Chamado de Deus, missão de um escolhido - Parte um





Neemias 1:3 - E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.





DADOS HISTÓRICOS

467 AC – (Anno Mundi 3429) – Esdras retorna a Jerusalém com 1754 pessoas, 76 anos depois de Zorobabel
No 7º ano de Artaxerxes (Ed 7:8), Esdras retornou a Jerusalém com um grupo de 1754 pessoas, somados todos os listados em Ed 8:1-20. A viagem tomou 4 meses (Ed 7:9), contando os dias em que esteve parado no rio Avava (Ed 8:31).



Irmãos em Cristo,

Deus tem muito a nos ensinar através dessa palavra, que nos exorta e direciona.

PRÓLOGO
Ao meditarmos na missão que Deus confiou a Neemias, mediante a assistência misericordiosa do Espírito Santo, entendemos que quando Deus confia e escolhe alguém, essa pessoa deve se dedicar ao máximo para corresponder à confiança nela depositada pelo Altíssimo Pai Eterno.
Deus conta conosco, Ele põe sua confiança em cada um de seus escolhidos e devemos ser fiéis ao nosso criador como Ele é fiel com seus eleitos. Temos um chamado, temos um ministério próprio direcionados por Jesus Cristo e contamos com o auxílio precioso do Espírito Santo. Só depende do escolhido, do que foi chamado se esforçar e avançar sem hesitar diante dos obstáculos e das setas envenenadas do diabo.


O CHAMADO E A MISSÃO DE NEEMIAS

Meditando em Neemias 1:3 –“ E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo”.

Neemias era o copeiro do Rei, ele fora levado cativo mas no cativeiro -
(por determinação oculta de Deus) - se ajeitou, conseguiu um cargo de confiança e vivia com dignidade, servindo ao governante maior da Pérsia,  Artaxerxes I, com alegria.

Ele tinha uma vida confortável, estável e segura. Nada o ameaçava, já que era temente ao Deus de Israel e Este o protegia (como protege a todos que o temem e o adoram em espírito e em verdade).




Então, teve notícias de Jerusalém, notícias de miséria, abandono e derrota dos que ali ficaram, dos que não foram levados cativos para Babilônia. Disseram-lhe que depois de transcorridos tantos anos  os muros da cidade sagrada estavam derrubados em muitos trechos (fendidos), sem as portas que haviam sido queimadas a fogo. 
Naqueles tempos uma cidade sem muros e sem portas era terra de ninguém, não tinha segurança, não impunha respeito aos inimigos. 
Os que ali moravam estavam cercados de inimigos e indefesos contra eles. Eram desprezados por todos, perderam toda dignidade e toda identidade.

Aquelas notícias abalaram Neemias, deixaram-no entristecido ao extremo.

Neemias 1:4 - E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

No versículo quatro temos a confirmação de como deve agir um homem temente a Deus quando percebe que está diante de uma situação muito maior que ele, que está diante de uma situação que ele não aceita mas que não tem forças para resolver. Estava além de suas forças como ser humano mudar o quadro que o abalara.

O que faz ele, então? Se revolta, murmura, pragueja contra tudo e contra todos, até contra Deus? Não.

Ele ficou tão abalado que se assentou, perdeu as forças para ficar de pé. Assentado ele chorou, não conseguiu ignorar o sofrimento de seu povo, não conseguiu imaginar sua amada Jerusalém derribada e achincalhada, humilhada, à mercê dos gentios inimigos. Por alguns dias, ele confessa que ficou se lamentando, indeciso, inconformado com tais novidades.

Mas, mesmo abalado e se lamentando, jejuou e orou perante o Deus dos céus!

Ele não se revoltou, não murmurou nem extravasou com impropérios sua indignação. Ele se refugiou sob as poderosas mãos de Deus. 
Ele jejuou para fortalecer seu espírito, para alcançar com oração o trono do Altíssimo. E esteve jejuando e orando.

Neemias se colocou na dependência de seu (e nosso) Deus Todo Poderoso. Ele se humilhou diante do Senhor dos Exércitos e n’Ele buscou forças.

Neemias 1:6 - Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
Neemias 1:7 - De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.

Neemias se humilha em oração diante de Deus, primeiro pedindo que o Senhor estivesse atento ao seu clamor. Em seguida, esclarece que está intercedendo “pelos filhos de Israel, teus servos”.

