Havia um tempo, no templo...




Povo de Deus,







Salmos 84


Salmos 84:1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!

Havia um tempo. E este era o tempo de Deus onde o povo escolhido era o povo hebreu, ou israelitas. E neste tempo Deus era o Deus de Israel.

Neste tempo havia um templo em jerusalém, majestoso templo, onde aquele povo devia ir para adorar e pedir o perdão de YHWH.

Naquele tempo era no templo onde se restringia o lugar e a condição de se buscar o perdão pelos pecados cometidos. 

Onde se levava as oferendas para serem sacrificadas em holocaustos ao SENHOR.

Naquele tempo, naquele templo, imperava a Lei de Moisés.

E o povo escolhido ia adorar ao Senhor nos seus tabernáculos.






Salmos 84:2 A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

Quando um filho de israel se apartava e ficava distante do templo do Deus, também se distanciava do próprio Deus, pois era no templo onde a presença do Todo Poderoso se manifestava. Através do sumo sacerdote.

Naquele tempo, naquele templo, havia a necessidade de um homem ser intercessor entre o povo e Deus.




Então, havia o desejo de se estar no templo,pois fora dele não se podia comunicar com o Senhor dos Exércitos.

Acredita-se que este Salmo de número oitenta e quatro tenha sido escrito pelos filhos de Coré, antes do cativeiro da Babilônia. Também o Salmo 46 e outros.




Nele, um filho de Israel, estando distante de Jerusalém, distante do templo, sente em sua alma saudades de estar no lugar  de adoração. "Minha alma está desejosa e desfalece pelos átrios do Senhor".

Diz ainda, "Minha alma e a minha carne clamam pelo Deus vivo".

Aleluia.

Trazendo para os dias de hoje, quando podemos ter a honra de sermos servos e discípulos de Jesus Cristo, e já não estamos mais presos a um templo, num novo tempo onde não precisamos mais de um homem para ser intercessor entre o cristão e nosso Salvador, 

Num novo tempo onde a graça de Jesus Cristo abriu o tabernáculo do Todo Poderoso para todas as nações do mundo,

Onde, pela misericórdia do Espírito santo, não precisamos mais ir até um templo para estarmos diante do intercessor, pois Ele está conosco onde quer que estejamos...

Aleluia,

Neste nosso tempo  presente muitos são os que sentem a alma e a carne clamarem pela presença de Deus.

Mas não vão a um templo onde existe uma congregação de adoradores reunidos no nome de Jesus Cristo.

Então eles não conseguem manter contato firme com nosso Deus.

Ainda hoje se faz necessário ir a um templo, para junto com os demais cristãos que ali oram e adoram em espírito e em verdade, alcançar o sobrenatural de Deus, ser aspergido pelo sangue de Cristo mediante a atuação consoladora do Espírito Santo!






AINDA HOJE,
NESTE TEMPO DE CRISTO,
NESTE TEMPO DA GRAÇA DE CRISTO,
É PRECISO IR A UM TEMPLO
PARA QUE A ALMA SE SACIE
DA CARNE E DO SANGUE 
DO ETERNO MESTRE E SALVADOR.



Salmos 84:3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.


No templo de Jerusalém havia ninhos de andorinhas e de pardais, e então o salmista estando longe do templo se recorda desse fato, e diz que o pardal e a andorinha estavam mais perto de Deus do que ele.

Hoje, nesse tempo da graça de Jesus Cristo e da ação constante do Espírito Santo neste nosso mundo, nenhuma andorinha ou pardal conseguem ficar mais perto de nosso Deus do que o cristão fervoroso e fiel.
Pois, sendo fiel a Cristo e estando revestido do Espírito Santo, somos templos vivos de Deus. Ele está dentro de nosso coração e junto à nossa alma.

Disse nos Jesus, sobre quem crê no seu nome e o segue como discípulo valoroso, "Crê, e será salvo tu e tua casa".
Aleluia!

Porém,
ainda neste tempo quando não mais é preciso sair de onde mora e ir para Jerusalém para cultuar ao Todo Poderoso, bastando apenas ir a alguma igreja de Cristo perto de nossa casa, ainda agora muitos não buscam a face de Deus...

E na sua liberdade e naturalidade, mesmo a andorinha e o pardal conseguem ser mais íntimos de Deus do que estes incrédulos e ateus.

Salmos 84:4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)

Bem-aventurados aqueles que se fazem templo vivo, altar vivo de Deus, por carregarem dentro de si o Espírito Santo.
Estes estão dia e noite na presença de Deus, no nome de Jesus!

Salmos 84:5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.

