Uma Coisa que Quase Ninguém Gosta de Fazer





Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. 
Tito 1:7-9

Povo de Deus,

Hoje vamos abordar um tema muito importante na vida do cristão: Consagração.

Consagração é dedicação total.
Consagração a Jesus Cristo é morrer para o mundo e renascer para nosso Deus, nosso Salvador.

A Epístola de Paulo a Tito vem nos exortar acerca de como deve proceder o homem ou a mulher de Deus, principalmente quando estiver trabalhando em prol da obra de Deus, da igreja de Cristo. Entre várias recomendações está "consagração".

Para nos consagrarmos ao nosso Senhor, eterno mestre e Salvador, após já termos nos batizado nas águas, é necessário que dediquemos parte de nosso tempo diário em um período devocional com Jesus.

Dia após dia, estando na presença e na vontade de Jesus, cheios do Espírito Santo, o Senhor vai nos convencendo de toda falha ou fraqueza pela qual ainda estamos sendo acossados pelo diabo.

O Senhor vai nos mostrando quais brechas estamos deixando para que o diabo penetre em nossa vida, pois como disse o Pai Eterno, todos nós humanos somos pecadores, todos pecamos, por mais que vigiemos, algum pecado ainda cometemos, pois não somos perfeitos.

Chega então um momento na vida do cristão que este tem que superar o normal, tem que ir além do que todos os outros cristãos fazem, para conseguir superar o natural e entrar com ousadia no sobrenatural de Cristo.

Quanto mais o cristão se aproxima de Cristo, quanto mais o cristão se enche da unção do Espírito santo, tanto maior é a fúria do inimigo de Deus e de nossa alma, o diabo.  Este ruge, se debate, arreganha as presas em nossa direção... Só a misericórdia de nosso Jesus Cristo para nos resguardar, pois o diabo vai bem onde somos fracos e lança seus dardos envenenados, coloca laços, arma estratégias de perdição e descaminho para nossa alma.
Misericórdia.

Então só nos resta nos apegarmos mais e mais ao nosso Jesus Cristo amado, para que Ele nos livre de tão terrível inimigo.

Entretanto, a nossa alma tem um grande inimigo, às vezes ainda mais traiçoeiro e mais poderoso que o diabo: nossa carne, (nosso corpo, nossa mente, suas vontades, suas necessidades relacionadas a alimentação, sexo, suas doenças, seus estados de humor, as prisões mentais, etc).

A carne é um inimigo terrível, que conspira todo o tempo contra nossa alma, anulando a força do espírito que também faz parte de nosso ser.

Então, devemos dominar a carne.

Mas não é fácil. Nem é apenas difícil, é algo quase que impossível.  

Nossa alma não consegue vencer a nossa carne, jamais.

Então, devemos buscar um aliado: o espírito.

Somos carne, alma e espírito.

O espírito é o sopro divino que em nós habita.

Entretanto, a carne tende a anular a ação do espírito, pois este quer estar nas esferas espirituais, este quer estar ligado a Deus, de onde veio e para onde voltará quando este corpo falecer. A carne é cheia de vontades.

A carne quer comida, quer roupa para se aquecer, quer líquido para saciar a sede, quer isso, quer aquilo.

O tempo todo a carne quer alguma coisa.

E a mente, que também é carne, conspira junto, anulando a força do espírito.

A mente muitas vezes apaga lembranças que nos levam para perto de Deus e aflora recordações de culpa, de derrota... Tudo para entristecer a nossa alma.

Quando dormimos a mente carnal quer superar a alma e neste período onírico normalmente a carne domina a alma, aprisionando-a em sonhos tristes ou destrutivos.

Assim é o ser humano: um campo de batalha constante entre o corpo físico (a carne) e a porção espiritual.  Nós, que somos na verdade a alma, muitas vezes nem nos damos conta do poder que a carne tem e como ela nos constrange a ficarmos ligados nas coisas do mundo, na concupiscência do mundo e do pecado.

A carne é quase que imbatível.

Entretanto, há uma forma de dominar a carne e fazer aflorar a força espiritual: o JEJUM.

Somente através do jejum conseguirá o cristão quebrar a força da carne e se tornar mais espiritualizado.


