Arrependimento e Perdão





Romanos 7:6 - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.


Leitores do blog, Povo de Deus em geral, 

Temos ouvido com insistência sobre o dia em que toda a comunidade judaica se dedica em "afligir a alma", com a esperança de alcançar o perdão de Deus pelos seus pecados, dia este intitulado de Yom Kipur.

É um costume cristão? Na verdade não, é um costume dos seguidores do judaísmo, e de judeus cristãos que conhecem a fundo a Torá e o tradicionalismo judeu.

O que é exatamente o dia que se deve fortemente se arrepender dos pecados e buscar a face de Deus?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Yom Kipur (o Dia da Expiação): 8-9 de outubro, 2019

Yom Kipur é o dia mais sagrado do ano – o dia no qual estamos mais perto de Deus e da quintessência de nossas almas. É o Dia da Expiação – “Pois neste dia Ele te perdoará, te purificará, para que sejas purificado de todos os teus pecados perante Deus” (Levítico 16:30).
Durante quase vinte e seis horas – vários minutos antes do pôr do sol em 9 de Tishrei (18 de setembro) até o cair da noite em 10 de Tishrei (19 de setembro) – “afligimos nossas almas”; nos abstemos de comida e bebida, não lavamos nem untamos nosso corpo, não usamos calçados de couro, e nos abstemos de relações conjugais. Em vez disso nosso tempo é passado em preces a Deus.
_________________________________________________________________________
LOUVEMOS AO NOSSO SALVADOR


hino 291  Harpa Cristã
Rude Cruz
Rude cruz se erigiu,

Dela o dia fugiu,
Como emblema de vergonha e dor;
Mas contemplo esta cruz.
Porque nela Jesus
Deu a vida por mim, pecador.
Sim, eu amo a mensagem da cruz

Té morrer eu a vou proclamar;
Levarei eu também minha cruz
Té por uma coroa trocar.
Desde a glória dos céus,

O Cordeiro de Deus,
Ao Calvário humilhante baixou;
Essa cruz tem pra mim
Atrativos sem fim,
Porque nela Jesus me salvou.
Nesta cruz padeceu

E por mim já morreu,
Meu Jesus, para dar-me o perdão
E eu me alegro na cruz,
Dela vem graça e luz,
Para minha santificação.
Eu aqui com Jesus,

A vergonha da cruz
Quero sempre levar e sofrer;
Cristo vem me buscar,
E com Ele, no lar,
Uma parte da glória hei de ter.
_______________________________________________________________________

ONDE ESTÁ ESCRITO ESTE MANDAMENTO DE DEUS?
E falou o SENHOR a Moisés, depois da morte dos dois filhos de Arão, que morreram quando se chegaram diante do SENHOR.
Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto.
Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá.
E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto.
Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa.
Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário.
Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado.
Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário.
E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação.
Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do Senhor, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu.
E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.
E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo.
Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.
Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias.
E nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer expiação no santuário, até que ele saia, depois de feita expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.
Então sairá ao altar, que está perante o Senhor, e fará expiação por ele; e tomará do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o porá sobre as pontas do altar ao redor.
E daquele sangue espargirá sobre o altar, com o seu dedo, sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o santificará.
Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo.
E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.
Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.
Depois Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no santuário, e ali as deixará.
E banhará a sua carne em água no lugar santo, e vestirá as suas vestes; então sairá e preparará o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.
Também queimará a gordura da expiação do pecado sobre o altar.
E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.
Mas o novilho da expiação, e o bode da expiação do pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial; porém as suas peles, a sua carne, e o seu esterco queimarão com fogo.
E aquele que os queimar lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.
E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor.
É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.
E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;
Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.
E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.(Levítico 16:1-34)

