Atenção, Paulo está nos ensinando








Tito 2:1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.


Amados,


Vamos hoje entrar numa sala de aula, onde o professor é o apóstolo Paulo.

Vamos supor que estamos inscritos num curso de preparação de obreiros para Jesus Cristo,  muito concorrido e caro, mas que conseguimos nos matricular.
Que o curso tem sido ministrado por obreiros, mas que hoje vamos aprender com o mais sábio dos apóstolos, Paulo, o qual recebeu de Jesus Cristo sua doutrina enquanto esteve três dias cego numa casa em Damasco, após ter tido um encontro inesperado com o eterno mestre e Salvador.

Vamos supor que Paulo está de passagem por nossa cidade e que vai ministrar uma palestra neste curso de preparação de obreiros para Cristo.

Ele vem especialmente nos ensinar como deve proceder o cristão que está trabalhando na obra do reino dos céus, na edificação da igreja de Cristo e na pregação da Palavra de um modo geral.

Ele vem nos dar ensinamento de postura do homem e da mulher de Deus.

Ah, eu não perderia essa palestra por nada, e você?



Eis  a Palestra, após os cumprimentos iniciais:

Epístola enviada a Tito.



Tito 2:

1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.


O homem de Deus, ou a mulher de Deus, deve ser exemplo vivo e irrepreensível. A começar pelo que fala quando abre sua boca santa.

Tem que vigiar tudo o que fala, tanto quando no púlpito quanto fora deste, dentro da igreja ou fora desta, em casa ou na rua.

A primeira exortação que faço é esta: Fala aquilo que convém à sã doutrina de nosso eterno mestre Jesus Cristo.
E nunca se esqueçam: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:8).

No demais, 
Não é conveniente ao servo de Deus ser tagarela, falador sem propósito, nem fofoqueiro que vigia a vida das outras pessoas.
Quando abrir a boca que tudo quanto disser seja palavra de correção, de consolo, de misericórdia, de exortação branda.
Que as orações sejam constantes tanto em sua boca quanto em sua mente.
Que o amor ao próximo esteja em seu coração, e que cada palavra pronunciada venha envolvida neste amor.

Porque quem é de Jesus tem o coração cheio do evangelho de Cristo, mas quem é mau tem  o coração como um poço cheio de veneno e maldades.

34Mateus 12:34 - Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

Não se esqueçam: A boca fala do que está cheio o coração, esta é a mais pura verdade.

Quando você conversa com alguém, pelas palavras que este profere você já avalia se é uma pessoa de boa ou de má índole, se é uma pessoa de fino trato ou se é alguém tosco e ignorante, sé é uma pessoa ligada nas coisas de Deus ou escravo do mundo e do diabo.

Contudo, muitas vezes conversamos com pessoas que se dizem cristãos e evangélicos, mas que ao falar do que pensam notamos que estão ainda na ignorância do que é fazer a obra e a vontade de Deus, notamos que muitos não sabem perdoar, que muitos não valorizam o amor ao próximo.
Então, não basta ser batizado nas águas para ser um homem ou uma mulher de Deus.

Tem que se converter verdadeiramente, tem que gravar no coração a Palavra de Deus e na alma as ordenanças de Cristo: humildade, perdão, renúncia, amor, fidelidade, bom testemunho de vida.

E quando abrir a boca não deixe que o diabo use sua língua para envergonhar a igreja de Cristo, que sua língua seja instrumento de exaltação da sabedoria de Deus e do evangelho de Cristo.

A qualquer momento, a qualquer hora, fale aquilo que convém à sã doutrina.
Esteja falando em conformidade com o que está registrado na Palavra de Deus.

Amém?


2 Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

Como devem se portar os homens e a mulheres de Deus que estão já de cãs esbranquiçadas?
O idoso e a idosa que já trilharam o caminho da vida pelo mundo muito aprenderam e muito devem ter para ensinar, ainda mais se estão imbuídos da doutrina cristã, se estão sendo fiéis ao Salvador, se estão vivendo em comunhão com o próximo e com a trindade de Deus.