O JEJUM

Contudo, poucos são os que sabem como jejuar de forma correta, não para cumprir uma obrigação ou um ritual, não para acompanhar a vontade do pastor ou de quem quer que seja, mas com o objetivo de obedecer a Cristo e se aproximar mais e mais dele, anulando a força da carne que tenta nos distanciar do nosso Redentor.

Não jejuar para agradar a fulano ou sicrano, nem para se mostrar para quem quer que seja, mas para conseguir alcançar esferas superiores espirituais.

Para conseguir dizer não para a carne e para tudo o que desagrada ao nosso Jesus Cristo,

Para conseguir fazer a vontade de Deus e alegrar o coração de nosso Messias.

Tem gente que faz o jejum de Daniel, outros fazem jejum isso ou aquilo.
Tem gente que já é profissional do jejum: Todos os dias de tal hora a tal hora fica sem se alimentar.

Isso não resolve, torna-se rotina.

Tem gente que jejua por um propósito. Muito bem. Só que este jejum não vai quebrantar a força da carne, vai apenas dar uma "amaciada" nela.

Quem quiser quebrar a força da carne e se espiritualizar constantemente, sem retroceder, deve fazer como ensina o próprio JESUS CRISTO:

Jejuar de surpresa, não de forma planejada, mas segundo a instrução do Espírito Santo.

Nunca se alimentar para depois jejuar, mas iniciar o jejum quando estiver com muita fome.

Sabe aquele momento em que você já ficou algo como quatro horas ou mais sem se alimentar e que o estômago está reclamando, e o corpo começa a dar sinais de fraqueza, a boca começa a ficar salivando, seus pensamentos estão somente num bom prato de comida? Pois é nesse momento que você deve ter a ousadia de orar e consagrar o jejum ao nosso Jesus Cristo, seja por uma hora, ou duas, ou mais, conforme você aguentar.

Isto é jejum.
Este é o jejum que mostra para a sua carne que quem manda é você (alma) e não seu corpo.


Eu comecei jejuando assim por uma hora tendo ficado seis horas sem me alimentar por estar trabalhando. Quando terminei meu período de trabalho, ao sair da empresa a primeira coisa que me veio à mente foi: vou passar na pastelaria e comer um pastel de carne, bem gostoso e quentinho, para aguentar até chegar em casa e então me alimentar adequadamente.
Foi então que o Senhor me disse: hoje não, você vai aprender a jejuar à minha maneira. Só vai ingerir algum alimento, qualquer que seja, daqui a uma hora.
Eu agradeci ao Senhor e obedeci. Na verdade, fiquei quase uma hora e vinte minutos sem comer nada.

Outra coisa, não se deve passar sede ao jejuar.  A água faz parte do sangue e não se deve deixar de ingeri-la. Isso pode acarretar doenças nos rins e mesmo em outros órgãos.

Ao jejuar não passe sede.

O importante no jejum é você sentir fome, muita fome, e não se alimentar. Você vai sentir vertigem, tontura, vai ficar com a vista embaralhada... vai pensar em desistir, sua mente vai tentar enganá-lo e levá-lo a comer alguma coisa descuidadamente para quebrar seu propósito.

Esteja atento, não se descuide, vigie e ore.

Você pode jejuar durante o trabalho ou durante seu repouso. O importante é jejuar passando muita fome. Senão nada vai adiantar.

O corpo tem que ser constrangido a se resignar ao que você determinou: "vou ficar duas horas sem me alimentar". 
Fique o tempo que estabeleceu, nem um minuto a menos.

Este é o Jejum de Cristo, ensinado pelo próprio eterno mestre em revelação.

Quem tem a ousadia de iniciar tal jejum?

Quem tem a capacidade de persistir neste jejum até atingir pelo menos quatro horas sem se alimentar após estar já faminto?

Somente assim o corpo será rebaixado de sua posição de ditador de nossa alma.

Só desta maneira para exaltar a força do espírito e se achegar mais perto de Cristo.

Somente assim se poderá atingir o sobrenatural de Deus.


CONCLUINDO

Quebre as tradições e obedeça ao que nos revela Jesus Cristo.

jesus tem falado de várias formas que a tradição religiosa e a tradição ritualística do ser humano tem distanciado este do reino dos céus.

Obedeça a Jesus Cristo, aprenda com Jesus Cristo e deixe de lado o que é tradicional e normal nas igrejas.

Faça a diferença e ensine a todos como jejuar de verdade.

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 
1 Pedro 2:9 


Amém.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                        2018maio,11





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?