Silêncio dos Inocentes

Colossenses 3:13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

Leitores e amigos do blog, paz de Cristo a todos,

Louve com amor a Cristo


Palavras  - Lauriete

Meditando na Palavra do evangelho, Colossenses 3, nos deparamos com alguns ensinamentos que Paulo, por inspiração divina nos legou, os quais ajudam a formar o caráter do cristão agradável a Deus; Ensina como devemos agir para conviver bem com nossos irmãos na fé e também nos demonstra como deve ser um lar cristão.

Se somos cristãos, se somos templo do Espírito Santo, nossa casa e nossa família deve ser a casa de uma família de Cristo, portanto, um lar cristão. Eis a Palavra de nosso Deus, 

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:12-17).

Imagine um lugar cheio de paz e harmonia, imagine uma casa onde as pessoas que habitam ali sejam obedientes a estas recomendações, "Revesti-vos de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade", não seria um ótimo lugar para morar?

E, se estas pessoas fossem convertidas na fé a Cristo, então não seria perfeito? Pois além de tudo isto, ainda estariam revestidos de amor e perdão, atributos que Cristo nos ensina como sendo tão importantes de se praticar.

Seria um lar cristão, na visão de nosso Salvador.

Mas, o que seria um lar cristão na visão dos religiosos do mundo?

Aos olhos do mundo um lar cristão deve ser um local onde o casal, marido e mulher, sejam casados perante o mundo e perante Deus, (casados no civil e no religioso).

Esta seria a base de um lar cristão ideal, tradicional. Pois, teoricamente, onde há um casamento há a bênção de Deus e a presença do Senhor junto do casal.

Entretanto, há um falha, pois  as pessoas que são católicas, como o foram nossos avós e bisavós, não foram batizados nem nas águas do arrependimento nem no Espírito Santo.

Ainda assim, sabemos que Deus nunca desamparou um justo nem sua descendência.

Contudo, esta fórmula (Casamento na igreja e no cartório civil entre um homem e uma mulher, para a vida toda estarem juntos) não resistiu às estratégias do diabo, o qual minou de fora para dentro e de dentro para fora a família tradicional cristã.

Nos finais do século XX a instituição do casamento sofreu toda sorte de ataques por parte do inimigo de Deus, o qual levantou legisladores que aprovaram o divórcio; e uma forte pressão por parte dos formadores de opinião, - rádio, TV, jornais, telejornais, revistas, livros, políticos, governantes -, sobre a população em geral no sentido de ser "moderno" o ato da separação dos casais. De ser moderno viver amasiados e não casados. Venderam a ideia do casamento tradicional como sendo algo ultrapassado e descartável.

Estranhamente, os homossexuais insistem em se casar, algo que os heterosexuais já não valorizam por conta dos costumes implantados pelo mundo, mas passou a ser adotado por aqueles de mesmo sexo que se unem. 

Ou seja, os formadores de opinião convenceram as novas gerações heterossexuais a viverem amasiados, sem formalizarem a união diante da sociedade ou de Deus; mas fazem questão de colocarem nas manchetes de jornais e nos programas de TV, bem estampado para o público. quando duas pessoas de mesmo sexo se unem  e se casam tanto no cartório quanto em alguma religião. 

Nos tempos recentes temos visto até mesmo homens (e mulheres) homossexuais que se dizem "pastores cristãos" (Coisa impossível Deus aceitar um homossexual como seu ministro ou como seu profeta, pois o homossexualismo é abominação para Deus) se casarem e anunciarem isto para o mundo, talvez como forma de enfrentamento a Deus e à sociedade. Tais indivíduos nos causam pena.

A desestruturação familiar foi uma batalha que o diabo ganhou dos povos do mundo, no final do século XX e início do século XXI.

A família forma o cidadão. Uma família desestruturada forma o quê?

Temos comprovado pelas notícias nos meios de comunicação que nunca antes morriam tantos jovens e adolescentes antes de completarem vinte e um anos de idade.

Que motivos levariam os jovens para o tráfico de drogas, mesmo sabendo que morrerão cedo?

________________________________________________________________

Texto resumido de uma pesquisa sobre o comportamento dos jovens, em 2015, na Bahia, Brasil.

Desestruturação familiar

A família possui importante papel na formação do cidadão, sendo que um estudo voltado para os mecanismos de formação do ser dentro da família e as deficiências encontradas na formação exercida por esta importante instituição social, deu a entender que a desestruturação familiar contribui para a formação de conduta desviada da criança e do adolescente.

O presente trabalho visa estudar a influência da instituição familiar como fator de controle social informal para que se delimite a sua real importância na formação do indivíduo como ser social e cumpridor das normas sociais e legais pertencentes à sociedade em geral. 

Para esta pesquisa, foi realizada no primeiro momento uma revisão bibliográfica, que aponta o papel do controle social informal familiar na formação da personalidade da criança e do adolescente. 

