Simplicidade e Humildade, a face exposta de JESUS CRISTO







Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. (Filipenses 4:11)
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Filipenses 4:12).


Abaixo uma compilação de artigo postado na internet sobre a simplicidade e humildade de Jesus Cristo:

Vamos lembrar o texto de Filipenses 4.11, onde Paulo nos ensina a viver contente em toda em qualquer situação. Ele diz que aprendeu porque é um processo. É um aprendizado ter e não possuir, possuir e entregar para que outros possam ter. Se humilhado ou exaltado, isso não faz diferença. Ter fartura ou escassez também não. Os valores eternos nos levam à autenticidade da humildade e simplicidade de Jesus.
Temos o desafio de viver a humildade e a simplicidade como experiência de Deus em nós, de forma atualizada e no cotidiano. Isto é, não apenas quando a situação favorece ou quando esta é a liturgia do dia. Não, é Cristo formado em nós, pela agência do Espírito Santo, nos levando a viver não centrado em nós, mas Cristo vivendo em nós.
Outro desafio é descobrir o que está entre a presença de Deus e nossa consciência que nos impossibilita de afirmar e admitir a simplicidade e a humildade de Jesus como forma divina de revelação ao mundo. É esta a forma de revelar-se ao mundo, de chegar aos que mais precisam desta revelação. Contemplação e união com Deus exigem de nós um espírito de desprendimento; não é não ter, mas saber ter para que a Igreja e a sociedade recebam os benefícios daquilo que temos.
Passar da superficialidade para a profundidade, da multiplicidade para a unificação. Não massificados, mas unidos em um só corpo em Cristo. Esta é a proposta de Lausanne e também da Aliança. Que o Espírito Santo construa em nós a simplicidade e a humildade de Cristo.
Redigido por: Durvalina Bezerra, diretora do Seminário Evangélico Betel Brasileiro.
Fonte: Ultimatoonline

