela trincheiras em redor.
E a cidade foi sitiada até ao undécimo ano do rei Zedequias.
Aos nove do mês quarto, quando a cidade se via apertada pela fome, nem havia pão para o povo da terra,
Então a cidade foi invadida, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta, entre os dois muros que estavam junto ao jardim do rei (porque os caldeus estavam contra a cidade em redor), e o rei se foi pelo caminho da campina.
Porém o exército dos caldeus perseguiu o rei, e o alcançou nas campinas de Jericó; e todo o seu exército se dispersou.
E tomaram o rei, e o fizeram subir ao rei de babilônia, a Ribla; e foi-lhe pronunciada a sentença.
E aos filhos de Zedequias mataram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos de Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a babilônia.


É datado de (aproximadamente) 598 a.C. o ano em que Nabucodonosor invadiu Jerusalém, quando ali reinava Zedequias, (Sedecias). 
Por dois anos cercou a cidade, impedindo que houvesse entrada de víveres, água ou remédios. Ninguém entrava ou saía sem que houvesse permissão dos caldeus comandados por Nabucodonosor. O povo então sofria com a fome, sede, doenças e o desespero de não haver esperança da chegada de um libertador, de algum aliado que os livrasse daquele terrível cerco.
Tal estratégia debilitava o inimigo sitiado, desta forma o exército de Babilônia venceu a resistência dos israelitas. 
Invadiram a cidade quando viram que não havia mais força para resistência por parte dos habitantes de Jerusalém. O rei e seu exército restante fugiram por um buraco no muro, mas foram prontamente capturados.

Sabe-se que o povo caldeu era cruel e impiedoso. Mataram os filhos do rei Zedequias diante dos olhos do rei de Israel e depois lhe perfuraram ambos os olhos, cegando-o. Nada mais veria durante sua triste existência, a não ser a cena anterior da morte de seus filhos diante de seus olhos ainda sãos.

Acorrentaram Zedequias e o levaram cativo para Babilônia.
 Também levaram cativos grande parte da população israelita, exceto os pobres, os enfermos, os estrangeiros e toda casta de miseráveis e desvalidos que ali foram deixados por não serem úteis ao conquistador.



__________________________________________________________________________________________________________________

LOUVE AO DEUS DE COMPAIXÃO



Hino da Harpa Cristã 476
O Cego de Jericó

__________________________________________________________________________________________________________________________



SEGUNDA VISITA DO ANJO DA MORTE

E no quinto mês, no sétimo dia do mês (este era o ano décimo nono de Nabucodonosor, rei de babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de babilônia, a Jerusalém.
E queimou a casa do Senhor e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém, e todas as casas dos grandes queimou.
E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derrubou os muros em redor de Jerusalém.
E o mais do povo que deixaram ficar na cidade, os rebeldes que se renderam ao rei de babilônia e o mais da multidão, Nebuzaradã, o capitão da guarda, levou presos.
Porém dos mais pobres da terra deixou o capitão da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores.
Quebraram mais, os caldeus, as colunas de cobre que estavam na casa do SENHOR, como também as bases e o mar de cobre que estavam na casa do SENHOR; e levaram o seu bronze para babilônia.
Também tomaram as caldeiras, as pás, os apagadores, as colheres e todos os vasos de cobre, com que se ministrava.
Também o capitão-da-guarda tomou os braseiros, e as bacias, o que era de ouro puro, em ouro e o que era de prata, em prata.
As duas colunas, um mar, e as bases, que Salomão fizera para a casa do Senhor; o cobre de todos estes vasos não tinha peso.
A altura de uma coluna era de dezoito côvados, e sobre ela havia um capitel de cobre, e de altura tinha o capitel três côvados; e a rede e as romãs em redor do capitel, tudo era de cobre; e semelhante a esta era a outra coluna com a rede.
Também o capitão-da-guarda tomou a Seraías, primeiro sacerdote, e a Sofonias, segundo sacerdote, e aos três guardas do umbral da porta.
E da cidade tomou a um oficial, que tinha cargo dos homens de guerra, e a cinco homens dos que estavam na presença do rei, e se achavam na cidade, como também ao escrivão-mor do exército, que registrava o povo da terra para a guerra, e a sessenta homens do povo da terra, que se achavam na cidade.
E tomando-os Nebuzaradã, o capitão da guarda, os levou ao rei de babilônia, a Ribla.
E o rei de babilônia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamate; e Judá foi levado preso para fora da sua terra.


