VIVER BEM





1 Pedro 2:11 - Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. 


Amados em Cristo ressuscitado,


Podem alguns estranhar esta abordagem onde focamos estar de bem com a vida, viver bem, num momento tão conturbado no Brasil e em algumas partes do  mundo, num período de tantos motivos que nos desmotivam e nos causam tristeza, até mesmo pode nos levar a desistir de nossos sonhos.

Quando faço uma postagem nunca deixo de observar ser esta destinada não só ao nosso país, mas a todas as nações, pois pessoas de todas as partes do mundo frequentam este nosso blog, lendo e interagindo.

Então, deixo bem claro que a visão aqui focada não é somente para a realidade em nosso tão combalido pais, mas serve a todo ser humano, onde quer que habite, em qualquer situação, tanto favorável quanto desfavorável.

O que pretende-se alcançar é o hábito de temperança e moderação por parte de cada pessoa, é alargar o horizonte mental, é mostrar que a vida é muito mais do que a conturbada realidade que o mundo nos impõe.

Devemos ser capazes de moldar nossos sentimentos e nossa mente, devemos ser os comandantes de nossas emoções e não nos deixarmos ser levados por ansiedades, tristezas ou mesmo frustrações, sejam oriundas de nosso interior ou causadas pelo ambiente exterior.

A nossa mente muitas vezes age como nossa inimiga.

Não podemos deixar que nossa mente nos faça ora estar alegres, ora tristes, ora de bom humor, ora desanimados, ora eufóricos, ora dominados pelo ódio... Tem pessoas que caem naquela tristeza profunda e não sabem porque estão assim, tem aquelas que mudam de humor constantemente sem qualquer motivo, tem quem sente ímpetos de agressividade contra o próximo sem que este tenha ofendido-o...

Temos que ser os senhores de nossa mente e, consequentemente, de nossas emoções e sentimentos.

Por exemplo, eu estou trabalhando, estou concentrado em meu serviço, e de repente me bate uma tristeza, algo inexplicável que me faz ficar me sentindo mal.  Se eu não tiver o conhecimento básico do controle mental, se eu não praticar o domínio sobre meus sentimentos, vou ficar o resto do dia me sentindo entristecido sem que tenha havido um motivo imediato causador deste sentimento.

Como isto acontece? A mente busca na memória alguma recordação triste que já passou, que já foi superada e que estava ali guardada no arquivo morto e que nunca mais deveria vir à tona. Mas a mente desenterra aquela recordação e isso tem impacto imediato no humor da pessoa.

E acontece com muita frequência para as pessoas descuidadas, que não racionalizam seus sentimentos, que deixam a mente brincar com suas emoções.

Por isso devemos ser os senhores de nossa mente e não nos deixarmos ser manipulados por ela.

Estou aqui colocando esta situação que ocorre com muita frequência na vida das pessoas, da forma como os céticos a enxergam e possam entendê-la.

Claro que existe a ação de forças invisíveis sobre as pessoas, forças que não podemos ver mas que estão todo o tempo nos incitando e mesmo nos insultando.

Principalmente para aqueles que são cristãos, que são obreiros na edificação da igreja de Cristo neste mundo de caos, os quais são vítimas constantes das potestades espirituais  do mal, conforme nos esclarece Paulo:

Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Quem tem conhecimento da Palavra, quem conhece o evangelho de Cristo, sabe da guerra espiritual que se trava todo o tempo em torno de si.

Entretanto, neste primeiro momento vamos abordar o assunto como laicos, vamos ver com olhos de quem está no mundo e não carrega dentro de si o Espírito Santo.

Então, de uma forma geral devemos nos resguardar contra as paixões e sentimentos desenfreados, a propalada "sangria desatada".

Tudo o que fazemos por compulsão deve ser repreendido.

Devemos vencer a compulsão,
. por comida,
. por cigarro,
. por álcool,
. por drogas,
. por sexo,
. por relacionamentos íntimos superficiais e de curta duração,
. pelo trabalho excessivo,
. por consumismo, 
. etc, etc, etc.

Não se consegue vencer a compulsão com facilidade, normalmente a compulsão domina a pessoa, escraviza sua vítima que não consegue resistir.

A compulsão por comida é a causa do aumento descontrolado da obesidade no mundo.
A compulsão por álcool, cigarro e drogas é sabido como causadora de tantos óbitos prematuros, onde pessoas estão se suicidando aos poucos por utilizar estes agentes externos agressivos sem controle, em excesso.

