Apocalipse - A Mulher e o Dragão



Isaías 50:10 - Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.



Povo de Deus, leitores do blog, 

Chegamos ao último bloco do nosso estudo bíblico do Livro de Apocalipse de João. Já vimos anteriormente os outros seis blocos, conforme o quadro abaixo,

Neste último bloco do estudo bíblico aprenderemos sobre a simbologia que envolve as personagens "A Mulher" e o "Dragão", descritos no livro de Apocalipse, capítulo 12.

Reiteramos que ainda teremos uma postagem além destas sete que formam o presente estudo bíblico, para adicionarmos mais informações sobre o assunto, de diversos ângulos diferentes.

Vamos ao bloco "A Mulher e o Dragão no Apocalipse.


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O capítulo 12 do livro do Apocalipse onde é narrado o relato sobre a mulher e o dragão, é um dos mais conhecidos e debatidos desse livro. 
A figura do dragão como símbolo de Satanás, e a figura do filho da mulher como sendo Jesus, é praticamente um consenso. 

Porém, todo esse debate fica por conta da seguinte pergunta: Quem é a mulher em Apocalipse 12?

Existem diversas interpretações que se propõem a responder esta pergunta. 

A seguir, conheceremos algumas destas interpretações, e qual delas é a que se apresenta mais coerente com as Escrituras.




Quem é a mulher em Apocalipse 12?

A mulher é Maria: essa é a interpretação defendida pela Igreja Católica, que entende que a mulher é um símbolo de Maria. Essa é uma das passagens mais utilizadas pelo catolicismo para defender uma ascensão de Maria ao céu.

A mulher é a Nação de Israel: essa é a interpretação preferida por quem defende o Pré- Milenismo Dispensacionalista, mas também existem estudiosos de outras linhas escatológicas que defendem essa posição. 
Nessa interpretação, os 1260 dias em que a mulher foge para o deserto, representam o período de Grande Tribulação.

A mulher é a Igreja: essa interpretação entende que tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, a Igreja é uma só, logo, a mulher é um símbolo da Igreja.


A Mulher e o Dragão: Qual a melhor é a melhor interpretação?

Primeiramente, é importante entender a estrutura de organização do conteúdo do Apocalipse, bem como seu estilo literário. 
Sabemos que basicamente existem duas maneiras de organizar o livro, sendo: em ordem sucessiva e cronológica; e em ordem paralela progressiva. 

Após entender que a Leitura de Recapitulação, ou Paralelismo Progressivo, é a que melhor se encaixa ao conteúdo do livro, é possível identificar as sete seções às quais o livro está internamente dividido, ou seja, no Apocalipse a mesma história que compreende desde a primeira até a segunda vinda de Cristo é contada várias vezes, porém com ângulos ou focos diferentes.

As sete seções também podem ser organizadas em duas grandes seções, sendo a primeira entre os capítulos 1 ao 11 (agrupando três seções menores), e a segunda entre os capítulos 12 ao 22 (agrupando quatro seções menores, e totalizando as sete seções).

O tema de ambas as divisões maiores do livro é o mesmo, isto é, a vitória de Cristo e de sua Igreja. 
Mas, enquanto a primeira grande seção nos mostra a luta externa entre a Igreja e o mundo, a segunda grande seção nos mostra a profundidade por trás das cenas, ou seja, nos mostra uma guerra que os olhos carnais não podem ver. 

Então, enquanto na primeira seção vemos o conflito entre a Igreja e o mundo iníquo, na segunda seção vemos porque existe esse conflito, quando João nos informa de outro conflito, o conflito entre Cristo e Satanás (o dragão).




Voltando às sete seções menores,
na primeira seção (Os Sete Candeeiros caps. 1-3) vemos como Cristo se revela através de sua Igreja, e como Ele a conhece profundamente. 




Na segunda seção (Os Sete Selos caps. 4-7) vemos a perseguição clara do mundo contra essa Igreja.




Na terceira seção (As Sete Trombetas caps. 8-11) temos o juízo parcial de Deus, também como resposta às orações da Igreja perseguida, sendo derramado em forma de aviso contra o mundo perseguidor.




