Os valores cristãos

 


Marcos 8:37 - Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?


Jesus te ama, creia.


Quando Jesus nos ensina que "Quem ama o mundo não tem o amor de Deus", muitos são aqueles que ignoram, que não atentam para esta Palavra tão forte.

A própria religião, em si, com os tratados teológicos, muitas vezes deixa de ser coisa de Deus para se tornar coisa do mundo.

E, quem abraça fundo a teologia muitas vezes sai do caminho estreito e descamba para o caminho largo da perdição.

Então, o valor do cristão, ou os valores que o cristão deve preservar são aqueles que edificam, que o levam a trilhar sobre as pegadas de Jesus Cristo.

Atalhos ou voltas não nos levam ao reino de Deus nem à salvação de nossa alma na eternidade de nosso Criador.


Adoremos, louvando a Cristo com amor


Hino 193 da Harpa cristã
A Alma Abatida

A Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras, o Evangelho de Cristo... Eis a raiz de nossa Videira Verdadeira. Não há cristandade sem o conhecimento profundo da Palavra de nosso Deus.

Quais seriam os demais valores cristãos a serem preservados por cada um de nós que almeja alcançar a salvação eterna?

A fé em Cristo
A perseverança na fé em Cristo
Nunca negar a Cristo
Viver e respirar Cristo
Morrer em Cristo


Ser cristão é ser de Cristo. 
Amém?

Quando se fala em salvação eterna, logo temos em evidência a alma.
Jesus nos diz que veio para salvar as almas.

E, Jesus Cristo nos ensina como devemos agir para alcançar a salvação eterna:

"Renuncie a si mesmo, tome sua cruz sem murmurar e siga pisando sobre minhas pegadas".



Vamos meditar nestes ensinamentos, à luz do Consolador?

Marcos 8:34  - E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

Jesus ensinava para seus discípulos e para todos os que se dipunham a ouvi-lo, "E chamando a Si a multidão, com seus discípulos", disse-lhes.
Então, sendo nós multidão, ou sendo nós Seus discípulos, Jesus está sempre nos falando, nos orientando, nos exortando. Temos que estar atentos para ouvir "o que o Espírito Santo diz à igreja, pois quando Jesus foi elevado aos céus, disse que "O Consolador, que é o Espírito de Verdade, testificará de mim, e vos lembrará a todo o tempo de tudo o que vos ensinei"...

E, o que diz solenemente nosso eterno mestre?

NEGUE-SE A SI MESMO
TOME SUA CRUZ
ME SIGA!

Aleluia!

Eis os valores que nós cristãos temos que guardar. Aqui já temos três deles.

RENÚNCIA, FÉ EM CRISTO E PERSEVERANÇA.

Amém?


Marcos 8:35  - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Aqui está onde entendemos quando Jesus nos diz que "Quem ama as coisas do mundo não tem o amor de Deus". 
Ainda hoje, tantos séculos após a vinda de Cristo a este plano físico existem aqueles que se dizem cristãos, mas que ficam apegados às coisas do mundo. Temem o diabo. Temem o poder da feitiçaria e das trevas. Temem as forças da natureza com seus terremotos, maremotos, tsunâmis, furacões... Esquecem-se que Jesus tem o poder de amainar as tempestades. Esquecem-se que se Jesus estiver em nosso barco ele nunca vai afundar!

Se apegam à vida do corpo. Se apegam à riqueza material, ajuntam tesouros materiais. Vivem na carne e não crescem espiritualmente amparados e firmados no Espírito Santo.

Acreditam na ciência e na sabedoria dos homens e duvidam de Deus.

Jesus nos ensina que devemos temer somente "aquele que pode matar a alma".
Quem pode matar a alma, enviando-a para o inferno? JESUS CRISTO!

Temos, assim, que temer somente ao nosso Deus. Ele pode nos dar a salvação. E pode, contrariamente, nos aniquilar.

Então, neste mundo onde existem tantos perigos nos rodeando todo o tempo, (Moléstias causadas por bactérias ou vírus, Enfermidades causadas pelo consumo de água poluída ou alimentos modificados geneticamente ou mesmo aqueles processados na indústria alimentícia, doenças mentais, doenças nervosas, doenças degenerativas, inúmeros tipos de câncer, os acidentes domésticos, os acidentes no trânsito, violência urbana, queda de aeronaves, atropelamentos, choques elétricos fatais, descargas atmosféricas (raios), terremotos, furacões, tempestades, etc, etc, etc) -, ufa! Então, a vida com saúde no ser humano é um milagre de Deus.

Não adianta se desesperar, se encerrar numa bolha, nem viver num lugar ermo. Onde houver água ou oxigênio, ali haverá vida microscópica, haverá vírus, bactérias, fungos, poluição, radiação mortal... Quem pode proteger cada criatura humana? Quem pode sustentar cada ser humano? Quem pode livrar as pessoas de todos estes perigos que a rodeiam?
A ciência do mundo? Jamais!
A ciência e a tecnologia estão de braços dados para reduzir a quantidade de pessoas no mundo. Como se o mundo tivesse alguma utilidade sem o ser humano para o habitar.
Esquecem-se os "sábios deste mundo", que Deus criou todas as coisas para que o ser humano dominasse sobre elas. Para que o ser humano usufruisse delas.

Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.


Para que o ser humano reinasse sobre todos os demais seres da Terra.

Esta é a ordem de Deus.

E também ordenou que o ser humano se multiplique sobre o mundo.

Esta é a perfeita vontade de Deus. Quem vai contra tais desígnios estará  contrariando os mandamentos de nosso Criador.

Somente nosso Deus pode proteger e guardar cada ser humano, livrando-os de tantos perigos e enfermidades que o cercam.

