Tentação


Tiago 1:12  -  Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Tiago 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.


Leitores do blog, paz de Cristo.


Jesus nos alertou que este mundo jaz no maligno, ou seja, está mergulhado nas águas lamacentas do pecado, onde o diabo se sente bem à vontade para lançar seus dardos envenenados da tentação contra a vida dos incautos.

Louve. Adore Jesus, Deus do Impossível
DEUS DO IMPOSSÍVEL
(Toque no Altar)



Deus, através de Cristo, nos dá o escudo (FÉ) e a espada (Palavra do Evangelho), e ainda as demais peças da armadura com que o cristão deve se revestir,

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

O apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo, nos exorta: "Envolvam-se totalmente na armadura que Deus lhes dá"!
Com qual finalidade?
Para poder estar firme contra as investidas do diabo, que são em oculto, mas constantes.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

As investidas do diabo não são feitas abertamente, frente a frente, pelo contrário, são traiçoeiras, sendo que o vil acusador utiliza muitas vezes das pessoas mais queridas ao nosso redor para que nos acusem, para que nos espezinhem... O diabo causa desavenças, contendas, disputas, ódio... Tanto entre pais e filhos quanto entre marido e mulher. Ainda entre amigos e mesmo entre irmãos na fé.

Não espere do diabo um ataque frontal, ele sempre age pelas costas, aproveitando seus momentos de fraqueza ou de brechas que você deixe nos muros de sua fé.

Enquanto muitas pessoas brincam de ser religiosos, o diabo trabalha incansavelmente de forma bastante profissional, especialista em ser o destruidor de vidas e o arrebatador de almas.

Misericórdia...



Contra o diabo não se luta com nossas próprias forças, pois o maldito é muito poderoso quando comparado ao ser humano. Ele age na esfera espiritual.
Por isso nos diz o apóstolo dos gentios, "A nossa luta não é contra a carne e o sangue"...




..."Mas contra as potestades... da maldade nos lugares celestiais"!


A força do diabo está no âmbito espiritual, e neste ambiente, somente Jesus Cristo pode nos defender e nos dar livramento.
Sem o poder de nosso Deus, em Cristo, seremos vítimas fáceis das forças satânicas que agem neste nosso mundo. 

Amém?


Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6:11-18).


Para nos fortalecermos no poder de nosso Deus, em Cristo Jesus, temos que estar em constante oração, em constante comunhão com o Espírito Santo, o qual nos acopanha e nos guia todo o tempo.

Não foi em vão que Davi pediu a Deus, "Senhor, não retire de mim Teu Espírito Santo".

Porque, em comunhão com nosso Deus, revestidos do poder do Espírito Santo, somos imbatíveis. 
Mas, sem estarmos protegidos pelo Consolador, nada poderemos contra as forças do mal.

Devemos resistir ao pecado, mas se caso não pudermos vencer a tentação nunca devemos fugir da face de Cristo por vergonha ou culpa.
A Ele devemos nos apegar, nos confessar e nos colocarmos humildemente sob sua justiça, que é coberta de compaixão e amor.

Glórias! Aleluia!

MAS, POR QUE VEM A TENTAÇÃO?

Por causa de nossas concupiscências...

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tiago 1:13-15).

Tiago nos descreve como funciona o processo do pecado, o qual pode gerar a morte.
Praticamente todo ser humano é constantemente assediado por hordas de demônios que estão ao seu redor aguardando uma pequena brecha para lançar alguma tentação que o fará pecar.
Mas, pecar é do ser humano, infelizmente.
E, de Deus é natural perdoar ao pecador sinceramente arrependido.
Portanto, não basta o diabo e suas hordas usarem da fraqueza de caráter ou fraqueza na fé do ser humano para fazê-lo pecar. Pois ele pode se arrepender e orar a Cristo com seu coração contrito, e será perdoado mediante o amor e a misericórdia de nosso Senhor.

