Imortalidade da Alma








 .
1 Timóteo 6:7 - Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.


Desde que o homem pecou, perdeu a imortalidade. 
Mas por ocasião da segunda vinda de Cristo, os que O aceitaram como Salvador, receberam a dádiva da imortalidade conquistada por Jesus na cruz.

Sabemos que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e o colocou para viver no Jardim das Delícias, também chamado Jardim do Éden.  Ali, com certeza o homem e a mulher não conheceriam dor, nem sofrimento, nem morte. Porém, a primeira mentira foi usada pela serpente (diabo), que convenceu a mulher a desobedecer a ordem do Criador.
A partir do momento em que Eva comeu do fruto proibido e convenceu Adão a fazer o mesmo, a morte passou a fazer parte da existência do ser humano, porque o salário do pecado é a morte.

Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Assim, confirma-se que somente Deus é imortal, a alma humana não é imortal, ela pode sim alcançar a imortalidade, pela graça do salvador Jesus Cristo. Mas a alma não nasce imortal.

Paulo em sua primeiro epístola a Timóteo, nos diz:

1 Timóteo 6:8 - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

O apóstolo dos gentios, Paulo, dando testemunho de sua humildade, ensina que ao cristão basta ter o sustento, (alimento e água) e com que se cobrir, que podemos entender como uma coberta, (ou talvez um teto sobre a cabeça), de qualquer forma, ele afirma que precisamos de muito pouco para levarmos uma vida de servos de Cristo.   
Paulo exorta a Timóteo, aconselhando-o a ser um missionário de Jesus nos moldes em que ele tem sido, em humildade, dedicação, persistência e fidelidade . Esta norma de conduta adotada por Paulo serve-nos, ou deveria servir-nos, já que nosso eterno mestre Jesus Cristo também viveu e desenvolveu seu ministério inigualável nos mesmos parâmetros, tendo iniciado com seu batismo nas águas, depois passou por quarenta dias em consagração e jejum no deserto, em seguida foi tentado pelo diabo – ao qual rejeitou usando a Palavra das escrituras sagradas -, pregou para o povo o arrependimento e a conversão verdadeira a Ele, o Messias e Salvador; 
Percorreu parte do território de Israel e Judá, levando seu evangelho, fazendo sinais e curas milagrosas, expulsando demônios e, até mesmo, ressuscitando pessoas mortas. Tudo isso sem qualquer luxo ou conforto, sem carros ou cavalos, sem buscar riquezas materiais nem poder secular. 
Na simplicidade e humildade, jamais imaginada devido a ser Ele mesmo o criador supremo, pois como nos disse, “quem vê a mim vê meu Pai”; e, “Eu e o Pai somos um”.
Aleluia!

1 Timóteo 6:9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Paulo adverte a todos sobre o perigo da riqueza, ou mesmo no perigo da ambição desmedida. Muitas vezes o simples fato da pessoa cair na tentação de desejar ardentemente a riqueza, já é o bastante para causar a ruína e a perdição de sua alma. 
Veja bem o perigo da ambição. Quando dizemos que a riqueza pode levar o ser humano à perdição, muitas vezes esquecemos de alertar as pessoas que não só a riqueza pode levar à perdição, mas mesmo a ambição, aquela gana em adquirir riquezas, já tem poder para afastar o  homem da presença de Deus. 
Então, estejamos alertas para o perigo que ronda a alma de quem quer ser rico,  porque para alcançar tal objetivo não se mede esforços, o homem acaba se sujeitando a todo tipo de ação errada, contrária as ordenanças de Deus. 
Na Palavra consta que aqueles que querem ser ricos caem em tentação e em laço. E cometem todo tipo de concupiscências, - (que sabemos ser aquelas ações que o homem pratica e que são contrárias à vontade de Deus). 
Então para Encerrar este item devemos ter consciência que existe o risco de se viver na riqueza, mas que também até a  vontade  de ser rica pode levar a pessoa a se perder dos caminhos de nosso senhor jesus Cristo. 
 É isso que Paulo ensina a Timóteo, e que nos serve de alerta: O amor à riqueza e a ideia fixa em adquiri-la, como sendo a realização plena que se pode alcançar, é laço para o cristão, tangendo-o para longe do reino dos céus.



