HIPOCRISIA







Lucas 12:1 - Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.


Guardai-vos, irmãos em Cristo, da falsidade e da hipocrisia deste povo incrédulo,


Lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que fui até a cidade de Amparo - SP, para participar da festividade de nossa igreja Assembléia de Deus e também para receber meu certificado de formando da EFO (Escola de Formação de Obreiros). Naquele dia Jesus falou comigo dizendo, "Não seja um cordeiro no meio de uma matilha de lobos ferozes. Nem todo crente é bondoso ou amigável".

Muitos anos se passaram, eu já servi ao meu Jesus Cristo como cooperador e como obreiro em muitas igrejas diferentes, mas guardo em meu coração esta exortação que me fez o Senhor.

Talvez muitos cristãos evangélicos se afastem das igrejas por desconhecer tal verdade.

Em toda igreja onde frequentei pude comprovar o que me disse o Senhor, pois em todos os lugares tem pessoas boas, participativas, cooperadoras, interessadas, dedicadas... Mas também tem pessoas ruins, fofoqueiras, omissas, negativistas, desinteressadas, descompromissadas...
Tem também aquelas pessoas que só se preocupam em ser "líder", seja de qual grupo ou equipe for, só participa se for nomeado como líder, caso contrário, está fora, não quer participar.
Tem também os "donos" da igreja, normalmente algum diácono ou diaconisa mais antigo, ou alguma missionária mais idosa, que fazem questão de serem ouvidos e obedecidos em tudo o que se planeja ou que se faz na igreja.

Claro, tem também as "panelinhas" (grupo fechado), que apoiam o pastor em tudo o que ele pensa e determina, sem questionar e sem permitir que outros questionem.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Vitória, obtemos apenas em Cristo Jesus!



Quer Vitória?

ORE!

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


E, para glória de nosso Deus, temos aquelas pessoas boas, simpáticas, prontas a orar pelos irmãos, sempre ostentando um sorriso sincero, sempre prontas a dar um abraço ou um aperto de mão animador. Tais pessoas são normalmente as mais simples, nem sempre com status em carteirinha da igreja, mas são as que levam vida e paz para dentro das igrejas evangélicas.

Então, é muito válido e importante o conselho que me deu meu Salvador naquele dia tão distante, pois nunca fui pego de surpresa devido a uma cara feia, ou a uma demonstração de furor de algum pastor ou cooperador, nunca me envolvi além do que me ordenou meu Jesus Cristo.

Contudo, presenciei e testemunhei muitos casos em que algum irmão ou irmã em Cristo foi traído, ou indevidamente acusado de algo, ou mesmo eliminado ou vetado em participar de determinado grupo dentro da igreja por causa de interesses escusos da liderança, ou por alguém que almejava ocupar seu "cargo"...
O mais comum é a "panelinha" que apoia o pastor, de repente resolver que ele já não serve mais para ser o "anjo da igreja", e agir contra ele, fazendo com que seja substituído por outro mediante ordem da presidência do ministério.

Basta um disse-me-disse, basta uma das irmãs fazer uma acusação leviana quanto a desrespeito ou olhar maldoso, basta espalhar algum falso boato sobre desvio de dízimos e ofertas, ou de superfaturamento em alguma compra... É o quanto basta para o pastor, por mais dedicado e sério que seja, ser colocado para fora da congregação.

Por tais motivos, e pela exortação que me fez meu senhor Jesus, nunca tive vontade de ser mais que um cooperador ou diácono. Já fui iniciado como presbítero, mas não houve nomeação efetiva na época.
Porém, quase sempre os novos convertidos ficam extasiados quando descobrem como funciona uma igreja evangélica, como é bonito ter um líder no grupo dos jovens, outra no grupo de oração, outro no grupo de louvor... Como é legal um diácono ou presbítero ter uma "oportunidade" de subir ao púlpito de dar uma rápida prévia para os irmãos... 
Tudo muito bonito, mas as máscaras escondem a verdade. Muitos dos que compõem tais grupos estão ali sufocados, revoltados, indignados com certas coisas que acontecem e que eles são obrigados a aceitar porque a liderança, escolhida pelo pastor ou por ser crente antigo, assim o impõe.

