Crença e valores




Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêm.

Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.


Povo de Deus,

Sempre ouvimos que a fé é o sentimento que nos leva para a salvação.

Quem tem fé acha isso natural, pois é inerente ao seu caráter ter fé, crer com muita firmeza, em algo maior, em um ser superior que tenha criado tudo o que existe e que também rege sua criação, zelando pelas suas criaturas.

Temos, contudo, uma expressiva parcela da humanidade que não consegue ter fé em algo intangível ou espiritual. 
Só conseguem acreditar no que podem ver ou tocar, como se a visão e o tato fossem os fatores determinantes de algo existir ou não. 

Hoje sabemos que existe uma infinidade de seres vivos microscópicos, que nossa visão nunca pôde enxergar e que as pessoas não poderiam jamais ver. 

Mas, com o uso de um artefato chamado microscópio tornou-se possível ao olho humano ver estes seres tão minúsculos. 
Então se comprovou que existe muita coisa que está além da nossa capacidade de enxergar, que nossa visão tem limites. 

Quanto ao tato, sabemos que existem coisas, como os gases voláteis por exemplo, que não podemos sentir pelo toque, são intangíveis.

Assim, como podemos limitar nossa crença no que existe ou não existe limitado ao que vemos ou podemos tocar? Quem age assim está se excluindo de tudo o que é chamado de espiritual, ou espiritualização.

O instrumento que nos permite “enxergar, ouvir e sentir” o mundo espiritual se chama fé.

A fé quebra a barreira do tangível e do intangível, nos leva muito além do que poderíamos ir somente embasados em nossos sentidos físicos. 

A fé abre nossa alma para o mundo espiritual.

Por isso existe tanta gente que toma caminhos errados quando tenta conhecer nosso Deus.






Efésios 6:12- Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Quem pode afirmar que conhece o mundo espiritual? 
Quem pode desenhar um mapa do mundo espiritual? 
Quem pode comprovar que esteve lá, viu e voltou para nos contar?

O mundo espiritual é um grande mistério, dele só sabemos o que nos é revelado por seres espirituais. 

E como confiar em seres que se fazem revelar aos homens mas que não podem ser avaliados, a não ser ao longo do tempo, pela sua forma de agir, pelo seu caráter?

Esse é o maior perigo de quem se envolve no ocultismo, na feitiçaria, no paganismo... 
Quais as intenções destas entidades espirituais que se revelam aos seres humanos, muitas vezes prometendo coisas mirabolantes, mas que só praticam a destruição e levam até à morte aqueles que se envolvem em seus caminhos?

Não se pode entrar no mundo espiritual embalado pela fé em seres que não se conhece, seres muitas vezes parasitas, como os encostos da umbanda e do candomblé. 
Eles mantêm uma convivência parasitária com aqueles que se submetem a eles. 
Vão sugando tudo o que estas pessoas incautas possuem, vão destruindo tudo aos poucos, sempre prometendo coisas fabulosas, riquezas, amores... 

De repente a pessoa se vê no fundo do poço, presa a uma entidade espiritual mórbida, a qual destruiu tudo de precioso que tinha em sua vida, até a família e a dignidade, além dos bens materiais.

O que dizer então daqueles que fazem pactos com o diabo, em troca de fortuna, de fama, de poder? 

Temos muitos exemplos recentes de pessoas que saem do anonimato para a fama em pouco tempo, chegando ao estrelato na música ou no cinema, mas que em curtíssimo tempo morrem de forma trágica ou por acidentes banais.

O que querem estas entidades espirituais do mal? 
Querem arrastar a alma humana para longe de Deus, para longe da salvação de Jesus Cristo!

O que dizer então das religiões vazias da presença do Criador?  

Nações inteiras seguindo miragens espirituais, se consagrando a nada, jogando suas almas no esquecimento e na morte espiritual.

Temos que citar, obrigatoriamente, a igreja católica, uma grande vitória do diabo sobre os homens cristãos, quando houve o desvirtuamento da igreja primitiva dos apóstolos de Jesus pelos governantes romanos da época. 

Quando arrancaram o cristianismo de suas bases apostólicas e o transformaram numa mistura de paganismo e misticismo, regado com todo tipo de idolatria.

Pegaram a Palavra de Deus e se apossaram dela, ensinando aos povos formas erradas de cultuar o Todo Poderoso.

