Contra Tudo e Todos






Amados em Cristo,

Tem muita gente querendo ser profeta de Deus.
Parece que dá Status ser profeta, vaticinar na vida dos irmãos na igreja...

Mas, a verdade é outra.

No meu caso, as vezes que o Senhor me incumbiu de levar uma profecia na vida de alguém, em todos os casos, que pela misericórdia do Senhor foram poucos, foi para exortar, para dizer que tal comportamento errado em sua vida iria causar que lhe sobreviesse alguma maldição.
Ou, recentemente, exortar o próprio pastor presidente do ministério com o que está em Oseias 4,

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha.
Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente.
Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras. (Oséias 4:6-9).


Não é nem um pouco agradável ser boca de Deus, ser atalaia de Deus e ter que exortar nossos superiores.
Normalmente, o atalaia de Deus, o profeta, é mal visto pelos obreiros, é discriminado pelos pastores e dirigentes.

É muito fácil subir no púlpito e ficar soltando profetadas de bençãos sem dizer para quem são elas, como alguns fazem, "Tem uma pessoa aqui que Deus está dizendo que vai liberar seu caso na justiça, tem uma irmã que está com problema conjugal e Deus me manda dizer que está entrando com providência"...

Não são profecias, são profetadas, são aqueles famosos "chutômetros".

Fazer tais profetadas não caracteriza um verdadeiro homem ou uma verdadeira mulher de Deus.

Ser Atalaia do Senhor dentro da igreja, sentir a presença do Espírito Santo e estar sintonizado quando Ele se desagrada de alguma coisa, ou ouvir quando Ele nos ordena que levemos tal exortação a fulano de tal... Isso é ser profeta, isso é ser usado por Deus para executar a vontade de Deus.

Mateus 10:22 - E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.


Então, não se iludam, irmãos e irmãs, ser profeta de Deus, fiel e sincero, reto e íntegro, corajoso até a morte, só mesmo para Jeremias. Quem somos nós para fazer ao menos dez por cento do que Jeremias fez?

Ele sim era corajoso e indômito.

Vamos nos aprofundar na vida de um profeta de verdade?







INFORMAÇÕES RESUMIDAS (Bíblia Hábil)

[Javé E Elevado] Profeta nascido em família de sacerdotes, da cidade de Anatote. Foi chamado ao ministério profético através de uma visão (#Jr 1.4-10). Profetizou durante 40 anos, nos reinados dos cinco últimos reis de Judá (627 a 587 a.C.). As autoridades não recebiam bem as suas mensagens. Jeremias foi rejeitado, perseguido e preso. Alguns episódios de sua vida estão narrados no seu livro (Jr 26; 28; 32; 35-43). Nabucodonosor cuidou dele depois da destruição de Jerusalém (#Jr 39.11-12). Foi forçado a ir para o Egito (#Jr 43.6-7) e lá, em adiantada velhice, morreu.


JEREMIAS

O contexto religioso em que viveu o profeta é controverso. 
O povo pensava que a presença de Deus garantisse a própria proteção contra todas as catástrofes. De fato muitos acreditavam que quando Samaria foi destruída Deus tinha livrado milagrosamente Jerusalém da guerra (2Reis 19,35; Isaias 36,37), por causa do seu templo. 
Assim, no tempo de Jeremias, o povo tinha a convicção de que a presença de YHWH no seu meio (Templo) os protegeria de seus inimigos. 
Jeremias contraria tais expectativas e anuncia que tal confiança cega, sem nenhuma atitude de obediência ao SENHOR, causará a destruição de Jerusalém.


Seu nome pode significar “o Senhor edifica”, no sentido de exaltar, ou “o Senhor lança”. Também pode ser Javé é Elevado. 
Jeremias, sacerdote, filho Hilquias, nasceu em 650 a.C, sob o reinado de  Manassés, em Anatote, território de Benjamin;  foi chamado por YHWH para profetizar em Judá durante o reinado de seus últimos monarcas, no declínio e queda do Reino do Sul ( séc. 7 e 6 a.C.).
Ele foi boca de Deus, tendo profetizado conforme Deus ordenava acerca dos babilônios. Anatote ficava cerca de 2,5 milhas de Jerusalém.
 Quando Jeremias nasceu o Reino do Norte (Israel) com capital em Samaria, já havia sido conquistado pelo império assírio.

