A BATALHA CONSTANTE CONTRA O INIMIGO DE DEUS







Mateus 7:6 - Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.



Como sempre acontece quando um homem de Deus está realizando a obra de edificação para Deus, quando está buscando resgatar e salvar os desvalidos, o inimigo se levanta contra ele e contra seu ministério. 

O diabo usa de muitos Tobias e Sambalates para tentar impedir a obra de Deus. Assim aconteceu com Neemias.


Neemias 2:10 - O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.

Os Tobias e Sambalates se levantam para tentar nos impedir, mas nosso Deus jamais deixa de dar proteção aos seus escolhidos.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


( Introdução:
Revelação do Espírito Santo, 27-02-2016
Não sejais como cordeiros inocentes enviados aos lobos. A Palavra de Deus que instrui também dá o livramento.

Mateus 7:6 - Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

Não dar aos cães as coisas santas, não atirar aos porcos nossas pérolas...

Pregar a Palavra, ajudar aos pecadores e às ovelhas de Cristo que estão afastados do rebanho é obrigação do missionário, mas vigie para que não seja enganado e desviado de seu ministério pelos ímpios e incrédulos disfarçados.

Aqueles que só se aproximam dos homens de Deus para lhes extorquir, para obter deles alguma vantagem, estes não são dignos de serem contemplados com as bênçãos de Deus. 

Cabe ao missionário por eles orar, mas manter distância segura para não ser infectado pela pestilência demoníaca que trazem em si e que traga a todos quanto cruzam seus caminhos de trevas e perdição. 

Estes são os que retribuem o bem com o mal, são os que têm seu tesouro na escuridão eterna. 

Tentarão de todo modo arrastar o homem de Deus para as trevas, desviando-o do caminho estreito que vem trilhando.

Estes são os cães e os porcos aos quais Jesus se referiu na parábola acima citada. 

As coisas santas são a Palavra de Deus e as promessas de Cristo. 

As pérolas são o tesouro do cristão, pois Jesus nos ensina que onde estiver o tesouro do homem ali estará seu coração. 

O tesouro do cristão fiel e ungido, cheio do Espírito Santo é Jesus Cristo, é o reino de Deus. 

Os cães e os porcos são aqueles que buscam pisar no evangelho e destruir qualquer um que seja escolhido e levantado por Deus para fazer sua obra. ).

________________________________________________________________________________________________________________________________




A GUERRA ESPIRITUAL


Neemias 2:17 - Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.

Meditando na visão que Neemias teve de Jerusalém, seus muros fendidos e derrubados em vários trechos bem como suas portas destruídas e queimadas, podemos nos colocar numa visão espiritual da situação do crente, da vida espiritual e do ministério de muitos cristãos.

Muitos são os cristãos que estão cheios de brechas abertas para que o inimigo use e destrua seus ministérios.  

Neemias 3:10 - E ao seu lado reparou Jedaías, filho de Harumafe, e defronte de sua casa e ao seu lado reparou Hatus, filho de Hasabnéias.

Falo isto com grande experiência, pois meu Deus tem me mostrado e me levado a viver situações adversas em certas fases de minha vida. 

Anos atrás, quando eu congregava na Assembléia de Deus, ministério do Belém, em Pouso Alegre, durante algum tempo, toda vez que eu abria a bíblia e pedia que Jesus Cristo me mostrasse em sua Palavra o que eu deveria fazer para crescer espiritualmente, sempre me mostrava o livro de Neemias, na parte onde descreve que tal judeu reconstruiu tal trecho do muro, que outro reconstruiu outro trecho e assim vai, por muitos e muitos versículos.  

Confesso que demorei a ter o entendimento da instrução que o Messias estava me passando através destes versículos de reconstrução. 

Até que algum tempo depois o Espírito Santo me revelou que minha fé estava cheia de brechas, que minha vida espiritual estava como os muros de Jerusalém, cheia de fendas e desprotegida contra o inimigo. 

Dias depois o Senhor me revelou que aquela palavra não se devia apenas ao meu modo de viver ou agir, mas principalmente devido à igreja onde eu estava congregando, a qual naquela época estava dividida entre dois ministérios (Belém e Sul de Minas), inclusive com uma causa a ser mediada por um juiz laico.

