O Acusador







Jó 1:9 - Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

Jesus já nos ensinou que o inimigo vem para roubar, matar e destruir. 

João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

O versículo nove do capítulo primeiro de Jó nos demonstra isso. O diabo foi até diante de Deus e ao ouvir elogios à integridade de Jó, pelo próprio Criador, não hesitou em acusá-lo, de forma subjetiva, usando o “se” como argumento.
“Jó teme a Deus, mas, e se...
E se o SENHOR tocar nos seus bens?
E se o SENHOR tocar em sua saúde?
E se o SENHOR tocar em seus entes queridos”?

Entendemos que o diabo é profissional especializado em ACUSAÇÃO. 
Por mais íntegro que seja o cristão, o inimigo sempre tem argumentos para o acusar.
Como então podemos escapar de um ser tão infame e tão ativo em nos prejudicar todo o tempo?

Jesus nos ensina também 
“...Mas eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (plenitude).

Assim nos ensina nosso Redentor e Salvador:
Quem aceita Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador,  tem Ele mesmo como um intercessor junto ao trono da glória de Deus. Jesus Cristo justifica aqueles que o aceitam como seu único e suficiente Salvador, mas não significa que esteja concordando com o pecado do pecador, simplesmente que Ele dá mais uma chance para que o pecador rejeite o pecado e não persista no erro. 

Principalmente quando o pecado se origina numa fraqueza da carne, pois a batalha do ser humano contra a força do seu corpo, de sua mente, de suas emoções, é terrível. 
Jesus viveu num corpo de carne, ossos e sangue. Sentiu dor, fome, calor, frio, tristeza, dor, alegria, decepção... Sentiu como a mente cria prisões, as prisões mentais que tanto prejudicam a vida das pessoas. 
Jesus conviveu com pessoas boas e com pessoas más, mas no geral foi traído e humilhado. 
Mesmo assim, conservou o amor pelos seres humanos e pelo seu sacrifício de sangue derramado na cruz do calvário, tornou-se o intercessor, o que pode perdoar pecados, o que pode dar virtude e renovo a quem O busca.

E nos ensina,
"Em mim vós tereis paz. No mundo vós tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
Jesus sabe que o mundo é aflição  sobre aflição, principalmente para quem rejeita o pecado e a “ajuda” do diabo, o príncipe deste mundo, no qual ele (o mundo) jaz. 
Jesus sabe da dificuldade do ser humano em vencer as aflições, ainda mais quando se está enfermo na carne ou no espírito. Ou quando não se tem a quem recorrer, quando se é pobre, quando os governantes ou juízes são desonestos. Dessa forma, Ele entende como o ser humano se sente, pois já sentiu na pele o que sentimos.

Por tudo isso, Ele é o médico dos médicos, o advogado dos advogados, o mestre dos mestres, o rei dos reis, mas o mais servil dos servos.

Quando lavou os pés de seus apóstolos, ensinou a humildade como forma de exaltação e nos diz que aquele que se exalta será humilhado enquanto que aquele que se humilha será exaltado. Os valores de Deus são contrários aos valores do mundo.
Do mundo podemos esperar aflições, mas em Jesus encontramos a paz. E muito mais, pois Jesus Cristo cura, liberta, transforma, renova, dá virtude, dá vida, E TEM PROMESSA DE RESSURREIÇÃO E VIDA ETERNA.

Aleluias!

Em sua Epístola aos Efésios, Paulo, por inspiração do Espírito Santo, nos ensina como devemos agir para estar seguindo os passos de Jesus e ser agradável ao coração de Deus.
Paulo nos exorta a sermos fiéis à doutrina de Cristo, sendo membros da igreja, que é o corpo de Cristo, sendo nosso eterno mestre a cabeça. Nos exorta a praticarmos e crescermos no amor e na caridade, obrando em favor da edificação da obra do reino dos céus, sempre firmados no amor como prioridade. 
Paulo nos adverte não sermos “meninos inconstantes” levados por todo vento de doutrina, para nos precavermos contra homens astuciosos e fraudulentos, que enganam aos incautos e os afasta do caminho da salvação.
Nos exorta ainda a proporcionarmos o “aumento do corpo”, ou seja, obrarmos para o crescimento da igreja de Cristo, não só em quantidade, mas também em qualidade.