1 Timóteo 6:10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Então, Paulo justifica a Timóteo qual é o motivo de não se buscar a primazia nos bens materiais, dizendo “o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males”.
Se buscarmos nas palavras de nosso eterno mestre e Salvador, encontraremos onde Ele ensina: “buscai primeiro o reino de Deus, e todas as demais coisas lhes serão acrescentadas”, e ainda, “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.
Aleluia!
Assim, para simplificarmos, concluímos que o amor ao dinheiro, a cobiça destrutiva, retira do cristão essa obrigação de buscar em primeiro lugar o reino de Deus e esperar nele a recompensa que mereça.

Ele se esquece de trilhar o ensinamento de Cristo, em buscar comunhão com o reino e com as coisas do Criador, no nome de Jesus Cristo, e fica bitolado na ilusão dos bens materiais e do dinheiro, também do poder secular. Coloca o dinheiro e o poder como uma muralha entre si e o Criador.
Perde a promessa de Cristo, perde sua alma. Adquire riquezas e poder, mas não mais fará parte daqueles que conquistaram o reino de Deus e a vida eterna.
Temos um exemplo bem claro: O próprio Judas Iscariotes por amor ao dinheiro, pela ganância das coisas materiais e do poder secular, traiu Jesus Cristo, se desviou do caminho de Deus e caiu em perdição eterna.

1 Timóteo 6:11 - Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Então Paulo fala a Timóteo, mas também a todo homem que se considera como sendo homem de Deus, dizendo: foge dessas coisas, foge da ganância e ambição do amor ao dinheiro; e pratica a justiça, a piedade, a fé; pratique a caridade se revestindo de paciência e mansidão.
Significando que não devemos ser relapsos, nem aceitarmos passivamente as ciladas do inimigo e as circunstâncias adversas. Devemos vigiar, rejeitando o errado e primando em fazer o certo.

1 Timóteo 6:12 - Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

“O ÚNICO COMBATE QUE O CRISTÃO É CONVOCADO A TRAVAR É O COMBATE DA FÉ”.

 
Milita a boa Milícia da Fé; quando o homem de Deus trava suas batalhas no campo espiritual usando a sua fé, o clamor, a oração e o jejum, então ele está usando o escudo que Deus lhe deu, que é a Fé, juntamente com a espada, que é a Palavra. E tendo usado estas armas, tem a capacidade de tomar posse da vida eterna, pela graça que nos é dada por Jesus Cristo, nosso Redentor e Salvador. 
Aquele que milita a boa Milícia da Fé, estando baseado e firmado no evangelho de Cristo, jamais transgredirá, pois a palavra de Deus é o bálsamo curativo do Cristão.

1 Timóteo 6:13 - Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
1 Timóteo 6:14 - Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;
1 Timóteo 6:15 - A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

Paulo reitera: Ordeno, diante de Deus e de Cristo, que guardes este mandamento, sem manchar ou se desviar, até que volte nosso Salvador. Persistir, eis a ordem. Persistir em obediência e fidelidade a Deus, revestido da fé, Forte no manejo da Palavra, irrepreensível como discípulo de Jesus Cristo.
Que, todos nós possamos, como Timóteo, cumprir tais estatutos.


1 Timóteo 6:16 - Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Então, nos afirma Paulo, que Jesus Cristo, o bem-aventurado e único Senhor do poder, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, é aquele que, ele só, tem a imortalidade e habita na luz inacessível. Luz tal que nenhum homem viu ou pode ver. E, a Jesus Cristo seja reconhecido ter sido por Deus dada a honra e o poder por toda a eternidade.
Esses conceitos podem parecer comuns, mas são únicos e exclusivos de nosso Salvador. Ninguém antes dele nem depois teve a mínima possibilidade de arregimentar tais atributos.
Jesus Cristo é o abençoado Filho Unigênito de YHWH, conforme o próprio Senhor bradou dos altos céus, quando de seu batismo no rio Jordão, por João Batista.
Mateus 3:16 - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
Mateus 3:17 -
  E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
O único Senhor dos Senhores e Rei dos reis, que tem em si todo o poder, ele só, tem a imortalidade e habita na luz inacessível.
Quem viveu como ser humano neste nosso plano físico, morreu, ressuscitou, tem todo o Poder e glória, é imortal e habita na luz inacessível?
Ninguém mais. Só Jesus Cristo.
Aleluia!

1 Timóteo 6:17 - Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
1 Timóteo 6:18 - Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
1 Timóteo 6:19 - Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.