E, finalmente, na quarta seção (caps. 12-14) temos o dragão e seus aliados atacando a Igreja como reflexo da luta que os olhos não veem, como já foi citado.

No capítulo 12 vemos que o propósito principal do dragão é destruir o filho da mulher (Cristo). Por conta disso, a mulher é perseguida por ele, a fim de que o nascimento do menino fosse evitado. 
Esse conflito é anunciado ainda no livro de Gênesis,

Gênesis 3:15: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

A “semente” da mulher em Gênesis 3 é o “filho varão” em Apocalipse 12, bem como a “serpente” é o “dragão” (Ap 12:9).

Apocalipse 12:9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Podemos ver a realidade desse conflito anunciado no primeiro livro da Bíblia e por todo o Antigo Testamento, com a tentativa de Satanás em frustrar a promessa inicial de Gênesis.

Ainda no Antigo Testamento temos várias referências que comprovam que a o simbolismo da mulher no Apocalipse é uma referência a Igreja (cf. Is 50:1; 54:1; Os 2:1;), e essa Igreja forma um só povo escolhido em Cristo, um só rebanho, um só corpo, uma só esposa, uma única nação santa, um povo de propriedade exclusiva de Deus (Is 54; Am 9:11; Mt 21:33; Rm 11:15-24; Gl
3:9-16,29; Ef 2:11; Ef 5:32; 1Pe 2:9; Ap 4:4; 21:12-14). 

Romanos 11:15 - Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

O Apóstolo Paulo afirma que Abraão é pai de todos os crentes, circuncidados ou não.

Com base nisso tudo, creio que já começa ficar claro qual é a posição mais coerente sobre a identidade da mulher, não é mesmo? O tema principal do livro do Apocalipse é a vitória de Cristo e de sua Igreja.

Portanto, não faria qualquer sentido uma citação repentina sobre Maria ou sobre o Israel étnico. 
Isso quebraria o estilo, a organização e o raciocínio do conteúdo do livro do Apocalipse.

Além do mais, qual seria a importância prática para os irmãos das sete igrejas da Ásia menor, que estavam vivendo uma intensa perseguição pelo Império Romano, uma descrição de Israel ou de Maria como sendo a mulher perseguida no capítulo 12?

Considerando o contexto histórico, não faria muito mais sentido aqueles irmãos entenderem que a mulher é um símbolo da Igreja? Certamente essa foi a interpretação daqueles irmãos, que puderam ver a guerra que existe por trás da perseguição a Igreja de Cristo sofre.

É claro que Maria está incluída como membro que desempenhou um papel fundamental nesse grupo simbolizado pela mulher, bem como o próprio Israel, a qual tivera a revelação especial de Deus (Rm 2; 3) e formava a Igreja do Antigo Testamento, embora claramente não devemos entender que todos os judeus do Antigo Testamento fizeram parte da Igreja, portanto há uma diferença entre o Israel étnico e o Israel como Igreja do Antigo Testamento.

Logo, a mulher é um símbolo da única Igreja de Cristo em todos os tempos.

Para uma melhor compreensão, devemos perceber que o capítulo 12 primeiramente enfatiza a Igreja do Antigo Testamento, e após o versículo 13 a descrição passa a incluir os santos da nova dispensação, enfatizando a Igreja do Novo Testamento.

O versículo 17 deixa isto muito claro ao dizer que o dragão “foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus“.



A descrição da mulher 


O capítulo 12 faz uma descrição da mulher:

Ela está vestida de sol (vers. 1), o que significa ser ela gloriosa e exaltada; e reflete o brilho da glória de Deus. Ela tem a lua debaixo de seus pés (vers. 1), isto é, ela exerce domínio pela autoridade outorgada pelo próprio Cordeiro.
Ela tem em sua cabeça uma coroa de doze estrelas (vers. 1), ou seja, ela é vitoriosa, ela é vencedora.

A mulher está grávida (vers. 2), o que significa que ela tem uma grande missão: dar a luz a Cristo segundo a carne (Rm 9:5).

