Sois Filhos da Luz








1 Tessalonicenses 4:1 – Finalmente, irmãos, vos rogamos
e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.


Candidatos ao reino dos céus,


Na Epístola aos Telassonicenses, Paulo, por inspiração do Espírito Santo, nos exorta sobre como devemos nos portar no nosso cotidiano a fim de agradar a Deus.

Fala-se muito, quando da pregação nas igrejas, em ser cristão não somente dentro da igreja, mas também fora dela, na escola, no trabalho, no lar, na rua...
O tempo todo agir como cristão, não ser aquele tipo de pessoa que quando entra na igreja coloca uma máscara de santidade, mas que quando sai da porta para fora muda totalmente.

Entretanto, existem dentro das igrejas, no meio dos crentes, aqueles que mesmo ali dentro não agem como cristãos imitadores de Cristo.

Quem faz fofoca dentro da igreja, quem fica criticando e julgando os irmãos, quem entra em disputa por cargo ou liderança, quem usa da igreja apenas como meio de ganhar dinheiro, não é um Filho de Deus nem agrada a Cristo.

Paulo diz,

“irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus,que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais”.

Ele diz, Irmãos, rogo-vos e exorto-vos no Senhor Jesus...

Rogar é pedir insistentemente,
Exortar é aconselhar com recomendação, com severidade,
Mas não sem um parâmetro, ele está fazendo isso à igreja de Tessalônica, no nome de JESUS CRISTO.

Continua Paulo,

Que assim como recebestes de nós (apóstolos cheios do Espírito santo),
DE QUE MANEIRA CONVÉM ANDAR E AGRADAR A DEUS.

Paulo o exorta a colocar em prática tudo aquilo que ele tem ensinado através de pregações e de suas epístolas, através dos auxiliares que com Paulo aprendiam a vontade de Deus e a transmitiam com fidelidade.

Assim também acontece hoje,
Jesus Cristo nos legou o evangelho, no qual estão seus ensinamentos e os daqueles seus apóstolos e ministros da Palavra escolhidos. Temos ainda o Espírito Santo, que está conosco todo o tempo nos exortando a abandonar o pecado  e o mal.

Naquele tempo de Paulo, com certeza muitos agiam de forma a desagradar a Deus. E hoje?

Não está acontecendo o mesmo?

Tantos são os que se dizem discípulos de Cristo, que se dizem cristãos, que se dizem obreiros da seara do Senhor, mas que agem de maneira contrária aos ensinamentos do eterno mestre e Salvador JESUS CRISTO, sem se conscientizarem que estão desagradando a Deus.

Existem também aqueles que usam o nome de Jesus, mas criam doutrinas estranhas ao evangelho, criam ordenanças e costumes que ferem o decoro e a moral. Estarão estes agradando a Deus?

Tem tantos que se envolvem em idolatria e em sincretismos, não sabem nem conseguem adorar nosso Salvador em Espírito e em Verdade, mas apenas através de alguma coisa que possam ver, ou apalpar, ou tocar...

João 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Imagine, um cristão que não consegue adorar nosso Deus em espírito, que precisa de um óleozinho ungido, de um lencinho ungido, de qualquer tralha ungida para despertar a sua fé e fazê-la sentir a presença e o poder de Deus...  Estará este ou esta agradando a Cristo?
Será que não aprenderam que devem adorá-lo na beleza de sua santidade?

Glórias a Deus.

Resumindo o que Paulo diz, podemos entender assim, “sejam imitadores de Cristo, não se desviem da doutrina de Cristo, perseverem em tomar sua cruz com alegria e seguir os passos de Jesus.

Desta forma estarão agradando a Deus, renunciando à sua própria vontade e fazendo a vontade do Todo Poderoso.

Mas, porque alguém deveria fazer a vontade de Deus? Porque agradar a Deus?
Logicamente, porque sendo filhos de Deus, devemos agradar ao Pai, mas Paulo nos leva além, ele diz,

“irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus,que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais”.

... de que maneira convém andar e agradar a Deus,
Assim andai,
PARA QUE POSSAIS PROGREDIR CADA VEZ MAIS!

Então, não é somente para ser um bom filho, mas para que agradando ao nosso Pai Eterno, ele nos faça progredir cada vez mais.

Progredir, tanto no âmbito espiritual quanto no material, tanto no caminhar na direção do reino de Deus quanto viver bem neste mundo, pois o próprio Jesus nos diz,

...”Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância (plenitude).

Então, agrademos ao nosso Deus, para que tenhamos suas bênçãos e vivamos na abundância e plenitude.

A vida de quem serve a Deus com fidelidade e alegria é bem menos sofrida do que a de quem é resistente em obedecer ao nosso Deus.

A desobediência gera maldição, sofrimento, dor, destruição e morte. Morte espiritual.

Então, sejamos imitadores de Cristo, como Paulo o foi, e, agradando ao nosso Deus, alcancemos o sobrenatural de Deus, alcancemos as bênçãos e bem aventuranças que nos promete nosso eterno mestre e Salvador Jesus Cristo.

João 16:23 - E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.

Ao filho obediente e agradável ao coração de Deus, tudo será dado, as bênçãos serão além do que se pediu, além do que se imaginou. Deus surpreende com fartura e prosperidade a quem lhe é fiel.

Esta é a receita da vitória do cristão, ser agradável a Deus.

Aleluia!
  

1 Tessalonicenses 5:2- Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
1 Tessalonicenses 5:3- Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
1 Tessalonicenses 5:4- Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
1 Tessalonicenses 5:5- Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
1 Tessalonicenses 5:6- Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;






No capítulo cinco, Paulo exorta a igreja quanto à volta de Jesus Cristo.
Ele avisa que a vinda de nosso Salvador será inesperada, como a vinda do ladrão durante a noite, quando o pai de família dorme despreparado.

Quem crê na paz do mundo como garantia de vida, muito se engana. Diz ele que quando se pensar que a paz domina e que tudo está bem, em segurança, então virá repentina destruição e ninguém escapará.

Ninguém sabe a hora nem o momento em que Cristo voltará para buscar sua igreja lavada e remida no sangue do Cordeiro, seus seguidores fiéis persistentes na obediência de seu evangelho.

Quem anda na presença de Cristo, cheio do Espírito Santo, é verdadeiramente filho da Luz, filho do dia. Filho de Deus.

Aquele ou aquela que está fora da presença de Cristo, sem a unção do Espírito Santo é por Deus considerado filho das trevas, filho da perdição.

Misericórdia.

Portanto, não se deve agir como as loucas da parábola de Jesus, que foram para o casamento a noite e não levaram azeite de reserva.


Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.(Mateus 25:1-13).

Devemos estar preparados para não ficarmos de fora do reino de Deus quando acontecer o arrebatamento.

Devemos orar e vigiar, vigiar e orar, agindo com prudência e sabedoria.

Estejam preparados, Jesus está voltando.


 Tenha azeite, tenha também azeite de reserva.

 O azeite do cristão é a presença do Espírito Santo, que só acompanha aqueles que são filhos da luz, filhos do dia, Filhos verdadeiros de Deus, no nome de Jesus Cristo!

Amém.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                2019janeiro04






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?