Bem-aventurado o homem que constrói sua fé sobre a rocha eterna que é Jesus Cristo, mas que se abriga no esconderijo do Altíssimo.
Bem-aventurado quem tem o Espírito Santo como guia e cuidador, pois seus caminhos serão aplainados, sua dignidade estará brilhando na luz de Cristo e espantando para longe de sua casa as trevas deste mundo.

Glórias a Deus!

Salmos 84:6 Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.
Salmos 84:7 Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.

Naquele tempo do templo em Jerusalém, o peregrino que ia até aquela cidade adorar a YHWH tinha em seu caminho um lugar tenebroso, o vale de Baca.

Era um desafio atravessá-lo, pois era ermo, era seco, era cheio de salteadores.

Contudo, ainda hoje, neste tempo da graça de Jesus Cristo, muitas vezes nosso eterno mestre nos faz passar pelo vale de Baca, para nos provar, para que demonstremos nosso valor e nossa férrea vontade em O adorar, em não desistir de trilhar atrás de suas pegadas.

O cristão forte, alicerçado na rocha eternal que é Jesus Cristo, este persiste e, de mãos dadas com o Espírito Santo, vence todo vale, até mesmo o vale de Baca.

Jesus nos ensina, "O que persistir até o fim será salvo".

             {Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.(Mateus 24:13)}.

Jesus nos ensina e nos exorta a termos perseverança, a não nos deixarmos abater pelas aflições e dificuldades deste mundo. 

Os peregrinos chegavam a Sião, persistindo em vencer os desafios do vale de Baca, nós cristãos, se formos persistentes tomando nossa cruz e seguindo nosso Jesus Cristo, alcançaremos o reino dos céus.

Aleluia!


Salmos 84:8 Senhor Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.)

Então, quando se entra na presença de nosso Deus, devemos fazer como está escrito neste versículo, clamar com muita fé ao nosso Salvador Jesus Cristo, para que Ele ouça nossa oração, para que nossa oração seja agradável ao nosso Redentor. 
Pois Ele mesmo nos diz,


{Mateus 21:22 -E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis}.
Aleluia!

Salmos 84:9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.

Oh, Jesus querido, atente para mim, não se esqueça de teu servo fiel, a quem chamaste por tua tão grande misericórdia...
Perdoa, Senhor meus pecados, perdoa, Senhor minhas fraquezas, seja piedoso para com a alma deste teu servo a quem chamaste e a quem escolheste.

Como disse naquele dia Neemias, "Senhor, lembra-te de mim para o meu bem".

Glórias a Deus!

Salmos 84:10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.

Naquele tempo do templo dizia o peregrino, "vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios". 
Preferia ele ficar vivo um único dia dentro do templo ouvindo as sagradas escrituras, do que viver mil dias longe daquela casa de adoração.
Diz ainda ele, que era preferível ficar nas portas do templo, ou seja, mesmo ali nas portas ele poderia ouvir as pregações, nem era preciso entrar no interior do templo para estar mais feliz do que habitando tendas ricas de ímpios. 
Porque era ali que ele podia entrar na presença do Todo Poderoso, então, era onde ele desejava estar e onde ele se sentia bem.

Hoje, neste nosso tempo da graça de Cristo, mesmo que sejamos templos vivos de nosso Deus, no nome de Jesus, ainda assim nossa alma anseia pela congregação no templo de louvor e adoração ao Senhor junto com os outros irmãos em Cristo.

Ainda hoje, a alma sente fome e sede de se alimentar do pão que desceu do céu, não na solidão, mas junto com os demais irmãos.


       {Salmos 133:1 - Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em             união.
       e

          Romanos 15:2 - Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que            é bom para edificação}.


Porque Jesus nos ordenou que devemos amar a Deus e também ao próximo, então, não devemos nos isolar querendo adorar ao nosso Jesus Cristo isoladamente. Ele ajuntou a si enorme grupo de discípulos, separou doze apóstolos com os quais dividia todos seus momentos, bons e ruins. Quando os enviou a pregar o evangelho separou-os em pares.
OU seja,

Jesus em tudo nos ensina a termos união com os demais irmãos, a conviver em paz e harmonia com todos os demais cristãos.

E,




na Nova Jerusalém os salvos viverão em congregação e não isolados.

É bom irmos treinando desde já.


Salmos 84:11 Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.

Então o salmista diz que nosso Deus é um sol. Assim também nos diz João,

    {João 1:4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens}.

Ele era a luz. E a vida. E continua sendo a luz do mundo.
O sol é luz e vida, mas nosso Deus é muito mais, pois Ele foi quem criou o sol e a vida. Ele é o criador de todas as coisas existentes.
Ele é um sol e escudo, diz o salmista.

E sabemos que a Palavra de Deus é a espada do cristão, é a arma de ataque e defesa, aliada ao escudo da fé.

O evangelho de Cristo é a Palavra que deve gerir a vida do cristão, pois quem guarda e pratica as ordenanças de Cristo tem todo o amor de Deus sobre sua vida.


