Não Tentarás o Senhor Teu Deus






Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, 
(Gálatas 1:3), 

Jesus Cristo é, inegavelmente, o exemplo sublime e majestoso do caráter perfeito.

No mundo não há outro igual.

Temos muitos homens que se destacaram em diversas áreas, como medicina, política, literatura, pintura, música, arquitetura, invenções...
No entanto, quando se aprofunda um pouquinho nos detalhes destes seres humanos focando sua infância, adolescência, juventude e relacionamentos sentimentais, posicionamentos políticos, maneira de se relacionar com o Criador...

São umas lástimas. Não tem um que escape, não tem um que se possa dizer, "esse não tem falhas".

Porém,

quando nos aproximamos de Jesus Cristo, quanto mais o conhecemos, mais dizemos dele, "Esse, verdadeiramente não tem falhas, é perfeito".

JESUS CRISTO
É O EXEMPLO
DO CARÁTER
PERFEITO
EM TODOS
OS ASPECTOS.

Seu modo de agir, de falar, de ensinar, de reagir às agressões, seus valores de vida, sua retidão, seu alvo, sua sabedoria celestial, e muito mais.

Mesmo quem não é cristão, ao ler o evangelho fica maravilhado com a maneira de ser e agir de Jesus de Nazaré.

Um homem que na verdade era e é nosso Criador, nosso Deus, vivendo como um ser humano, como se fosse uma das criaturas que Ele mesmo criou.

É algo fantástico. Ele veio ao mundo trilhando o mesmo caminho que todas as suas criaturas humanas e viveu exatamente como elas vivem, sendo o Todo Poderoso não usou seus poderes sobrenaturais em proveito próprio, não buscou a fama nem a riqueza nem o poder terrenos, pelo contrário,

Ele os recusou, pois aquele tem o domínio daqueles que vivem escravos do dinheiro, da riqueza, do poder secular, da fama promíscua e vazia, chegou até Jesus e lhe ofereceu tudo, insistindo, tentando-o, 

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.(Mateus 4:1-10).




Qual é o ensinamento principal que devemos enxergar nessa passagem bíblica acontecida com nosso eterno mestre?

Esta passagem serve para nos alertar das coisas que o diabo usa para afastar as pessoas da presença de Deus e da salvação da alma.
O diabo ilude as pessoas, tentando-as com aquilo que elas mais precisam no momento, ou seja, ele toca na fraqueza das pessoas, dá alguma coisa e passa a dominar quem se associa a ele. Depois vai arrastando essas pessoas para longe de Deus, levando-as para o vício, para a abominação, para as falsas doutrinas, para as seitas mundanas, para a busca insaciável dos prazeres carnais destrutivos. 

Todas as coisas que o mundo nos mostra como sendo o melhor que podemos obter para sermos felizes.

Aliás, a palavra felicidade, ou a busca da felicidade a qualquer preço, é uma grande tentação e motivo de perdição de muitos milhares de almas.

O mundo faz as pessoas acreditarem que se alguma coisa as faz feliz, então devem usufruir daquilo, mesmo que seja algo destrutivo ou abominável.

"Maconha faz mal, destrói os neurônios de seus usuários, deixa-os como que mais lentos para pensar ou tomar decisões, é também a porta para outras drogas mais pesadas"... Então vem a voz do diabo, a voz do mundo, a voz que grita e que ninguém consegue ver de onde vem, e diz,
"Mas se a maconha te faz feliz, vá em frente, o importante é ser feliz"...

Coisa absurda.

Assim é com tudo o mais.

Famílias são destruídas porque o marido é feliz tendo uma amante, mesmo que esta seja uma pessoa de má índole, sem as qualidades da esposa valorosa que cuida dos filhos, da casa e do marido. O marido sabe que se deixar o lar para viver com a amante seus filhos vão sofrer, sabe que se a esposa descobrir seu caso secreto seu casamento vai ruir, sua vida vai fracassar... Então vem a voz do diabo, a voz do mundo, a voz que grita e que ninguém consegue ver de onde vem, e diz,
"Mas se a amante te faz feliz, vá em frente, o importante é ser feliz"...

Mais um absurdo.

Assim é com tudo o mais.

Aquela voz do diabo, a que tentou Jesus, que sussurra nos ouvidos que não estão atentos ao Espírito Santo, vai direcionando as pessoas para que "sejam felizes" tornando-se escravas de drogas, de álcool, de cigarro, de prostituição, de ateísmo, de idolatria, de roubar, de assassinar, de estuprar, de trair...