É desta hipocrisia que meu Salvador me alertou.

Jesus já nos ensinou, "bom é somente Deus"!

Não existe pastor bom, nem diácono bom, nem missionário bom, nem missionário bom, nem evangelista bom, não existe presidente de ministério bom...
Todos são humanos, todos são falhos, todos tem qualidade e defeitos.

No entanto, sempre no topo das lideranças é muito difícil encontrar alguém que seja dócil, compassivo, manso, pacífico, desprendido, cooperativo, humilde, amoroso, pronto a perdoar...

Existe a competitividade por cargos dentro das igrejas, e quanto maior é a congregação, mais cresce esta competitividade. Assim, vence aquele que for mais persistente, mais ousado, muitas vezes até traidor do próximo. 
Quase sempre está no comando não um santo homem, mas um homem que se julga mais santo que os outros.

Esta hipocrisia latente que existe dentro das igrejas evangélicas muitas vezes é acobertada pelos próprios membros que relevam as falhas de caráter de seu "líder espiritual", apegando-se nas suas poucas qualidades.

Então, não existem pastores dedicados e agradáveis a Cristo?
Existe, claro, mas nenhum podemos dizer que é bom, ou que seja perfeito.

Quando vamos congregar em alguma igreja evangélica, devemos ir preparados para encontrar no comando desta não homens santos, mas homens que se dedicam à obra de Deus. Homens que foram chamados por Cristo para fazer sua obra neste mundo, não por serem bons ou perfeitos, nem mesmo merecedores, mas por misericórdia e amor de nosso Salvador.

E, de mais a mais, é pura hipocrisia querer que alguém seja santo e perfeito neste mundo tão imperfeito.

Existem os melhores, os mais dedicados, os que buscam obedecer à ordem de Cristo que nos diz que devemos "Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos".

Tem realmente homens e mulheres que tentam agir assim, que se esforçam ao máximo para obedecer tais ordenanças de nosso Salvador.

Mas, certamente haverá situações ou condições em que não será possível atender tais ordenanças cem por cento. Por exemplo, o pastor nunca vai tirar seu belo paletó e dar a um mendigo que esteja prostrado na calçada numa noite de inverno. Ele pode até ir em casa, buscar algum agasalho e doar ao necessitado, mas nunca vai tirar seu belo paletó, que é parte de sua identidade como líder de uma comunidade, e dar ao carente.

Por ser uma criatura humana, como qualquer outra, é que não se deve esperar encontrar homens e mulheres perfeitos e puros no comando da igrejas de Cristo. É hipocrisia da pessoa querer tal coisa.

E quanto à hipocrisia do mundo, lembremos que Jesus Cristo foi aclamado como rei ao entrar em Jerusalém num dia e logo em seguida foi rejeitado pela turba. A multidão de israelitas que o aclamou como rei dos judeus num momento, logo após mandou que Pilatos o crucificasse e soltasse o bandido Barrabás.

ACLAMAÇÃO

No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,
Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.
E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:
Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta.
Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram.
A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos.
Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal.
(João 12:12-18).




TRAIÇÃO

Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?
Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador. (João 18:38-40).


Eis a hipocrisia do mundo, a hipocrisia das multidões que se ajuntam e dizem estar seguindo o eterno mestre, mas que na verdade apenas especulam, apenas buscam ganhar algo nesta empreitada. Buscam obter. Nada querem doar.
E, quando a situação exige uma escolha efetiva, optam pelo mundo, pelo pai da mentira que é o dominador deste mundo, ficam a servir o diabo e voltam as costas para Jesus Cristo!

Misericórdia...

A falsidade e a hipocrisia dominam este mundo.
Os governantes e os políticos em geral se norteiam pela mentira, pela falsidade e pela hipocrisia.

Por isto nos alerta nosso Salvador,

"Em mim vós tereis paz. No mundo vós tereis aflições"...




Paz não se encontra neste mundo, mas somente no reino de Deus, em Cristo Jesus.

Amém?


