ORAÇÃO DE MOISÉS - SALMOS 90





Salmos 90:4 - Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.


A bênção e a Misericórdia de Deus, 


Somos cristãos e filhos de YHWH por adoção de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não fora a graça de Jesus de Nazaré, ainda seríamos gentios, alijados da presença do Espírito Santo de Deus em nossas vidas.

Portanto, a Jesus Cristo seja nossa adoração, nosso louvor, nossa fé, nossa esperança, nossa certeza do cumprimento da promessa de ressurreição e vida eterna.
Amém?

Paulo, na bênção apostólica, nos ensina como somos dependentes de Cristo para alcançar nossa comunhão com a Trindade de Deus, pois nos diz,


A graça do Senhor Jesus Cristo,
Esta graça imerecida que Jesus nos oferece é que nos faz Filhos de Deus.

O amor de Deus,
Este amor inexplicável e sem media que excede a todo entendimento humano por parte de nosso Criador foi que estabeleceu o advento da nova aliança, a Aliança do Sangue do Cordeiro.

E a comunhão do Espírito Santo,
Este é o Consolador, o Espírito de Verdade, o Espírito de Deus presente neste nosso mundo, a nos auxiliar, a nos guiar e proteger, até a consumação dos tempos.

Seja com todos vós. Amém.
Esta é a forma de Deus tratar com suas criaturas, sem acepção de pessoas. O amor de Deus é endereçado a bons e maus, a justos e pecadores. Assim Seja, determina Jesus Cristo.

Aleluia!
Glórias e glórias infinitas ao nosso Deus!

Só Jesus Cristo tem Palavras de Salvação e Vida Eterna.

Contudo, há um começo. 
As profecias, desde Enoque até Zacarias e Malaquias, nos trazem a promessa de um Messias, um conciliador entre Deus e a humanidade que foi afastada da face do Criador por conta do pecado de Adão e Eva.
Uma destas profecias nos diz que "A salvação vem de Israel".
Outra diz, "Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão" . (Ezequiel 34:11,12).

Então, quando Jesus Cristo nos diz "Eu sou o Bom Pastor" e "Eu e o Pai somos um", ou ainda "Quem vê a mim vê ao Pai"... Então entendemos que Deus cumpriu Suas profecias acerca de Sua vinda a este plano físico.
Jesus Cristo, nosso Deus. O Deus do Impossível.


Adore a Cristo com fé!

Nenhuma Condenação Há
Armando Filho
Vídeo legendado


Também devemos observar que Jesus nos diz que não veio a este mundo para destruir a Lei que foi dada a Moisés, mas para fazer que ela se cumpra.

Portanto, sendo filhos de Deus, pela graça de Cristo nosso Salvador, devemos em tudo ser obedientes e fiéis, pois nosso Criador é fiel.
Devemos saber aspergir o perdão, pois nosso Deus é perdoador.
Devemos ser misericórdiosos, pois nosso Deus é misericordioso.
Devemos ser amorosos, pois nosso Deus é amor.
E, acima de tudo, devemos ser obedientes, pois nosso Deus é também Justiça!

Quando lemos o lindo Salmo 90, estamos lendo uma oração que Moisés fez para Deus.



Salmos 90 - A oração de Moisés

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Inicialmente, Moisés reconhece e declara que Deus é o refúgio do justo e que Ele é o criador, aquele que formou "a terra e o mundo", ou seja, A Terra, os Céus e todo o exército celestial. Também toda a vida, que só existe mediante o sopro divino.
E, continua dizendo que nosso Deus é eterno.

Portanto, confirmando o que nos diz Jesus, "Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim".

Amém?


Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.

Assim, somos filhos de Deus, somos dependentes de Deus, o qual é nosso refúgio. Mas, quando o ser humano vira as costas para Deus, quando o desobedece, quando lhe causa ira e furor, o que acontece? Moisés diz:

"O Senhor reduz o homem à destruição"...
Mais que destruir aquele que é condenado por Deus, o Senhor o torna um nada, o torna reduzido à destruição! 
Transforma aquele que está sob maldição em opróbio, em vergonha, em motivo de escárnio.
..."E diz, Tornai-vos, filhos dos homens"!
Voltem, concertem seus caminhos, mudem seu proceder!

Deus está sempre pronto a aceitar de volta o filho desafeto.


Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.

A brevidade da vida do ser humano é notória. Aqui Moisés compara a vida do ser humano a um dia de existência neste mundo.
Contrariamente, para o Criador, mil dias do ser humano, para Deus é como um instante. 
E diz mais, pois estando Deus no controle de tudo, Ele leva a cada ser humano aonde Ele quer, como uma corrente de água da qual nao se pode escapar, da qual se não tomar cuidado, pode-se submergir e morrer. 