Cerca de oito anos depois do aprisionamento do rei Zedequias e de grande parte da população ter sido levada cativa para Babilônia, estando os israelitas vivendo em sofrimento por estrem sob o jugo de Nabucodonosor, eis que novamente chega a Jerusalém o exército caldeu.
Vieram para trazer mais destruição e morte.
Chegaram, queimaram o templo do Senhor tendo antes tomado todos os adereços de bronze, todos os objetos de valor em ouro, prata e bronze para os levar ao rei de Babilônia.
Queimaram as casas e o palácio do rei, queimaram as portas, derrubaram os muros em torno da cidade... Fizeram uma destruição tal que arrasaram com o que restava de amor próprio ou orgulho do povo que ali habitava. 
Agora estariam à mercê de qualquer invasor, pois não tinham nenhuma proteção nem moradias. Nem dá para imaginar quanto pranto  foi derramado não só por mulheres e crianças, mas mesmo por homens israelitas, ao ver sua cidade forte ser arrasada impiedosamente.
Além disso, levaram alguns dos que comandavam a cidade e o povo, figuras de destaque entre os que ali foram deixados quando da primeira invasão e que de alguma forma mantinham o lugar funcionando dentro dos costumes daquele povo de Deus. Levaram também os rebeldes que haviam se entregado ao rei Nabucodonosor. Também sessenta pessoas israelitas comuns, cidadãos sem destaque, gente comum israelita, levaram consigo.
Todo este povo foi levado por Nebuzaradã, oficial em comando do exército caldeu, conduzido a Ribla, onde foram assassinados por ordem de Nabucodonosor.

E o povo de Judá foi levado preso para Babilônia. Quem não morreu em Ribla sobreviveu para ser escravo na cidade de Babilônia.


Porém, quanto ao povo que ficara na terra de Judá, que Nabucodonosor, rei de babilônia, deixou ficar, pôs sobre ele, por governador a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã.
Ouvindo, pois, os capitães dos exércitos, eles e os seus homens, que o rei de babilônia pusera a Gedalias por governador, vieram a Gedalias, a Mizpá, a saber: Ismael, filho de Netanias, e Joanã, filho de Careá, e Seraías, filho de Tanumete, o netofatita, e Jazanias, filho do maacatita, eles e os seus homens.
E Gedalias jurou a eles e aos seus homens, e lhes disse: Não temais ser servos dos caldeus; ficai na terra, servi ao rei de babilônia, e bem vos irá.
Sucedeu, porém, que, no sétimo mês, veio Ismael, filho de Netanias, o filho de Elisama, da descendência real, e dez homens com ele, e feriram a Gedalias, e ele morreu, como também aos judeus, e aos caldeus que estavam com ele em Mizpá.
Então todo o povo se levantou, desde o menor até ao maior, como também os capitães dos exércitos, e foram ao Egito, porque temiam os caldeus.


Houve contendas, houve represália por parte de alguns israelitas que não aceitavam o jugo de Nabucodonosor. Mataram os que foram nomeados pelo inimigo como governantes dos israelitas que restaram naquela Jerusalém devastada. Temendo represália de Nabucodonosor, a maioria fugiu para o Egito.

Só ficaram na Jerusalém destruída aqueles que não tinham como dali fugir, por estarem enfermos ou por serem muito pobres e miseráveis.


Depois disto sucedeu que, no ano trinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no mês duodécimo, aos vinte e sete do mês, Evil-Merodaque, rei de babilônia, no ano em que reinou, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão.
E lhe falou benignamente; e pôs o seu trono acima do trono dos reis que estavam com ele em babilônia.
E lhe mudou as roupas de prisão, e de contínuo comeu pão na sua presença todos os dias da sua vida.
E, quanto à sua subsistência, pelo rei lhe foi dada subsistência contínua, a porção de cada dia no seu dia, todos os dias da sua vida.(2 Reis 25:1-30).



O rei Joaquim, levado cativo a Babilônia ali amargou trinta e sete anos de sofrimento e desprezo por pelos seus captores, até que a misericórdia de Deus o alcançou. Então, o sucessor de Nabucodonosor II, Evil-Merodaque, tirou-o da prisão, e se apiedou dele, "colocou seu trono acima do trono dos reis que estavam com ele em Babilônia". Deu-lhe nova vestimenta e o convidou à sua mesa, mesa do rei de Babilônia, daquele dia em diante. Recebeu misericórdia do rei de Babilônia e compaixão de Deus, que sempre está pronto a perdoar, até mesmo ao mais renhido e teimoso pecador, desde que este se arrependa.

Provavelmente, durante seus trinta e sete anos de prisão e cativeiro Ezequias teve bastante tempo para se arrepender de todo mal que fizera diante de Deus, de sua desobediência, de sua soberba, de suas decisões contrárias à vontade de Deus. Provavelmente a compaixão de Deus o alcançou porque ele verdadeiramente se arrependeu e se concertou com Deus.
Também porque Deus fez seu nome ser exaltado em Babilônia.

