Dai a César o que é de César...





Caríssimos,

Meditando na Palavra do Evangelho de Cristo, em Mateus 22, vamos encontrar alguns ensinamentos vitais para nosso fortalecimento espiritual e nossa comunhão intrínseca com o Espírito Santo.

Jesus inicia ensinando a parábola onde os convidados principais da festa não se interessaram por comparecerem, então o rei que estava oferecendo a festa manda seus servos irem por todas as terras e buscar para a festa todo tipo de gentios,


Mateus 22:1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:

Jesus, em sua sabedoria e praticidade inigualáveis pregava aos povo da maneira mais simples e direta possível, fazendo comparações e analogias com as coisas que eles conheciam e usavam cotidianamente. Não havia como não entenderem seus ensinamentos, falava também com a autoridade do próprio Criador.

Mateus 22:2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
Mateus 22:3 E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.

O rei, Deus Pai.
O Filho do Rei, Jesus Cristo.
As bodas: Jesus é o noivo, a igreja cristã a noiva.(O reino de Deus, a salvação das almas).
Os convidados: O povo hebreu, os israelitas, os escolhidos, os descendentes de Abraão.

Deus enviou seus servos, os profetas, pelos séculos e séculos, a exortarem os descendentes de Abraão para que se convertessem de seus maus caminhos, para que ouvissem que novos tempos estavam chegando, que estava chegando o reino dos céus.

Mateus 22:4 Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.

Veio por último João Batista, avisando que o próprio Messias prometido nas escrituras estava chegando muito breve.

Mateus 3:1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,   

Mateus 3:2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 

Ou seja, a mesa já estava preparada, tudo estava pronto.

Jesus mesmo declara numa passagem de seu evangelho que veio para buscar o povo judeu a se converter ao reino dos céus.


Marcos 7:27 - Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.



Mateus 22:5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
Mateus 22:6 E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
Mateus 22:7 E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.

O povo escolhido não deu ouvidos à voz de Deus que falava pelos profetas, continuaram cuidando de seus afazeres seculares, sem dar prioridade a Deus.
Outros, incomodados com a insistência daqueles que traziam a mensagem do rei, ultrajaram alguns dos mensageiros e mataram outros.
Chegaram até a cultuar deuses estranhos dos povos pagãos.
Então, o rei se encolerizou com aquele povo de dura cerviz.


Mateus 22:8 Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.

Misericórdia, Jesus nos diz que, 
"os convidados 
das bodas 
do filho 
do rei 
NÃO ERAM DIGNOS"...
Que palavra dura nosso Salvador teve para com o povo escolhido de Deus, e mesmo assim muitos não abriram seus olhos e ouvidos espirituais, não se converteram ao cristianismo.
Teimaram em permanecer na vã religiosidade dos fariseus, saduceus e escribas.
Desprezaram o FILHO DE DEUS.








Mateus 22:9 Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.

Então, veio a ordem que quebraria a exclusividade anteriormente dada por Deus aos descendentes de Abraão. Eles não seriam mais a nação única, exclusiva do Senhor dos Exércitos.
Deus ordena que para as bodas do filho do rei sejam convidados todos os seres humanos, de todas as raças, de todas as etnias, de todas as nações.
Acabava então um período de convivência de Deus com o mundo, onde Ele havia dado exclusividade ao povo hebreu, fazendo-os sua nação sacerdotal, separada, única.
Venham todas as nações a mim, todas são convidadas a se assentarem na mesa, ou, todas estão convidadas a se achegarem à sombra do Onipotente, no nome de Jesus Cristo. Aleluia! 

Mateus 22:10 E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.

Jesus nos ordenou, "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura". 
Dessa forma, desde os tempos dos Atos dos Apóstolos, até os dias de hoje, o evangelho vai avançando e ganhando o mundo. Jesus Cristo é conhecido e reverenciado em todos os continentes.
Bons e maus, sem discriminação estão se apresentando para as bodas.
São muitos os convidados pelos servos do rei que aceitaram o convite para as bodas do seu Filho Unigênito. São milhões e milhões de cristãos ao longo dos séculos.
Todos sabendo que haverá o tempo das bodas, que a hora chegará no tempo de Deus.
Mateus 22:11 E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
Mateus 22:12 E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.

Mas, não se enganem, o rei está no controle de todas as coisas.
O rei está vigilante sobre os convidados.
Quem aceita Jesus como seu único e suficiente Salvador tem que estar com suas vestes nupciais sem máculas. 
Tem que estar debaixo da Palavra, pois Jesus nos ensina, "Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado".
Aleluia!
Mas, aquele que entra de penetra na igreja de Cristo, este será identificado e o rei tomará graves providências.