É interessante notar que aqui nesse ponto de sua intercessão Neemias esclarece estar pedindo pelos filhos de Israel que se colocam como servos do Deus vivo.  

Servo é aquele que se coloca abaixo de seu amo, servo é aquele que obedece ao seu amo. Servo é aquele que não se rebela.

Após, Neemias continua em seu clamor fazendo confissão dos pecados de seu povo, reconhecendo que Israel havia cometido pecado contra Deus, contra seus mandamentos, contra seus estatutos, contra seus juízos, contra os mandamentos que Deus ordenara através de Moisés. 

E aí, ele respeitosamente diz que Moisés fora servo fiel de Deus.

Mas, notem, Neemias não se coloca acima de seu povo, não se coloca como melhor ou menos pecador que todos os outros. Ele confessa a Deus que tanto ele quanto a casa de seu pai também pecaram, também transgrediram.

Devemos destacar que Neemias não tinha soberba nem vaidade, em tudo se humilhou e mostrou para Deus um coração quebrantado e arrependido. Pediu perdão por si e pelos seus irmãos israelitas.

Quando você ora ou intercede por alguém você se coloca com humildade diante de Deus? 
Ou você faz como os fariseus faziam, orando para Deus dizendo que é melhor que os outros?

Deus não faz acepção de pessoas, o amor que Ele tem por mim ou por você é o mesmo que Ele tem pelos pecadores, pelos mendigos, pelos encarcerados... 

Ele rejeita o pecado, mas ama o pecador, buscando resgatá-lo, transformá-lo e dar-lhe vida nova em Cristo. Deus ama até que se atinja o limite de sua longanimidade, como o povo hebreu havia atingido, motivo pelo qual fora levado cativo pelos caudeus. Ainda assim, seu coração de Pai estava propenso ao perdão àquele povo rebelde). 

Ele não deixa de acreditar em ninguém, a todos ele dá a mesma oportunidade de reconciliação e salvação eterna.

Neemias 1:11 - Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

Para encerrar sua oração, Neemias pede novamente que Deus esteja atento às suas orações mas também às orações de todos os que “desejam temer o teu nome”. 
Podemos entender que outros oravam também no mesmo propósito.  

Por último ele pede que Deus lhe dê graça perante o rei a quem servia, que Deus lhe fizesse prosperar.

Entendemos que Neemias pediu para Deus tocar no coração daquele rei a quem ele servia fielmente, para que aquele governante fosse instrumento nas mãos de Deus, mudando o seu quadro e possibilitando que ele (Neemias) fosse ferramenta nas mãos de Deus, levando recursos e socorro aos desvalidos abandonados à própria sorte em Jerusalém.

Ele pedia a Deus que permitisse ser ele o enviado, o escolhido do Senhor, que restaurasse a dignidade de seus irmãos israelitas e também a reconstrução e fortificação de Jerusalém.

Como se dissesse, “envia-me a mim, Senhor”.

Ele tudo isso fez, mas continuava entristecido, crendo no mover sobrenatural de Deus, mas com semblante carregado de tristeza.

Essa aparente tristeza exterior de Neemias foi motivo de transformação em sua vida perante o rei.

Neemias 2:2 - E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
Neemias 2:3 - E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
Quando o rei notou que Neemias estava entristecido, interessou-se pelo motivo de sua mudança de comportamento. Ele, que sempre o servia com alegria, repentinamente se mostrava amuado, acabrunhado. O que o rei logo entendeu ser uma profunda tristeza em seu coração.
Devemos destacar que o servo quando serve com alegria ao seu amo, com presteza e diligência, desperta nele o amor fraternal, independente da situação ou hierarquia. Quem é servo amoroso de Deus tem em troca fidelidade e exaltação.
Então Neemias abriu seu coração para o rei, confessando a verdadeira razão de sua tristeza. Ele falou com o rei com sinceridade, sem mentir nem exagerar.
Assim deve agir um cristão, com moderação, sinceridade e verdade. Que de nossa boca saia sempre palavras de adoração e edificação. Que possamos sempre almejar ser servos fiéis e dignos ao nosso Deus Pai,Filho e Espírito Santo. E que trilhemos firmes por este caminho de vida e bênçãos.

