À Sombra do Onipotente




Salmos 91:14 - Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.


Cristãos, Leitores em geral,


Uma vez mais busco no livro de Malba Tahan, Lendas do Céu e da Terra, um conto onde possamos aprender da sabedoria inspirada por nosso Deus.

Claro que a Bíblia Sagrada é nosso manual de vida e nossa prioridade, mas é interessante abrir nossos horizontes mentais e ver que Deus sempre tocou no coração de quem o busca com fé e sinceridade. Bem como ver como outros interpretam, entendem e apregoam os ensinamentos de nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Estaremos, em seguida, fazendo um breve paralelo com o que está escrito no Salmo 91, para irmos mais fundo no oceano do Espírito. Amém?

________________________________________________________________


Adore, com fé e alegria, como Daniel


Fidelidade

____________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                               CONTO DE MALBA TAHAN



OLHANDO SÓ PARA ELE

Conta-se que Ciro, rei da Pérsia, durante uma de suas campanhas venceu e aprisionou um príncipe da Líbia.
O príncipe foi levado ao rei vencedor juntamente com sua esposa e filhos.
Ciro perguntou-lhe:
__ Que me dá se te conceder a liberdade?
__ A metade do meu reino - foi a resposta.
__ E se der liberdade, também, a teus filhos?
__ Entrego-te, nesse caso, a outra metade do meu reino.
__ Que me darás, então, pela liberdade de tua esposa? - Tornou o rei persa.
O príncipe percebeu que tinha agido precipitadamente ao oferecer tudo o que tinha, esquecido de sua companheira; depois de meditar um momento declarou com firmeza:
__ Entrego-me a mim mesmo pela liberdade de minha esposa.
O grande rei ficou tão surpreso ao ouvir esta resposta que concedeu liberdade a toda a família sem exigir resgate nem fiança.
Ao regressar a casa, perguntou o príncipe à sua esposa se não havia reparado na fisionomia serena e altiva do soberano persa.
A delicada esposa respondeu:
__ Não olhei absolutamente para nada, porque tinha os meus olhos fixos naquele que estava disposto a dar-se a si mesmo pela minha liberdade.

Felizes seríamos se esta resposta pudesse ser a confissão dos nossos corações ao nos referirmos a Cristo! Esforcemo-nos para que os nossos olhos estejam sempre fixos naquele que, não somente estava disposto a entregar-se por nós, mas que realmente sacrificou sua vida para salvar-nos.  Que nossa atenção se fixe em Cristo de tal modo que não tenhamos ocasião de olhar para o mundo, nem para as faltas e defeitos de nossos irmãos. Certo é que se assim o fizermos seremos transformados, como diz São Paulo, à imagem de Sua glória. (D).

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Salmos 91 

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.

6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.



VAMOS MEDITAR NESTE SALMO? VAMOS TENTAR ENTENDER SOBRE O QUE SERIA NOS ABRIGAR NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO?



Meditando
No Salmo 91 identificamos quatro atitudes que agradam ao Senhor, ao ponto d’Ele mover o sobrenatural em nosso favor :
 1 - Quando confiamos n’Ele;
2 - Quando fazemos d’Ele a nossa morada;
3 - Quando o amamos;
4 - Quando conhecemos o seu Nome.


 Mateus 11: 27 - Porém ninguém conhece o Filho senão o Pai ,  como também ninguém conhece o Pai senão o Filho  e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Em resumo é o que acontece conosco quando Deus nos permite conhecê-lo:
Conheceu, amou, confiou e morou n'Ele (fez d'Ele morada)...

Ou seja: O Espírito Santo nos apresenta a Jesus; e Jesus nos revela quem é Deus.

Aleluia!

O cristão deve tomar quatro atitudes que agradam ao Criador YHWH Elohym, também a quem chamamos Jesus Cristo:.


CONFIANÇA
A Primeira atitude é a confiança n’Ele: (Salmos 91: 2 ... NELE CONFIAREI);

2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei


Devemos colocar nossa fé e nossa esperança apenas em nosso Criador, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, nunca em poder, riqueza ou em outros homens.
E por confiarmos n’Ele, Ele nos livra do laço do passarinheiro, da peste perniciosa; Ele nos protege debaixo de suas asas para não termos medo de nada, nem do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste da escuridão, nem da mortandade do meio dia, porque mil cairão ao nosso lado e dez mil à nossa direita, mas não chegará a nós ou à nossa casa.