Mateus 22:13 Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 22:14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Esta frase deve ser sempre lembrada pelos que se dizem salvos em Cristo: Muitos são os chamados, Jesus chama a todos para si, mas poucos são os escolhidos para a mesa do banquete do Filho Unigênito de Deus.

Quem aceita o convite mas não tem a reverência com Deus, não tem amor por Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, esse será lançado fora.

Quem aceita o convite mas não renasce para Cristo espiritualmente, morrendo para a carnalidade e para o pecado, esse será lançado fora.

Jesus nos ensina em João 3:3 e 5, "Aquele que não renascer da água e do espírito não pode entrar no reino dos céus".

Bem clara e de fácil compreensão essa frase de Cristo.

Deus está no controle de todas as coisas, sempre esteve e sempre estará, desde quando tudo criou, até a consumação dos séculos.

Glórias e Aleluia!


Mateus 22:15 Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;

Naquela época os fariseus estavam bem visíveis. Com o passar do tempo eles se ocultaram, se disfarçaram, mas continuam dentro da igreja de Cristo. Eles estão sempre prontos a contestar a Palavra e os milagres de nosso Salvador.
Nenhuma pregação os satisfaz, nenhum milagre lhes é verdadeiro, a tudo contestam e se acham donos da verdade e insubstituíveis como atalaias.
Atalaias do diabo, certamente.

Mateus 22:16 E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.

Os que se acham autoridade dentro da igreja de Cristo mas são inimigos de Deus e do reino dos céus, normalmente tem do seu lado o poder constituído, a força repressora oficial. Assim agiram aqueles fariseus, enviaram seus discípulos, que não eram fariseus conhecidos, junto com a guarda oficial do rei Herodes, tentando achar erro em Cristo, para o prender.

Acontece ainda hoje quando muitos moradores das proximidades das igrejas cristãs se incomodam com um culto de cerca de duas horas e chamam a polícia alegando que o barulho das pregações e dos louvores estão incomodando. Querem porque querem que as igrejas de Cristo sejam fechadas.
Querem calar a igreja de nosso Salvador, mas este já nos ensinou: "As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo".

Como está escrito, eles se dirigem a Jesus demonstrando uma falsa reverência, fingindo respeitá-lo, quando na verdade queriam incriminá-lo.
É por vezes inacreditável, mas mesmo dentro de nossas igrejas ainda existem pessoas que agem dessa forma. São instrumentos do diabo tentando minar a força e a união da igreja do Senhor.
Por essas e outra é que devemos ficar vigilantes e não nos deixar enganar pelos fariseus disfarçados em crentes.



LOUVE AO SENHOR COM O CORAÇÃO 
CHEIO DE JÚBILO






Mateus 22:17 Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?


Fizeram a pergunta de forma simples e direta, assim de repente, sem dar tempo para que o Senhor pensasse sobre o assunto, ou pelo menos tentaram fazer isso. Tentaram pegar Jesus de surpresa.

Nós, que somos ministros da Palavra de Cristo, devemos estar sempre atentos contra a presença desses fariseus  que buscam nos surpreender e nos fazer dizer coisas que podem nos incriminar ao contradizer a sã doutrina de Cristo.

Devemos fazer como Jesus, estar vigilantes, não nos deixarmos ser pegos de surpresa. 


 Mateus 22:18 Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?

Jesus já leu em seus corações que eram hipócritas.

A hipocrisia é algo terrível, uma erva daninha que se espalha e não conseguimos arrancar de dentro de nossas igrejas e do mundo em geral.

O que mais existe é gente que fala uma coisa e faz outra. E exige que as pessoas em volta façam coisas que eles não fazem

Jesus nos ensina, "Tomai sobre vós o meu jugo", 

Mateus 11:30 -  
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Não aceite que hipócritas coloquem jugos pesados sobre sua vida. Só Jesus pode ser nosso Senhor, só dele somos servos.

E quando abrir sua boca, tenha sempre pronta uma Palavra do evangelho, e nunca o poderão contestar.


Mateus 22:19 Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.

Jesus não perdeu tempo jogando conversa fora com aqueles hipócritas. Foi logo ao ponto da questão, "mostrai-me a moeda do tributo a César".

Não devemos perder tempo com falatórios vãos. Devemos ser diretos e objetivos, como Jesus.


Mateus 22:20 E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?

Vendo a moeda cunhada com a cara do imperador, Jesus fez questão de não deixar dúvidas. Perguntou-lhes de quem era a imagem e a inscrição cunhada na moeda.