Ou seja, a igreja onde eu congregava apresentava uma falha, tinha muitas brechas, não estava firmada na rocha que é Jesus Cristo, não estava solidificada pela Palavra de Deus e não tinha a proteção total do Espírito Santo. 

Dessa forma, todos os que ali congregavam estavam prejudicados, estavam deixando brechas para o inimigo agir em suas vidas. 

Lembro-me como continuei firme naquela igreja por mais de três anos consecutivos, buscando cooperar e contribuir na medida de minha humilde capacidade. 

Aconteceu algum tempo depois da igreja ter um crescimento substancial, sempre firmada nas vigílias e na oração. Sempre se mantendo fiel à mensagem da cruz e da volta de Jesus Cristo.

Assim, como os muros de Jerusalém estavam fendidos, o que dava brechas ao inimigo, também muitos cristãos deixam brechas por onde o inimigo pode atacá-los.

Como reconstruir os muros de nossa vida espiritual, como reerguer as portas de nossa fé tornando-a inabalável?

Revestindo-nos da armadura de Deus, da cabeça aos pés. 

Pedindo ao nosso Jesus Cristo eterno mestre que aumente nossa fé, que nos acrescente mais e mais fé. 

Sendo vigilantes para não cair em pecado ou em tentação, para não sermos enganados pela concupiscência da carne, e também para não sermos presas de espertalhões, de lobos travestidos de cordeiros. 

Sermos vigilantes  para não atirarmos as coisas santas aos cães nem deitarmos nossas pérolas espirituais aos porcos.

Em primeiro lugar, entretanto, volto a frisar que o homem de Deus deve estar envolvido e revestido pelo Espírito Santo. 

Sem a presença do Espírito Consolador em nossa vida, somos cristãos pela metade. 

Deus nos quer como cristãos por inteiro, cheios da presença de Deus através da unção do Espírito Santo.

Neemias 2:19 - O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?

Os inimigos da obra que Neemias devia fazer aumentavam. 

Assim acontece contra todos os que se destacam no fazer a obra de Deus. 

As forças das trevas, as hordas demoníacas vão se multiplicando, vão tentando enredar a vida do servo de Deus, tentam por todas as formas dissuadí-lo de seu alvo, desviá-lo de sua missão.

Neemias 2:20 - Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.

Como Neemias, devemos sempre nos resguardar sob a potente mão de Deus, devemos estar declarando ao inimigo que todo o poder pertence ao nosso Rei Jesus Cristo, que todo o poder emana do trono da glória de Deus e que somente Ele tem o poder de fazer prosperar nossa missão. 

Também que somente Ele pode fazê-la parar ou mudar de rumo. Nosso alvo, repito e friso, é Jesus Cristo nosso Salvador e redentor.

Também, devemos ter essa certeza, que aqueles que se levantam contra a obra de Deus, contra nosso ministério guiado pelo Todo Poderoso, não têm parte com Jesus Cristo nem com sua promessa de Salvação e vida em plenitude. 

Esse é um trunfo poderoso que devemos sempre proclamar aos inimigos de Deus, que para todos eles só existe um futuro possível: a segunda morte, a morte espiritual. 

Que a mão de Deus será pesada sobre eles, incondicionalmente.

Neemias 4:5 - E não cubras a sua iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram na presença dos edificadores.

A resposta que devemos dar aos que tentam impedir os desígnios de Deus em nossa vida é mais e mais nos esforçarmos, trabalharmos com ânimo redobrado, sabendo que o Senhor nos garante pela sua Palavra “Esforça-te que eu te ajudo”.

Neemias 4:6 - Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.

Se nos colocarmos a trabalhar em favor da obra de Deus, nos resguardando em vigilância e oração, certamente Deus ordenará aos seus anjos que nos amparem e nos auxiliem. 

Todo o impedimento cairá por terra, pois para nosso Deus não há impossível.

Para toda ação acontece uma reação, então, quanto mais nos esforçamos na obra de Deus, e quando esta obra cresce, a muitos ela incomoda. 