Posteriormente, foram identificados os meios de proteção da criança e do adolescente no ordenamento jurídico, com normas inseridas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, em seguida, abordou-se também a nova constituição familiar e, por conseguinte, os principais elementos desencadeadores da conduta desviada da criança e do adolescente no contexto familiar. 

Adiante, desenvolveu-se uma pesquisa de campo pautada em uma entrevista ao Presidente do Conselho Tutelar da cidade de Barreiras/ BA. 

Com os dados coletados, certificou-se que dos 63 atendimentos realizados no terceiro bimestre de 2015, 28% trata-se de termo de responsabilidade, 22% trata-se de abandono de incapaz, 14% conflito familiar, 9% negligência, 8%, abuso sexual, 6% agressão física e adolescente rebelde, 4% situação de risco e 3% uso de droga. 

Conforme o Conselho Tutelar, a falta de estrutura familiar é a maior causa da conduta desviada da criança e do adolescente. 

Diante disso, percebeu-se que a instituição família, considerada a base para formação da conduta da criança e do adolescente, tem se apresentado como um controle social informal negativo. 

Os fatores apresentados para essa negatividade são: a necessidade dos pais trabalharem fora, com isso transferem muitas vezes a responsabilidade para terceiros. 

Ocorre também abandono de incapaz e material, divórcios e novas constituições familiares. 

Com isso, compreende-se que a ausência de bases familiares sólidas pode ser considerado fator de risco para a prática de conduta desviada da criança e o adolescente... Inclusive dexando-os para serem "adotados" por líderes de facção criminosa...

Fonte: Criminiologia sociológica

_________________________________________________________________Onde não há temor de Deus acontece a queda.

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:16-17).

O cristão é um eleito de Deus, pela graça de Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé e o único mediador entre o ser humano e o reino de Deus.

Jesus nos chamou até Ele, nos deu fé, nos deu virtude e poder, nos guardou e nos deu livramento, e continuará nos guardando enquanto estivermos nos sujeitando ao Seu jugo suave de perdão e amor.

Então, vamos mergulhar cada dia mais fundo no evangelho, no estudo das sagradas escrituras, para nos aproximarmos ainda mais de nosso eterno mestre e Salvador.

E, em tudo o que fizermos, a todo momento, vamos dar graças a Deus Pai, no nome de Jesus Cristo, o qual nos disse, "Eu e o Pai somos um"!

Amar a Deus acima de tudo. E amar ao próximo, ainda que para isto tenhamos que relevar e perdoar a todo momento. Faz parte da vida do cristão.

Amém?___________________________________________________________________________________


Conto de Malba Tahan    Livro Lendas do Céu e da Terra

OLHANDO SÓ PARA ELE

Conta-se que Ciro, rei da Pérsia, durante uma de suas campanhas venceu e aprisionou um príncipe da Líbia.

O príncipe foi levado ao rei vencedor juntamente com suas esposas e filhos.

Ciro perguntou-lhes:

__ Que me dás se te conceder a liberdade?

__ A metade do meu reino - foi a resposta.

__ E se der liberdade, também, a teus filhos?

__ Entrego-te, nesse caso, a outra metade do meu reino.

__ Que me darás, então, pela liberdade de sua esposa? - Tornou o rei persa.

O príncipe percebeu que tinha agido precipitadamente ao oferecer tudo o que tinha, esquecido de sua companheira; depois de meditar um momento declarou com firmeza:

__ Entrego-me a mim mesmo pela liberdade de minha esposa.

O grande rei ficou tão surpreso ao ouvir esta resposta que concedeu liberdade a toda a família sem exigir resgate nem fiança.

Ao regressar a casa, perguntou o príncipe à sua esposa se não havia reparado na fisionomia serena e altiva do soberano persa.

A delicada esposa respondeu:

__ Não olhei absolutamente para nada, porque tinha os meus olhos fixos naquele que estava disposto a dar-se a si mesmo pela minha liberdade.

Felizes seríamos se esta resposta pudesse ser a confissão dos nossos corações ao nos referirmos a Cristo! Esforcemo-nos para que os nossos olhos estejam sempre fixos naquele que, não somente estava disposto a entregar-se por nós, mas que realmente sacrificou sua vida para salvar-nos.  

Que nossa atenção se fixe em Cristo de tal modo que não tenhamos ocasião de olhar para o mundo, nem para as faltas e defeitos de nossos irmãos. Certo é que se assim o fizermos seremos transformados, como diz São Paulo, à imagem de Sua glória.  (D.)

_________________________________________________________________________________

Meditando rapidamente no conto acima, podemos notar que o príncipe escolheu perder seu reino  mas preservar sua família. Preferiu perder até sua vida para que sua família tivesse liberdade e que seus filhos não ficassem sem a mãe. 