CHAMADO
Jeremias foi chamado pelo Senhor como profeta no décimo terceiro ano de reinado de Josias, em 627 a.C. Na descrição de sua convocação, podemos perceber a forma soberana com que Deus o chamou:

Jeremias 1:5 - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei;  às nações te dei por profeta
.
Diante do chamado inesperado, ele respondeu que era incapaz para desempenhar tal tarefa, pois não passava de um menino. Podendo significar que ele ainda era espiritualmente  imaturo, pois pela tradição religiosa o sacerdote iniciava seu ministério aos trinta anos de idade.
Deus lhe respondeu, “não temas” (Jr 1:8). 

Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. (Jeremias 1:6-8)
.

O Senhor  avisou que ele falaria tudo o que lhe fosse ordenado, e prometeu  estar com ele durante os terríveis anos de aflição que viriam.

E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. (Jeremias 1:9,10).


Deus falou com Jeremias em detalhes, de forma bem clara. Isto demonstra como esse jovem sacerdote estava em sintonia com a vontade de nosso Deus. 

Jeremias exerceu seu ministério num período de cerca de quarenta anos, desde sua chamada em 627 ou 626 a.C. até pouco depois da queda de Jerusalém, em 587 a.C. (profetizou durante o reinado de Josias (640-609 a.C.), Jeoacaz (609 a.C.), Jeoaquim (609-598 a.C.), Joaquim (598-597 a.C.) e Zedequias (597-586 a.C.).

Ressaltamos que no início do ministério do profeta Jeremias grandes reviravoltas internacionais ocorreram, transformando a história mundial.
Entre 627 e 626 a.C., Assurbanípal, o último grande rei da Assíria, e Candalanu, o governante da Babilônia, morreram; Nabopolasar, pai de Nabucodonosor, aproveitou o momento e se tornou o rei da Babilônia, o que acabou culminando na conquista da Assíria em 612 a.C. e no florescer do Império Babilônico como a maior potência mundial em 605 a.C.
Após a morte de Josias, Jeoacaz foi colocado no trono de Judá, mas este reinou por apenas três meses sendo deposto pelo Faraó Neco. Para servir aos interesses do Egito, em seu lugar foi posto Jeoaquim.
O profeta Jeremias era contrário à liderança de Jeoaquim, tendo o profeta proclamado o importante sermão que resultou em seu banimento do Templo e quase lhe custou a vida

Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
Acaso é a mim que eles provocam à ira? diz o Senhor, e não a si mesmos, para confusão dos seus rostos?
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se-á, e não se apagará.
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne.
Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante.
Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os.
Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais. (Jeremias 7:18-26)


Um profeta de valor, ousado, corajoso, destemido... eis como era Jeremias. Deus ordenava e ele falava, sem temor. Doesse a quem doesse. Ele atacava abertamente a prática da idolatria que naquela época causou em Deus tanta ira. 

Sabemos que nos dias de hoje também é assim. Deus abomina a idolatria, em todas as suas formas. Ai daqueles que adoram santos e santas da igreja católica, que adoram entidades do espiritismo, que adoram cantores evangélicos, que adoram... Adorar somente a Deus!



Jeremias também profetizou a morte de Jeoaquim,

Portanto assim diz o SENHOR acerca de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá: Não o lamentarão, dizendo: Ai, meu irmão, ou ai, minha irmã! Nem o lamentarão, dizendo: Ai, senhor, ou, ai, sua glória!
Em sepultura de jumento será sepultado, sendo arrastado e lançado para bem longe, fora das portas de Jerusalém.(Jeremias 22:18,19)





E a Jeoiaquim, rei de Judá, dirás: Assim diz o SENHOR: Tu queimaste este rolo, dizendo: Por que escreveste nele, dizendo: Certamente virá o rei de babilônia, e destruirá esta terra e fará cessar nela homens e animais?
Portanto assim diz o Senhor, acerca de Jeoiaquim, rei de Judá: Não terá quem se assente sobre o trono de Davi, e será lançado o seu cadáver ao calor do dia, e à geada da noite.
E castigarei a sua iniqüidade nele, e na sua descendência, e nos seus servos; e trarei sobre ele e sobre os moradores de Jerusalém, e sobre os homens de Judá, todo aquele mal que lhes tenho falado, e não ouviram.(Jeremias 36:29-31).


