Os mais belos templos cristãos





 1 COR. 3 : 16Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

 1 COR 3 : 17Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 

Templos no Antigo Testamento

Êxodo 24:17 - E o parecer da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. 


Quando abrimos a bíblia sagrada, no antigo testamento, vimos que no início dos tempos não havia templos onde se cultuar ao nosso Deus YHWH (Jeová). Os patriarcas da fé não iam cultuar ao nosso Deus num determinado local, mas erguiam altares de pedras - (Êxodo 17:15 - E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.) - como marco de agradecimento ou adoração por alguma graça recebida, por uma vitória ocorrida entre aquele homem de Deus e o Criador.


Êxodo 15:26
26 - E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.

Quando Moisés conduzia o povo Hebreu, o qual Deus fez com que ele resgatasse do Egito, onde eram escravizados e maltratados, o Todo Poderoso Senhor dos Exércitos passou a instruí-los :
Notamos que desde o início Deus sempre quis seu povo diferente do restante da humanidade, Ele sempre fez questão de obediência e santidade (Êxodo 19:6 - E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.)
Deus ditou para Moisés os estatutos, cujo conjunto formou a Lei mosaica – (Êxodo 24:12 - Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.)
Êxodo 24:18 - E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites...).
Êxodo 31:18 - E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

 Ordenou que fizessem o tabernáculo, transportável, que seria utilizado pelos sacerdotes para cultuarem-no, e também passou toda uma série de ordenanças a serem observadas (Êxodo 25:9 - Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis...).

Ordenou também a construção da Arca da Aliança, dentro da qual seriam guardadas as Tábuas da Lei,  - (Êxodo 25:10
- Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.).
A partir desse ponto o Deus de Abraão, Isac e Israrel passou a mostrar que para agradá-lo seu povo deveria obedecer fielmente cada mandamento, observando todos os estatutos e não omitindo um só sequer.

Para pedir perdão pelos pecados cometidos haviam as normas detalhadas a serem seguidas, com a oferta de uma ave ou animal (dependendo do grau do pecado cometido) num determinado dia, num determinado lugar (onde seria montado o tabernáculo com o temível santo dos santos), cabendo ao sumo sacerdote intermediar o pedido de perdão do pecador junto ao grande Eu Sou. Êxodo 27:21 - Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o SENHOR; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações.

O véu significava a separação entre Deus e os homens. Ninguém podia penetrar naquele compartimento onde Deus se manifestava para o sumo sacerdote, o qual entrava ali com uma corda amarrada na cintura, pois poderia cair morto se alguma coisa desagradasse ao Senhor dos Exércitos.

Assim, no antigo testamento, até ao tempo de Salomão, filho de Davi, que construiu o grande templo de madeira e alvenaria para o Deus de Israel e posteriormente, até a vinda de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira os pecados, era dessa forma o relacionamento entre Deus e o homem comum: Um véu separando-os e um sumo sacerdote amedrontado intercedendo pelos seus iguais, mas temendo pela própria vida.
(Êxodo 28:43 - E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele).

 A ave ou animal oferecido em holocausto seria imolado, esquartejado e sua gordura e sangue espargidos sobre o altar onde havia grande fogueira, para que a fumaça subisse até o grande Eu Sou como “perfume suave”.
Êxodo 29:11 - E imolarás o novilho perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.
Êxodo 29:12 - Depois tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar.
E  
Êxodo 29:18 - Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR.


Então, havia necessidade de sacrifício de sangue para que Deus perdoasse os pecados cometidos.
Em certos casos, quando o pecado era hediondo para Deus, o próprio pecador e toda sua família morriam, sendo o próprio sangue do pecador (pecadores) tomado pelo Criador.