Aqui é mais uma clara referência à Igreja do Antigo Testamento, através de um povo especialmente escolhido por Deus pelo qual o Messias viria ao mundo.

Esse processo não foi nada fácil. O dragão perseguiu ferozmente esse povo, essa igreja, essa mulher, mas Deus a guardou, e na plenitude dos tempos Jesus nasceu.

Por fim, vemos também que a mulher é protegida por Deus (vers. 6, 14).
O livro do Apocalipse mostra essa proteção de forma maravilhosa. Nele, sabemos que a Igreja é selada (Ap 7:3; 9:4), é medida e separada (Ap 11:1), e no capítulo 12 vemos que ela recebe asas (vers. 14).


Apocalipse 12:14 - E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

Tudo isto significa que Deus protege pessoalmente o seu povo do poder perseguidor do dragão e de seus aliados.
Durante 1260 dias, que simboliza o período da Igreja e da pregação do Evangelho, a Igreja estará protegida. 

Apocalipse 6:11 - E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Isso não significa ausência de problemas, ao contrário, significa que nada pode parar o avanço da pregação da Palavra, de modo que, se for preciso, Deus concede poder aos seus eleitos para que sejam mortos por amor ao seu nome (Ap 6:9,11; 14:13).



A descrição do Filho da mulher




Aqui não há qualquer dúvida de que o Filho da mulher é o Messias.


No versículo 5 mostra esse “Filho homem” como alguém muito poderoso “que há de reger as nações com cetro de ferro“.

Essa é uma citação do Salmo 2:9, que é um salmo messiânico, inclusive aplicado pelo próprio Cristo em Apocalipse 2:27.

O versículo 5 mostra que esse Filho subiu ao céu para assentar-se no trono.
Aqui está englobado todo o processo de exaltação de Cristo, desde sua humilhação, morte e ressurreição, até sua ascensão ao céu.




Finalmente o versículo 10 deixa explicito de que o Filho da mulher se trata de Jesus, ao dizer que “agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo“.




A descrição do dragão

O dragão simboliza Satanás (Ap 20:2), um ser pessoal que possui uma grande obsessão em 
atacar o Filho da mulher.

Ele possui sete cabeças coroadas, que simbolizam seu domínio mundial (cf. Lc 11:20-22; At 26:18; Ef 2:2; 6:12; Cl 1:13).
Essas coroas não são coroas de glória e de vitória, mas coroas de pretensa autoridade, pois ele tenta ser um imitador do Cordeiro.
Os dez chifres simbolizam o seu poder destrutivo.

 O próprio Jesus disse que o dragão “veio para matar, roubar e destruir” (Jo 10:10).

Porém algo importante é descrito: Satanás cai. O capítulo 12 mostra que Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão e seus anjos, e o dragão e seus anjos não foram apenas derrotados, mas também foram expulsos do céu e lançados à terra (vers. 9).

Aqui sabemos que, ao contrário do que muita gente pensa, a morada de Satanás é a terra.




Essa expulsão não se refere a uma queda inicial de Satanás, mas de sua derrota no tempo da crucificação e ressurreição de Cristo (Jo 12:31; Cl 2:15; Ap 12:12).

No versículo 10 se escuta uma grande voz no céu dizendo que “o acusador de nossos irmãos é derrubado“. 
O significado dessa expressão fica claro em Jó 1:9-10. 

Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.(Jó 1:9,10).


Com a morte, ressurreição e ascensão de Cristo ao céu, Satanás sofre uma derrota esmagadora, anulando qualquer acusação contra aqueles que estão em Cristo Jesus.

Romanos 8:1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

O capítulo 12 revela Satanás sendo lançado na terra, já o capítulo 20 revela Satanás sendo lançado definitivamente no Lago de Fogo.

Como ele falhou em destruir o Filho da mulher, agora ele volta sua atenção para a mulher. Ele tenta afogar a Igreja com um rio de mentiras, desilusões e falsas teorias filosóficas, e, com toda sua cólera ele pelejará contra os fiéis (vers. 17), porém Deus os protege.




