Unção de Deus – Saul e Davi



I Crônicas 11:9 -  E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o SENHOR dos Exércitos era com ele.


Irmãos amados,

Hoje, dia 10 de fevereiro de 2016, quarta-feira de cinzas. Mais um carnaval se passou, com todos seus males, todos seus descaminhos. Quem é do mundo festejou com os mortos.

Entretanto, nós que somos estrangeiros nesse plano carnal, festejamos e jubilamos nos cultos ao nosso Deus. 

Sábado, 06 de fevereiro, foi nossa santa ceia. Uma festa maravilhosa com a presença do Espírito Santo se fazendo forte e atuante no meio da igreja.

Da mesma forma aconteceu no culto das dezenove e trinta horas de domingo.


Na terça-feira continuamos a cultuar nosso Deus Todo Poderoso, no nome de Jesus Cristo,  tendo comparecido na sede muitos irmãos e obreiros das congregações Faisqueira 1 e 2.

Quem não é escravo do mundo, mas servo de Jesus Cristo, passa ileso por essas comemorações da carne, sem se desviar do alvo que é nosso Salvador. 

A Ele toda a glória, honra, poder, domínio. E todo o louvor. Jesus Cristo é o Senhor.

Quem tem em si o Espírito Santo e anda fiel na presença de Deus obtém para si e sua casa paz, mansidão, virtude e prosperidade, tanto material quanto espiritual. 

As lutas vêm contra nós, as barreiras se levantam, setas do inimigo são desferidas contra os filhos de Deus, mas em tudo temos a firme convicção de que "Aquele que está conosco nos sustentando é Maior e Mais poderoso que o vil acusador". 

E dizemos aos problemas quão grande é nosso potente Deus, alcançando vitória sobre as tribulações, vencendo os desafios.  

Tudo para honra e glória de nosso Salvador Jesus Cristo. Ele é nossa rocha, onde temos firmadas as bases de nosso ministério. 

Ele é o caminho estreito pelo qual trilhamos levando alegres nossa cruz.

Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.






Davi, o filho mais novo de Jessé nos traz algumas lições muito instrutivas.





Ele era o menor de sua casa, o de menor importância.

I Samuel 17:13 - Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.


Enquanto seus irmãos serviam como soldados de Saul e viviam perto do rei de Israel, o pequeno Davi ficava pelos campos cuidando do pequeno rebanho de ovelhas de seu pai.

I Samuel 17:15 - Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.


Para os de sua casa ele era pouco mais que nada, porém para Deus, a quem ele amava e adorava todo o tempo, era “um homem segundo o coração de Deus”.

I Samuel 17:28 - E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.

Não se engane, meu irmão, minha irmã em Cristo. 

Deus não olha nosso exterior, nem nos escolhe para fazer sua obra baseado na nossa força ou em nosso conhecimento das coisas desse mundo. 

Deus não se achega aos seus escolhidos baseado na posição de destaque que estes amealharam junto ás suas famílias ou na comunidade em que vivem.

Deus não quer saber se somos doutores ou camponeses, se somos letrados ou  analfabetos. Deus sonda os corações.

Onde está o teu coração?

Quando Deus sondava o coração do pequeno Davi, mesmo na solidão do pastoreio de ovelhas pelos campos, encontrava amor e tremor. 

Havia em Davi muito amor pelo Deus de Abraão, Isaque e Jacó. 

Havia também, Deus via, todo o temor que um homem sábio tem pelo seu Criador.

O prazer de Davi era louvar ao seu (e nosso) Deus. Com sua harpa O adorava enquanto pastoreava o pequeno rebanho de seu pai.

Naquele jovem o SENHOR encontrou a essência que faz Deus se agradar de suas criaturas: Amor, fidelidade, obediência e temor. 

Amor à sua nação, à sua família e  ao seu Deus. 

Fidelidade  e obediência ao seu pai e à Lei de Deus. 

Temor respeitoso ao seu Deus.

Quando Deus sonda seu coração, tem encontrado estes quesitos se destacando?