..."São como um sono"...

Muitos são os que dormem na carne e não conseguem despertar para a vida espiritual. Naquele tempo não havia a graça de Cristo, mas ainda hoje, no tempo da dispensação da graça, muitos dormem na carne, servindo ao diabo, jogando com a alma, condenando a si mesmos...

Ainda hoje, "são como um sono", muitos são os que dormem sob o jugo do diabo. E teimam  em nao despertar para a vida em plenitude que Cristo nos oferece por Sua graça. 

Jesus disse, "O ladrão só veio para matar, roubar e detruir. Eu vim para que tenham vida e Vida em abundância (plenitude).

Vamos despertar do sono da morte, vamos viver em Cristo!


Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.
Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.
Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.

Moisés destaca a situação daquele povo, já há quarenta anos no deserto por causa da murmuração, da rebeldia, da desobediência e da idolatria.
Deus havia profetizado que os filhos de Israel não entrariam na Terra Prometida enquanto os murmuradores e idólatras, a geração madura que saiu do Egito corrompida pela crença nos deuses e na feitiçaria egípcios, não houvessem todos eles morrido no deserto. Foram quarenta anos de caminhadas e paradas, de atritos e desacertos daquele povo rebedelde contra YHWH.
E quanto mais eles teimavam e murmuravam, mais Deus os fustigava. Eles conheceram a fundo a ira de Deus.
Ciente disso, Moisés diz, "Quem conhece o poder da tua ira? Como és tremendo, Onipotente, assim é o teu furor"!
Esta visão da realidade no relacionamento "ser humano" e Deus falta nos nossos dias.
Muitos são os homens e mulheres que sofrem, que vivem em tribulação, que vivem em desespero, que estão sempre enfermos de alma e espírito, e que buscam na medicina do mundo a cura para seu mal, o qual vem por parte do próprio Criador.

Deus nos diz, "Coloco diante de vós a bênção e a Maldição"!
Cada escolha do ser humano o leva a obter de nosso Deus bênção ou maldição.

E não há no mundo remédio que cure um amaldiçoado por Deus.

Por tudo isto é tão importante termos firmes em nosso entendimento o TEMOR DE DEUS.

DEUS é amor, mas é também justiça eterna e imutável. Se transgredir  e causar ira e furor em Deus a pessoa descobre como a mão de Deus é pesada.

Podem dizer, por falta de conhecimento, "Ah, mas isto era só no Velho Testamento".
O Testamento pode ter mudado em seu texto, em sua linguagem, pode estar mais revestido de amor, sim, sem dúvida, mas Jesus nos disse que não veio para destruir a Lei. Que veio para a fazer cumprir.
Não nos esqueçamos disso. 

"Mas, como assim"? - Pode alguém questionar.

Jesus Cristo se fez holocausto vivo. Se deu pela humanidade, para a remir do pecado perpetrado por Adão e Eva, o qual trouxe maldição sobre toda a descendência deles.
Jesus, pela morte de cruz e pela ressurreição se fez o eterno sumo-sacerdote de todos os que a Ele se convertem pela fé no Seu Nome.
A Lei pode até nos condenar. Mas o Sangue de Jesus, aos que estão com o nome escrito no Livro da Vida, pode justificar.

Por isto é que a Salvação da alma está condicionada à fé em Cristo.
Amém?



Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Aqui Moisés pede a Deus SABEDORIA, a sabedoria que somente nosso Deus pode nos dar. Não a sabedoria podre do mundo, mas a sabedoria de Deus. É esta sabedoria que devemos em oração pedir ao nosso Salvador Jesus cristo.

Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.
Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.
Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.
E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. (Salmos 90:1-17).

Moisés suplica em oração a Deus que Ele tenha compaixão para com o Seu povo escolhido.
Hoje  sabemos que Deus derramou Sua compaixão sobre todas as nações, por todos os séculos, pois Se fez homem e viveu no meio de Seu povo, pelo qual foi rejeitado, torturado, preso, crucificado. E morto na cruz, morte de maldição ao estilo romano.

(Não é triste vermos que o poder romano perpetuou por séculos a morte de maldição na cruz quando, nos anos 300 E.C. usurpou a igreja primitiva e criou o catolicismo, levando as multidões ao engano, a adorar imagens e santos, a abandonar Jesus Cristo e venerar Maria? Por mais de mil anos a igreja católica romana desencaminhou milhões e  milhões de almas do céu, tangendo-as para o inferno... Misericórdia...).