Durante muitos séculos desviaram as almas da adoração ao eterno mestre Jesus Cristo, ensinando as pessoas a adorar “virgem Maria”, “santos”, “anjos”, “papas”, etc. Não se ensinava a renunciar ao mundo e se dedicar à vontade de Deus, mas sim às ordenanças do maioral da igreja, aquele que quis ficar como mediador entre Deus e a humanidade, o papa. O usurpador do lugar que por direito é de Jesus Cristo, o único intercessor entre Deus e o mundo.
Tentaram esconder a Palavra de nosso JESUS CRISTO, para afastar o povo da salvação, para drenar as almas, de forma que não trilhassem a estrada estreita do reino dos céus.
Quando comparamos a forma correta de se ter fé e ter uma convivência sadia com o reino espiritual, temos um exemplo muito claro, registrado na bíblia: Davi e  Salomão.
Davi dedicou sua fé ao Todo Poderoso YHWH, Jeová, sem se desviar para qualquer outro tipo de crença. Esteve por toda sua vida ligado firmemente a JEOVÁ ELOIM. 
Foi pastor, foi guerreiro invencível, foi rei bem sucedido, teve seus momentos de fraqueza na carne, teve seus momentos em que o inimigo quase o destruiu, mas ficou sempre firme na sua fé e no seu amor por JEOVÁ.

Jamais hesitou em sua fé, jamais escondeu seus pecados da face do Senhor. 

Nos legou o livro dos salmos, onde nos confirma sua ligação inquebrável com Deus. Em todos seus momentos, fossem de alegria ou tristeza, de vitória ou derrota, sempre se reportava a Elohym - o Todo Poderoso, sempre o louvando e adorando, independente da situação e que estava.


Sua fé sempre esteve firme em Elohym.

.
Aleluia!

Temos seu filho Salomão, muito astuto e sábio, tanto que pediu a Deus mais sabedoria.

Entretanto, Salomão não seguiu os passos de seu pai Davi. Seu ego cresceu, ele se envolveu com muitas mulheres estrangeiras e se deixou contaminar pelo paganismo, se perdeu no mundo espiritual por ter se afastado de JEOVÁ e se envolvido com todo tipo de deuses pagãos e entidades demoníacas. Fala-se que era um grande feiticeiro, um mestre das artes ocultas.

Quando Davi morreu e foi para o seio de Abraão, como diziam, deixou o reino que Deus lhe dera consolidado, rico, unido.

Quando Salomão morreu, o reino foi dividido e coube aos seus descendentes apenas o equivalente a uma tribo e meia, o reino do sul, Judá.. O restante se tornou o reino do norte, Israel.

Salomão se perdeu na fé, por trilhar caminhos escusos, trevosos, por se afastar de Deus.


Voltando ao raciocínio da fé, temos que direcionar nossa fé para nossa fortaleza, que é JESUS CRISTO.

Jesus nos ensina que “...Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.João 10:10.

Ainda,

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9”.

Jesus Cristo tem promessa de vida abundante e de salvação da alma.

E, o mais importante, tudo o que sabemos de Jesus remonta de cerca de vinte séculos atrás, mas não ficou ultrapassado. 

Suas palavras continuam valendo hoje como naquele tempo. 

Sua virtude e seu poder se manifestam hoje como se manifestou naquele tempo remoto. 

Jesus foi morto, mas ressuscitou e continua vivo e atuante no meio do povo cristão até hoje!

Fé é primordial, mas fé em quem? 

Em quem pode te destruir, ou em quem pode te dar uma vida abundante e ainda te ressuscitar depois de sua morte e te levar para o reino de Deus?

Essas palavras são para os que têm fé.

Quem tem fé e está num caminho equivocado, pare, medite em seus valores, vislumbre qual será seu futuro, e se consagre a JESUS CRISTO.

Quem tem fé e está na estrada estreita, junto com o Espírito Santo, firme em JESUS CRISTO, continue, não desista, persista na mensagem da cruz e na doutrina cristã.

Para quem não tem fé em coisas que não consegue ver e se apega ao materialismo, para esses podemos apenas perguntar: “Como será sua atitude diante da visita da morte? 

Você está preparado para descobrir que tudo pelo que lutou, e tudo ao que se apegou vão ficar aqui, e que você vai partir sem nada levar? É isso que deseja para seu final de existência como criatura de Deus”?

“Mais cego é o que não deseja ver”, nos diz o ditado popular.

CONCLUINDO

Hebreus 11:5 - Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Crença e valores, estas duas palavras estão entrelaçadas e caminham juntas na vida das pessoas em geral.

Qual sua crença?

Quais seus valores, quais valores norteiam sua existência?


Mateus 6:19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 
Mateus 6:20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 

Eis a medida da fé para quem tem vontade de morar no céu, junto com Jesus Cristo, eternamente.

Para os que não pretendem ir adiante, quando vier a morte, nada se pode acrescentar.

Medite nesta Palavra, ore e peça a direção de Deus, no nome de Jesus Cristo, para sua vida.

Amém.

Missionário Virtual Geraldo de Deus               2017julho,20



Revisto e ampliado, conforme inspiração no Espírito Santo, em 2018março,07





















Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?