Então, o diabo lança mão de coisas mais  poderosas, as quais fazem com que o ser humano peque e goste de pecar. 

É assim com os vícios. O homem sabe que o álcool vai levá-lo à morte precoce, mas ele "gosta" de se embriagar. Então persiste no vício, acredita que aquilo o faz feliz e realizado.

O mesmo acontece com os viciados em drogas alucinógenas. Os usuários de crack, de cocaína e outros entorpecentes sabem que estão se autodestruindo, estão se jogando na sarjeta, estão trocando até a própria família, até os filhinhos amados pela droga. Mas amam aquilo, se apegam ao vício destruidor. Nem aceitam pensar em largar da droga.

Esta é a força que o diabo usa, a força do vício.

A carne é fraca, as sensações corporais de prazer dominam a racionalidade de quem não consegue domar suas paixões doentias.

O mesmo tipo de força opressora o diabo usa naqueles que se entregam à luxúria, à concupiscência sexual. A busca da realização no sexo é enganosa, é um poço sem fundo. Quanto mais o ser humano o pratica, mais o corpo pede, mais o corpo exige... 

Também isto ocorre com os gananciosos. O amor pelo dinheiro, pelos bens materiais e pela riqueza tornam o ser humano escravo de amontoar valores. Ele nem tem necessidade de usar a riqueza para seu bem estar pessoal ou de seus entes familiares, não, gastar nunca, apenas amontoar e contabilizar cada vez mais e mais. Se possível nem gastar com alimentação, com vestuário... Só economizar e guardar... 
Para quê?  O escravo da riqueza é assombrado pela morte, pois sabe que quando morrer vai deixar todo seu tesouro aqui, nada levará... Esta certeza o mortifica.

De uma forma ou de outra a estratégia de incutir o vício escravizante sobre a alma pecadora fortalece o jugo do diabo sobre incontáveis vidas humanas. O mundo jaz no maligno e estas almas presas aos vícios jazem sob as garras do diabo.
Misericórdia...

Esta estratégia do diabo é terrível, porém ainda há uma mais cruel, um laço que leva a alma à perdição.

O diabo faz o pecador crer que não tem perdão.
Que Deus vai desprezá-lo, que Deus não vai nem querer ouvi-lo, que ele é pior que um verme.


O diabo é o pai da mentira.

O diabo coloca pânico de Deus na mente e no coração de muitos e muitos pecadores. E estes, por cairem neste laço, se afastam de Deus. Fogem da presença de Deus, rejeitam nosso Criador. Foi assim com Adão e Eva,

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. (Gênesis 3:8-10).

Assim como Adão se escondeu da presença de Deus, por ter pecado, também muitos são aqueles que fogem da presença do Criador, remoendo seu pecado.

Adore ao Intercessor e Mediador
Jesus Cristo

Hino 422 Harpa Cristã
No Céu Não Entra Pecado
Legendado


Mas, Jesus nos diz que Ele não veio para o justo, e sim para resgatar a alma do pecador, para reconciliar o pecador com Deus.

O ser humano precisa aprender a se humilhar diante de nosso eterno mestre e Salvador, se ajoelhar, confessar a Cristo que pecou, que sabe que pecou. Que foi fraco, que sabe que é fraco. E, verdadeiramente arrependido, pedir que o Senhor o ajude a vencer tal fraqueza, para que não volte a pecar.
Não é um process o fácil, mas com a ajuda de Cristo tudo pode ser reparado, toda brecha pode ser fechada, toda fraqueza pode ser fortalecida.

Com a própria força o ser humano não consegue superar suas fraquezas, pois pode até vencer uma ou duas, mas muitas outras emergirão de dentro de seu ser, para o jogar no fundo do poço.
A tentação, neste mundo, é constante, pois a carne é fraca.
Os olhos e a boca são gulosos.
O corpo é preguiçoso e cansado.
A mente é facilmente manipulada pelo diabo e pelos entretenimentos que o mundo oferece.