.
REFÚGIO
A segunda atitude é fazer do Senhor o nosso refúgio:
________________________________________________________________________________


ADORAI O REI DO UNIVERSO

Hino da Harpa Cristã 124
Adoração
________________________________________________________________________________



9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

(Salmos 91: 9 ... PORQUE TU, Ó SENHOR, ÉS O MEU REFÚGIO. NO ALTÍSSIMO FIZESTE A TUA HABITAÇÃO);
Quando fazemos isto, então o Senhor nos protege de tal maneira que nenhum mal nos acontece, praga nenhuma chega à nossa casa, porque Ele dá ordem aos seus anjos para que nos guardem em todos os nossos caminhos.
O Senhor nos sustenta para que não tropecemos;
Ele nos dá autoridade para pisarmos o leão e a cobra.
(Os fortes e poderosos, os selvagens, os ferozes: e o diabo, ou todo aquele que age como a cobra, com traição, todo aquele que traz em si tanto veneno quanto uma cobra. - Tanto de um quanto do outro nosso Deus nos livra e nos faz vencedores).

.     
                               

AMOR
A terceira atitude do cristão é ter e praticar o amor pelo Criador:

Mandamento de Jesus Cristo - " Amarás a Deus sobre todas as coisas, com todas as tuas forças e com todo o teu coração"...
Deus está acima de filhos, de cônjuge, de pais, de riquezas... Deus deve ser amado em primeiro lugar, como nosso "tudo".

Ter a certeza que Deus sem o homem continua sendo Deus, mas que o homem sem Deus é nada, apenas mais um escravo do mundo e do diabo.





CONHECER O NOME DE DEUS
A quarta atitude do cristão é conhecer o nome de Deus.




 (Salmos 91: 14 PORQUANTO TÃO ENCARECIDAMENTE ME AMOU, TAMBÉM EU O LIVRAREI; PÔ-LO-EI EM RETIRO ALTO, PORQUE CONHECEU O MEU NOME.)

Porque o amamos e o conhecemos, Ele nos coloca em retiro alto; nós o invocaremos e Ele nos responde; Ele fica conosco na nosso angustia, nos tirará dela e nos glorifica; Ele nos fartará com longevidade aqui na terra e ainda nos mostrará a sua salvação.

No antigo testamento havia muitos nomes para designar Deus, mas quando o anjo Gabriel veio até Maria e lhe anunciou que seria a mãe do filho do Altíssimo lhe ordenou que o nome do Deus menino deveria ser YESHUA, ou Jesus Cristo.

Qual é o nome do Deus que você serve?

Resposta do cristão cheio do Espírito Santo:  JESUS CRISTO, o Salvador, autor e consumador de minha fé!



Quem conhece o nome de Deus, Jesus Cristo, não perecerá, mas alcançará a ressurreição dos mortos e a vida eterna.

Amém?

Podemos então deduzir que "TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELE QUE AMA A DEUS".

______________________________________________________________________________

CONCLUINDO

Nos diz Salomão, em Provérbios, que a sabedoria é mais valiosa que dez homens fortes, ou muito mais valiosa que toda a riqueza material.



No entanto, a sabedoria não tem qualquer valor se ela não estiver alicerçada sobre a rocha eterna que é JESUS CRISTO.

Toda sabedoria que esteja colocando a criatura (homem/anjo) contra o Criador não tem valor nem prospera.

Por isto nos adverte Paulo quando escreve,

Gálatas 1:8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Paulo, o apóstolo dos gentios, nos exorta a não buscar sabedoria que não esteja em concordância com o que nos legou Jesus Cristo. Está contra o evangelho de Cristo? Recuse. É maldição. (Anátema).



Quer viver na bem aventurança, siga o que determina o evangelho de Cristo, sem se desviar nem mesmo para acatar o que disse algum profeta ou algum "doutor da Lei", seja quem for. 
Somente Jesus Cristo tem palavras de Salvação e vida eterna.

Jesus nos diz claramente, "Todos os que vieram antes de mim são ladrões e salteadores, Eu Sou a porta das ovelhas"...
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
(João 10:7-9)



Portanto, se há nas sagradas escrituras algo que esteja confrontando ou negando o que Jesus ensinou, opte pelo evangelho. Fique com Jesus Cristo.




