Cristo, o Evangelho e os Mandamentos




João 14:15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.



Povo de Deus,

Temos mandamentos a seguir, mandamentos deixados por Cristo, mandamentos inspirados pelo Espírito Santo ao apóstolo Paulo e a outros apóstolos, os quais estão claros no Novo Testamento.


________________________________________________________________________________________________________________________________

Adore, Louve, Jesus Cristo é o Senhor


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vamos à Palavra, segundo nos legou Paulo,

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.(Efésios 4:22-32).


Aleluia, Glórias ao nosso Deus!

Paulo nos exorta a abandonarmos a vida mundana e renascer para Cristo, numa postura diferente, num novo padrão moral, tanto de comportamento secular quanto a nível espiritual de adoração e conversão a Deus, verdadeiramente.
Não se pode pensar que ser cristão é apenas aceitar Jesus, se batizar, viver em dissolução, em contendas, em egoísmo, em idolatria, em mentira, em falsidade, em negação da vontade de Deus e "está tudo bem", "já estou salvo mesmo pela fé".

Não é assim não. Isso é viver em confusão.


Jesus Cristo, nosso redentor, o autor e consumador de nossa fé, nosso exemplo de vida a ser seguido, nosso caminho estreito que leva ao reino de Deus, nos ensina que quem o segue não será confundido.




Porém, o que se vê no meio cristão, tanto entre os crentes quando dos católicos e dos seguidores de outras seitas cristãs, é mais que confusão, chega a ser um caos total onde cada um pensa e fala de forma diferente do outro, onde o "eu acho" é colocado acima da vontade cristalina de Yeoshua.

Onde o praticante do espiritismo,- umbanda,candomblé, quimbanda e mesa branca ou kardecismo -, acredita que está servindo a Jesus, que está na presença de Jesus, que está agradando a Deus...

Qual o maior erro do cristão, muitas vezes cheio de boas intenções, da atualidade?

Difícil eleger qual o maior erro do cristão atual, pois em todas as igrejas que visitamos, em todas as pregações que ouvimos, nos cultos de ensino que participamos, erros e mais erros encontramos, tanto na interpretação da Palavra do evangelho de Cristo quanto na irreverência de obreiros e demais irmãos durante o desenvolvimento do culto, no ego exaltado de alguns dos presentes...
Também é grande a confusão dos que vão aos cultos em busca de profecias, sejam quais forem elas. 
Existe o dom da profecia, não se pode negar, está no evangelho, mas raros são os profetas que realmente estão revestidos deste dom e o utilizam com o devido discernimento e a devida unção do Espírito Santo.




No âmbito dos católicos, e também dos espíritas, se destaca a idolatria e a falta de compromisso com a vontade de Deus. Desconhecimento da Bíblia e das ordenanças de Cristo. Deus condena a adoração de imagens de escultura ou qualquer tipo de adoração, seja a homens, animais, potências da natureza, astros... Adorar ou venerar somente ao Criador, no nome de Jesus Cristo. 
E, está claro na Palavra, Elohym, o Pai Eterno todo poderoso condena e proíbe o contato com espíritos de mortos e de entidades demoníacas. Tal prática é abominável ao nosso eterno mestre e Salvador.

Vamos então analisar no contexto dos cristãos evangélicos e pentecostais, dentre este povo separado de Jesus Cristo, quais os maiores erros que se comete crendo que não está desagradando ao Salvador?






QUAIS MANDAMENTOS DEVEMOS OBEDECER E PRATICAR?

Então é preciso guardar o sábado, como está na Lei de Moisés?
É preciso sacrificar animais em holocausto como era costume naqueles tempos e encontra-se estipulado nos livros do pentateuco?
É preciso observar os costumes dos judeus e segui-los todos como nos tempos do Êxodo até Deuteronômio e mesmo até a vinda de Jesus?



A resposta é não. Não é assim desta forma.

Jesus veio trazer mudanças e aperfeiçoamentos à Lei, fazendo-se Ele mesmo o cordeiro do holocausto.

Tal atitude elimina o valor dos sacrifícios de holocaustos para a expiação dos pecados. E também está bem claro que Deus valoriza um coração quebrantado e arrependido ao invés de sacrifícios de inocentes,

Mateus 12:7 - Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.
Quanto ao mandamento de se guardar o sábado, Jesus nos diz,

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;
de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.(Marcos 2:27,28).



Quem está sob o jugo e graça de Jesus Cristo não tem a obrigação de guardar o sábado. E, devemos estar em espírito de oração todo o tempo, todos os dias, a todo momento adorando e bendizendo o nome de Deus, não somente num dia específico, sábado, mas em todos os dias. Porque devemos adorar ao nosso Deus em Espírito e em Verdade.

Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.(João 4:21-24)
.

Deus é Espírito e seus adoradores devem adorá-lo em espírito e em verdade!
Aleluia!

Não resta dúvida quanto à maneira de adorar a Deus pelos cristãos, os quais estão vivendo sob a dispensação da graça de Yeoshua.
Deus quer que o cristão seja humilde, que renuncie ao seu "eu" se submetendo à vontade suprema do Todo Poderoso, que o cristão mude seus maus caminhos rejeitando o pecado e buscando a constante santificação. Deus quer que o cristão viva em amor. Perdão, obediência e amor.
Amém?