Imagine se você é o atalaia de Deus encarregado por Ele de levar ao seu rei uma mensagem deste teor...
Tem que ter ousadia, muita ousadia. E toda confiança na proteção de Deus!


Depois da morte de Jeoaquim, seu filho, Joaquim, assumiu em seu lugar, mas governou por apenas três meses antes de ser levado para a Babilônia. Em seu lugar Nabucodonosor colocou Zedequias.
Nessa época o Egito e a Babilônia disputavam o controle daquela região, e o profeta Jeremias repetidamente profetizou acerca da vitória da Babilônia, insistindo que qualquer esforço para resistir ao avanço da Babilônia, mesmo recorrendo a uma possível aliança com o Egito, seria inútil, pois a Babilônia era um instrumento nas mãos de Deus para executar Seu juízo. Tal posicionamento lhe rendeu perseguições (Jr 37:3,17).


Então veio a Jeremias, o profeta, a palavra do Senhor, dizendo:
Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Assim direis ao rei de Judá, que vos enviou a mim para me consultar: Eis que o exército de Faraó, que saiu em vosso socorro, voltará para a sua terra no Egito.
E voltarão os caldeus, e pelejarão contra esta cidade, e a tomarão, e a queimarão a fogo.
Assim diz o Senhor: Não enganeis as vossas almas, dizendo: Sem dúvida se retirarão os caldeus de nós, pois não se retirarão. (Jeremias 37:6-9).





ELE,

. Convocou o povo ao arrependimento a fim de evitar o julgamento divino.
. Avisou que o tempo de arrependimento havia se esgotado e que Judá sofreria o juízo de Deus,muito severo, a perda da Terra Prometida.
. Profetizou que Jerusalém cairia diante de Nabucodonosor e que o cativeiro seria inevitável,
. Mostrou, através de sua mensagem, que Judá mereceu o cativeiro por seus graves pecados, principalmente a idolatria.
. Anunciou que o Templo em Jerusalém não protegeria  o povo idólatras do julgamento iminente.
. Profetizou que Deus salvaria um remanescente de Seu povo por meio do exílio.


CARÁTER

Jeremias exerceu todo seu ministério de maneira vigorosa, mesmo diante de muitas aflições. Levou uma vida bastante solitária, devido às suas mensagens impopulares (Jr 15:17 e 18).




Durante seu ministério é possível perceber que ele sentiu, antes do próprio povo, agonia diante da aproximação do cativeiro babilônico, também a fúria do Senhor pelos  pecados do povo,

Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Estou com dores no meu coração! O meu coração se agita em mim. Não posso me calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra.
Destruição sobre destruição se apregoa; porque já toda a terra está destruída; de repente foram destruídas as minhas tendas, e as minhas cortinas num momento.
Até quando verei a bandeira, e ouvirei a voz da trombeta? (Jeremias 4:19-21).


e

Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; ando de luto; o espanto se apoderou de mim.
(Jeremias 8:20,21).


Deus demonstra o cuidado e o zelo para com seus profetas, Jeremias foi proibido pelo Senhor de se casar e formar uma família, e assim poupado de mais dores, 

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.
Porque assim diz o Senhor, acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães, que os tiverem, e de seus pais que os gerarem nesta terra:
Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco sobre a face da terra; e pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento para as aves do céu e para os animais da terra.
(Jeremias 16:1-4).


Jeremias experimentou angustias tão grandes durante sua vida que, por conta de seu lamento, ele ficou conhecido popularmente como o profeta chorão (Jr 4:19; 8:18,21; 9:1,10; 13:17).



Ele foi preso e teve sua vida ameaçada várias vezes, pois a mensagem que proclamava fazia com que ele se colocasse em oposição à liderança de Judá.
Ele era alvo de zombaria e todos o amaldiçoavam (Jr 11:18-21; 12:1-6; 15:10-21; 17:12-18; 18:19-23; 20:7-18).