Mesmo tendo vivido muito antes, cerca de mil anos antes, de Jesus Cristo, o rei Davi era sábio, sábio ao extremo, pois buscava em Deus tudo o que precisava, colocava sua fé e sua dependência no Criador, não dando oportunidade para que o diabo ou qualquer que fosse o inimigo o afastasse da face e da presença de YHWH.

Ele diz que "A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento".
Quem busca em Deus o entendimento decerto obterá a sabedoria eterna, a que vem do trono da glória do Criador, onde vive e reina nosso eterno mestre Jesus Cristo. Portanto, Davi já estava conectado com PAI/FILHO E ESPÍRITO SANTO, desde sempre.

Sabemos que Deus deu ao seu filho Salomão uma sabedoria ímpar, mas que o sucessor e filho de Davi não conseguiu reter em si a sabedoria que veio de Deus, deixou que ela fosse contaminada e se perdesse, em sua velhice. Tanto que Deus dividiu Israel em dois reinos, tendo ficado para os sucessores de Davi e Salomão apenas o reino do sul, Judá, com capital em Jerusalém. O resto do reino tornou-se reino do norte, e foi entregue a Jeroboão, que não era descendente do grande rei.

Então, muitas vezes Deus nos dá sabedoria, mas deixamos que ela seja contaminada pelo mundo, pelo diabo, pelas falsas ideologias, pelas doutrinas pagãs, pela concupiscência da carne e dos olhos...

Sabedoria verdadeira é aquela que não confronta nem nega Deus ou o evangelho de Cristo. O resto não deve ser aceito pelos cristãos.

E, voltando ao Salmo 91, recordemos que nossa fé e nossa proteção estão firmados no Criador, que somente Ele é nosso refúgio e fortaleza. Que devemos cada dia mais buscar conhecê-lo e amá-lo, adorando-o e louvando seu santo nome.

Também, não nos esqueçamos que não se deve tomar o nome de nosso Deus em vão.
Deus não terá por inocente aquele que assim proceder.
Tomar o nome de Deus em vão não é somente invocar seu nome aleatoriamente, ou falar seu nome sem um objetivo, ou escarnecer dele. Isto tudo é errado, mas também é errado usar o nome de Deus em benefício próprio oprimindo ou enganando ao próximo. É tomar o nome de Deus em vão quando ele é utilizado como marca ou logotipo de empresas ou qualquer empreendimento secular.
Deus está acima de tudo isto e devemos adorar seu nome, em Espírito e em Verdade, nunca de forma hipócrita ou com rapinagem.

Também quem funda igrejas no nome de Deus e não respeita o evangelho está tomando o nome de Deus em vão.

Cuidado, é pecado que está relacionado nas tábuas da Lei dadas a Moisés.

E,
Finalmente, nos diz Malba Tahan em seu conto acima compilado, que devemos ter os olhos postos somente em Jesus Cristo, 
"Que nossa atenção se fixe em Cristo de tal modo que não tenhamos ocasião de olhar para o mundo, nem para as faltas e defeitos de nossos irmãos".
Porque somente Ele, Yeshua deu sua vida por nós pecadores.
E somente Jesus Cristo (Yeshua) pode nos perdoar os pecados e nos justificar diante do Pai Eterno, não por nosso merecimento, mas pela sua misericórdia, sua graça e seu inexplicável amor.

Jesus Cristo é o Senhor.


Amém?


Vamos orar pedindo sabedoria?

"Senhor Deus e Pai Eterno, meu Jesus Cristo, arranque de meu coração e de minha alma toda concupiscência da carne e dos olhos, toda raiz impura que esteja impedindo que eu tenha plena comunhão com o trono da glória onde estás assentado, onde reinas, meu Senhor.
Peço que encha meu coração com a sabedoria que vem somente de ti, ó Criador, rejeitando tudo o que procede do mundo e que possa vir a me afastar de tua face. Quero sempre estar na Tua presença, meu Salvador.
Peço ainda uma graça, (faça seu pedido), pois preciso muito obter esse favor que somente o Senhor pode realizar.
Certo de ser atendido, pela Tua misericórdia, antecipadamente agradeço.
Amém, Jesus Cristo.


Brilhe na luz de Cristo.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                2019novembro,02

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?