Misericórdia

 


Lucas 6:12 - E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.
Lucas 6:13 - E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:



Amados irmãos em Cristo,


 A graça de Jesus Cristo esteja enchendo vossos corações, vossas almas, vossos lares... Pois, a graça de Cristo nos basta.

Adore ao nosso Deus...


Hino 434 da Harpa Cristã
A Teus Pés


Ou pelo menos deveria bastar.

Pois não há outro tesouro maior que se pode conquistar nesta vida. Sem a graça de Cristo não somos dignos de ser chamados filhos do Deus Altíssimo, seríamos apenas gentios, ou criaturas de Deus... 

Pois, a religiosidade do mundo, mesmo a monoteísta que nos foi legada por Abrão e sua descendência, o povo judeu, é imperfeita e faz acepção de pessoas.

Não é assim com nosso eterno mestre e Remidor Jesus Cristo, o qual deu Sua vida como holocausto para que, mediante seu sangue inocente derramado na cruz de morte de  maldição, através da Nova Aliança, sua graça fosse estendida a todos os povos, a todas as criaturas, sem distinção nem exclusão.

Somente pela graça de Jesus  fomos reconciliados com o Criador.

Aleluia!

E, pela fé, todo aquele que a Cristo se converter e Nele perseverar, seguindo em obediência aos seus estatutos alcançará a ressurreição da alma e a vida eterna.





Conforme está na Palavra de nosso Salvador, "De que adianta ganhar o mundo e perder a alma"?
A vida física é breve, é cheia de aflição e dores, temos que enxergá-la e vivê-la como um aprendizado, como uma oportunidade que a criatura tem de se aproximar e de conhecer seu Criador. 



A criatura humana é diferente dos outros animais, e no aspecto da ignorância (desconhecimento) ou da sabedoria (conhecimento) ela nasce como um livro com as páginas em branco, a serem preenchidas dias após dia, desde o nascimento até seu final de existência.

Se você examinar o reino animal verá que todos eles nascem já com seu "livro de conhecimento" preenchido. A aranha agirá eternamente da mesma forma sem que tenha frequentado escola. Uma gata, assim como as demais fêmeas mamíferas, saberá fazer seu próprio parto, amamentar e cuidar de seus filhotes sem ter frequentado qualquer tipo de treinamento para isto, pois já veio impresso em sua mente.
Já o ser humano, contrariamente, nasce vazio de conhecimento. Não sabe falar, não sabe andar, não sabe ler, não sabe fazer cálculos, nem tem qualquer habilidade motora. A mulher, para dar à luz, necessita de ajuda e não tem nem ideia de como ocorre o processo.

Assim, enquanto os animais e mesmo os insetos nascem, crescem, envelhecem e morrem seguindo constantemente a mesma forma de agir, geração após geração, (Mudanças climáticas e ambientais podem alterar a maneira deles sobreviverem, sendo que alguns se adaptam para não serem extintos, mas não mudarão em seu conhecimento básico.), o ser humano vai mudando completamente sua forma de ver o mundo, sua maneira de conviver em sociedade, suas crenças, seus valores, sua maneira de se vestir, de falar...

Uma geração vai moldando a outra geração, porém, o conflito de gerações muitas vezes leva o mundo a uma grande regressão ou possibilita saltos de mudanças, nem sempre boas ou edificantes para os povos.

Uma grande diferença entre os seres dito "irracionais" e os "racionais" que somos nós humanos, é a capacidade de ser cruel.
Com raríssimas exceções, no reino animal o predador ataca, mata e devora sua presa para se alimentar. Não sai matando por sentir prazer nisso, nem para dominar o mundo.
Já o ser humano, como se pode comprovar abrindo algum livro de história da humanidade, escreveu sua trajetória neste mundo em cima de conflitos, guerras, conquistas sangrentas, tortura de mulheres e crianças, matanças insanas, escravização de seus semelhantes e até mesmo praticando o canibalismo.

Uma grande lacuna que existe no ser humano é a falta do conhecimento do Deus Criador, e buscando preencher este vazio os povos acreditaram que o sol era seu deus. Outros creram que a lua era seu deus. Outros atribuíram a animais sua fé como se eles fossem deuses. Outros cultuam espíritos de mortos... Tem até aqueles que atribuem a seres extraterrestres a criação deste mundo e da vida que aqui existe.

Mas Deus se fez revelar a alguns homens por Ele escolhidos para tirar a humanidade da escuridão espiritual. Foi assim com Enoque, também com Abrão e depois com Moisés... De tempos em tempos Deus escolhe um para ser seu profeta, para anunciar ao mundo que existe apenas UM DEUS, apenas UM CRIADOR.

Porém, a constante luta dos poderosos para oprimir e dominar o restante dos povos, daqueles que são pacíficos e ordeiros, ignora Deus e coloca o ouro e o poder como alvo e obsessão.
Chegam mesmo a proibir que se cultue a Deus. Querem ter o controle da vida e dos pensamentos dos povos dominados.