A compulsão sexual tem sido a mais polêmica em nossos dias, pois existe uma certa "elite" poderosa nas esferas governamentais que apoia a imoralidade sexual, e tentam transformar tais atos imorais em legais, fomentando a desestruturação da família tradicional e o respeito pelas crianças e adolescentes.
Contudo, os resultados do relacionamento sexual irresponsável, (e abominável segundo a lei de Deus), tem nos mostrado resultados indesejáveis, tais como aumento de adolescentes engravidadas precocemente, aumento dos abortos, aumento da pedofilia, aumento da zoofilia, aumento da homossexualidade tanto masculina quanto feminina, aumento dos divórcios, abandono de crianças pelo pai, e muito mais.

A compulsão pelo trabalho tem causado aumento nos índices de estresse, de ansiedade, de descontrole mental e psicossomático e depressão, entre outros.

(psicossomático:
  1. 1.
    que pertence ao mesmo tempo ao orgânico e ao psíquico.
  2. 2.
    que é causado ou agravado por estresse psíquico, geralmente involuntário e inconsciente, acompanhado de certas alterações do sistema nervoso vegetativo (diz-se de distúrbio de certas funções orgânicas e corporais). ).

"Transtornos de humor, como a depressão, transtornos neuróticos (síndrome do pânico e estresse pós-traumático, por exemplo) e o uso de substâncias psicoativas, como o álcool e as drogas, são os principais transtornos mentais que causam incapacidade para o trabalho no Brasil. Segundo o professor Duílio Antero de Camargo, do Setor de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, essas patologias, comumente, se desencadeiam a partir do chamado estresse ocupacional, ocasionado por fatores como cobrança abusiva de metas e assédio moral".

Quando analisamos pela ótica do empreendedorismo, daqueles profissionais liberais ou donos de empresas, a situação se agrava, pois os compromissos assumidos e as dívidas os levam a trabalhar ainda mais intensamente que aqueles que são empregados. E estes fatores o levam a assumir a compulsão pelo trabalho descontrolado como fator de risco para sua saúde e deteriora sua qualidade de vida.

A compulsão pelo consumismo, o grande mal de nosso século. Todo este sistema mercantilista que envolve a sociedade ocidental, (e parte da oriental), trabalha em função de fazer as pessoas consumirem mais e mais. Então, temos um amplo espectro de estratégias de marketing com o único propósito de fazer as pessoas em geral sentir a necessidade de comprar, comprar, comprar e comprar.

O que leva ao endividamento destes consumidores atolados em dívidas com financiamentos, com cartões de crédito, com empréstimos em bancos, leasing, e tantas outras formas de comprar sem ter como pagar. O resultado é insatisfação, insônia, desespero, pânico, confusão, humilhação e até mesmo pode levar ao suicídio.

Neste breve apanhado sobre a compulsão podemos entender como a falta de domínio próprio leva a pessoa a seguir caminhos de destruição, muitas vezes sem volta.

Então, a compulsão deve ser vista como algo destrutivo a ser rejeitada, a ser vencida a todo o custo.
A compulsão é um fator interior, uma fraqueza de caráter, que vem dentro para fora, mas que sofre a influência também das coisas exteriores, das coisas que o mundo oferece ou impõe.

Fatores impeditivos da qualidade de vida devem ser vistos como interiores e exteriores.

Mas, não há como viver bem se não começarmos a mudança de dentro para fora.  


VIVER BEM

Não se engane pensando que vive bem aquele que é milionário, ou aquele que se aposentou com alto salário.

Nem aquele que tem um alto cargo no governo ou numa instituição qualquer.

Fatores puramente exteriores não podem satisfazer nossa alma, não podem colocar alegria ou realização em nosso interior.

A qualidade de vida se inicia em nossa mente, em nossa forma de pensar, em nossa forma de ver o mundo e de vencer os desafios e as prisões mentais.

Como cristão eu sei que o fato de eu ser uma pessoa cheia de fé, convicto na esperança da promessa de vida eterna no reino dos céus, tenho maior possibilidade de viver feliz, viver bem independentemente do ambiente hostil onde vivo.