Em seguida Paulo diz que Timóteo deve ensinar, até mesmo ordenar, que os ricos deste mundo não sejam altivos. Provavelmente esta seja uma incumbência que pode ser cumprida, mas que será dificilmente obedecida, pois as riquezas cegam e ensurdecem os homens. 
Faz com que cometam todo tipo de loucura. 
Sabemos que certo jovem muito rico, tendo perguntado a Jesus o que deveria fazer para salvar sua alma, após ser orientado pelo Salvador no sentido de vender tudo o que tinha e dar aos pobres, para então seguir a Cristo, se entristece e prefere se afastar do Senhor, optando pelas riquezas do mundo. Assim são os ricos e poderosos, eles são altivos de coração, são soberbos e intransigentes, com raras exceções.
Paulo ainda diz a Timóteo que oriente aos ricos e até ordene, que não ponham suas esperanças nas riquezas, mas em Deus.
 Infelizmente o veneno que exala da riqueza e do poder torna os ricos insensíveis a Deus e aos seus semelhantes. Passam a acreditar que podem conseguir tudo o que precisam se tiverem bastante riqueza e poder secular. 
A grande maioria dos ricos e poderosos repudia Deus, menosprezam-no, desprezam as sagradas escrituras, ridicularizam o evangelho e colocam seu coração nos tesouros físicos: ouro, prata, joias, dinheiro, imóveis, terras, gado, etc. 
Tornam-se idólatras e ateus. Tornam-se cegos e surdos espirituais.
Jesus nos admoesta, ordenando que não ajuntemos tesouros neste mundo, onde a traça e os ladrões os consomem, mas que ajuntemos nosso tesouro no céu. 
Diz o evangelho,
Mateus 6:19  - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mateus 6:20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Mateus 6:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Nos diz ainda o Senhor,
“Quão difícil é para um rico entrar no reino dos céus”.
Tudo devido ao apego que os ricos sentem pelas coisas materiais.
Entretanto, devemos alertar também aos pobres, que por ambição se enveredam nos caminhos do roubo, do assassinato ou da apropriação indébita, trocando o amor de Deus pelas riquezas ilusórias deste mundo.
Não se esqueçam: Tudo o que é deste mundo tem curta duração, mas o que é originado no reino dos céus dura eternamente. Tanto as bênçãos quanto as maldições.

1 Timóteo 6:20 - Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,
1 Timóteo 6:21- A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.

Para quem tem alguma dúvida quando se diz que a ciência do mundo combate a fé cristã e desvia as pessoas da presença de Deus;

Para quem duvida que a ciência do mundo é falsa e profana;
Para quem acredita que as teorias científicas inventadas pelos homens que se dizem cientistas não objetivam afastar o ser humano da presença de Deus e do temor de Deus,
Atentem para a recomendação de Paulo a Timóteo:

“tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, a qual professando-a alguns, se desviaram da fé”

O que estamos vendo neste século XXI é o coroamento dos esforços dos “cientistas” e dominadores do mundo, que após agirem em oculto por séculos e séculos, perverteram o entendimento e a fé que a humanidade teve a oportunidade de conhecer pela boca de Jesus e de seus profetas. 
Que a humanidade teve de participar da igreja primitiva onde os discípulos de Jesus comandavam.  Temos ainda as escrituras sagradas, onde está inserido o evangelho de Cristo, mas tanto os dominadores do mundo exaltaram a ciência que hoje grande parcela da humanidade não acredita em Deus e nem na Palavra do Senhor.

Muitos são os cristãos que abrem a bíblia, e em
Gênesis:1 lêem:
No princípio criou Deus o céu e a Terra”,
Mas acreditam que “não é bem assim, é alegoria, na verdade o mundo foi criado pelo big bang”... (A falta de capacidade de raciocínio das pessoas está no auge. As pessoas não raciocinam, não analisam nada, estão com paralisia mental, só acreditam no que é noticiado nos grandes jornais e nos telejornais)
.
Quem crê em Deus e não crê na Palavra de Deus, como um todo, na verdade está sendo abominação para nosso criador.

Jesus nos diz: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.
Saiba,
A Verdade é Jesus Cristo e seu evangelho.
Não há outra verdade que possa levar o ser humano a ser salvo e alcançar a vida eterna no reino dos céus.

Paz de Cristo.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                        2018agosto,02









Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?