Amados irmãos em Cristo,
Nosso amado eterno mestre Jesus Cristo tem insistido em me falar sobre simplicidade, na verdade, sobre simplicidade e humildade.
Muitas  vezes temos uma visão distorcida da realidade. O que consideramos como correto pode estar incorreto e nem conseguimos imaginar tal coisa.
Lembro-me que há muitos anos atrás, sempre que eu buscava um ensinamento do nosso Deus, consultando a bíblia, constantemente a resposta tinha a ver com paciência.  Eu estranhava,  pois eu me achava uma criatura muito paciente. As pessoas com quem eu convivia também diziam que eu era muito paciente. Eu, realmente, não entendia porque o SENHOR sempre me falava em ser paciente, afinal, me considerava como o mais paciente dos seres humanos.
Então, num certo período a seguir destas revelações, tive explosões de impaciência, tanto no trânsito quanto na fila de banco, tanto nas escolas onde meus filhos estudavam e eu tinha que ir para resolver sobre suas matrículas.
Foi então que descobri  não ser uma pessoa tão paciente quanto eu imaginava ser. Tive que entender que meu estopim não era curto, mas que quando algum fato fugia ao meu controle e eu chegava ao meu limite, toda paciência simplesmente desaparecia e eu ficava possesso, agressivo, irado, até mesmo descontrolado.
Foi assim que aconteceu. Primeiro Deus me alertou que eu deveria desenvolver mais a atitude da paciência no trato com as pessoas, (posteriormente entendi que mesmo quando não demonstrava,  por dentro eu estava muito impaciente e prestes a explodir). Depois, como eu não aceitei sua ordenança, me mostrou como eu era falho no trato com as situações que me causavam ira ou quando eu perdia o controle da situação, dependendo de terceiros.
Dessa forma, tive que agradecer ao Senhor por esta correção no meu caráter, pois a paciência é uma necessidade em nossa vida. Se você vai embarcar num ônibus, por exemplo, e ele atrasa, dá para avaliar sua quota de paciência ou impaciência.
Quem é paciente distrai a mente com outras coisas, busca ocupar-se com algo útil, ou dá uma volta pelo local, admirando tudo enquanto espera  pela  chegada do veículo esperado.
Entretanto, o impaciente começa a reclamar, murmurar, xingar, fica inquieto, fala mal da empresa concessionária, irrita os outros passageiros que também estão esperando, acaba por aumentar a insatisfação geral. E ainda acaba  agredindo verbalmente ao motorista ou ao auxiliar de viagem,  quando estes chegam ali.  
Faça o teste e veja se você é uma pessoa paciente ou impaciente.
Da mesma forma o SENHOR  tratou comigo com relação à humildade. Eu me considerava um homem humilde ao extremo, mas o nosso Jesus me mostrou que dentro de meu coração e da minha mente havia muita soberba escondida, oculta, disfarçada. Tive que reconhecer minhas falhas e me corrigir, rejeitando toda soberba e assumindo a verdadeira humildade, não a humildade da pobreza ou da ignorância, mas a humildade de renunciar ao meu eu, ao meu querer, ao meu saber, tudo em favor da direção do Espírito Santo. A humildade do cristão deve ser baseada na obediência ao que ordena Jesus, tem a ver com renúncia e fidelidade.
Então, agora o Senhor tem me falado constantemente de simplicidade.
Eu me acho uma pessoa muito simples, mas baseado no que aconteceu anteriormente devo colocar minhas barbas de molho e analisar melhor a situação. Procurar onde estão minhas falhas, onde está a minha falta de simplicidade que tem desagradado ao nosso eterno mestre.
Quando racionalizamos o que é viver em simplicidade, o que é agir com simplicidade, descobrimos que não basta estar vivendo em simplicidade, mas que devemos nos contentar com o que temos.
É algo muito estranho, pois o mundo nos ensina que devemos ter ambições, que devemos ter sonhos de grandeza, que temos a obrigação de crescer  e enriquecer a cada novo dia.
O mundo nos ensina que o que temos hoje já está ultrapassado, que já está à venda um modelo muito mais elaborado e muito mais moderno do que o que temos em nosso poder. Isso serve para todo bem manufaturado: carro, moto, bicicleta, móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos em geral, roupas, sapatos, brinquedos, celulares e smartphones... A lista é infindável.
O mundo nos leva ao consumismo, e o consumismo é contrário à simplicidade. Entretanto, não sou consumista, pelo contrário, sou anti-consumismo.
Mas, quando buscamos na Palavra de Deus o que é ser simples, encontramos em Paulo um exemplo de homem que teve de se despojar de sua autoridade, de suas riquezas, de sua sabedoria secular e religiosa, de seu conforto. Teve que se despojar de tudo isso para obedecer a Jesus e realizar sua missão magnífica.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. (Filipenses 4:11).
Aprender a contentar-se com o que se tem, eis o grande desafio do cristão que quer ter uma vida simples.
Jesus Cristo é o exemplo mais completo da simplicidade, entretanto, as pessoa podem dizer “mas Ele é Deus, Ele sempre foi perfeito”, como se Jesus não fosse feito de carne, ossos e sangue como todos nós, com nossas necessidades e com nossos desafios de vida.
Jesus é o maior exemplo de simplicidade. Ele andava à pé, usava sandálias, usava roupa simples, trabalhou como carpinteiro (serviço manual, artesanal, braçal). Jesus foi até João Batista para ser por ele batizado, sendo Deus!
Jesus comia pão e peixe com o povo, não iguarias. Jesus era tão simples que se confundia com a multidão.
Tem pessoas que não sabem viver sem se destacar, querem sempre estar em evidência, fazem de tudo para serem exaltados, senão ficam ansiosos e tristes.
Jesus sempre foi simples, e sua humildade sempre o exaltou, sem que fizesse esforço para isso.
Jesus viveu ensinando a Palavra de Deus, mas não se assentou no trono destinado aos maiorais de seu povo, e quando quiseram tomar dele e o coroarem (após a multiplicação dos pães), fugiu para o alto do monte.
O rei dos reis viveu sempre em simplicidade e humildade, entretanto, seu evangelho e sua doutrina venceram os séculos e os costumes do mundo.
O mundo foi se modificando, se “modernizando”, mas aquilo que em sua simplicidade e humildade Jesus ensinou, não perdeu a validade. Sua Palavra é eterna e imutável.
Com o apóstolo Paulo aprendemos que ser simples é “aprender a contentar-se com o que se tem”.
“Mas eu tinha muito mais e perdi tudo por atitudes ou escolhas erradas, então eu busco a Deus para que Ele venha a me restituir tudo o que perdi e ainda muito mais, como prêmio pela minha fidelidade e dedicação à sua obra” – Argumentam muitos e muitos que hoje obram nas igrejas evangélicas.
Deus pode até restituir o que você perdeu.
Deus pode até lhe dar muito mais do que você tinha.
Mas, veja bem, se você tinha é porque Deus lhe tinha dado. E se você perdeu o que tinha, é que, como o filho pródigo, você agiu de forma errada, ou foi vítima de situações adversas.
Deus nunca nos diz um NÃO definitivo quanto a nos atender em nossas petições, mas daí a você pensar que Deus tem a obrigação de restituir o que você perdeu porque está sendo fiel a Ele e à sua obra, já é forçar a situação.
Deus não tem obrigação nenhuma, Deus não nos deve nada.
Tudo o que temos foi Ele que nos deu, então, devemos sempre agradecer pelo  que temos e, como Paulo, APRENDER se CONTENTAR com o que tem.
Contentar é viver feliz e contente, sem murmurar. Não se entristecer pelo que não tem, mas ser feliz com o que já adquiriu e conserva consigo.
Viver contente com o que se tem é saber dizer ao nosso Deus: “obrigado, Senhor, se estou vivo, se respiro, se sou são e vigoroso, é porque até aqui me sustentastes”.
É saber agradecer a Deus pelo que temos e não somente o buscar pelo que queremos obter.
Paulo completa seu ensinamento,
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. (Filipenses 4:12).
Saber ter abundância, saber enfrentar  momentos de extrema dificuldade e humilhação, ser instruído no evangelho de Cristo.
Saber viver os momentos de fartura sem virar as costas para Deus, sem virar as costas nem fechar as mãos aos necessitados. Saber viver os momentos de penúria e miséria sem murmurar, se agarrando à certeza de que nosso JESUS CRISTO tem o poder e o querer de nos sustentar e nos livrar.
Ou, em todo momento,
Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
Salmos 37:3-5

CONCLUINDO,
Viver em simplicidade é estar firme na rocha inabalável que é nosso Salvador Jesus, é imitar seu modo de vida, é obedecer suas ordenanças, é ser cristão fervoroso tanto dentro quanto fora da igreja, é ter confiança que Deus é fiel, e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
É saber que ser cristão não é sinônimo de pobreza, mas de humildade e simplicidade.
Deus não rejeita nossos sonhos, pelo contrário, como está claro neste salmo,
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
Quem ama a Deus não fica a contender com Deus, antes, espera no Senhor, no nome de JESUS CRISTO!
Confia no Senhor, acredite que tudo tem o tempo determinado por Deus, e saiba esperar a providência divina, no nome de JESUS.
Sonhe com aquilo que seu coração deseja, creia que Deus vai realizar, confia no Senhor e saiba esperar o agir de Deus. Sem murmurar.
Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor em vossos corações.


Missionário Virtual Geraldo de Deus           2017julho,06

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?