RACIONALIZANDO O ASSUNTO
Cristãos, vamos ser racionais e não nos deixemos levar pelo engano. Não basta imitar um costume judeu crendo que nosso Deus vai ser mais misericordioso e mais amoroso do que Ele nos deixou no seu evangelho.
Primeiro, Jesus é Deus?
Para o cristão Jesus Cristo é o Salvador, e quando O aceitamos como nosso único e suficiente Salvador abrimos mãos dos costumes e tradições mundanos ou de outras religiões.
Quando examinamos o texto de Levítico 16, onde está inserido o versículo que se cita para obedecer ao preceito do Yom Kipur, nos deparamos com uma série de preceitos a serem seguidos.  
Primeiro, há que ter um sumo sacerdote "puro" para entrar no santo dos santos, vedado ao restante da congregação, (entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto.Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá.).
Segundo, é necessário abater animais para o sacrifício,(E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto. Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa).
Terceiro, existe toda uma série de cerimonial a ser executada pelo sumo sacerdote, no ato da aspersão do sangue, etc (Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado. Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário. E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação. Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do Senhor, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu. E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra. E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo. Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.).
Salientamos ainda que parte da cerimônia deve ser feita dentro do véu do santo dos santos, onde somente os sumo sacerdotes podiam entrar.
E que o sangue do bode degolado será aspergido sobre o altar para perdão dos pecados e da imundície do povo de Deus.
Ainda, deverá haver um "bode emissário", que levará sobre si as transgressões,
(E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto).
________________________________________________________________________
Louvemos ao nosso Deus
O lamento de Israel
Sérgio Lopes

Quando em cativeiro te levaram de Sião
E os teus sacerdotes prantearam de aflição
Foi como morrer de vergonha e dor
Caminhava triste o povo forte do Senhor
Ah!
Jerusalém por que deixaste de adorar
O Deus vivo que em tantas batalhas te ajudou?
Chora, Israel!
Num lamento só
Talvez Deus se lembre do bichinho de Jacó!
Chora, Israel!
Babilônia não é teu lugar
Clama ao teu Deus!
E Ele te ouvirá
Do inimigo te libertará

_____________________________________________________________________________

Quarto, tem que haver a consumação do holocausto, (Também queimará a gordura da expiação do pecado sobre o altar. E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial. Mas o novilho da expiação, e o bode da expiação do pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial; porém as suas peles, a sua carne, e o seu esterco queimarão com fogo.).
Quinto, este mandamento de Deus, uma ordenança cerimonial, é estatuto perpétuo para os israelitas, (E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós).

Um mandamento perpétuo para quem? Para os israelitas! (E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés).



Ao racionalizarmos o assunto entenderemos que Yom Kipur é um dia especial onde os descendentes de Abraão, seguidores do judaísmo, obedecem ao estatuto perpétuo dado por Deus a Moisés, mandamentos este que deve ser seguido pelos que vivem debaixo da Lei de Moisés.




Ou seja, nós cristãos não acreditamos que seja necessário um bode ou um novilho para que nossos pecados sejam perdoados.
Nem que um sumo sacerdote entre no santo dos santos levando o sangue do animal sacrificado para obtermos perdão pelos nossos pecados.
Cristo foi e será nosso eterno sacerdote de vestes alvas imaculadas, puras eternamente.
Muito menos que um bode leve sobre si nossas transgressões uma vez por ano, porque tudo isto Jesus Cristo já nos afirmou que ficou para trás, que todo este cerimonial não é agradável a Deus Pai.

Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Quem leva sobre si nossas transgressões é nosso sumo sacerdote JESUS CRISTO, o qual é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.



Então, se Jesus é o Cordeiro de Deus, imolado na cruz do calvário, há sentido em ser cristão e voltar aos mandamentos de Moisés?

______________________________________________________________________



A QUESTÃO É: DEVE O CRISTÃO SEGUIR OS MANDAMENTOS DADOS A MOISÉS?
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo. )
Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. )
Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10:4-14).
Nos afirma o evangelho de Cristo, que quem invocar o nome de Cristo será salvo.
Jesus Cristo é aquele que nos justifica, é aquele que joga no esquecimento nossos pecados e transgressões.
Além disso, temos conosco o Espírito Santo, o qual nos alerta do pecado, o qual nos leva a buscarmos a santificação, o qual faz em nós uma verdadeira transformação no caráter, de dentro para fora.
Atos 2:38. - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Além de todos os argumentos anteriormente expostos, onde fica o Espírito Santo que habita no coração do cristão que segue a "modinha" de imitar os rituais do judaísmo que obedece à Torá?
Os rituais determinados por Deus aos israelitas foram importantes antes da vinda a este mundo de nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo. Antes que o Pai Eterno nos enviasse o Espírito de Verdade, o Consolador, o Espírito Santo.
Entretanto, não se admite que o cristão se coloque novamente sob o jugo da Lei mosaica, lei esta não adequada aos gentios, mas sim aos israelitas.