Neemias 2:4
4 - E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

Antes de pedir ao rei o que deveria ser-lhe dado, novamente Neemias volveu seus pensamentos para Deus e orou em silêncio, diante do rei, pedindo a direção e a sabedoria do Altíssimo.

Você quer ser grandemente abençoado, quer alcançar sucesso em suas empreitadas? Antes de qualquer decisão, antes de qualquer propósito, coloque-se na dependência de nosso Deus Todo Poderoso, no nome de Jesus Cristo nosso Salvador.


Neemias 2:5 - E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

Neemias 2:6 - Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.

Neemias 2:8 - Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.

Inspirado por Deus, Neemias fez o pedido completo de tudo quanto necessitava para realizar aquele negócio. E foi atendido em tudo pelo rei.
Então Neemias dá testemunho de que tudo o que conseguiu diante do rei não foi por ser ele melhor que ninguém, mas “ E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim”.
Aleluias!
Tudo o que obteve diante do rei, reconhece ele, foi graças à diligente e providencial atuação de Deus em seu favor.
Ele reconhece que Deus ouviu seu clamor e atendeu às suas orações de imediato.

Seja assim, quando obtiver sucesso naquilo que almeja ou sonha, agradeça a Deus, pois sem a intervenção sobrenatural de Deus nada acontece.  Não se deixe dominar pela soberba ou falsa humildade. Apenas agradeça, de coração, ao nosso bondoso Deus.
(Desta forma Neemias partiu para Jerusalém onde pode contemplar os muros que haviam sido destruídos por Nabucodonosor, 139 anos antes).

Neemias parte para Jerusalém, preparado e devidamente amparado por decretos reais de Atarxerxes, mas, principalmente, guiado pela mão de Deus.


MEDITAÇÃO
Meditemos, irmãos, em todo o contexto até aqui exposto:

Temos um servo de Deus, escravo em Susã, a fortaleza, servindo ao rei Artaxerxes como copeiro. 

Entendemos que Neemias está numa situação confortável, segura, cheio de dignidade por ser próximo do rei, embora sua função seja temerosa para quem não tem confiança em Deus, pois tinha que provar tudo o que seria ingerido pelo rei. Havia o risco de morrer envenenado.

Sabemos que foram levados cativos para Babilônia os filhos de Israel que tinham riquezas ou nobreza. 

Os mais ricos, os mais instruídos, os de boas famílias.  

Foram deixados para trás por Nabucodonosor os pobres, os desvalidos, os que nada tinham. A ralé, pode-se considerar.

Pessoas tão sem importância que nem para serem escravos serviam. 

Esse é o povo deixado para trás, não levado como cativo para Babilônia.

Quanto aos que foram levados, sofreram a perda de suas riquezas, suas terras, suas casas, seus comércios, sua dignidade, seus títulos de nobreza. Foram levados em humilhação e desespero.

Os anos vão se passando e os cativos vão se ajeitando, vão adquirindo prestígio mesmo no cativeiro. Quem estava em Babilônia não desejava voltar para Jerusalém, pois nada que lhes pertencesse eles iriam readquirir, tudo haviam perdido. 

A própria cidade estava destruída, suas terras onde haviam vinhas e olivais estavam que só espinheiros. Onde outrora houvera prosperidade e fartura, agora era só desolação e miséria. 

Quem iria querer voltar para onde nada se plantava, nada se colhia, onde não havia segurança nem proteção, onde só se via inimigos que não aceitavam nem permitiam qualquer tentativa de se reerguer aquele povo desvalido e aquela cidade decaída? 

Para os cativos a vida era até agradável.

Entretanto, mesmo não tendo sequer um templo para cultuar e adorar o grande Eu Sou, o Senhor dos Exércitos, muitos dos cativos conservavam em seus corações o temor ao seu (e nosso) Deus. 

Provavelmente faziam algum tipo de reunião onde falavam da Lei de Moisés, provavelmente ensinavam aos seus filhos os mandamentos de Deus e falavam sobre os profetas e reis do passado. Com certeza salmodiavam a Deus em oculto.

Mas era de conhecimento geral que Jerusalém estava assolada e destruída.

Certa ocasião um homem foi tocado pelas notícias da situação degradante de seus irmãos israelitas deixados para trás e da assolação em Jerusalém.
Ao ouvir notícias sobre a situação de miséria e abandono que estava ocorrendo em sua pátria, tão distante dali, assentou-se e chorou. 
Quero crer que o Espírito de Deus o tocou.