Durante o cativeiro do povo de Israel sob o jugo de Nabucodonosor e seus sucessores, Deus fez sinais e maravilhas e ali levantou grandes profetas: Daniel e seus três companheiros, Ezequiel... Também o valoroso Esdras e o valente governador Neemias.


Nabucodonosor reconheceu que o Deus de Israel é o único Deus que governa este mundo.
E, sendo ele o maioral, o dominador de tantos territórios, sendo ele temido por todas as nações, deu testemunho ao mundo, dobrando-se diante do poder e domínio de nosso Criador PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. Diz ele,

Nabucodonosor rei, a todos os povos, nações e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada.
Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.
Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração. (Daniel 4:1-3).

Glórias a Deus. Aleluia! 


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUANTO AO PROFETA HABACUQUE,

Indo mais além, também no cap.3 Habacuque nos legou uma oração  (louvor de adoração)  sublime, na qual ele diz que nenhuma circunstância adversa vai impedir que continue a adorar ao Senhor,


Habacuque 3:17 - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Habacuque 3:18 - Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

Habacuque 3:19 - O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. 



O versículo 18 sintetiza esta adoração a Deus, esta demonstração de obediência sem murmuração, o amor que devemos devotar ao Criador, no nome de Jesus.
"TODAVIA,
    EU ME ALEGRAREI
       NO SENHOR 
           (JESUS CRISTO)
              EXULTAREI
                   NO DEUS
                       DA MINHA SALVAÇÃO"!


Somente Jesus Cristo tem Palavra de Salvação e Vida Eterna. É ele nossa rocha eterna, nosso refúgio, nossa fortaleza.

Amém?



CONCLUINDO


Gálatas 3:29 - E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.


Quando Habacuque ouviu a sentença de morte e destruição que Deus traria sobre Israel, ele temeu, ele sentiu seus ossos apodrecerem dentro de si mesmo, mas teve a sabedoria de entender que YHWH não age para a destruição e sim para o avivamento de sua obra.
Que obra é essa?
A obra maior de Deus para a humanidade é a Nova Jerusalém.
É capacitar suas criaturas a alcançarem o nível espiritual adequado  e exigível para se tornar habitante da Nova Jerusalém após o Juízo Final.
A obra de Deus não se restringiria nunca a levar o povo hebreu à terra prometida, ela vai muito além, ela continuou num nível secular onde o povo separado por Deus não conseguia vislumbrar a verdade já vista e apregoada tanto por Daniel quanto por outros bem aventurados que foram eleitos pelo Criador e enxergaram além.

Aviva, Senhor, a Tua obra no meio dos anos! - Disse Habacuque

..."aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida"! - Habacuqe 3:2.


A obra de Deus não é para dias, nem mesmo para anos como entendeu Habacuque, ela é para séculos e séculos, até que venha o fim dos tempos.

Jesus Cristo foi o marco inicial da obra espiritual de Deus neste nosso plano físico, objetivando abrir caminho para que a humanidade possa crescer espiritualmente e se achegar ao reino de Deus.

Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


 O retorno das criaturas ao reino de Deus, esta é a obra de Deus em andamento por todos estes séculos.
Através de Adão perdeu-se a presença de Deus na vida do ser humano, mas por Cristo, nosso Salvador, houve a reconciliação.
Em Cristo Deus se reconciliou com a humanidade que havia se afastado dele e dele estava distante, separada pelo pecado.

Temos nesse contexto, preponderando tanto naquele tempo de Adão quanto no tempo de Cristo, o diabo, a serpente, o maligno... Satanás.

Adão foi sua vítima, se deixou seduzir por ele através de Eva, e caiu em desobediência ao Criador.

Com Cristo foi diferente, Ele venceu a tentação tantas vezes quanto ela a Ele se apresentou.




E, no monte Getsêmani disse aos seus apóstolos, "Orai, para que não caiam em tentação".

Então, para que sejamos agradáveis a Deus, para estarmos em sintonia com sua vontade, participando de sua obra, a obra do avivamento para se alcançar o reino de Deus, devemos estar ligados e convertidos a Cristo, pois somente Ele é a porta que leva ao reino de Deus, a porta estreita.
E também devemos estar em constante sintonia com o Espírito Santo, o qual nos guia e nos convence do pecado, o qual nos dá os dons espirituais que tanto podem nos ajudar a ficar mais fortes na presença de Deus, fazendo a vontade de Cristo.
E, não se esqueçam, Olhar, Vigiar e orar.

Orar na tristeza ou na alegria.

Orar por bastante tempo, ou orar brevemente. 

O importante é orar.

Orar é falar com Deus, alma e espírito unidos pela misericórdia de nosso Jesus Cristo, eterno mestre e Salvador.

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus                  2019novembro, 04












Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?