Naquela ocasião em que o gigante filisteu Golias desafiou aos homens e ao Deus de Israel, Davi foi ao rei Saul, que assim como todo seu exército tremia de medo do inimigo gigantesco, e se dispôs a enfrentar aquela ameaça, tendo em seu coração a certeza que seu Deus era com ele. 

Que seu Deus lhe daria vitória mais uma vez, como sempre fizera. 

Sabia, tinha certeza que seu Deus não o abandonaria diante de um acusador infiel.

I Samuel 17:37 - Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.

Em momento algum Davi disse ao rei que poderia vencer o inimigo. 

Ele disse que o seu Deus o sustentaria e lhe daria vitória mais uma vez, como sempre fazia, ou seja, declarou-se totalmente dependente da assistência de Deus. 

Ele reconhecia que tudo o que realizava não era pela sua capacidade, mas pela misericórdia e providência de seu Deus Todo Poderoso.


Você tem colocado sua confiança em seu Deus, no nome de Jesus Cristo? Ou tem se gloriado em si mesmo?


Ao enfrentar aquele gigante inimigo, Davi não tremeu, falou de seu Deus, profetizando a derrota do inimigo por não ter ele a proteção de Deus.

I Samuel 17:45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

O desfecho é conhecido, Davi acertou um pequeno seixo na testa do gigante, este caiu ao solo. Davi tomou da espada do gigante e com ela o degolou.


Mas em nenhum momento tomou para si a glória daquele feito quase impossível. Ele declarou aquela vitória ser obra de seu Deus.

Davi se fortalecia a cada dia na presença de Deus, pois era agradável para Deus estar perto dele.

I Crônicas 11:9 - E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o SENHOR dos Exércitos era com ele.

O Senhor dos Exércitos era com ele, nos diz a Palavra de Deus.

Davi não era um ser perfeito, nem santo, nem angelical. 

Era um homem que agradava a Deus pela sua simplicidade e sinceridade. 

Um homem de princípios, príncípios estes baseados no seu temor a Deus.

Já o rei Saul, por não ter conhecimento nem comunhão com Deus, por apenas conhecer de longe ao Senhor dos exércitos, por ser desobediente ao Todo Poderoso, Por se limitar à sua própria força e ao seu próprio conhecimento, morreu enlouquecido.

I Crônicas 10:13 - Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.

Deus nos ensina que Saul morreu por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor (desobediência). 

Por não obedecer nem guardar a Palavra de Deus. 

Por não confiar em seu Deus, buscando auxílio de outras maneiras que não as de um filho de Deus.

Temos aí um exemplo de dois homens ungidos por Deus. 

Saul foi infiel e rebelde ao seu Deus, sendo desprezado por Ele, morrendo para o mundo e para Deus. 

Tendo sua família extinta entre os reis do  povo de Deus.


Por outro lado, temos Davi. 

Fiel, temeroso, obediente, cheio de amor pelo seu Deus. Reinou gloriosamente, amparado pelo poder de Deus. 

Errou, pecou, mas se arrependeu e alcançou o perdão de Deus e teve sua descendência perpetuada sobre o trono de Israel na pessoa santa de Jesus Cristo.

Quem anda na presença de Deus alcança exaltação e salvação.

Faça sua escolha, se optar por andar na presença de Deus e alcançar vitórias sobre todos os gigantes que surgem em seu caminho, aceite Jesus como sua fortaleza. 

Coloque-se na dependência de Deus e se deleite nele. 

Confie em Deus, no nome de Jesus Cristo e se surpreenda com a assistência que o Messias lhe dará a todo instante.

Seja fiel a Deus.  Deus é fiel.

(Palavra de Deus:
Note que para derrotar o gigante que afrontava o povo de Deus, Davi não usou de nada extraordinário. Apenas uma funda e um seixo. Com isto derrotou o gigante.
Quando o gigante o afrontar, se apegue com Jesus Cristo e faça a obra de Deus utilizando aquilo que Deus tem colocado em suas mãos. O objeto mais simples, o recurso mais parco pode ser transformado pela fé em Jesus Cristo e se tornar a arma poderosa para sua vitória.).

Amém?


Paz a todos, no nome de Jesus Cristo.


Missionário Virtual Geraldo de Deus.                            2016 fevereiro, 10



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?