Por fim, nos capítulos seguintes do Apocalipse, vemos que conforme o dragão vai sendo frustrado em seus planos, e vê suas mentiras e fraudes não surtirem efeito diante da Igreja verdadeira, ele recruta alguns aliados para lhe servirem nessa missão: a besta que sobe do mar, a besta que sobe da terra e a grande Babilônia.

Contudo, conforme está registrado no livro de apocalipse, no fim o dragão, e todos os seus aliados serão derrotados (caps. 17-20).


Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.(Apocalipse 20:2,3).






Para concluir, reconhecemos que todas as correntes escatológicas possuem suas dificuldades, isso pelo simples fato de que a segunda vinda de Cristo e a consumação da presente era ainda não ocorreram.

Assim, existem diversas interpretações diferentes em linhas teológicas divergentes, mas muitas não estão firmadas em base bíblica.

 O melhor de tudo é que juntos temos a esperança de que um dia iremos compreender todas essas coisas definitivamente ao lado do nosso Salvador.

Fonte: Davi Cogenero

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CONCLUINDO




O nome de Deus, para nós cristãos, Jesus Cristo, ou pode também ser YWHW, ou Espírito Santo...

Nosso Deus é um, mas o conhecemos em três situações diferentes, no entanto, a Trindade de Deus não significa três deuses, e sim um só Deus, Todo poderoso, ELOHYM, o qual se apresentou a Abrão num determinado tempo, sem lhe dizer seu nome. Depois, quando se apresentou a Moisés se identificou como sendo "EU SOU O QUE SOU", YHWH. Entretanto, quando se fez homem e habitou no meio de seu povo escolhido, o anjo Gabriel que o anunciou esclareceu que deveria se chamar YEOSHUA, OU  Jesus Cristo.
E, quando subiu aos céus após sua ressurreição, num corpo glorioso, nosso Deus nos enviou o ESPÍRITO SANTO.

Portanto, UM SÓ DEUS, ao qual chamamos de Jesus Cristo, nosso redentor e Salvador.

E, Isaías, o profeta de Deus, nos ensina que quando o homem andar em trevas, sem luz, deve se firmar confiando no nome de Deus, confiando em DEUS.

Aleluia!

Nós que somos cristãos não andamos nas trevas, pois nosso Deus se revelou a nós, conforme está em João 1,

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.(João 1:1-5).



Quem está em Cristo anda na luz de Cristo.

Aleluia!

Porém, toda a igreja de Cristo está sofrendo com ataques tanto internos quanto externos, pois a fúria da besta, o diabo, se intensifica a cada momento.
Os cristãos estão na mira do inimigo, que brama em derredor, querendo a todos tragar e arrastar para as trevas da perdição.
São dias difíceis, são tempos de iniquidade legalizada, de blasfêmias sobre os altares, de guerra espiritual desigual devida à força bruta do diabo neste presente século XXI.

Por tudo isto, vamos clamar fortemente pela misericórdia e proteção de nosso Deus, Jesus Cristo. Vamos nos converter com mais dedicação ao nosso Salvador e Redentor.
Vamos vigiar mais, vamos orar mais, vamos jejuar com propósito!

Os sinais indicam que Jesus breve voltará.

Portanto, vamos perseverar em nos manter firmes no caminho estreito que leva à porta estreita da Salvação, Jesus Cristo.

Aleluia!

Mesmo no momento mais crucial de nossa vida, no momento de extremo perigo, de extrema penúria e dificuldade, basta um clamor verdadeiro, basta uma oração sincera...
Basta nos derramarmos verdadeiramente com coração quebrantado diante de Jesus Cristo e Ele vai estar atento à nossa petição.

Jesus Cristo é o mesmo, ainda, é nosso advogado fiel, é aquele que nos justifica e nos isenta do mal.

O Sangue do Cordeiro tem em si todo o poder e virtude. O sangue de Cristo nos justifica e nos mantém livres do mal.

Seja um com Cristo, estreite sua comunhão com o Espírito Santo, e não se deixe abater pelas trevas que tentam cercar o povo de Deus neste presente século.

Esteja firmado no nome de nosso Deus, Jesus Cristo, e seja mais que vencedor.

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus                      2019setembro,22







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