Aos que não possuem a fé em Deus, no nome de Jesus Cristo, resta buscar ajuda junto a psicólogos, a profissionais que lhe forneça auto ajuda, conscientes que a mudança deve ser feita a partir da priorização dos valores pelos quais se vive.

Deve-se analisar mediante a seguinte visão: o que eu gosto e o que eu não gosto. O que me agrada e o que me causa repulsa. O que eu tenho deixado me escravizar e como tenho sido vítima de condicionamentos mentais ou psíquicos. Porque tenho sofrido tanto se sou apenas mais um ser humano sujeito às intempéries da vida como todos os outros? Porque me deixo dominar pela auto comiseração e não reajo? Porque eu corro tanto atrás de bens materiais? Porque eu me submeto a esta situação destrutiva no âmbito familiar ou de trabalho? Que posso fazer para me livrar deste contexto onde vivo insatisfeito? Quais são meus direitos e quais são meus deveres prioritários? Será que sou a última bolacha do pacote, ou estou me supervalorizando?

Questionar-se, questionar seus valores, questionar seu modo de vida e racionalizar tudo isto pode ser uma forma de libertação, de mudança de atitudes.


ESPERANÇA E FORTALEZA EM JESUS

Contudo, como Filho de Deus, tenho a certeza que tudo fica mais fácil para quem se converte a Jesus Cristo, para quem se entrega de corpo, alma e coração ao nosso Salvador.


Conforme o tempo vai passando e vamos vivendo, vamos assumindo responsabilidades e obrigações que se tornam um fardo que só vai aumentando de peso.
Nem sempre podemos ter o controle sobre fatores exteriores, os quais dependem da ação de terceiros com os quais nos relacionamos. E conforme as pessoas interagem conosco é que reagimos com alegria, tristeza, dor, frustração, desânimo...

Acrescente-se ainda os fatores internos que aumentam em muito o peso deste fardo sobre nossa alma: remorso, sentimento de culpa, decepções amorosas, sensação de inferioridade ou de incapacidade, perda de entes queridos...

Esse fardo vai pesando sobre nossa alma, vai cumulando certo cansaço, certo desgosto... Chega momentos em que parece ser impossível carrega-lo. 

Temos ímpetos de desistir, de deixar tudo para trás e recomeçar do zero. Mas não tem como voltar no tempo, não tem como consertar certos erros cometidos, os quais nos marcam a alma com dor, com remorso, com ódio, com rancor...

Esse fardo que a vida coloca sobre nossa alma, e que a enfraquece, não pode ser carregado por ninguém, a não ser nós mesmos. Não tem como transferir nossas frustrações e dores para outrem. 

A medicina do mundo não pode curar as feridas e cicatrizes da alma, pois não tem acesso ao que não é carne e sangue.

Algum tempo atrás tive a oportunidade de, pela misericórdia e ação do Espírito Santo, aprofundar neste tema, o que resultou a publicação do Ebook  "O HOMEM INCOMPLETO", pela Amazon kindle, (https://www.amazon.com.br/HOMEM-INCOMPLETO-Geraldo-Deus-Romes-ebook/dp/B01HQ5RHIO), onde o tema é bastante explorado.



Nesta oportunidade cheguei à conclusão, como está no livro, que o ser humano tem em si uma INCOMPLETUDE quando está distante de Deus. A alma humana anseia pela presença de nosso Deus.


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e 
humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30).

Quem é cristão não está tão propenso a ser afetado por fatores internos, mentais ou psiquicos, pois o evangelho é cura para a alma, Jesus Cristo é o médico da alma e das mentes.

Jesus nos diz: "Vinde a mim... e encontrareis descanso para as vossas almas".

Somente Ele tem esta capacidade de libertação.

Desta forma, quando um cristão é vítima de ansiedade ou depressão, deve se apegar ainda mais em Jesus e no Espírito Santo. Tem que orar, tem que vigiar, tem que jejuar, tem que reatar o laço que o une à trindade de Deus.

Pois o cristão em comunhão com Jesus Cristo não sente o peso do fardo. Jesus é quem o alivia de tal encargo, é quem leva nosso fardo, é quem leva nossas dores, nossas tristeza, nossas decepções. É quem limpa nossa alma e a deixa mais alva que a neve.

Se o peso do fardo está sendo causado por fatores externos, então devemos nos lembrar o que nos diz nosso eterno mestre:

João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Jesus nos ensina que nele teremos paz, que no mundo teremos aflições, mas nele encontraremos a paz que necessitamos, desde que tenhamos bom ânimo.