E, ainda tem o pecado do orgulho, da soberba, da fofoca, da hipocrisia, da blasfêmia, da mentira, da injúria... Da hipocrisia, da desobediência, da murmuração...
Tantos são os pecados que o próprio caráter do ser humano pode assimilar e praticar; e nem se dar conta deles...

"Eu sou mais santo que meus irmãos na fé"... - Pecado da soberba.
"Se não fosse eu neste templo não tinha culto"... - Pecado da auto-exaltação.
"Está escrito na Bíblia dessa forma, mas eu acho que não é bem assim"... - Pecado da blasfêmia.

Tantos e tantos são os pecados que existem...

Quem pode viver neste mundo imune ao pecado?

"Ah, eu vou me isolar e viver longe de tudo e de todos, só meditando na Palavra e adorando a Deus" - Pecado da desobediência aos mandamentos de Cristo, que nos diz, "Amar ao próximo como a ti mesmo".  Pecado por não fazer a obra do reino de deus neste mundo. Pecado por omissão, em não ganhar almas para Cristo.

Após o jovem rico dizer que fazia tudo o que mandava a Lei, que obedecia a todos os preceitos, que desejava a salvação de sua alma, que fazia caridade, e Jesus dizer que ele deveria vender tudo e dar tudo aos pobres. E então seguir Jesus para se salvar, os apóstolos admirados perguntaram a Jesus:
"Então, quem poderá se salvar"?

Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. (
Mateus 19:23-26)

Esta resposta de Jesus é a que nós devemos guardar em nossos corações. Não há impossível para Deus.



E, também entendemos que não é ao homem possível salvar-se a si mesmo nem a qualquer outro. A Salvação vem de Deus. É dom de Deus, pela fé em Cristo, pela GRAÇA DE CRISTO!

Amém?



CONCLUINDO




Tiago 1:12  -  Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Tiago 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Deus, a ninguém tenta. Lembre-se.
Jesus Cristo, nosso amado Deus Vivo, foi tentado pelo diabo.
Não é isto a prova de que a todos tenta o diabo?
Jesus, pela Palavra venceu o diabo.
Mas, Jesus é inigualável, quem somos nós para enfrentar o Vil Acusador, o Ardiloso, o Pai da Mentira?

Para o ser humano vencer a tentação ele deve estar vigilante e em constante oração. Ainda assim muitos caem diante de alguma tentação. 
Resistem à tentação da carne, mas caem no pecado da soberba...
E assim por diante. Com muito esforço se safam de cometer algum pecado por conta de algum laço do diabo, de alguma tentação, mas em seguida se descuidam e caem em outro laço, e pecam.

Portanto, o pecado pela tentação é algo constante neste mundo secular.

Se dependesse do homem não cometer nenhum pecado para obter a salvação de sua alma, ninguém se salvaria.
Mas,
Temos um intercessor. Um mediador entre os céus e a Terra. Entre Deus e a humanidade: JESUS CRISTO!

Aleluia!

Então, quando por fraqueza ou descuido o cristão cair em pecado, deve orar. Deve se arrepender e orar. Pedir perdão a Jesus Cristo. Se pecou contra o próximo deve a este pedir perdão e depois a Cristo.

E, pela demonstração de fé e amor a Cristo, obterá o perdão.

Por isto nos diz Tiago, "Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam".

O que é impossível ao homem é possível a Deus, e alcançamos a compaixão de nosso Deus através de Jesus Cristo.



Portanto, não se deixe dominar pela tentação, nem pelo pecado, muito menos aceite ser escravo de qualquer vício.

Contudo, lembre-se que há um poder a favor do fraco e do oprimido, do pecador arrependido, JESUS CRISTO.

Para Jesus não há impossível.

Vamor orar, agradecendo ao nosso Salvador,

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. 
Amém.  
(Mateus 6:9-13).

Missionário Virtual Geraldo de Deus        2020setembro, 30








Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?