Pausa para meditação


O Senhor dos Exércitos quis, desde os primórdios, um povo separado (santificado), obediente, cheio do temor de Deus. No entanto, o que vemos é Deus levantando profetas para guiar seu povo hebreu, profeta após profeta, e a todos aquele povo recalcitrante rejeitava, ignorava, espancava, matava.
Vemos um Deus que não aceita idolatria sendo constantemente afrontado pelo seu povo que sempre estava adorando deuses pagãos, ídolos sem vida, demônios agindo sob imagens hediondas...
Quanto mais Deus exigia santidade e obediência, mais o povo se desviava de seus estatutos, mais o povo se distanciava de sua vontade e direção.
Até que Deus parou de falar, parou de levantar profetas. Por cerca de quatrocentos anos (quatro séculos, vejam bem!) Deus silenciou frente a Israel e Judá.

Até o anúncio da vinda do Messias, do nascimento do Filho de Deus através de uma virgem da linhagem de Davi, comprometida em noivado com José, também descendente de Davi.
Neste tempo o povo de Deus estava submetido aos romanos, que dominavam praticamente todo o mundo conhecido na época. Jerusalém tinha um suntuoso templo, rico, majestoso, cheio de religiosos, de sacerdotes, de príncipes da religião, de esribas e fariseus, além de saduceus. Só não tinham a presença de Deus a lhes falar. Era um belo templo onde se lia e ensinava a letra morta da Lei de Moisés, letra morta, pois não a obedeciam, antes, tinham deturpado-a de todas as formas. Na verdade, desvirtuaram-na, de forma que Deus já a rejeitara. A Lei que deveria fazer aquele povo se santificar e ser fiel ao Senhor dos Exércitos só servia para que classes sacerdotais e de doutores da Lei oprimissem e desviassem o povo da reta vontade do Criador.

Templo no Novo Testamento


Temos em Jerusalém o templo e em várias cidades e aldeias as sinagogas dos judeus, tendo Jesus Cristo pregado e ensinado em diversas delas, mas Ele sendo Deus, não encontrava ali uma classe sacerdotal que o representasse, sequer o aceitavam. Muito menos aceitavam a doutrina do amor e do perdão, a doutrina de tomar a cruz e carregar, a doutrina de buscar primeiramente o reino dos céus. Também não criam nos sinais e milagres que Jesus realizou.
Temos aí templos de Deus onde a presença de Deus incomoda e causa repulsa.

Será que hoje, vinte séculos depois destes acontecimentos nós temos templos cheios de religiosos, de religiosidade, de idolatria, de negação da presença de Deus?
Será que hoje, vinte séculos depois destes acontecimentos nós temos templos onde a presença e a doutrina de Cristo incomoda aos sacerdotes e doutores da Palavra de Deus?
Parece incrível, mas é o que mais se vê atualmente.
Religiosos que edificam muitos templos, mas que não conseguem ter neles a presença de Deus, e às vezes nem querem que Jesus Cristo se faça presente, pois poderia atrapalhar seus dogmas, suas doutrinas particulares de dominação das massas de desinformados.


Belos Templos erigidos por Deus


Deus é sabedoria suprema. Enquanto muitos estão preocupados em edificar templos suntuosos de cimento e tijolos, revestidos com mosaicos e enfeitados com vitrais coloridos, Jesus Cristo, através do Espírito Santo, vai edificando sua igreja espiritual:
Os mais belos templos para Deus são os cristãos fervorosos, verdadeiros adoradores.
Homens e mulheres comuns que ignoram todos os obstáculos e carregam na alma o amor verdadeiro e só querem adorar a Deus ( Pai, Filho e Espírito Santo), no nome de Jesus Cristo (Yeoshua).
Homens e mulheres comuns, fracos, pecadores, sofridos ou não, que carregam no coração o amor a Deus, na mente a Palavra das boas novas de Cristo e na alma a presença do Espírito Santo.
Homens e mulheres que vivem pela fé, revestidos da armadura de Deus.
Homens e mulheres de Deus, altar do Espírito Santo, os verdadeiros templos que não são edificados pelo homem, mas sim pelo próprio Deus. 
Estes são os mais belos templos cristãos.  Esta é a igreja que Jesus Cristo vem buscar, uma nação lavada e remida no sangue do Cordeiro.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz à igreja.

Amém.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                                   2015 novembro 27







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?