FIDELIDADE - DEUS É FIEL, SEJA FIEL COM DEUS






Atos 1:1 - Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar

Atos 1:2 - Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Atos 1:3 - Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
Atos 1:4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
Atos 1:5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Atos 1:9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.


Amados em Cristo ressuscitado,

Deus nos dá mostra de sua onipotência e sabedoria inigualáveis todo o tempo.  Imaginemos que o evangelho de Jesus Cristo tivesse sido escrito apenas pelos discípulos ou pelos apóstolos de nosso amado e eterno mestre. Muitos diriam que não teriam tanto valor, tanta transparência, pois eles poderiam combinar entre si o que registrar, o que ensinar a fim de dominar os crentes da época.
Entretanto, temos o testemunho claro e conciso de um homem que não era judeu, não era discípulo nem apostolo de Jesus Cristo, que não conviveu com o Messias, que não teve a honra de testemunhar com os próprios olhos tudo o que o mestre eterno realizara em termos de sinais e milagres. Ele é neutro em tudo. Não tem nenhum motivo para ser submisso a Cristo, a não ser o agir de Deus em sua vida, muito antes de ouvir falar em Jesus, o Cristo do Deus de Israel.
Ele morava distante do povo de Israel, (Antioquia, na Síria, cerca de 550 quilômetros ao norte), até que o poder de Deus o levou até onde Jesus estava realizando sua missão redentora. Conta-nos a história que Lucas chegou em Jerusalém alguns dias após a morte de Jesus Cristo e que começou a investigar e anotar tudo o que lhe diziam sobre a vida e suplício do Messias. 

Se pesquisarmos um pouco sobre Lucas, veremos que pouco se sabe com certeza sobre ele.  Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade. Ele não foi testemunha ocular dos acontecimentos que narra no Evangelho (Lc 1.2), embora isso não exclua a possibilidade de ter estado com os que seguiam a Jesus Cristo.

Lucano era seu nome, instruído e conhecedor das tradições e da religião pagã de sua terra natal. Ele cresceu, dizem,  e passou toda sua vida sendo instruído a adorar os muitos deuses greco/romanos.

O Evangelho segundo Lucas nos traz um relato bem claro das realizações de Jesus Cristo e em Atos dos apóstolos ele continua registrando fielmente com toda clareza e precisão os acontecimentos posteriores à morte do redentor.
Em Atos, capítulo 1,  ele se dirige a um homem chamado Teófilo, ao qual afirma ter feito um tratado sobre tudo o que Jesus fizera em vida e o que ocorreu após sua morte, ressurreição e ascenção aos céus. Ele não diz que fez um pequeno apanhado de falatórios ou especulaçoes, mas que fez UM TRATADO, ou seja, um documento para ser levado a sério, um documento de valor, embasado em fatos que poderiam ser comprovados facilmente na época, pois os acontecimentos eram recentes.
Então, aí está presente a sabedoria de Deus: usar um pagão para testemunhar e registrar os acontecimentos que ocorreram ali e que iriam mudar o futuro dos povos de todo o mundo.
Esse é o nosso Deus Todo Poderoso, o Deus que toma o homem ou a mulher pela mão e os instrui, os prepara e lhes diz: façam assim!

Por fatos como esses é que volto a insistir na importância fundamental do cristão ser obediente aos mandamentos de Deus.  Raciocinem comigo, “e se Lucano se recusasse a ouvir e obedecer ao mandado de Deus em sua vida, se ele se recusasse a abandonar sua pátria, sua profissão de médico, sua comodidade e não fosse para aquele país distante, para aquela cidade tão distante chamada Jerusalém?
Decerto Deus levantaria outro para fazer o que lhe cabia, mas será que um outro teria tanta dedicação e competência?
Quando Deus escolhe um homem ou uma mulher para fazer determinado trabalho, é porque Ele sabe do potencial que ali existe.

Ou seja, quando Deus nos ordena faça isso ou faça aquilo, sejamos obedientes, pois Deus não escolhe os mais bem preparados, mas sim os mais cheios de amor e obediência.  Aleluias!

Atos 1:3 - Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

Lucas dá testemunho claro de que Jesus ressuscitou, depois de ter padecido. Se apresentou vivo aos seus apóstolos, dando muitas infalíveis  provas que era realmente Ele, o Messias, registra Lucas. Não devemos ter qualquer tipo de dúvida deste valoroso testemunho, pois Lucas tinha uma reputação a cuidar, um nome a zelar.  Ele não iria registrar num tratado para seu amigo Teófilo qualquer inverdade que pudesse manchar seu nome ou sua reputação.
Quando Lucas registra neste tratado a afirmação que um certo homem hebreu morrera e em seguida ressuscitara, podemos ter certeza, ele investigou todas as possibilidades de fraude para ver se aquilo de fato havia acontecido.
Nos relata mais: Jesus, após se apresentar vivo aos seus apóstolos, conviveu com eles por quarenta dias ensinando-lhes sobre as coisas do reino de Deus.
Irmãos, quarenta dias Jesus dedicou à instrução de seus apóstolos, mas vejam bem, ao ser elevado aos céus na presença de muitos (cerca de 400 testemunhas) ainda lhes deu novas ordens:
Atos 1:4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
Atos 1:5
5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Ordenou-lhes que se colocassem no tempo de Deus, pois a obra é de Deus. Eles não deveriam sair pregando a Palavra ou fazendo sinais pelas próprias forças ou pela própria direção, mas esperar o comando e a direção que lhes seriam  dados pelo Espírito Consolador.
Isso vale para todos nós cristãos, esperar o comando e a direção de Deus para agir. Ser obediente no “ ide” e no “ainda não está na hora”.

ATOS 1:9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

E para concluir, temos o testemunho da ascenção de Jesus Cristo aos reinos celestiais, pois, Ele foi elevado às alturas (não nos relata que Ele tenha se elevado, que ele tenha voado, mas que foi erguido, provavelmente por anjos, invisíveis aos olhos humanos) tendo sido oculto aos olhos dos que o observavam boquiabertos, por uma nuvem.
Este o relato de um escritor cuidadoso, um narrador detalhista chamado Lucano.


Concluindo

Deus usa aqueles que ele quer, quando quer e como quer, chamando-os e capacitando-os para a obra que lhes destina.  Cabe aos que são chamados obedecer, ouvir o que o Espírito Santo lhes ordena e obedecer fielmente, não se omitindo nem se excedendo, mas conforme a determinação de Deus.

Que o Consolador de Deus possa falar melhor em vossos corações.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                                2015 novembro 25 

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?