Muitos foram os conquistadores sanguinários que escreveram uma história de conquistas ao custo de milhares de vidas inocentes. De tempos em tempos surge um destes filhos de Satã, para impor o caos sobre o mundo secular.

O império romano foi o exemplo bem recente e ficou marcado porque durante seu auge no domínio dos povos nasceu Jesus Cristo, em Belém. E viveu em Israel enquanto este estava subserviente a Roma.

E, num quadro onde o mundo humano se mostrava extremamente cruel e sangrento, onde as camadas mais pobres e desvalidas da sociedade eram desprezadas e relegadas ao esquecimento, eis que surge o próprio Deus Criador, Jesus de Nazaré, em carne, ossos e sangue. 




Veio ao mundo, viveu no meio do povo escolhido por YHWH para ser povo separado, sagrado, propriedade do Criador. Mas, nem assim as pessoas O amaram e O adoraram verdadeiramente. Antes, O rejeitaram e O perseguiram.



Louve!

Hino  187 da Harpa Cristã 
Mais perto quero estar 
(Mattos Nascimento) 
Vídeo Legendado




Pois, nosso Deus, em Jesus Cristo, veio ensinar para aquele povo de coração duro, que deveriam aprender a perdoar, a amar a Deus sobre todas as demais coisas, a viver em paz e mansidão, a serem pacíficos...
Jesus os exortou a serem misericordiosos, a não julgar e nem condenar, a não viver em hipocrisia, a não seguir a forma de agir dos escribas e fariseus...



E, quem deu ouvidos à sua pregação de arrependimento, de mudança de conduta, de buscar prioritariamente as coisas do reino de Deus?

Nos diz o Evangelho que grandes multidões acompanhavam Jesus Cristo, onde quer que Ele ia, atrás dele ia imensa multidão. Durante três anos e meio esteve nosso Criador entre nós seres humanos, vivendo como homem, andando a pé por aldeias e cidades dos filhos de Israel, levando cura e libertação. Levando a Palavra da Salvação Eterna...

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? 
 (João 6:51-60).

Os ensinamentos de Jesus quase que escandalizavam até mesmo aos seus discípulos, e causavam ódio e furor nos donos da religiosidade, os sumos-sacerdotes, os escribas, os fariseus...
Os quais tentavam encontrar motivo para O prender. Mas ele sempre escapava, dizendo, "Ainda não chegou o tempo"...
E continuava curando os enfermos, curando os leprosos, expulsando demônios que obsediavam as pessoas, levando renovo de vida onde ia ou por onde passava. Curou coxos, curou cegos, ressuscitou pessoas mortas...

Grandes multidões o seguiam, onde quer que fosse.

Até o dia em que falou ao povo que O seguia: 

João 6:26 - Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

Esta palavra de Cristo nos mostra que Ele não se deixa enganar por nossa falsa adoração. Ou se adora Jesus Cristo por amá-lo verdadeiramente, ou não se deve adorá-Lo. Nosso eterno mestre sonda os corações. Não se pode enganar a Deus.

Quando Jesus disse àquele povo, que O seguia e dava a aparência de O amar, que Ele era o PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU, e que devia-se comer de SUA CARNE E BEBER DE SEU SANGUE...
Tal ensinamento causou escândalo e à rejeição e desprezo por parte da multidão.




Quase todos os seus seguidores, inclusive seus discípulos, O abandonaram. Desprezaram-No e se distanciaram Dele. 

Exceto os doze apóstolos.
Então, ele travou com eles o seguinte diálogo,

Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (João 6:66-69).

Exceto os doze apóstolos... 
"Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna"! - Disse Pedro, convicto.
Estes acreditavam que diante deles estava o Cristo, o Filho do Deus vivente.
Não concebiam, ainda, que ali estava o Próprio Deus!
Somente os doze apóstolos permaneceram com Jesus.
E, ainda assim, dentre estes havia um traidor...
Misericórdia...

Então, podemos entender que não é a multidão que atrai Jesus, mas a fidelidade e a sinceridade. Quem busca Jesus Cristo como fonte de águas vivas, como o Deus do Impossível, não se preocupa em fazer parte de multidões. 

Jesus Cristo nos ensina, "onde houver dois ou mais, em meu nome, no meio deles Eu estarei"!
Assim, não é preciso dezenas, nem centenas ou muito menos milhares de pessoas para atrair a presença de nosso Salvador Jesus Cristo.

Basta eu, junto com o Espírito Santo, e seremos dois, o que somado à presença de Cristo, estaremos em comunhão com nosso Deus.

Amém?