Podemos ver que Deus atendeu à súplica de Moisés, servo fiel, homem grandemente abençoado.


Deus deu ao mundo o MESSIAS, deu ao mundo a promessa de ressurreição e vida eterna pela graça de Seu amor inexplicável.
E nos revela, em Apocalipse de João, que toda alma, de mortos e vivos, comparecerá diante do trono de Cristo para o Julgamento Final.

Quem sabe, pela misericórdia de Deus, em Cristo, tantas almas desviadas do paraíso, por falsos sacerdotes e falsos profetas, possam ser regeneradas naquele dia... Nada é impossível para Deus.


Para nosso eterno mestre Jesus Cristo não existe impossível.
Amém?





            

A EXORTAÇÃO  DE MOISÉS POUCO ANTES DE YHWH ORDENAR QUE SUBISSE AO MONTE ONDE TERMINARIA SEU MINISTÉRIO

Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão.
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.
Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó.
Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.
Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens,
Se eu não receasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o Senhor não fez tudo isto.
Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disto.
Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm.
O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.
Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros?
Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.
Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
E veio Moisés, e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
(Deuteronômio 32:1-47).

Adore ao senhor Deus com alegria

Hino 84 harpa cristã
O grande Eu Sou 



Vemos aqui um homem temente a Deus, dedicado a Deus, fazendo a  obra que Deus lhe ordenou. Acima Deus. Abaixo todo aquele povo rebelde e, como Moisés falou, falto de sabedoria das coisas do reino dos céus.
Um povo sem fé em seu Salvador, o qual os livrou da tirania no Egito.

O tempo passou, séculos e séculos se passaram e o que vemos hoje no mundo?

O povo continua, em sua grande maioria, falto de sabedoria. 
São cheios de idolatria, cheios de "eu acho", "eu penso assim", "eu que sei", "Não é bem assim, tal mandamento não se aplica aos dias de hoje"...

Jesus veio a o mundo, deixou suas ordenanças, falou como se deve agir para alcançar o reino de Deus, para se obter a salvaçação da alma... E o que fazem as pessoas? Ficam perdendo tempo na vida. Não olham para a frente. Não pensam na eternidade...

 Vejam o que Moisés diz no final de sua preleção:

Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida

Moisés  diz para que se cumpram todos os mandamentos da Lei de Deus. 
Nós cristãos temos que seguir sob a luz do evangelho e da direção do Espírito Santo, claro. Mas, a última frase se aplica tanto a judeus quanto a cristãos,

PORQUE ESTA PALAVRA NÃO VOS É VÃ, ANTES É A VOSSA VIDA!

Amém?





A ORAÇÃO DE MOISÉS POUCO ANTES DE SER LEVADO POR DEUS

Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
Disse pois: O Senhor veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei. (Deuteronômio 33:1,2)...
...

Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens.
O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.
Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó, na terra de grão e de mosto; e os seus céus gotejarão orvalho.
Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas. (Deuteronômio 33:26-29)
.



CONCLUINDO


Bem, ao final Moisés abençoa seu povo. Ele que tanto os exortou por seus pecados, por sua rebeldia, por sua murmuração, por sua idolatria, em seu final de vida age como se fosse, hoje, um bom cristão: Abençoa.

Entretanto, é importante nós atentarmos para um fato relevante.
A luta daquele povo e a esperança daquele povo estava centrada em obter a TERRA PROMETIDA.

Talvez isto explique porque, até os dias de hoje, tantos e tantos séculos após esse evento, em Israel, no século XXI, ainda há constante guerra contra seus vizinhos.

Moisés profetizou,


E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.
Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó.
Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.
Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens
...

Tudo indica que Jesus Cristo veio não só para remir os gentios, mas também a Israel, desta maldição.
Logicamente, quem se converter a Cristo deixará de ser escravo desta maldição, desta guerra que não tem fim. 
Jesus disse, 

João 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.


Jesus diz, "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá"...

A paz do mundo é enganosa. Hoje é paz, amanhã é guerra.

E, como todo cristão não almeja terra neste mundo, mas sim um lugarzinho na Jerusalém celestial, então não há motivo para conflitos.

E, quando todos estiverem reunidos na Nova Jerusalém, depois do juízo final, o que restará de quem ficou por toda sua vida brigando por causa de "Terra Prometida"? 
Só haverá esquecimento.

"farei cessar a sua memória dentre os homens"...

Amém?


Graça e paz de Cristo a todos. Seja um filho de Deus, aceite Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. E conheça a paz que somente Ele pode nos dar.

Amém?



Missionário Virtual Geraldo de Deus            2020setembro, 22




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?