DEUS ESTAVA DO LADO DE FORA DAS MURALHAS DE JERUSALÉM




Caríssimos,
Quando eu estava refletindo sobre a situação atual de nosso país, com tanta coisa errada, com tantas atitudes controversas das pessoas, com o descaso da classe dominante para conosco que somos o povo, com a superficialidade com que as pessoas tratam os grandes problemas de nossa nação, como cada um só se preocupa em ir sobrevivendo aos trancos e barrancos, como as pessoas aceitam e se adaptam a situações ruins, às dificuldades...
Me vi abismado: é incrível como as pessoas só se preocupam com “ir sobrevivendo do jeito que der”.
Me causou abalo também ao entender que as pessoas são egoístas e aproveitadoras, exigentes ao extremo.
Exemplo: Antes desta crise deflagrada pelos caminhoneiros as pessoas se irritavam e resmungavam quando tinham que aguardar mais que uns três minutos para que seu veículo fosse abastecido nos postos de combustível. Se  a pessoa chegava num posto para abastecer seu veículo e haviam dois ou três veículos na frente, já procuravam outro posto, reclamando.
Agora, depois dos acontecimentos que causaram o desabastecimento nos postos de combustível, as pessoas ficam horas e horas numa fila imensa, resignados, aceitando a situação como se fosse algo normal.
Poucos deixam o hábito de andar de carro para fazer qualquer coisa, a todo o tempo. Desacostumaram-se de andar a pé, de andar de bicicleta, mesmo de tomar um ônibus urbano.
Querem entrar em seu carro, que muitas vezes é seu mundo, seu reino, e sair por aí reclamando do trânsito, das multas... mas não deixam o carro, se agarram nele de todas as maneiras.
Além de tudo demonstram uma tremenda incapacidade de raciocinar e reagir, são escravos do hábito de andar de carro, não conseguem se libertar.
Deve ser por isso que muitos nem se preocupam em ir para o céu, é que lá não vai ter carro...
Mas, estava eu refletindo sobre isto enquanto andava a pé como sempre, em meu trajeto cotidiano que vai de minha casa até meu trabalho (cerca de três km de distância),enquanto eu andava e observava as filas nos postos de gasolina, filas imensas de carros parados, pessoas cabisbaixas resignadas em esperar por horas ali, sem sair do lugar. E quando eu avistava as bombas de combustível confirmava que não estavam abastecendo os veículos. Estavam ali parados esperando que chegasse algum caminhão tanque trazendo o precioso líquido que possibilitaria a eles acelerarem cidade a fora.
Foto ilustrativa das filas
Estavam ali parados, em fila, no sol, resignados, conformados, aguardando para obterem algo que nem estava sendo vendido. Algo que ainda nem tinha chegado no local de comércio. Incrível.
Foto ilustrativa do caos

Mas tenho certeza que se chegasse ali e os convidassem para ir a uma igreja cultuar a Deus arrumariam mil desculpas para justificar não ter tempo para isso.
Falta tempo para o povo ir até a presença de nosso Espírito Santo em alguma igreja cristã.
Foi então que veio à minha mente a voz do Senhor dizendo:
Deus está acima das mazelas humanas”.  Eu ouvi em minha mente a voz do Senhor, mas já traduzi como se tivesse dito: “Deus está acima das misérias humanas”.
É que para mim mazela era o mesmo que miséria, pobreza, sofrimento por ser pobre.
Mas o Senhor me corrigiu dizendo bem claramente: “MAZELAS HUMANAS”.
Nosso Deus é assim, sua Palavra tem profundidade, não devemos simplifica-la. Então fui pesquisar o significado de mazelas.
Vejamos o que encontrei:

Mazela

Significado de Mazela

substantivo femininoDesvio moral; mancha na reputação; estigma: ele passou a vida escondendo suas mazelas.[Por Extensão] Machucado que se manifesta externamente; chaga.[Por Extensão] Reunião do que pode causar doença; moléstia ou doença.[Por Extensão] O que pode causar aflição; que causa aborrecimento: as mazelas de uma paixão intensa.[Figurado] Escassez de bens materiais; pobreza.[Figurado] Que pode provocar desgosto; desgosto.Etimologia (origem da palavra mazela). Do latim macella/ de macula.ae.