Muitas vezes, quando o Espírito Santo nos toca, sentimos o peso de sua glória e nem conseguimos nos manter de pé, ficamos também com o coração e a alma mais sensíveis à alegria ou à tristeza.

Então, provavelmente, o Espírito Santo o tocou e despertou nele a vontade de ser usado por Deus para mudar aquele quadro.

Ele se despojou de seu conforto, seu padrão de vida, sua segurança, não pensou que poderia perder o cargo importante que tinha, não pensou que em Jerusalém iria encontrar a ralé de seu povo que fora deixada para trás, não julgou os que ficaram taxando-os de preguiçosos ou incapazes...

Apenas deixou despertar em seu coração fazer a vontade de Deus. 

Reedificar sua nação, resgatar aquele povo sem esperança e sem a presença de Deus.

Neemias teve ali o seu chamado para fazer a obra de Deus. E se colocou em posição de servo que almeja ser agradável ao seu Deus.

Isto nos ensina que quando temos o chamado de Deus em nossa vida, não importa a situação ou as circunstâncias, se nos colocarmos na posição de servos fiéis, dependentes e obedientes à voz de Deus, servis à direção do Espírito Santo, podemos confiar que Ele nos capacitará e nos conduzirá sob sua potente mão, quebrando todo impedimento ou toda barreira que exista.

Devemos jejuar e orar para alcançar a presença de Deus em nossa vida e então, nos deleitaremos no nosso Jesus Cristo, eterno mestre. 
Devemos, entretanto, nos manter em humildade e obediência ao nosso Deus todo poderoso, sempre. E buscar todo o tempo o revestimento e a unção do Espírito Santo.

Neemias deixou sua vida confortável e partiu como missionário de Deus, com a incumbência de reerguer sua nação e dar renovo de vida ao seu povo, bem como levar até eles o temor de Deus e seus mandamentos.

Assim devemos agir, sempre prontos a ouvir a voz de Deus e obedecer.

Se Deus ordenar, saiba que tem por trás dessa ordem um propósito maior que normalmente não nos é revelado, mas faz parte dos planos de Deus.


A BATALHA CONSTANTE CONTRA O INIMIGO DE DEUS

Como sempre acontece quando um homem de Deus está realizando a obra de edificação para Deus, quando está buscando resgatar e salvar os desvalidos, se levanta o inimigo contra ele e contra seu ministério. O diabo usa de muitos Tobias e Sambalates para tentar impedir a obra de Deus. 

Assim aconteceu com Neemias.




Neemias 2:10 - O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.

Os Tobias e Sambalates se levantam para tentar nos impedir, mas...

Amados irmãos em Cristo, Até aqui me falou o Espírito Santo. Assim que o Senhor me inspirar para terminar esta mensagem, publicarei a segunda parte.

Que esta primeira parte seja útil e edificante para todos.

Todo cristão tem um chamado de Deus em sua vida, às vezes de simplesmente ser um porteiro ou Diácono numa igreja, ou ser o faxineiro desta. Não importa, o que importa é ser servo fiel e dedicado. 

Os que são fieis sobre o pouco o nosso Jesus Cristo exalta e os coloca como cabeça, como seus comandantes na guerra espiritual que se trava todo o tempo. Fiquem firmes com Cristo, ouvidos atentos às ordens e direção do Espírito Santo, sabendo que em tudo O Pai Eterno tem o controle. 

Deus está no controle de todas as coisas, seja fiel a Ele e tenha uma vida abençoada, próspera, de paz e abundância.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                  2016fevereiro, 18



PALAVRA DE DEUS

EM TODO MOMENTO, SE COLOQUE NA DEPENDÊNCIA DO PODER ONIPOTENTE DO TODO PODEROSO YHWH, O SENHOR DOS EXÉRCITOS E DOS ESPÍRITOS. EM TODO MOMENTO ESTEJA SOB A GRAÇA DE JESUS CRISTO, O SALVADOR.
EM TODO MOMENTO DE SUA BREVE VIDA MATERIAL, BUSQUE SER CHEIO E ENVOLVIDO PELO ESPÍRITO SANTO, O QUAL É ORIENTAÇÃO, DIREÇÃO E PROTEÇÃO PARA TODO FILHO DE DEUS.

Amém?




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?