Quando alguém vier tentar hipocritamente trazer confusão ao seu ministério ou aos seus ensinamentos firmados na palavra de Deus, seja como Cristo, não deixe dúvidas no ar. Seja direto e conciso. 




Aqueles hipócritas tiveram que dizer, com a própria boca, a resposta que procuravam: Essa esfinge é do imperador de Roma, e está escrito César.

Ou seja, aquilo não era  coisa de Deus, mas coisa do mundo.


Mateus 22:21 Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Então, Jesus os impactou com a resposta tão inesperada e tão cheia de sabedoria, dizendo que as coisas do mundo são do mundo, e as coisas de Deus são de Deus. Calou a boca daqueles hipócritas com apenas uma frase.

Devemos aprender aqui a separar o que é do mundo e o que é de Deus.
Muitos são os que culpam Deus por tanta miséria humana.

Nem tudo o que acontece é por criação de Deus ou pela atuação de Deus. 
Por exemplo, mineiros escavam minas descendo a centenas de metros abaixo do solo, como minhocas. De repente há um desabamento e muitos morrem soterrados. Não foi por obra de Deus, mas pela mão do próprio homem que aquele desastre sobreveio.

Uma nação se arma com tanques e artilharia pesada e ainda com mísseis de longo alcance. Declara guerra ao país vizinho, entram em guerra onde morrem milhares, onde crianças e mulheres ficam desabrigados, feridos, desamparados... Culpa de Deus?  Não,culpa do homem, da soberba e da ganância humana.

Deus criou o mundo perfeito. O homem teima em criar situações e condições destrutivas. Vem então os hipócritas de plantão e gritam ao mundo: Como pode existir Deus se o mundo é tão cheio de miséria e sofrimento?

Pois é, falta a eles olharem em redor e identificar onde o homem colocou a mão e contestou Deus, fez o que Deus não permitiria ser feito se fosse consultado.

Vamos dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus!


Mateus 22:22 E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.

Ninguém resiste à sabedoria que vem do trono da glória de Deus.
Seja sábio, tenha sempre em sua boca a resposta pronta com um versículo do evangelho, e jamais será envergonhado.

Diga, tem que ser assim, porque está escrito dessa forma no evangelho.

Aleluia!

Seja sábio em Cristo e com Cristo. Seja sábio em Espírito e com o Espírito Santo.  Diga ao mundo como Jesus disse: Eu e o Pai somos um!


Mas, o diabo não cansa de tentar aos filhos de Deus. Naquela ocasião outra casta de religiosos, sendo usados pelo diabo, os saduceus, dele se aproximaram também querendo fazê-lo cair em contradição, querendo desmentir seu evangelho de sabedoria, e o questionaram. 

Mateus 22:23 No mesmo dia chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram,
Mateus 22:24 Dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão.
Mateus 22:25 Ora, houve entre nós sete irmãos; e o primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão.
Mateus 22:26 Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo;
Mateus 22:27 Por fim, depois de todos, morreu também a mulher.

Eles, os saduceus, que se diziam doutores da Lei que Deus deixou através de Moisés, levantaram suas vozes questionando não o evangelho de Cristo, mas a ressurreição que Deus tantas vezes falara pelos profetas, e que agora Jesus trazia de uma maneira tão direta.
Tentaram usar a Lei de Deus contra Ele mesmo.

Mateus 22:28 Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?


A Lei de Deus mandava que o judeu não deixasse a viúva de seu irmão mais velho desamparada. Devia desposá-la e cuidar dela e dos filhos do casal.
Jesus pregava a ressurreição dos mortos e a salvação eterna no reino dos céus. Eles então, colocaram para Jesus que não teria como seu ensinamento estar correto diante da antiga lei mosaica.
Se vários irmãos varões fossem falecendo e os mais novos sempre desposando a viúva, se estas tivesse se casado com vários deles, na ressurreição qual seria reconhecido como seu marido legítimo?

Mais uma vez os hipócritas misturavam as coisas do céu e as coisas da Terra.

Mateus 22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Mateus 22:30 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.

Jesus foi novamente direto ao ponto, exortou-os jogando em rosto que eles estavam errados por não conhecerem as escrituras, ou seja, a Palavra de Deus, também porque não tinham noção do poder do Criador.

Por todos os séculos, desde quando Jesus veio ao mundo até hoje, esse erro continua acontecendo. As pessoas negam, contestam e criticam a Palavra de Deus, a bíblia, sem conhecer devidamente o que Deus ensina. Ou não leram a bíblia, ou a leram como se lê um livro de romance. Não sabem que as sagradas escrituras devem ser lidas e meditadas à luz do Espírito Santo que as revela aos nossos corações.

