SOU CRISTÃO - Malba Tahan


Leitores do Blog, irmãos em Cristo,

Como foi prometido na postagem anterior do submenu "Sabedoria", estou postando o segundo conto selecionado e copilado do livro de Malba Tahan, Lendas do Céu e da Terra".

Este conto, intitulado Sou Cristão, em sua simplicidade nos faz um resumo de quão ilustre se torna aquele que aceita Jesus como seu único e suficiente Salvador e segue vida afora  pisando sobre as passadas de Cristo, sem se desviar de seu evangelho e de seus ensinamentos.

Não se esqueçam que eu já expliquei ser este livro de cunho católico, portanto, não estranhem alguns vocábulos concernentes aos que seguem o catolicismo, pois estamos buscando a sabedoria de Deus, aquela que vem do trono da Glória, a qual não faz discernimento de religiões, mas se manifesta ao verdadeiro adorador, àquele pecador que ama Deus acima da vã crença ou da vã filosofia/doutrina humana.



Vamos ao conto,

SOU CRISTÃO

São Luciano, que exercia o sacerdócio em Antióquia, foi levado durante perseguição ao tribunal do tirano.
__ Quem é você? - Perguntou o impiedoso juiz.
__ Sou cristão! - Respondeu o santo.
__ Qual é a sua família? Quais são os seus parentes?
__ Sou cristão! - Tornou o prisioneiro.
__ Com que recursos conta vencer? Quais são suas armas?
__ Sou cristão! - Foi ainda a resposta.
__ Esse audacioso quer zombar do tribunal! - Exclamou colérico o juiz - Para todas as perguntas que faço tem uma só resposta: __ "Sou cristão! , Quererá divertir-se à nossa custa? Se assim é, deve ser condenado à morte.

Um nobre que assistia ao interrogatório e dispensava grande simpatia aos cristãos, procurou esclarecer ao juiz:
__ Esse homem - disse apontando para o santo - atendeu, clara e precisamente a todas as perguntas formuladas. Não se pode inferir de suas respostas nenhum desrespeito ao tribunal.
__ Como assim? - Interveio o juiz - Quando eu indaguei de sua família e parentes limitou-se a responder: __ "Sou cristão".
__ E dizia a verdade - replicou o nobre. -  Para os cristãos todos são filhos de Deus. E a família do cristão é constituída de todos os semelhantes.
__ Quando perguntei quais eram as suas armas e seus recursos, disse ainda a mesma coisa - "Sou cristão".
O nobre defensor esclareceu:
__ Com tal resposta ele quis demonstrar que as suas armas são a Fé, a Esperança e a Caridade. Com essas virtudes o cristão dominará o mundo.

Tinha razão o generoso advogado. Quando um homem responde "sou cristão" - disse tudo: disse de sua família, dos seus títulos, dos seus recursos e de sua força.
Ser cristão é primeiramente esforçar-se por ser um modelo de razão superior, de retidão e de bondade; é realizar em si a perfeição do tipo humano, é não desprezar nenhuma das virtudes puramente naturais, e segundo a palavra de uma escritora piedosa, "antes de ser um santo, ser primeiro e superlativamente um homem honesto".


Fim






CONCLUINDO

Eis como se discipulava um cristão. O pecador era constrangido a ser realmente alguém cujo caráter imitava o caráter puro e santo de Cristo.

Como o foi Abraão, como o foi Jó, como o foi o rei Davi... Todos anteriores à vinda de Cristo, mas homens de caráter firme, obedientes e tementes a Deus.

Assim era ensinado ao que se chamava a si mesmo de cristão.

Jesus nos ensina que quem faz a vontade de Deus, este é sua mãe, seu irmão, sua irmã... Ou seja, para fazer parte da família cristã, para ter a dignidade de se tornar um Filho de Deus em Cristo, é preciso buscar retidão, honestidade, simplicidade, e amor.

Sejamos mais que meros religiosos, sejamos santos, como santo foi e é nosso Deus.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2019setembro, 25  





























Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Rio Breve

Concerto