Os inimigos de Deus se irritam e a guerra espiritual cresce.
 
Neemias 4:8 - E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.

O inimigo redobra esforços para paralisar a obra de Deus, para destruir os obreiros do Senhor. 

Por causa disto é que muitos obreiros de Cristo se desviam de seu caminho estreito, esfriam na fé, perdem seu alvo e seu objetivo, sendo vítimas de ciladas e artimanhas do diabo. 

Não se deixe enganar, se você está sendo alvo do inimigo, se você está sendo atacado, é porque está incomodando as trevas, está abalando as estruturas do inferno.

Neemias 4:9 - Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.

Fique firme, se agarre ainda mais em Jesus Cristo, faça jejum, ore, busque a presença do Espírito Santo com mais assiduidade. 

Onde o Espírito Santo está de guarda, nada penetra.

Não subestime, entretanto, a astúcia e a sagacidade do diabo. Ele busca penetrar nas congregações, ele busca obsidiar o cristão fraco na fé e usá-lo para minar a fé e o propósito da igreja de Cristo.

Neemias 4:11 - Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos; assim faremos cessar a obra.

O diabo tenta de toda forma entrar no meio dos crentes, tenta desvirtuar a Palavra de Deus, tenta incutir nas mentes fracas doutrinas e dogmas contrários aos ensinamentos de Cristo. 

Busca desviar a igreja de Cristo de seu alvo  que é evangelizar e ganhar almas para o reino dos céus. 

Buscam tornar a igreja de Cristo um lugar de barganha, um lugar de campanhas em favor de bens materiais deixando em segundo plano a salvação das almas, o batismo nas águas e no Espírito Santo.

Neemias 4:17 - Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.

Faça a obra de Deus, mas todo o tempo esteja revestido da armadura de Deus, todo o tempo tenha consigo o escuda da fé levantado, todo o tempo esteja empunhando a espada que é a Palavra de Deus, tenha-a em sua mente. 

Deite-se meditando na Palavra, durma envolvido na Palavra, acorde orando e comendo a Palavra de Deus. Ela é a espada do cristão.

Olhai, vigiai e orai. Quem tem ouvidos ouça e quem tem sabedoria peça a direção do Espírito Santo, no nome de Jesus Cristo. 

Não desvirtue seu ministério, não permita a desvirtuação de sua igreja. Não se esqueça, devemos almejar ir morar no céu, com Jesus Cristo.

Todo obreiro de Deus deve ter bem claro que a guerra espiritual está à sua volta, que o inimigo busca cercá-lo, tragá-lo, enfraquecê-lo, desvirtuá-lo, destruí-lo, matar sua fé e seu ministério.

Não entre na obra de Deus como um cordeiro que vai inocente para o abate.

Esteja sempre, a todo tempo, a todo momento, preparado para a batalha. 

Seja um verdadeiro soldado de Cristo, para ser bem sucedido em sua missão, para ser vitorioso contra as hostes celestiais do mal, contra a força da carne, contra as ciladas do diabo.

Neemias 4:23 - E nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água.

Esteja, em tudo, preparado para o embate.

Deus precisa de obreiros fiéis, corajosos, valorosos, envolvidos nos propósitos da edificação da igreja de Cristo, na purificação e na santificação do povo de Deus.  

Deus quer vasos de honra, que sejam guerreiros prontos para o combate, que não se intimidem por estarem alicerçados na presença do Todo Poderoso, no nome de Jesus Cristo, o nome sobre todos os nomes.

Não nos esqueçamos que o Temor de Deus é o princípio da sabedoria. 

Devemos conservar em nosso coração e em nossas pregações a chama desse temor que tanto bem faz à humanidade.

Neemias 5:9 - Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não andaríeis no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio das nações, os nossos inimigos?

O ser humano sem o temor de Deus é menos que um animal irracional. 

O temor de Deus afasta o homem do pecado, da iniquidade, da impiedade e da idolatria. 

Esvazia o coração do ódio e o enche de amor e fraternidade, de caridade. O temor de Deus traz vida e virtude ao povo.