{1 João 2:5 - Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele}.

A palavra do evangelho de Cristo nos limpa de todo o mal, e pela graça e amor de Jesus, nos aperfeiçoa. Vai nos transformando de dentro para fora, vai mudando nossos conceitos, nossos valores, nossos gostos, vai nos tornando mais amorosos e propensos ao perdão.




O Espírito Santo nos capacita, nos dá dons espirituais para usarmos na edificação dos demais irmãos e para o que for útil ao nosso Deus.

Conforme nos ensina Paulo em 1 Cor 12, nos versos de 8 a 10, estes são os nove dons espirituais com os quais o Espírito Santo pode nos agraciar,

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria
e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; 

e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas

e a outro a profecia
e a outro o dom de discernir os espíritos
e a outro a variedade de línguas
e a outro a interpretação das línguas.
(1 Coríntios 12:8-10).

E nos proporciona os frutos do Espírito, 

Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: 
amor, 
gozo, 
paz, 
longanimidade, 
benignidade, 
bondade, 
fé, 
mansidão, 
temperança.

Esses frutos do Espírito nos dão a certeza que Jesus Cristo, através do Consolador, está mudando nosso caráter.

Esses frutos do Espírito também testificam aos que nos conhecem, impactando-os  quando reconhecem que muita coisa foi mudada em nós.
Pois, verificamos que a ação do espírito Santo sobre nossas vidas vai além, nos livra de vícios, nos livra de agressividade, nos livra de contendas e conflitos, nos faz mais bons e mais caridosos, mais pacíficos e prontos a perdoar.

Tanto nós mesmos vemos o agir de Deus em nossa vida e em nossa casa quanto os que nos rodeiam são constrangidos a admitir que nos tornamos diferentes, melhores, mais dignos, mais honestos, mais  a crer no agir de Cristo sobre nossa existência.

Sentimos, ainda, a constante necessidade de estar entre os irmãos de nossa congregação, para juntos louvar e adorar nosso eterno mestre Jesus Cristo, também, nos dá imenso prazer ouvir quando sua Palavra é pregada com correção, nos parâmetros daquilo que consta no evangelho.


Salmos 84:12 Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Nosso Deus é um só. Pai/Filho/Espírito Santo. 


Da mesma forma que o salmista, podemos exaltar nosso Salvador dizendo,
Bem-aventurado o homem e a mulher que em ti, JESUS CRISTO, põe sua confiança.

       O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida,         e a tenham com abundância.
       Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas
. (João 10:10,11)


Ele deu sua vida por nós, foi crucificado, morto, sepultado, mas ressuscitou!



Aleluia!


Bem-aventurado significa FELIZ. Outro significado de bem aventurado é ABENÇOADO. 
Entretanto, quem tem Jesus em sua vida e se reveste do Espírito Santo, este é muito mais que feliz e bem mais que abençoado, é BEM-AVENTURADO!

se analisarmos com visão espiritual e não com a visão corporal, aprenderemos que nem sempre o mais rico nem o mais poderoso e´bem-aventurado.

A bem-aventurança só se pode calcular mediante a comunhão que um ser humano consegue alcançar junto ao Deus Todo Poderoso, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.

Aquele que anda na presença de Deus, este é bem-aventurado.

Pois, nos diz um provérbio, em Prov.10:22, que






A riqueza sem a bênção de Deus não dura nem traz consigo alegria ou realização.

Todo aquele que põe sua confiança em Jesus cristo descansa no Senhor, porque não tem que lutar desesperadamente com as próprias forças,  antes, rende-se à supremacia do  Salvador Jesus Cristo,  e  a luta ocorre no plano espiritual, no qual, o Messias é invencível
.



_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Salmo 84  -  Visão Batista

Abaixo, a compilação de um trecho de certo estudo bíblico da Igreja Batista da Redenção