Não adianta buscar ajuda nas outras pessoas, nem em médicos ou em quaisquer doutores (advogado, desembargador, juiz, promotor, psiquiatra...), porque tudo o que se relaciona com os sofrimentos da alma não pode ser resolvido por outro que não seja JESUS CRISTO.

Portanto, para curar os males da alma, para se libertar do sofrimento deste mundo, somente buscando abrigo na fortaleza que é Jesus, o Redentor e Salvador.

Não existe uma fórmula mágica de felicidade eterna e constante.

Temos que entender o que nos ensina nosso Deus: O mundo é um campo de batalhas constantes, existe uma guerra espiritual que se abate sobre todas as pessoas. Existem duas forças agindo: Deus X Diabo, o bem contra o mal, a luz contra as trevas...

Se temos vida estamos no meio desta guerra, não tem como se eximir dela, não tem escapatória.

O mundo jaz no maligno, é dominado pelo diabo e suas hostes malignas. Quem vive bem neste mundo por se aliar ao inimigo de Deus fatalmente sofrerá o castigo do fogo eterno, da segunda morte.

Quem se alia a Jesus Cristo é acossado nesta vida pelo inimigo de Deus, mas persistindo em ser fiel ao nosso Salvador, alcançará a ressurreição e vida eterna junto do próprio Deus.

Coloca-se então a questão da fé. Da capacidade de viver pelo que não se vê, movido pela fé inabalável em Jesus Cristo.

Que fique bem claro a quem ler esta mensagem: pobreza não é garantia de salvação, assim como a riqueza não é um impedimento a alcançá-la.

Entretanto, temos que lembrar as exortações de nosso Salvador 

Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. (Mateus 19:23,24)

A riqueza não é impeditivo para se entrar no reino dos céus, mas é uma condição adversa, pois o coração do rico está na riqueza e não em Deus, com algumas exceções, claro.

Voltando à questão de viver bem, viver de bem com a vida, temos que tomar a atitude de não nos deixar dominar por picuinhas, por coisas sem importância e passageiras. 

Devemos descartar o que for possível daquilo que nos é causador de desgosto, tristeza, irrelevante...

Temos que racionalizar nossos valores e priorizar os relevantes.

Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

 Quando Jesus nos diz que nele teremos paz, podemos aliar a este ensinamento constante em Mt.6:33, onde nos ordena priorizar encontrar as coisas do reino de Deus e a sua justiça.

Quando Jesus nos diz que no mundo teremos aflições, significa que não devemos colocar nossa fé e nossa esperança no homem ou em qualquer outra coisa, mas somente em nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.

Que Ele está todo o tempo de braços abertos para nos receber, com as mãos estendidas para nos auxiliar, com seus ouvidos atentos ao nosso pedir, pronto a nos atender.




CONCLUINDO

O mundo é cruel e desumano. Jesus Cristo é amor e perdão.


O evangelho de Cristo é um manual do bem viver. Quem segue seus ensinamentos vive bem, vive alegre, vive sem temor, vive sem arrogância, vive em solidariedade com o próximo, vive firmado na rocha que é a fé em Jesus.

Então, com o coração cheio do Espírito Santo, o cristão não teme a tempestade nem os ventos contrários, vive sabendo que tem um Deus a zelar por Ele, para o livrar de todo tormento.

Não vive sofrendo por antecipação, pois sabe que Jesus é o Deus da providência e que nada lhe faltará.

Tem a convicção que a tempestade vem, mas que Jesus o auxiliará e que vencerá toda tormenta e toda força contrária.

Mateus 6:34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Principalmente, o cristão não vive com temor da morte, pois sabe que a vida é uma longa estrada e que chegando ao final de sua jornada encontrará Jesus Cristo, de braços abertos, pronto a acolhê-lo, levando-o para uma morada segura onde não haverá mais dor nem sofrimento.


Mas isto depende, primeiro, da fé. Fé inabalável em Jesus Cristo e no evangelho.

Só assim se vive bem.

Viver o presente, sem se culpar pelo passado, sem temor, crendo que Deus tem o controle de tudo e que Jesus Cristo é o amigo bem presente em todo momento de nossa vida.

Amém,


Missionário Geraldo de Deus                                     2018junho23






 ,.  


.






  


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?