Também erram aqueles que querem racionalizar Deus e seu poder ao que o homem pode realizar, querem reduzir Deus à pequenez e fraqueza do homem, como os pagãos que faziam ídolos e criavam deuses segundo suas emoções e seus sentimentos humanos.

Tentam reduzir Deus à miserável condição humana.

Deus é Deus! - Diz Jesus. Vocês não conhecem o poder de Deus!

Jesus então ensina: Na ressurreição não haverá casamento, serão puros como anjos de Deus no céu. Não terão fome, nem sede, nem dores, nem sexo, nem sentimentos mesquinhos.  Essas coisas são da Terra, são seculares, são o fruto da desobediência de Adão e Eva.

Na ressurreição, ensina Jesus, não se casarão nem serão dados em casamento.

Aleluia!

 Palavras do Salvador!






Mateus 22:31 E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
Mateus 22:32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.

Outro ensinamento poderoso de Jesus, que põe por terra a ideia daqueles que dizem que quando se morre fica-se dormindo.
Jesus diz: Deus não é Deus de mortos, mas de VIVOS!

Quem se abriga no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará!  Não está escrito dormirá.

E Jesus disse ao que estava crucificado do seu lado, "Ainda hoje estarás comigo no paraíso". 
Ele não disse ao ladrão arrependido e perdoado, "Fique dormindo tranquilo até a consumação dos séculos e um dia Eu o despertarei para ir comigo ao paraíso".

Deus é Deus dos vivos. Não dos mortos!

Aleluia! 


E Jesus ainda nos diz que " Todo aquele que nele crê, ainda que esteja morto, viverá"!

Glórias e Aleluias!


Mateus 22:33 E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina.

Não há quem conheça o evangelho de Cristo e não seja impactado. Não há nada mais sublime e sábio que a Palavra de nosso eterno mestre e Salvador.

Muitos sãos os ateus e céticos que um dia acabam lendo o evangelho, até com o fito de o contestar, mas ficam impactados e se rendem a Cristo!

Aleluia.

Jesus Cristo é o Senhor, a Ele a honra, a glória e a Virtude e o poder, agora e por todos os séculos, amém!



CONCLUINDO

Salmos 91:2 - Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Por misericórdia e atuação do Espírito Santo, este vem nos ensinar que devemos discernir o que vem da parte de Deus e o que vem do homem.
Devemos saber dar a César o que é do mundo e a Deus o que é do reino dos céus.

Devemos viver conciliando nosso tempo neste mundo hostil, acatando as leis dos homens, desde que estas não contestem a lei de Deus e sua justiça imutável e eterna. 

Estamos neste mundo e somos regidos pela lei dos homens, mas nosso Deus é quem tem o controle de todas as coisas.

Devemos saber que nosso refúgio e fortaleza é nosso Jesus Cristo, é Ele quem nos guarda do mal e nos dá livramento das forças contrárias.

Deus é nosso refúgio e fortaleza, e somente nele confiaremos.

Deus é fiel. Jesus Cristo é o Senhor.

Aleluia!

Salmos 91:10 - Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Salmos 91:11 - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Salmos 91:12 - Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Salmos 91:13 - Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Salmos 91:14 - Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.


Tenha a certeza que Deus guarda e protege suas ovelhas.
Jesus disse que, "Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a sua vida por suas ovelhas".
Nenhum mal chegará a té você, ou à sua casa, ou aos seus amados filhos e parentes, pois nosso Deus nos garante, Ele dará aos seus anjos ordem a teu respeito, para teu bem, para tua proteção.
É necessário crer em nosso Deus, em Jesus Cristo, se aliar ao Espírito Santo e nada temer.

Deus é nosso refúgio e fortaleza.

Quem ama a Deus e lhe é obediente e fiel jamais será atingido pelo mal.

Jesus afirma: "Serás cabeça, e não cauda".
Ou,
"Colocá-lo-ei em retiro alto, em posição acima do mal que atinge o mundo, porque Eu te escolhi para ser minha propriedade peculiar".

Creia! Jesus tem em si todo o poder e toda virtude.


JESUS É O DEUS DO IMPOSSÍVEL.


Quem conhece e crê no nome de Jesus jamais será vencido.



Está precisando de um milagre em sua vida? Para Jesus não há impossível. Clame a Ele, com fé e com segurança, acreditando que Ele atenderá.


E você verá o impossível, o milagre, acontecer em sua vida.

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus                  2019fevereiro,09






























Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?