 Em Mateus 5:7, temos o ensinamento de Cristo, durante o Sermão da Montanha, onde Ele nos afirma,

  Mateus 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Os misericordiosos alcançarão de Deus, misericórdia, e de Cristo, compaixão.
Conforme nos diz Jesus, "com a mesma medida que julgares, sereis julgados",

Mateus 7:2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

Portanto, com a mesma severidade com que a pessoa julgar e sentenciar ao próximo, ela será também lulgada e sentenciada por Deus.

Sejamos mansos, pacíficos, de coração puro... E alcançaremos de Cristo a justificação para nossas pequenas falhas, pois somos todos pecadores, somos todos imperfeitos.

Amém?



SABEDORIA

  
Deus nos diz que no mundo não há um justo sequer, mas vamos ao conto de Malba Tahan, o qual nos fala da morte de um justo,


Conto católico, o qual devemos entender sob a luz de Cristo.





Um conto do Livro Lendas do Céu e da Terra, de Malba Tahan:

A morte do justo

Um monge, muito moço ainda, que vivia com outros religiosos no deserto da Tebaída, caiu gravemente enfermo. 
Apesar dos grandes sofrimentos que o torturavam cruelmente, a sua fisionomia era serena e o seu olhar tranquilo.
Acreditavam os monges que o Demônio apareceu muitas vezes ao justo, na hora da morte, sob a forma de um anjo resplandecente de luz, para tentá-lo pelo pecado do orgulho. Temiam, pois, pela sorte do jovem anacoreta. 
Estaria ele, nos últimos momentos de vida, sendo iludido pelo gênio do mal?

O superior disse, pois, ao moribundo:
__ Permiti, meu filho, que vos faça uma pergunta?
__ Sim, meu pai. Que desejais ouvir de mim?
__ Dizei-nos, meu filho, qual é a causa dessa tranquilidade perfeita, dessa felicidade inefável de que parece vos achais possuido?

Respondeu o agonizante:
__ Quando ingressei, meu pai, na vida religiosa li no Evangelho estas palavras sagradas:  "Não julgueis para que não sejais julgado". Esta divina sentença gravou-se, para sempre, no meu coração e sobre ela meditei profundamente. Procurei seguir o divino ensinamento de Jesus. Não julguei e agora espero a misericórdia de Deus.

(Malba Tahan).

Adore ao nosso Salvador.

Hino 491 da Harpa Cristã 
Há poder no sangue de Jesus





Do conto acima podemos tirar algumas lições,

1 - Os religiosos não entendiam a paz e serenidade do moribundo, pensavam que estava sendo enganado por Satanás.
É difícil sermos bem entendidos por nossos irmãos na fé, principalmente de nós estivermos em espírito unidos a Deus, enquanto os demais muitas vezes permanecem na carne e nem se dão conta disso. 
Mas que isto não seja motivo de orgulho próprio e sim de ação de graças a Cristo, o qual nos fortalece a fé. 

2 - Paulo nos ensina que realmente o diabo se faz muitas vezes parecido com um anjo de luz e engana a muitos. Devemos sempre desconfiar de "espíritos" e "anjos" que se materializem diante de nós, ou que se comuniquem conosco. Devemos orar e pedir a proteção de nosso Jesus cristo, o qual nos socorrerá, imediatamente, através da ação do Consolador.

3 - A paz de quem obedece à Palavra de Cristo, ao Seu evangelho, prova a ação consoladora eficaz por parte do Espírito Santo.

"Não julguei e agora espero a misericórdia de Deus".

No conto acima, o moribundo fez questão de nunca julgar nem condenar ninguém. E, por tal atitude, sabia que teria da parte de Cristo, misericórdia.

4 - A mansidão que Cristo coloca no coração de seu servo fiel vai com ele por toda a vida e não o abandona nem mesmo na hora da morte, pois o cristão fiel e sincero sabe que tem em Jesus um amigo inseparável. Sua rocha e fortaleza, por toda a eternidade.

Amém?


CONCLUINDO

Lucas 6:38   - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.


Para alcançar a misericórdia de nosso Deus, temos em Jesus Cristo o único mediador entre a humanidade e o Criador.

Sabemos que a salvação da alma não vem de nenhum de nós, mas sim de nosso Jesus cristo, dependemos de Sua graça infinita para, através Dele sermos justificados no dia do Julgamento final.

Pela nossa fé em Cristo alcançaremos a promessa de Ressurreição e Vida Eterna, mas pelas nossas obras neste mundo, boas ou más, seremos julgados...
Misericórdia...

Vamos conhecer o evangelho de Cristo, vamos nos aprofundar em oração e intercessão.
Vamos obter comunhão com o Espírito Santo.
Desta forma estaremos prontos para partir, no momento em que as trombetas soarem, anunciando a segunda vinda de Jesus, agora para buscar Sua igreja, lavada e remida no sangue do Cordeiro.

Amém?

O sangue de Jesus tem poder!
Aleluia!


Missionário Virtual Geraldo de Deus         2020setembro, 27


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?