Amém?

Marcos 8:36 - Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

Desta forma, estando o ser humano firmado pela fé na rocha inabalável que é Jesus Cristo, em sintonia com o Espírito Santo, o temor que ocupará seu coração será o medo de perder a presença de Deus em sua vida.

O rei Davi nos diz num salmo da importância de viver sob a unção do Espírito Santo,


O temor que Davi carregava no coração era o de não ser aceito diante da face de Deus, de não estar sob a unção do Espírito Santo.
Assim temos que pensar e agir em função de nunca causar tristeza ou ira em nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.

Um ser humano sem Deus é um órfão espiritual, perdido em trevas.

A vida é muito breve e a morte a única certeza do amanhã.

Porém, Jesus Cristo tem a solução. Ele nos promete vida após a morte do corpo. Ressurreição e vida eterna para quem a Ele se converte, renascendo das águas e do Espírito.

Amém?


Marcos 8:37 - Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?

A salvação não vem deste mundo nem do poder que há neste mundo. A salvação da alma é dom de Deus.


Enquanto houver o sopro de vida movendo o corpo humano ainda há tempo para o arrependimento e a conversão a Cristo. Contudo, a fé deve ser coroada com boas obras, bons frutos a serem entregues ao nosso eterno mestre no Dia da Ira do Cordeiro.

Não há como resgatar a alma que desencarnou sem estar em Cristo. Por isso não se deve perder tempo. A prioridade que Jesus nos ensinou foi, "Buscai primeiro o reino de Deus"!

E, quem o busca acha o caminho e a verdade e a vida: JESUS CRISTO, o Salvador!

Aleluia.


Marcos 8:38  - Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Ensina Jesus, nos exortando a não negar Seu nome nem Sua doutrina, que Ele tem o compromisso da Nova Aliança com o cristão que não o nega, que não se envergonha de declarar ao mundo, "Sou de Cristo"!
O Dia do Juízo Final virá. Pode demorar, mas virá. E todas as almas serão julgadas, de vivos e de mortos. Umas para a salvação, muitas para a condenação e segunda morte.

Jesus nos ensina que nós, Seus discípulos e servos, somos a luz do mundo. E que esta luz não deve ser ocultada, mas deve ser elevada nas alturas, para alumiar todo o ambiente.

Você, pela pregação do evangelho, pelo testemunho de vida, pela dedicação na oração e interseção, tem sido uma luz de Cristo a alumiar o ambiente onde vive?

Faça uma breve análise e seja luz intensa.

Amém?

Mas, seriam estes apenas os valores cristãos a serem observados?

Não.

Jesus nos ensina que os mandamentos que foram dados a Moisés, gravados nas tábuas de pedra estão valendo até a consumação dos séculos. Portanto, o cristão deve conhecer e guardar tais mandamentos. Apenas o Sabat judaico não se aplica ao cristão, pois Jesus nos ensina a agir como Ele agia. E Ele nunca ficou parado no sábado. Pregava, curava, obrava incessantemente. E ensinou, "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também"!
Então, se nosso eterno mestre trabalha até no sábado, em prol do reino de Deus, trabalhemos nós também, sempre adorando ao Senhor, em Espírito e em Verdade.

E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.  (João 5:15-17).

Jesus combateu o Sabat porque aquele povo o desvirtuou, usavam tal mandamento de forma errada e hipócrita.  Jesus nos ensina que Deus é Espírito e que deve ser adorado "em Espírito e em Verdade", não somente num dia, mas todo o tempo.

Então, são valores cristão que devem ser preservados,  com excessão do Sabat judeu,



E, não nos esqueçamos que Jesus resumiu os mandamentos em dois, para melhor entendimetno, sem invalidar os demais,
. Amar a Deus sobre todas as coisas;
. Amar ao próximo como s si mesmo.

Para frisar esse amor que nos ensina, disse ainda nosso eterno mestre, 



O amor, mandamento principal de Jesus Cristo.
Não adianta ser um obreiro de Cristo se não estiver revestido do amor de nosso Salvador. Tudo faça com amor, tudo suporte com amor.

Glórias a Deus!

CONCLUINDO



Quando Jesus nos diz "O meu Pai trabalha até hoje, e eu trabalho também", e quando sabemos que temos por obrigação imitar Cristo, então, trabalhar em prol da salvação das almas e ajudar aos menos favorecidos, e ainda socorrer as almas pecadoras desesperadas torna-se outro mandamento de Cristo.

Sabiam que no Sermão da Montanha Jesus já exortava seus discípulos a fazerem a obra do reino dos céus?

Mateus 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Jesus, no Sermão da Montanha, exorta aos seus discípulos e à multidão que o ouve, dizendo, "Vós sois a luz do mundo"... "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, (a fé em Cristo nos faz luz do mundo), para que VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS"!

Devemos ser luz do mundo e resplndecer diante dos outros hoemns com boas obras para ficarmos famosos, para nos tormarmos ídolos de nosso irmãos em Cristo? Para que nos venerem? Para ganharmos dinheiro e riqueza com nossa obras? Para nos enchermos de soberba e vaidade?

De maneira alguma.

Jesus complementa dizendo, "PARA QUE GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"!

Portanto, tudo façamos com amor, com fé, com dedicação, para que os demais vejam esta luz de Cristo em nós e se convertam também ao eterno mestre e Salvador. E que glorifiquem ao nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.

Amém?

Finalmente, temos que nos fortalecer no poder de Deus através da oração.
Orai todo o tempo.

Olhai, Vigiai e Orai. Não sabemos quando as trombetas anunciarão a volta de Cristo. Estejam preparados.

Glórias a Deus! 

Missionário Virtual Geraldo de Deus          2020setembro, 20

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?