O tamanho de Deus e o tamanho do crente



Jó 42:2 -  Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.




Quanto mais distante da montanha, mais baixa e menor ela lhe parece.  
Quanto mais você vai se aproximando da montanha, mais vai se dando conta de seu tamanho imenso, sua altura gigantesca. Se você chegar ao sopé da montanha e olhar para cima, impressionado com o gigantismo da montanha, tão alta que você nem consegue ver o cume, na certa dirá "uau!".
Podemos usar essa comparação para ilustrar como o homem vê Deus. 
Aqueles que o veem pequeno é porque estão muito longe dele. 
Quanto mais próximos de Deus nos colocamos, mais descobrimos sua imensidade, sua grandeza, sua onipotência, sua inigualável  capacidade de dominar. 
Quando nos colocamos bem pertinho de Deus, aí vemos que não passamos de um farelinho de um grão de areia, sendo ele muito maior que bilhões de universos.
 Perto de Deus somos apenas o pó do pó.

Jó 42:2 -  Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Jó sempre foi um crente fiel a Deus, acreditava e sacrificava para o Deus único e vivo, o grande EU SOU.  
 Jó, testemunhou dele Deus, "é um homem justo, íntegro e que foge do mal":
Jó 1: 8 - E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

Jó era também um divulgador da sua fé, um pregador do Deus em que acreditava, era um obreiro da seara do grande EU SOU, pois seu amigo Elifaz diz a seu respeito: 
Jó 4:
3 - Eis que ensinaste a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas.
4 - As tuas palavras firmaram os que tropeçavam e os joelhos desfalecentes tens fortalecido.
6 - Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?

Contudo, quando lemos todo o livro de Jó, se meditarmos e formos assistidos pelo Espírito Santo, chegaremos a algumas conclusões excepcionais:

1- Jó era temente a Deus, sacrificava para Deus e se desviava do mal, mas não conhecia Deus, apenas ouvira falar daquele Deus Todo Poderoso e agia de forma natural, ou por aquele instinto natural que leva todo ser humano a buscar Deus.
2- Jó demonstrou muita, muita, muitíssima fé.  Mesmo sem ter tido uma experiência particular com Deus, sua fé foi inabalável. 
3- Deus desafiou o diabo ao exaltar Jó, o qual quis provar para o Criador que o homem é fraco, que o homem ama mais as coisas materiais, que a carne pode levar o ser humano a renegar Deus, que as tristezas e sofrimentos afastam o crente da fé em seu Redentor.
4- Jó tinha uma ligação espiritual com o trono da glória e o Espírito Santo estava com ele.  Deus confiava que o vínculo de ligação entre Jó e Ele (pelo Espírito Santo) era forte o bastante para vencer o inimigo.
5- Deus conhece o potencial de cada uma de suas criaturas. A cada um Ele chama para desempenhar alguma missão que esteja de acordo com o potencial particular a cada ser.
6- Jó não decepcionou Deus, embora tenha murmurado e  questionado, não blasfemou nem rejeitou, não negou sua fé nem o seu Deus.

(Jó 7:15- Assim a minha alma escolheria antes a estrangulação; e antes a morte do que a vida....").

Jó passou por uma provação terrível, sua tragédia pessoal foi tenebrosa, mas não negou seu Deus, pela força de sua fé e de seu caráter íntegro e justo, afirmou: 
Jó 42:2 - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Esta submissão, este conhecimento da onipotência viva de nosso YHWH (Jeová), essa confiança de filho para um pai dedicado, foi o que resultou da experiência particular que Jó teve com o Criador.  Essa mesma conclusão fica impressa a ferro e fogo na alma dos cristãos que passam pelo deserto sem murmurar, se apegando mais e mais em Jesus Cristo, sabendo que somente Ele tem a capacidade de curar, de libertar, de dar livramento, de suprir nossas necessidades, de nos sustentar em todos os sentidos.  

O cristão que passa pelo deserto e pela fé em Jesus Cristo sai vencedor da prova, faz-se semelhante a Jó na prova narrada no livro da bíblia que leva seu nome. 

Ao fim da prova, há o estreitamento espiritual entre o cristão e Deus, firmado na Graça de Jesus Cristo, na consolação e assistência do Espírito Santo. 
Todo temor se vai, toda hesitação se vai, toda dor desaparece, todos os obstáculos se apequenam, pois o cristão fiel e temente a Deus sabe que seu Redentor  esteve com ele durante a prova e não vai jamais abandoná-lo. 
Sabe que o Espírito Santo estará sempre fazendo parte de sua vida, em todos os momentos.
Sabe que a vida não é um mar de rosas, mas que o vento e as tempestades podem ser amainados pela voz imperiosa de Cristo.

Sabe que Cristo é o verdadeiro e eterno amigo sempre presente e atuante.

Que o Espírito Santo possa ilustrar melhor o entendimento desta mensagem.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                                           2015 novembro, 30



Adendo 2016:

A conclusão que Deus quer que tenhamos é que ele não abandona um justo, um temente a Ele , não deixa ninguém desprotegido frente ao diabo.
Certamente, desde o início o Espírito de Deus estava e continuou assistindo Jó, todo o tempo em que o diabo teve permissão para se aproximar e tocar nos bens, na família e na saúde de Jó Deus esteve com Ele. Deus não o deixou por nenhum instante.

Adendo 2017setembro22
Nestes tempos difíceis que estamos atravessando, nesse ano de 2017 que tem sido extremamente difícil para os brasileiros em geral, e seu que também para outros povos, temos a oportunidade de demonstrar ao nosso Deus, no nome de Jesus Cristo, que mesmo sendo fracos não O negamos, mesmo passando por provas continuamos agarrados no Salvador.
Que mesmo em meio a tanta tribulação continuamos a colocar nossa esperança tão somente no nosso Deus PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de JESUS CRISTO.
Que mesmo em meio à tempestade, que Ele anunciou, continuamos em oração e intercedendo pelos nossos irmãos que enfrentam furacões, terremotos, guerras, conflitos, que estão desabrigados, que estão desorientados diante da fúria da natureza.
Que nós cremos que nosso Deus tudo pode e que Ele continua no controle de todas as coisas.
Que JESUS ESTÁ VOLTANDO.
Amém.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?