Efésios 4:14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Efésios 4:15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 
Efésios 4:16 - Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.


RENOVAÇÃO EM CRISTO

Outro ensinamento muito importante para não esquecermos jamais, é este onde Paulo nos ensina a deixarmos para trás todos os erros e pecados. 
Nos despojarmos do velho homem, renascer como nova criatura virtuosa em Cristo, renovada pela graça de nosso eterno mestre.

Efésios 4:22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
Efésios 4:23 - E vos renoveis no espírito da vossa mente;
Efésios 4:24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.


Aconselha-nos Paulo de como devemos mudar nosso comportamento. Deixar tudo o que desagrada a Deus, tudo o que é pecado, e seguir olhando firmemente para a promessa de salvação e vida eterna que só existe para aqueles que se tornam cristãos genuínos. 

Quem tem promessa de ressurreição e vida eterna? O cristão.

Aleluias!

PAULO diz: Não dê brechas ao diabo! Não dê brechas para que ele venha a cirandar com sua vida! 

Efésios 4:25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Efésios 4:26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Efésios 4:27 - Não deis lugar ao diabo.
Efésios 4:28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Efésios 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Efésios 4:30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Efésios 4:31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Efésios 4:32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Imitemos a forma de viver, amar, pensar e agir de nosso eterno mestre Jesus Cristo, e seremos vencedores. 

Nos diz Paulo: Perdoando-vos uns aos outros.

O perdão é um procedimento ensinado e praticado por JESUS, mas muito raramente praticado pelos cristãos. Os próprios irmãos em Cristo ficam uns julgando os outros, julgando os obreiros... Esquecem-se que praticar o perdão.

Já nos dizia Jesus: “Não julguem para não serem julgados. Com o mesmo rigor com que julgares sereis julgados”.

CONCLUINDO

Efésios 4:30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Jesus nos dá segurança, é nossa fortaleza, nossa rocha, nosso porto seguro. 

Quando foi elevado aos céus prometeu que não deixaria o mundo órfão de sua presença, que ao chegar no reino dos céus pediria ao PAI que enviasse ao mundo o Consolador, o qual veio ao mundo no dia de Pentecostes e conosco está desde então. 
O Espírito de Verdade, o Espírito Santo, o qual Jesus nos ensina que vai revelar para os cristãos muita coisa que Jesus não revelou pois seus seguidores não estavam preparados para tais ensinamentos. Nos diz que o ESPÍRITO SANTO testificará dele e do reino dos céus.

Em Efésios 4:30 aprendemos que não devemos entristecer o Espírito Santo, pois nele estamos selados para o dia da redenção.
OU,
O Espírito Santo ficará guiando a humanidade em direção ao reino dos céus até o fim dos tempos.

Então, Não entristeçais o Espírito Santo de Deus!
Sejam cristãos fiéis à doutrina ensinada por Jesus, sem se desviar, sem idolatrar, sem desacreditar. Em tudo sejam fiéis ao nosso eterno mestre Jesus Cristo, nosso Salvador.
Não dê brechas ao diabo, mas se Ele se apresentar ao seu redor, tentando tragá-lo, repreenda-o firmemente em nome de JESUS CRISTO, o rei dos reis, o nome sobre todo nome.

Aleluias! Busque sua força e sua libertação em Jesus.

Nunca seja um imitador do diabo. Ele é o acusador. Quando acusamos, estamos seguindo o exemplo do diabo. Imite Jesus Cristo. Espalhe o amor e o perdão.

Em tudo somos dependentes de nosso Salvador. Não por nossa força ou por nossa capacidade, mas pela graça de JESUS e pela intercessão do Espírito Santo, em tudo somos mais que vencedores. 
Tenha a postura de cristão fiel, e acredite, “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                 2017julho,05






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?