Sinônimos de Mazela

Mazela é sinônimo de: pobrezachagaferidaachaquedoençaenfermidademoléstialabéu

Antônimos de Mazela

Mazela é o contrário de: agradoalegriasatisfação
Fui ainda mais fundo na pesquisa:
DETALHAMENTO:
Significado de mazelas
A palavra mazelas é originária do grego e que tem seu conceito pautado em sinais ou marcas que aparecem no corpo de determinadas pessoas, em sua maioria num cristão devoto. Conhecidas como feridas, essas maculas são machucados muito parecidos aos que Jesus teve durante a crucificação de acordo com a iconografia cristã tradicional que faz todo um estudo voltado para essa área e, portanto, muitas marcas são muitas vezes mazelas nas palmas das mãos, no antebraço, nas unhas e por todo o corpo.
Desta maneira, inúmeras denominações cristãs creem que podem ser de origem sobrenatural ou de um dom vindo de Deus, que as mazelas causadas ​​pela mesma pessoa que por razoes intencionais ou psicossomáticas desenvolverá mazelas espontaneamente semelhantes às de Jesus, uma reação provocada por seus processos mentais. O tipo de lesões refletirá a correspondência com a Paixão de Jesus, morto através da cruz do Calvário, através dos seguintes sinais: feridas nas mãos ou nos pulsos, parecidos aos causados ​​por cortes, lesões nos pés parecidos aos causados ​​por cortes, traumatismos cranianos parecidos aos causados ​​por uma coroa de espinhos, ferimentos na parte de trás nas costas parecidos às de chicote em ato de flagelação, feridas lateralizadas parecidas às causadas por lanças.
A palavra mazelas também dentro do âmbito da língua portuguesa pode ser entendida como um momento de aflição que é a ação e o resultado aflige, que entristece. Faz referência a profundo sentimento de tristeza, de sofrimento, de dor sem fim, de flagelo.
Portanto, referido conceito é usado na maioria das vezes em questões referentes à saúde e ao âmbito religioso, como por exemplo, numa análise de textos bíblicos. Já na área da saúde, mazelas está ligada a dor crônica, que é uma reação emocional à dor e a infelicidade persistente em relação a uma situação negativa.
Algumas dos meios que podem causar ou que podem contribuir para aflição crônica, seria a morte de um ente querido, uma mazela, doença ou uma deficiência inúmeros outros fatores associados ao cansaço, irritabilidade, nervoso do dia a dia.

Sinônimo de mazelas

São sinônimos de mazelas as seguintes palavras: afliges, desgostas, feres, manchas e molestas.

Antônimo de mazelas

São antônimos de mazelas as seguintes palavras: Gosto, sem manchas e sem molestas.

Exemplos de usos e frases

Logo após avaliação médica, foram diagnosticadas algumas mazelas no pulmão de seu Haroldo e o mesmo ficará em observação para que seja solicitado alguns exames para descartar uma tuberculose ou um câncer.
Em muitas mazelas da vida podemos pensar em desistir, mas devemos ter em mente que o maior de todos está do nosso lado e poderá sempre nos ajudar com aquilo que necessitamos.
Não te mazelas com poucas coisas, são inúmeras as pessoas que existem neste mundo, então, não deixe que uma acabe com seu dia. Seja forte e tenha posição no que faz.



Meditando no que o Senhor Jesus me disse, creio que este significado, entre tantos, é o que mais se adequa à situação na qual eu refletia e no que Ele quis me fazer entender:

A palavra mazelas também dentro do âmbito da língua portuguesa pode ser entendida como um momento de aflição que é a ação e o resultado aflige, que entristece. Faz referência a profundo sentimento de tristeza, de sofrimento, de dor sem fim, de flagelo”.