O obreiro de Deus deve ter principalmente a confiança plena em Jesus Cristo.

Palavra alguma, dogma algum, teologia alguma, doutrina alguma, nada poderá afastá-lo de sua fé no poder que Jesus Cristo tem e na proteção, livramento e fidelidade de nosso redentor para com seus filhos. 

Aquele que está cheio do Espírito Santo certamente estará vazio e distante do pecado.

Neemias 6:13 - Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.

Nada poderá atemorizar seu coração, pois o obreiro de Deus sabe que Jesus Cristo está com ele o tempo todo, que o Espírito Santo está com ele o tempo todo, que os olhos de Jeová estão sobre ele todo o tempo.  

Ele está envolvido e protegido pela trindade. Ele e Deus são um e nenhum temor pode se apoderar dele. Sua confiança é que Deus é fiel, todo o resto é invenção do inimigo.

Neemias 6:16 - E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.

Quando agimos conforme a direção de Deus, quando somos servos fiéis e obedientes, o inimigo reconhece que a mão poderosa de Deus está conosco e isso o intimida. Com a presença de Deus em nossa vida, em nosso ministério, somos mais que vencedores.

Astúcia:

Neemias 2:12 - E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém...

Neemias teve a sabedoria de não se expor diante de uma situação onde perigos desconhecidos o rodeavam. 

Agiu com vigilância e astúcia guardando em seu coração aquilo que Deus lhe ordenara fazer. 

Esta astúcia significa defesa própria, sendo sabedoria, a qual deve estar nos missionários de Deus quando enfrentam situações desconhecidas, quando entram em contato com povos estranhos, com crenças estranhas ao cristianismo, quando desconhecem de onde poderá vir o ataque inimigo contra seu ministério e contra sua missão.

O Senhor nos instrui: olhai, vigiai e orai!

 Para fazer a obra de Deus tem que enfrentar a guerra espiritual,  Para alcançar a salvação tem que pagar o preço.

Que preço? Fidelidade e obediência, renúncia, priorizar a vontade de Deus, fazer a vontade de Deus.



CONCLUSÃO


Jesus Cristo vem neste momento nos falando em restauração sim, pois quem anda na presença de Deus é todo tempo restaurado e fortalecido, mas nosso eterno mestre e Senhor nos adverte do perigo que cerca o homem de Deus, o missionário, ao fazer a obra do Senhor, ao levar o evangelho aos desconhecidos.

 Recomenda-nos “olhai, vigiai e orai”.

Cuidado, missionários de Deus!

Levai as boas novas de Cristo aos pecadores, mas seja sobremodo vigilante, esteja sempre resguardado pela proteção e presença do Espírito Santo.

Cuide para que as coisas santas não sejam por você atiradas aos cães, para que suas pérolas espirituais não sejam deitadas aos porcos. 

Não seja você mesmo o motivo de sua perdição, seja vigilante contra os inimigos da obra de Deus, os filhos do diabo, os seguidores das hostes infernais, os quais só visam corromper, desviar, enfraquecer e destruir os servos de Jesus Cristo.

Os Tobias, Sambalates e Gesens espirituais não se contentam em não seguir o caminho da salvação, a estrada estreita que leva ao reino de Deus, mas labutam astuciosamente para desviar para as trevas todas as almas e todos os obreiros de Jesus Cristo. 

Buscam a destruição, o aniquilamento de tudo o que é de Deus.

Seja sábio, ouça a voz de Cristo, seja obediente e fiel ao Messias, esteja cheio do Espírito Santo, busque ser sábio na sabedoria que vem do trono de Deus.

 Não queira ser autosuficiente, coloque-se em tudo na dependência da direção e do livramento que só pode ser perfeito por se originar no trono de Deus. 

Antes de dar um passo, consulte Jesus, antes de tomar uma decisão, consulte Jesus, antes de estabelecer uma estratégia, consulte Jesus...

Que Jesus seja aquele que o leva pela mão. Pois Jesus é luz e quem anda na luz não é assediado nem confundido pelas trevas.
  
Paz e Virtude de Cristo.


Missionário Virtual Geraldo de Deus              2016 fevereiro,29 

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?