Então, de repente a pessoa acorda para a realidade e se vê em alguma dessas consequências trazidas pela sua felicidade momentânea e breve, enganosa: 

. Vive ansiosa, até mesmo cai em depressão profunda;
ou
. Descobre que está com câncer incurável e que logo vai morrer;
ou 
. Perde o lar e o contato com os filhos, perde o emprego; 
ou
. Torna-se um alcoólatra inveterado e morre de cirrose;
ou
. Torna se um andarilho, perde o sentido e a vontade de viver;
ou
. Perde a sanidade mental;
ou
. Perde sua posição de comando, perde suas riquezas, empobrece;
e/ou
. De repente não tem mais amigos, é deprezado pelos parentes e conhecidos;
ou
. Passa a sofrer com isolamento e solidão
ou
. Perde o gosto pela vida e se suicida...

Tantas são as tragédias humanas que tomamos conhecimento, principalmente a forma terrível pela qual os famosos encontram a morte. 

Muitas mais são as tragédias dos não famosos. Pessoas comuns que são arrastadas pela voz do ser invisível e tentador, que caem em desgraça, acabam-se nos vícios ou viram mendigos e andantes ou ainda, se suicidam. 
E para as pessoas comuns não famosas nem mesmo se noticia o fato. 
Apenas acontece.
E acontece todo o tempo.





Isso é falta de temor de Deus no coração.
Quem tem temor de Deus ama e adora o Criador, pois sabe que Ele é justo e amoroso. 
Sabe que de Deus pode vir benção ou maldição.
Sabe que Deus castiga, mas seu castigo tem um termo e depois vem a recompensa, vem a bonança, vem o galardão, vem a prosperidade e a salvação da alma.

Aconteceu com Davi, quando pecou contra a autoridade de YHWH, tendo feito o censo sem a ordem de Deus.

O profeta Gade foi enviado a Davi mediante a Palavra que YHWH lhe ordenou.
Então, após exortar Davi e lhe atirar na cara seu pecado, disse:
"Preferes ser castigado pelos homens ou pelo próprio Deus Todo Poderoso YHWH?

O rei Davi nem titubeou,

Davi respondeu: "É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens". (2 Samuel 24:14).

Davi nos mostra porque Deus está acima dos homens, Deus tem misericórdia.

O ser humano chega muitas vezes a sentir pena, ou dó de alguém, mas ter misericórdia por alguém é coisa rara.

Exemplo,

Na parábola do bom samaritano, este teve misericórdia do que estava ferido e meio morto no meio da estrada deserta.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;(
Lucas 10:33,34)


Outros passaram por ali, um sacerdote e um levita são citados, mas mesmo tendo visto a situação terrível daquele homem que fora assaltado, surrado e ferido, estando ele meio morto, tiveram dó, tiveram pena, tiveram comiseração, mas nenhum sentiu compaixão nem teve misericórdia.
Somente o samaritano demonstrou misericórdia, pois o socorreu.

Assim acontece com todos nós. 
Mesmo nossos parentes e amigos, vendo-nos quando estamos enfermos, ou com algum problema de difícil solução, sentem dó e pena da gente. Mas estão com suas vidas para cuidar, com seus problemas como prioridades. Então, não estendem a mão para nos socorrer. Cada uma encontra uma desculpa para justificar-se a si mesmo.

Mesmo nós, por mais que sejamos empenhados na obra de Deus não conseguimos ajudar a todos quanto necessitam, só Jesus pode fazê-lo.

No entanto, essa forma de agir, hoje tão normal na nossa sociedade, mesmo dentro de nossas igrejas cristãs, vai contra o segundo mandamento de Cristo, que é "Amar ao próximo como a ti mesmo".
Quem tem dó ou pena e não ajuda não está dando amor ao próximo, está falhando no obedecer a Jesus.

Mas, nosso Deus, Ele nos ama verdadeiramente, mesmo quando estamos em pecado, e tem por suas criaturas misericórdia inexplicável.

Ele vê nossa situação, sente compaixão e nos socorre, cobre-nos com sua misericórdia sem fim.

Davi tinha certeza da misericórdia de Deus, sabia que Deus teria dele compaixão, mesmo tendo ele pecado contra o Todo Poderoso.

Seu pecado acendeu a ira de Deus, e este mandou uma maldição sobre o povo de Israel. Davi se arrependeu de coração e pediu perdão a Deus, de toda sua alma. Então Deus teve compaixão. O amor de Deus foi maior que a ira. E Deus demonstrou misericórdia, retirando a praga que ceifava vidas do povo de Davi.

Deus tem compaixão e sempre tem misericórdia para com os seus.

Davi tinha Temor de Deus em seu coração. E amor pelo Criador.
Deus retribuiu com amor, compaixão e misericórdia.

Então, devemos entender que aquele que não tem o temor de Deus não ama a Deus verdadeiramente.