O cenário que estamos vivendo hoje em nosso país é esse, sem dúvidas, um profundo sentimento de tristeza, de sofrimento de dor sem fim, de flagelo.

Mas, porque Jesus disse que Deus está acima disso tudo, acima das mazelas humanas?

Se formos analisar pela visão do mundo, uma visão simplista ou egoísta, podemos concluir erroneamente que nosso Deus não se importa com o sofrimento do mundo.

Sabemos que não é assim, que nosso Deus cuida de cada uma de suas criaturas. A todos Ele estende a mão e diz: vem.

“No momento em que o ser humano torna-se dono de seu destino, crendo em si mesmo e não em Deus, deve ser capaz de assumir as consequências desta atitude” – Me diz Jesus Cristo.

Deus não abandona o ser humano, no entanto deixa que cada um prove do próprio veneno que destila, que cada um sinta na pele a dor que causou a si mesmo ao abandonar nosso Deus e se tornar autossuficiente em sua vida, ao querer ser o dono de seu destino.

Essa lição Deus me deu hoje, pela misericórdia de Jesus Cristo, ao vivo, no momento em que eu refletia e cismava sobre a situação que eu estava vendo ao meu redor.

Creio que me entristeci pela situação  de caos que estamos tendo que enfrentar, creio que lá no fundo eu não compreendia como as coisas chegaram a este ponto.







Foi aí que o Senhor me esclareceu.

Veio-me à mente a situação em Jerusalém, quando o povo de Deus estava sitiado pelos inimigos da Babilônia, acuados, sem saída.

A poderosa Jerusalém que se achava intransponível pelas suas potentes muralhas  descobriu dolorosamente que estas não foram suficientes para livrar o povo do assédio de Nabucodonosor.

Isto porque as muralhas nada significavam, o poder protetor estava com YHWH, Jeová, o Todo Poderoso, o Deus de Israel, e este Deus havia trazido o inimigo de longe para dar uma lição em seu povo rebelde e surdo aos seus profetas e aos seus mandamentos
.
O povo de Deus estava dentro de Jerusalém, na terra santa, mas Deus estava do lado de fora das muralhas.

Será que hoje estamos colocando fé nas muralhas e deixando Deus de fora?

Será que o povo brasileiro está se esquecendo que o poder e a virtude está em nosso Deus, ao qual chamamos de Jesus Cristo, e não nas muralhas que muitos criam como se fossem alguma forma de proteção?

Quais muralhas o povo brasileiro está erguendo em torno de si?
Veneração de políticos (Lula é o deus de muita gente e parece que Bolsonaro será o de tantos outros), veneração de líderes religiosos e pregadores cristãos?
Veneração de santos e imagens de escultura?
Paixão que chega a idolatrai a ídolos da tv, do futebol, dos esportes, do cinema?

Adoração ao dinheiro e ao poder/

Qual é a sua muralha que o protege?

Qual muralha tem separado você de nosso Jesus Cristo?


CONCLUINDO

Temos que retirar a muralha que acreditamos ser nossa proteção e chamar para junto de nós o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.

JOÃO 16:33 -Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Jesus já nos ensinou: "Em mim vós tereis paz". "No mundo vós tereis aflições". "Tende bom ânimo". 
"Eu venci o mundo".

Ao ouvir a Palavra de meu eterno mestre Jesus, meu coração ficou em paz.

Sei que tudo neste mundo é passageiro e que tudo tem seu tempo, sei ainda que Deus está no controle de todas as coisas.

Onde não há a presença de Deus reina o caos.
Se o mundo rejeita nosso Deus, sejamos nós cristãos cheios da presença de nosso Deus, através do Espírito Santo, para que também nós estejamos acima das mazelas do mundo.

"O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ".

Amém.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                     2018maio,31  











Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?