E, mesmo estando diante de um rei muito importante e poderoso, vencedor da guerra contra o reino de seu marido, ainda assim a esposa ficou de olhos fixos "naquele que estava disposto a dar sua vida para salvá-la".

Fazendo um comparativo, temos nosso amado Jesus Cristo, o qual deu a vida por nós pecadores.Então, mesmo que o mundo crie "reis" muito poderosos, e possa até nos confundir nos fazendo crer que são assim tão cheios de poder, mesmo assim devemos ficar com os olhos fixos somente n'Ele, em JESUS CRISTO, o qual deu sua vida para nossa reconciliação com o Criador, para nos resgatar da morte espiritual e para nos ensinar o caminho que nos leva ao reino de Deus.

E, se não nos deixarmos confundir pela boca do mundo, então jamais deixaremos de crer que nosso Salvador é o Rei dos reis e Senhor dos senhores deste mundo e do reino dos céus. Assim, nunca deixe de olhar para aquele que é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida. Amém?

VAMOS ADORAR A CRISTO!

Consagrado ao Senhor -Hino 432 da Harpa Cristã

CONCLUINDO

Família, a desestruturação e o silêncio dos inocentes - Lares/necessidades

Cada casa tem um chão para limpar, tem louça para lavar, tem roupas para lavar, tem bocas famintas e precisa de alguém para trabalhar e trazer alimentos e tantas outras coisas que se usam numa casa cotidianamente. Precisa de alguém para cozinhar e lavar a louça. A casa onde tem crianças precisa de alguém que cuide, (alimente, eduque, corrija, ensine limites, dê carinho, dê castigo...), que reforce o laço de amor maternal, paternal e fraternal.

O que vemos hoje?

casas sem pai, casas sem mãe, casas sem  presença de pai e mãe com os filhos entregues a terceiros, ou filhos em creches.

casas com pai, mãe e sem filhos, mas com diversos animais de estimação sendo criados como filhos.

Casas onde não há união familiar nem amor familiar.

A família tradicional cristã está sendo destruída aos poucos. 

E, muitas vezes o silêncio dos inocentes tem contribuído para isso.

Quem lê sobre as atuais "famosidades", como cantores de rock ou atores famosos, vai descobrir que a biografia passada para o público, principalmente para os jovens fãs, é de pessoa que veio de uma família desestruturada, onde o pai era um bêbado, ou a mãe era uma prostituta. Onde a pessoa que hoje ficou famosa foi estuprada por alguém da família ou por algum vizinho ou pelo padrasto...

Outros afirmam que o pai bebia e batia na mãe... 

Embora os "famosos", as celebridades,  não cheguem nem a  3% da população; estes três por cento publicam e espalham suas desditas para o mundo, influenciando os jovens para a desestruturação familiar.

Enquanto isso, os outros 97% que tiveram um pai responsável, uma mãe carinhosa e presente, um lar seguro e acolhedor, cristão, simplesmente se calam.

Este "silêncio dos inocentes" tem sido favorável à estratégia do diabo em destruir a família tradicional cristã.

Só se fala nas desditas. Raríssimas são as vozes que se erguem para defender o lar e família cristã tradicional.

Para o mundo moderno do século XXI é normal não ter pai presente, não ter mãe presente, não haver disciplina na casa, não haver perspectiva dos filhos virem a serem bons pais e boas mães de família, muito menos se pensar em casar filhos e filhas.

Outra situação que cresce nestes tempos é perder o filho ou a filha para as drogas. Triste realidade das famílias nestes tempos atuais.

Os pais perdem o poder e controle sobre os filhos muito cedo. O máximo que conseguem fazer é "formar" o filho ou a filha para que tenha alguma profissão, embora muitos não consigam exercê-la.

O que seria então um lar cristão "aceitável"?

Face a toda a balbúrdia que o inimigo criou e ainda insiste em piorar, dia após dia, nos dias atuais podemos definir um lar cristão como sendo um local de moradia de uma família temente a Deus, que vive na presença de Jesus pela ação do Espírito Santo.

Pessoas que convivem em amor fraterno, que se perdoam e se suportam mutuamente, uma estendendo a mão para a outra na necessidade.

Esta é uma visão realista da situação atual.

Não significa que seja a realidade ideal, mas é a que está ainda persistindo sem se deixar abater pelo diabo e sua hostes do mal.

E, é partindo desta realidade que temos de crescer, de nos elevar, de nos fortalecer no poder de Cristo, em oração e clamor em favor de dias melhores. Dias menos trevosos para nossos filhos e netos.


Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Somente pelo poder restaurador de Cristo, através da ação do Espírito Santo, é que podemos mudar esta realidade, ou então sermos acolhidos nos braços de Cristo quando do arrebatamento.

Uma vez mais conclamo os irmãos a orar. Orar e clamar por um mundo de paz . Por cada família do mundo. 

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará. No tempo e pela vontade de nosso Deus Onipotente.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus         2020setembro, 11 


_____________________________________________________________



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?