Então disseram: Vinde, e maquinemos projetos contra Jeremias; porque não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta; vinde e firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras.
Olha para mim, Senhor, e ouve a voz dos que contendem comigo.
Porventura pagar-se-á mal por bem? Pois cavaram uma cova para a minha alma. Lembra-te de que eu compareci à tua presença, para falar a favor deles, e para desviar deles a tua indignação;
Portanto entrega seus filhos à fome, e entrega-os ao poder da espada, e sejam suas mulheres roubadas dos filhos, e fiquem viúvas; e seus maridos sejam feridos de morte, e os seus jovens sejam feridos à espada na peleja.
Ouça-se o clamor de suas casas, quando de repente trouxeres uma tropa sobre eles. Porquanto cavaram uma cova para prender-me e armaram laços aos meus pés.
Mas tu, ó Senhor, sabes todo o seu conselho contra mim para matar-me; não perdoes a sua maldade, nem apagues o seu pecado de diante da tua face; mas tropecem diante de ti; trata-os assim no tempo da tua ira. 
(Jeremias 18:18-23).


Com base nos detalhes registrados por Baruque, seu escriba, é possível perceber que Jeremias tinha uma personalidade forte, repleta de contrastes. 

Ele era um homem honesto, um profundo observador analítico, gentil, afetuoso e, ao mesmo tempo, inflexível.

Apesar de se lamentar com frequência, o profeta Jeremias era uma pessoa otimista e de oração. Ele superou qualquer timidez que pudesse ter no início de seu ministério, e suportou a hostilidade, a solidão, a angústia e até mesmo a sensação do aparente fracasso.

Diante de um sofrimento tão intenso, o profeta Jeremias em algumas ocasiões não conseguia entender por que estava sendo submetido a tudo aquilo, chegando até mesmo a acusar o Senhor de tê-lo enganado 

Persuadiste-me, ó Senhor, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim.

Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio e ludíbrio todo o dia.(Jeremias 20:7,8).


 e desejar a morte

Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente!
Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha? (Jeremias 20:17,18).


Todavia, no fim o profeta entendeu que Deus é soberano e controla todas as coisas.


Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vós vistes todo o mal que fiz vir sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá; e eis que elas são hoje uma desolação, e ninguém habita nelas;
Por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso, e servir a deuses estranhos, que nunca conheceram, nem eles, nem vós, nem vossos pais.
E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio.
Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros deuses.
Derramou-se, pois, a minha indignação e a minha ira, e acendeu-se nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, e elas tornaram-se em deserto e em desolação, como hoje se vê.
Agora, pois, assim diz o Senhor, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra as vossas almas, para vos desarraigardes, ao homem e à mulher, à criança e ao que mama, do meio de Judá, a fim de não deixardes remanescente algum; (Jeremias 44:2-7).


DEUS ESTÁ E SEMPRE ESTEVE NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS.



FINAL DO MINISTÉRIO

Após a queda de Jerusalém, a fama de Jeremias já havia se espalhado até mesmo na Babilônia, e o rei Nabucodonosor o deixou em Jerusalém para ficar com o restante dos judeus que não foram levados para a Babilônia.

Ele permaneceu ali até que o governador de Judá, Gedalias, foi assassinado por Ismael, um fanático judeu. Temendo uma represália dos babilônios muitos judeus fugiram para o Egito, mesmo contra as advertências de Jeremias (Jr 42), e acabaram obrigando o profeta a segui-los (Jr 43).

Surgiu também entre os judeus uma crença de que o profeta Jeremias ressuscitaria dentre os mortos, e restauraria o Tabernáculo trazendo a Arca da Aliança e o altar do incenso que supostamente ele teria escondido em uma caverna por ocasião da queda de Jerusalém.

Talvez essa antiga crença possa explicar o porquê que alguns diziam que Jesus era Jeremias, conforme a resposta dada pelos discípulos diante da pergunta de Jesus sobre o que o povo dizia acerca de sua identidade (Mt 16:13-14).

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Mateus 16:13,14



O profeta Jeremias foi contemporâneo - (viveu na mesma época) - durante algum tempo do profeta Sofonias, do profeta Naum, da profetiza Hulda (Profetisa consultada pelo rei Josias -2Rs 22.14-20)., do profeta Ezequiel e do profeta Daniel.