A estes será que Deus demonstra tanta misericórdia quanto ao que o teme e o ama?

A Palavra de Deus nos diz,

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus".

Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

E não nos esqueçamos do provérbio que ensina,

"O temor de Deus é o princípio de toda sabedoria".

Amém?

É preciso ter amor ao nosso Deus, no nome de Jesus Cristo, não o amor da boca para fora, mas aquele amor que se acende em nosso coração e em nossa alma sempre que respiramos e lembramos que só o fazemos pela permissão de Deus.

O sentimento de gratidão que sentimos quando olhamos para o sol e para o firmamento, e temos a certeza que lá do alto, acima do domo, no reino de Deus, o Senhor zela por nós e nossos filhos e nossa igreja e pelo nosso mundo.

Amar a Deus é ter o coração cheio de paz e mansidão, certos que em todos os momentos temos sobre nossa vida o amor e a misericórdia do Criador e Salvador Jesus Cristo.

Amém?





Então, podemos deduzir que a verdadeira felicidade não está naquilo que o mundo nos oferece, pois, bens materiais, riquezas, poder, fama, nada disso pode trazer a verdadeira alegria que o ser humano tanto busca em tantos caminhos equivocados.

As coisas do mundo são muito breves e não saciam.

Somente "o pão que desceu do céu pode nos saciar, saciar nossa alma, matar nossa fome e nossa sede, tanto materiais quanto espirituais.

Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.(João 6:32-35).


Jesus é o pão que desceu do céu. Ele é quem dá vida ao mundo.
Jesus nos diz, 

EU SOU O PÃO DA VIDA;
AQUELE QUE VEM A MIM
NÃO TERÁ FOME,
E QUEM CRÊ EM MIM
NUNCA TERÁ SEDE.

Aleluia!

Já aceitou Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador?
Não perca tempo, consagre-se a Ele, e seja saciado plenamente.

Amém!



  IRREPREENSÍVEL


O obreiro de Cristo, aquele que é chamado por Deus para fazer a obra da igreja cristã nesse nosso mundo de trevas deve ser irrepreensível aos olhos do mundo.

O apóstolo dos gentios,Paulo, exorta Tito,

Tito 1:7 - Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Tito 1:8 - Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Tito 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.


Quem representa Jesus deve fazê-lo de forma irrepreensível. O mundo vai buscar julgá-lo, condená-lo, crucificá-lo e matar seu chamado e seu ministério.

Então, seja vigilante, seja correto, conforme instrui Paulo.

Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Tito 2:8 - Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
Tito 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
Tito 2:12 - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
Tito 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;

Paulo dá as instruções que o obreiro de Deus deve observar para não ser envergonhado pelo diabo e suas hostes malignas.
"Em tudo dá exemplo de boas obras", ensina Paulo.

OU,

Tenha em seu coração amor ao próximo, tenha no coração compaixão pelo próximo, use de misericórdia para com o próximo, mesmo que ele seja um pecador.

Amém?


CONCLUINDO

O Senhor vem nos ensinar, nesta postagem, que o mundo é dominado pelo diabo.
Que o diabo tem uma forte estratégia para escravizar aqueles que se dobram a ele, atacando as fraquezas de cada um, dominando  aqueles que não conseguem vencer a tentação.

As oferendas mais comuns que o diabo usa para dominar as almas descuidadas e sem Deus são: Riquezas e bens materiais, poder secular, fama, etc.

Devemos ainda concluir que também o poder religiosos tem sido uma forte arma que o inimigo de Deus usa para enganar aos incautos. 

Existem muitas seitas onde seus adeptos ou adoram diretamente ao diabo, como na maçonaria e outras, ou adoram indiretamente ao diabo, como na umbanda, quimbanda, candomblé, mesa branca, Kardecismo de forma geral, espiritismo de forma geral, através do sincretismo, através da veneração e devoção a santos e santas, através das romarias religiosas, etc.

Através da vã religiosidade o diabo arma o laço e apanha milhares de almas que são levadas para o inferno.

Então, o missionário de Deus deve se desviar do mal e do pecado, vencer as tentações, através da oração e da consagração.

Aprendemos ainda que o homem e a mulher de Deus devem ser irrepreensíveis diante do mundo e diante de Cristo.

Como Cristo, autor e consumador de nossa fé é perfeito e irrepreensível, assim devemos também almejar ser. Devemos buscar ser o reflexo de Cristo, devemos ser a luz do mundo e sal da terra.

Guarde no coração estas palavras, pois, "quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito Santo diz à igreja".

Glórias e Aleluia!


Missionário Virtual Geraldo de Deus          2019fevereiro,07




























Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?