Salmo 84 apresenta paralelos com esse sentimento nostálgico, não somente pela pátria, mas pelo Templo do Senhor em Jerusalém. O salmo é de autoria dos filhos de Corá e o assunto e contextos são os mesmos dos salmos 42 e 43. Neles, o escritor se encontra exilado no Extremo Norte do território israelita e anseia por retornar a Jerusalém a fim de voltar a servir nos cultos a Deus. Para ele, o local da habitação divina entre os israelitas era algo de valor pessoal (v.1): “Quão desejável é a tua morada, ó Senhor dos exércitos!” (mah-yedîdôt mishkenôteyka yehwâ tseva’ôt). Apesar de a palavra “morada” aparecer no texto hebraico na forma plural, trata-se de uma referência ao Templo, talvez em uma menção aos seus vários cômodos – conforme diz na sequência (v.2): “Pelos átrios do Senhor” (lehatsrôt yehwâ). Diante de tal anseio, o autor considera o privilégio das aves que fizeram ninho nos recônditos do Templo, protegidos ali por Deus e repousados na sua presença (v.3): “Até mesmo as aves encontraram casa e a andorinha ninho para si, no qual põe seus filhotes junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, meu rei e meu Deus” (gam-tsiffôr mots’â bayit ûderôr qen lah ’asher-shatâ ’efroheyha ’et-mizbehôteyka yhwh tseva’ôt malkî we’lohay).
O desejo de ter o privilégio como o das aves que fizeram suas casas no Templo combina com seu anseio expresso no Salmo 42, em que compara seu desejo da presença de Deus à sede das corças por água (Sl 42.1). Desse modo, o salmista expressa sua vontade de voltar à sua terra e à sua função no serviço do Senhor. A diferença desse salmo para o 42 e o 43 não se dá nas circunstâncias, mas no ânimo do salmista. Enquanto ele se apresenta lamurioso nos salmos precedentes, mostrando sua desventura, nesse ele minimiza seu sofrimento em função de meditar na “felicidade” de quem serve a Deus, já que repete três vezes (vv.4,5,12) a palavra “felizes” ou “bem-aventurados” (’ashrê). Desse modo, ele propõe três razões da felicidade plena e permanente, à qual ele almeja para si.
A primeira razão da felicidade para o salmista é andar continuamente com Deus. De um modo muito especial, o salmista sabe o valor desse bem. Afastado da sua terra e das suas funções religiosas, ele vê como são bem-aventurados os que têm a oportunidade que ele não desfruta no momento (v.4): “Felizes são os que habitam na tua casa” (’ashrê yôshevê bêteka). A questão nem é o local, apesar de um ponto geográfico ser muito bem definido: o Templo localizado em Jerusalém (cf. Sl 43.3 – “teu monte santo”, ou seja, o monte Sião).

O que o salmista vê como algo de valor incomparável é a atividade feita naquele local. O Templo não era apenas o local da representativa habitação de Deus em Israel, mas era também onde se realizavam seus cultos e para onde os israelitas traziam suas ofertas. Estar em Jerusalém significava poder louvar a Deus pela sua grandeza e glória, atividade almejada por todos os que o servem: “Eles te louvam continuamente” (‘ôd yehallûka). Lá, não havia somente a possibilidade de adorar o Altíssimo, mas de fazê-lo sempre, sem nenhum impedimento, de modo a transformar a vida do adorador e colocá-la no rumo que o Senhor ordenou, sendo essa a maior felicidade que o salmista almeja.
A segunda razão é ser fortalecido pelo Senhor. O maior problema do escritor do salmo não é desejar estar no Templo, mas não ter condições de cumprir seu desejo. Ao que tudo indica, ele estava detido contra sua vontade e desejar retornar não era suficiente para consegui-lo. Sua incapacidade diante de forças poderosas era a razão da sua desventura. Em lugar de ficar deprimido, o salmista olha para a força do próprio Deus como motivação da felicidade dos seus servos e razão de uma inalienável esperança (v.5): “Felizes são aqueles cuja força está em ti” (’ashrê ’adam ‘ôz-lô bak).
Fonte  Igreja Batista da Redenção
Pr. Thomas Tronco
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CONCLUINDO


1 Pedro 1:25 - Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

Jesus nos deu suas instruções, suas admoestações, seus conselhos e suas ordenanças. Ele nos deu seu exemplo para ser seguido.

Diz-nos o Salvador, "Aquele que não tomar sua cruz e me seguir não é digno de mim".

Esta é uma grande verdade que devemos observar.

Não se pode viver seguindo os ditames do mundo e crer que conseguirá ser salvo.
Não se pode viver em adoração e veneração a santos e ídolos, a imagens, a anjos, ou a espíritos de mortos, ou a encostos espirituais, ou a demônios e crer que alcançará a salvação da alma.

A Palavra de Cristo permanece para sempre, e esta é a Palavra que nos foi ensinada,

João 3:5 - Jesus respondeu: 
Na verdade, 
na verdade te digo 
que aquele que 
não nascer da água 
e do Espírito, 
não pode 
entrar no reino de Deus.

Foi Cristo quem o disse, alto, claro e em bom tom.


Quem não se batizar nas águas, morrendo para o mundo e renascendo em arrependimento para Cristo,
Quem não for batizado pelo Espírito Santo,
NÃO PODE
entrar no reino de Deus!

Guarde isso em seu coração, 
a promessa de ressurreição e vida eterna é para quem se torna verdadeiro cristão.

A salvação vem pela fé e não por obras.

Amém?


A Paz de Cristo a todos.

Missionário Virtual Geraldo de Deus           2019fevereiro,20


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?