CONCLUINDO

Romanos 7:24 - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
Romanos 7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

O que podemos concluir do que acima vimos, analisamos, racionalizamos e discorremos, é que o cristão não deve voltar aos preceitos da Lei de Moisés.
Jesus nos diz, "Eu não vim para ab-rogar a Lei, mas a fazer cumprir".
Contudo, Jesus é o Salvador, é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, é o sumo sacerdote de vestes alvas como a neve, é o supremo juiz que julgará aos vivos e aos mortos no dia da Ira do Cordeiro...
Jesus nos diz que Ele está acima do mandamento de se guardar o sábado como escrito na Lei de Moisés.
Jesus nos diz que devemos adorar a Deus em Espírito e em Verdade, não como o faziam os fariseus, de aparência.
Jesus nos diz que quem nele crer será salvo, mesmo quem estiver morto, nele viverá.
Jesus nos fez filhos de Deus por adoção, pois antes éramos apenas gentios. Mas por sua graça infinita Jesus nos abriu o reino dos céus, nos ofereceu a vida eterna, bastando para isso que o aceitemos como único e suficiente Salvador.
Vamos, agora, voltar à escravidão da morte que vem junto com a Lei de Moisés? Vamos agora voltar a fazer os rituais antigos pré cristianismo? Vamos imitar os judeus que não aceitaram Jesus e não creem que Ele seja o Salvador que consta nas sagradas escrituras?
Seremos nós semelhantes ao cão que volta ao próprio vômito ou à porca que volta, depois de lavada, ao espojadouro de lama?
Jesus nos resgatou do pecado e da morte, Jesus nos justificou. Então vamos agora ignorar seu sacrifício na cruz e nos colocar sob os rituais judaícos, que nem se referem a nós, que diante deles somos apenas "estrangeiros", ou incircuncisos?
Vamos, ainda, nos circuncidar para sermos aceitos na comunidade dos judeus tradicionais que só obedecem à Torá?


ARREPENDIMENTO, CONSAGRAÇÃO, JEJUM E ORAÇÃO
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,

João Batista veio pregando o arrependimento para o perdão dos pecados. Não veio ordenando que trouxessem bodes ou novilhos para sacrifício e holocausto. Nem veio também fortalecer as tradições judaicas, contrariamente, batizava os pecadores nas águas do rio Jordão, e lhes dizia, 
Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Vejamos, João Batista diz que batizava o povo com água, para o arrependimento. Portanto, todos nós que somos batizados nas águas, pelo arrependimento de nossos pecados morremos para o mundo e renascemos para Cristo.
Sob a graça de Cristo viveremos, o qual nos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Quem é batizado nas águas e batizado no Espírito Santo está a meio caminho do reino dos céus, da salvação eterna, pois nos diz Jesus que devemos perseverar em tomar nossa cruz e segui-lo, para sermos dignos dele.
Portanto, quem segue Jesus, adorando-o em Espírito e em Verdade, sem se desviar do caminho estreito, sem esmorecer na fé, sem negar o Salvador, com certeza será justificado no dia do Juízo Final pelo próprio Criador, JESUS CRISTO.
Nos ensina ainda o evangelho, em Atos, que quando vivemos em Cristo e nos arrependemos de nossos pecados, estes são jogados no esquecimento.
Portanto, qual o cristão precisa de Yom Kipur? Creio que nenhum.
Assim, mediante tudo acima exposto, devemos nos arrepender de nossos pecados, de nossos maus caminhos, logicamente, mas não somente num dia determinado do ano e sim durante toda nossa vida, conforme nos exorta Jesus,
"Olhai, vigiai e orai".
Quer fazer um jejum? Faça.
Quer orar ainda mais, com fervor? Ore.
Mas não apenas num determinado dia, faça isto sempre que o Espírito Santo tocar em seu coração para fazê-lo.
Quem tem em si o Espírito Santo está acima de qualquer Yom Kipur!
O cristão ligado no trono da glória, aquele que é dependente de Cristo, ora constantemente, jejua sempre que necessário e se arrepende quando fraqueja e pratica o mal.
Isto deve ser sistemático na vida do cristão.
Não se pode pensar em ficar o ano inteiro pecando e num determinado dia fazer o Yom Kipur para receber absolvição de YHWH.
Nosso Deus é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de Jesus Cristo, o qual nos sustenta, nos guia e nos direciona através da ação cotidiana do Espírito Santo.
Amém?
Missionário Virtual Geraldo de Deus               2019setembro,26









Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Rio Breve

Concerto