Portanto, Jesus nos esclarece destes mandamentos, demonstrando que eles estão relegados ao passado. Que a partir de sua aliança, a aliança do sangue do Cordeiro, a aliança da morte de cruz, não existe a obrigação de se guardar o sábado como o faziam os antigos judeus, nem se deve sacrificar inocentes para apagar nossos pecados.
Jesus perdoa os pecados, desde que haja verdadeiro arrependimento por parte do pecador. E mudança de atitude.
Como Ele falou para a mulher adúltera que ia ser apedrejada, após livrá-la de seus carrascos, "VÁ E NÃO PEQUES MAIS".

Aleluia!

______________________________________________________________________________________________________________________________

Ao cheiro das águas do Espírito Santo tudo nascerá...
Louve e adore nosso Deus


_______________________________________________________________________________________________________________-


                            

Eis alguns versículos do Novo Testamento que nos mostram quais são os mandamentos e ordenanças que Jesus estabeleceu para serem obedecidos pelos cristãos que o seguem em fidelidade,

João 15. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu (Jesus) tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor .

Nosso Salvador nos ordena obedecer aos mandamentos de Deus, aqueles que foram pelo próprio Deus escrito nas tábuas de pedra, pois Ele diz que tem guardado os mandamentos do Pai Eterno e por isso permanece no seu amor.

Jesus guarda os mandamentos do Pai, então nós devemos guardar também estes mandamentos em nosso coração e obedecê-los.

Jesus só acrescentou um mandamento aos que já tinham sido revelados,


João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Cristo acrescentou este mandamento maravilhoso que mudou o mundo, embora ainda não esteja dominando os povos, influenciou e continua a influenciar na maneira de se legislar, de se julgar, de diminuir os conflitos, de colocar perdão onde antes haveria vingança.

Este mandamento mudou até a legislação do mundo, como já é largamente reconhecido nos meios catedráticos.

Portanto, devemos obedecer aos mandamentos que Deus deu a Moisés, com exceção da observância do "Sabat", o sábado judeu. Jesus disse que Ele é senhor até do sábado.

Jesus deixou claro que  não veio para anular a lei de Deus, mas para fazer com que seja cumprida.

E, se desde o livro de Gênesis observamos como Deus exige total obediência à sua vontade e justiça, também no Novo Testamento esta exigência continua inalterada.

Jesus Cristo frisa, reitera, insiste na importância da obediência de seus mandamentos. Vejamos,

João 14:15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
João 14:17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João 14:18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
João 14:19 - Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
João 14:20 - Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
João 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.


João 15:10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

I João 2:3 - E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
I João 2:4 - Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.


I João 3:22 - E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
I João 3:23 - E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
I João 3:24 - E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.


I João 5:1 - TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
I João 5:2 - Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
I João 5:3 - Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.






CONCLUINDO

Apocalipse 20:15 - E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.


Devemos entender que nosso Deus está de braços abertos, pronto a nos receber em sua inigualável presença.
Quem faz a vontade de Deus anda na presença de Cristo, neste mundo e na consumação dos séculos, após o juízo final, vivendo eternamente na Nova Jerusalém.

Temos que, enquanto pecadores, morrer para o mundo e renascer para Cristo!

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.(João 3:5-7).


A salvação eterna é uma promessa de Jesus Cristo aos que a Ele se convertem, que aceitam seu jugo suave, ao pecador que o aceita como seu único e suficiente Salvador, se batizando nas águas e após sendo batizado no Espírito Santo. 
O primeiro passo para alcançar a ressurreição e salvação eterna é aceitar Jesus como único e suficiente Salvador.
Não há outro intercessor, não há outro caminho para almejar a salvação eterna na presença de Deus, indo morar na Nova Jerusalém.




Somente Jesus Cristo é o caminho estreito que leva ao reino de Deus.

Glórias a Deus!

A salvação eterna é a promessa de Cristo para o pecador que se arrepende e passa a viver dentro de sua vontade, seguindo seus mandamentos.

Não nos esqueçamos qual foi a primeira admoestação que Jesus fez quando começou seu ministério, após ser batizado e após ter vencido a tentação do diabo no deserto quando lá esteve em jejum de quarenta dias,

Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

A salvação eterna está condicionada a uma mudança de vida, a uma quebra de padrão do mundo, a uma verdadeira conversão a Cristo, a uma vida de obediência, fé, dedicação e compromisso com a edificação da Igreja de Cristo e à persistência em seguir o caráter e os passos de Jesus, nosso Redentor e Salvador.

Quem cede à tentação e vive no pecado não está em Cristo.
Quem usa a boca para maldizer, para julgar e condenar não está em Cristo.
Quem vive em dissolução, contendas, adultério, criminalidade, sodomia, blasfêmia e heresia, ou idolatria não está em Cristo.

Aceitar Jesus como Salvador é o primeiro passo, mas existe o caminho estreito para ser trilhado, da renúncia e  obediência a Deus, de levar a cruz sem murmurar...
Somente trilhando por toda a vida este caminho estreito é que chegaremos à porta estreita, (Jesus nos diz "Eu sou a porta das ovelhas") que é  a presença real de Cristo.
Se formos dignos de atravessar por ela, então entraremos na bem-aventurança de nosso Deus, alcançaremos a ressurreição e a vida eterna.

Amém?

Persistência e obediência; Conversão e muita oração; Dedicação à obra da Igreja de Cristo; Cooperação na edificação dos santos; Eis o que deve priorizar o cristão em seu viver enquanto estiver neste mundo físico. 

Em tudo observar e obedecer aos mandamentos de Cristo.

Amém?

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14).


Missionário Virtual Geraldo de Deus               2019setembro,02


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Rio Breve

Concerto