Babilônia era um copo de ouro na mão do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso as nações enlouqueceram.
Num momento caiu babilônia, e ficou arruinada; lamentai por ela, tomai bálsamo para a sua dor, porventura sarará.
Queríamos curar babilônia, porém ela não sarou; deixai-a, e vamo-nos cada um para a sua terra; porque o seu juízo chegou até ao céu, e se elevou até às mais altas nuvens.
O Senhor trouxe a nossa justiça à luz; vinde e contemos em Sião a obra do Senhor, nosso Deus.
Aguçai as flechas, preparai os escudos; o SENHOR despertou o espírito dos reis da Média; porque o seu intento é contra babilônia para a destruir; porque esta é a vingança do SENHOR, a vingança do seu templo. (Jeremias 51:7-11).


No Egito,  com a idade de pelo menos setenta anos, continuou pregando a Palavra de Deus (Jr 51), e, possivelmente, morreu ali pouco tempo depois. 


Na verdade, nada se sabe sobre as circunstâncias de sua morte, apesar de que havia uma tradição que afirmava que Jeremias morreu apedrejado pelos judeus em Tafnes.

_________________________________________________________________________


Louvor imortal ao nosso Deus    Aleluia!

______________________________________________________________ 

AMIGO E COMPANHEIRO

O companheiro de Jeremias era seu fiel secretário, Baruque, que anotava suas palavras à medida que o profeta ditava, 

Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias no rolo de um livro todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha falado.
E Jeremias deu ordem a Baruque, dizendo: Eu estou encarcerado; não posso entrar na casa do Senhor.
Entra, pois, tu, e pelo rolo que escreveste da minha boca, lê as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum; e também, aos ouvidos de todos os de Judá, que vêm das suas cidades, as lerás.
Pode ser que caia a sua súplica diante do Senhor, e se converta cada um do seu mau caminho; porque grande é a ira e o furor que o Senhor tem expressado contra este povo.
E fez Baruque, filho de Nerias, conforme tudo quanto lhe havia ordenado Jeremias, o profeta, lendo naquele livro as palavras do Senhor, na casa do Senhor. (Jeremias 36:4-8).


Baruque foi aconselhado por Jeremias a não sucumbir diante das tentações da ambição, mas ficar contente com sua condição de vida, 

A palavra que Jeremias, o profeta, falou a Baruque, filho de Nerias, quando este escrevia, num livro, estas palavras, da boca de Jeremias, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque:
Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o Senhor tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso.
Assim lhe dirás: Isto diz o Senhor: Eis que o que edifiquei eu derrubo, e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra.
E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.(
Jeremias 45:1-5). 
Recebeu ainda de Jeremias, uma escritura de compra de terreno que depositou em lugar seguro (32.11-16), e acompanhou o profeta no longo caminho para o exílio no Egito,

Aos homens, e às mulheres, e aos meninos, e às filhas do rei, e a toda a alma que Nebuzaradã, capitão da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã; como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias;
E entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do Senhor; e vieram até Tafnes. (Jeremias 43:6,7).


É possível que Baruque também tenha sido o responsável pela compilação final do próprio livro de Jeremias.






CONCLUSÃO


Eis a biografia e a história de vida de um homem devotado a Deus.

Quando o Senhor o chamou para ser seu atalaia ele reconheceu ser incapaz por si só de fazer tão grande obra para Deus.

Mas o Senhor garantiu que o capacitaria, lhe daria coragem e audácia e que o protegeria não o abandonando jamais.

Seu ministério foi longo e penoso, durou mais de quarenta anos, todos eles em meio a guerras, invasões, mortandade, cativeiro, fugas e perseguições dos príncipes e reis de seu povo, bem como de intrigas de falsos profetas.

Com Jeremias aprendemos que servir a Deus é algo penoso por causa daqueles que vivem em desobediência e não aceitam a correção que vem da parte de Deus. 
Ainda hoje é assim,
Eles rejeitam a correção e tentam difamar e destruir o profeta de Deus que lhes é enviado. 

O profeta de Deus sempre vai ser impopular e ridicularizado pelos poderosos.





Não nos esqueçamos de Elias, outro grande homem de Deus que foi por toda sua vida perseguido.

Quer ser profeta?

Prepare-se para a luta constante e para o menosprezo das pessoas.


Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor em vossos corações.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                2019março,23




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?