CONCLUINDO

João 16:28 - Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.

Para quem tem alguma dúvida de onde surgir nosso Salvador Jesus Cristo, eis a resposta.
Ele nos diz que "Saí do Pai e vim ao mundo". E, "outra vez deixo o mundo e vou para o Pai".

Jesus não nos diz, "saí do céu e vim ao mundo. Outra vez deixo o mundo e vou para o céu".

Ele nos diz textualmente que "Saiu do Pai" e que "Volto para o Pai"!
Alguma dúvida?

Jesus Cristo e o Pai são um só. 

Foi o que Ele nos disse, "Quem vê a mim vê o Pai" e "Eu e o Pai somos um"!

Aleluia!

Guarde este ensinamento em seu coração e nunca se deixe confundir pelo fermento dos fariseus que se dizem doutores da Palavra de Deus.
Não existe um Deus e um Filho de Deus.
Existe um só Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.

Assim como a água pode ser sentida por nós no estado líquido, sólido ou gasoso, também assim é nosso Deus. É Pai. É filho. É Espírito Santo. 
Não três entidades diferentes, mas um só Deus!

Amém?
________________________________________________________________


ESPÍRITO SANTO, enche a minha vida com Tua Unção...
Espírito Santo, enche o meu ser!
______________________________________________________________________________________________________________


CONSOLADOR, o ESPÍRITO DE VERDADE


Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16:12-15).


O Espírito Santo está aqui. Está aí. Está em todos os lugares neste mundo, pois é a presença atual de nosso Deus junto de nós, e dentro de nossos corações de cristãos.

A Palavra de Deus nos é apresentada na Bíblia Sagrada. O evangelho de Cristo ali está.
Mas João nos alerta que nem tudo o que fez ou disse nosso Salvador está ali registrado,

João 21:24 - Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

João 21:25 - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.
 
Então, nem tudo o que nosso Jesus Cristo quis nos legar está ali registrado. Por isto nosso Salvador nos enviou o Espírito de Deus, O Espírito Santo, o Consolador, para que Ele ficasse junto de cada um de nós cristãos, a real presença de Deus conosco no nosso dia a dia.
E, como afirma Jesus, "há ainda muitas outras coisas a serem reveladas" 

"tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade"

Muito do que Jesus fez e disse, só nos pode ser revelado pelo Espírito Santo. E, mesmo aos apóstolos Ele não disse tudo o que deveria dizer, tanto que somente após o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo chegou até os apóstolos no templo, quando falaram em línguas estranhas, foi que estes começaram seus ministérios como IGREJA DE CRISTO.
Porque, a partir daí o Espírito Santo tomou a direção da obra do "reino de Deus" neste mundo.

Passaram-se os séculos, mas o Consolador permanece conosco, independente da nomenclatura que a igreja do mundo receba, Ele sempre vai estar dirigindo a verdadeira igreja, lavada e remida no sangue do Cordeiro!
Aleluia!

Onde houver um cristão fiel, sem importar o nome ou placa de igreja mundana, ali estará o Consolador amado, pronto a guiar os passos deste escolhido de Deus.

Somos, nós cristãos fiéis ao Senhor, o remanescente desta aliança do Sangue do Cordeiro.

Amém?

Esteja atento ao falar do Espírito Santo. Seja templo vivo de Deus, no nome de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Nos diz a Palavra, 

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à igreja".

Que igreja?

A igreja viva, formada pelas almas salvas em Cristo, ainda neste mundo.

Amém!


ORE A CRISTO, abra a Ele seu coração, mas antes clame pela presença do Espírito Santo jundo de você. Ore em Espírito e não na carne.



Creia, com fé, e peça o que necessita. Jesus nos diz que "Tudo o que pedires no meu nome eu to darei"!

Amém?

NÃO DEIXE QUE ESTE TEMPO SEM CULTOS NAS IGREJAS ABALE OU ESFRIE SUA FÉ. FIQUE FIRME EM ORAÇÃO, NA PRESENÇA DE DEUS. E SEJA UM VITORIOSO.

Missionário Virtual Geraldo de Deus              2020abril, 15


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?