Que sejam então sóbrios, cheios de temperança, sem se deixarem contaminar pelas tradições  ou por doutrinas estranhas, prudentes ao ensinar e ao falar, sãos na fé, ou seja, incorruptíveis no que está constando no evangelho, jamais praticantes de idolatria, observadores e mestres no amor, com despojo e renúncia, com dedicação aos que os rodeiam. E cheios de paciência para com aqueles que ainda não estão afinados com as coisas do reino de Deus, paciência com o que erra, com o que ignora, com o que persiste no pecado.

Nunca desanimando em persistir fazendo a vontade de Deus, nunca deixando de pregar o temor de Deus e anunciando a volta de Cristo.

Que sejam sábios nas sagradas escrituras, prontos a orientar e ensinar aos que lhes busquem em conselhos.

À mulher idosa recomenda-se que não sejam caluniadoras, nem amantes da fofoca ou do fuxico. Que sejam santas no viver, no proceder e no falar.

Que se tornem exemplo e referência por seu proceder correto e irrepreensível, inclusive em não se deixarem arrastar por vícios ou modismos.

Que sejam exemplo de mãe e de mestra às mais novas. 

4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
5 A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

Cabe às anciãs terem pelo seu exemplo de vida e por seu proceder em oração e consagração, serem as orientadoras das mais novas, orientando-as no caminho que devem seguir:
Que sejam estas prudentes, que amem aos seus maridos e filhos com um amor sem medida, que sejam moderadas, castas, boas donas de casa.
Que sejam puras e que sua familia seja também pura, para agradar ao nosso Deus, orientando a todos em seguirem os mandamentos e as ordenanças de Cristo. 
Que eduquem seus filhos no amor de Cristo e no respeito ao próximo, na obediência aos pais. Com correção e algum castigo, mas com muito amor e muita resignação, com muita sabedoria, com toda dedicação.

Que sejam sujeitas aos seus maridos, mas em harmonia e respeito, sabendo que é mandamento de Deus.E que não se deve deixar de obedecer ao que nos ordena nosso Deus.



6 Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.

O homem e a mulher de Deus devem ter principalmente em si a sabedoria que vem de Deus, e consequentemente, o uso dos dons espirituais no trato da vida diária:
Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. 

No entanto, tais frutos vão sendo doados pelo Espírito Santo ao escolhido de Deus aos poucos, conforme este vai crescendo na fé e na comunhão com a trindade de Deus, no nome de Jesus Cristo.

Quando se é jovem, por mais que seja de boa índole, não se pode querer que este proceda como um adulto ou como um ancião.

O tempo da juventude é aquele em que a pessoa é um tanto irrequieta, ousada, aventureira, cheia de si mesma, cheia de paixões e vontades, curiosa, inexperiente, e coisas semelhantes.

Cabe ao homem de Deus entender que o jovem ainda é meio criança e vai se tornar um adulto logo adiante, que não tem como tirar este período da vida da pessoa e por isso, o que se deve fazer é exortá-lo a ser moderado e prudente, incutir nele o bom senso e o temor de Deus.


Não adianta querer que o jovem aja como adulto, mas deve ser ensinado a controlar suas paixões e vontades, deve-se fazê-lo entender que tudo nesta vida tem um tempo e que muda logo adiante. Que o amor de um jovem é como fogo de palha, e que a paixão de hoje será nada amanhã, para evitar que ele sofra por nada, por algo que é momentâneo.


Deve-se, acima de tudo, fazer o jovem ver que deve se preparar para ser um adulto independente, responsável, trabalhador e amoroso com a família e com a igreja.


Que deve obedecer aos pais e a Deus.


Que, num futuro próximo poderá ser ele um grande pregador ou missionário de Cristo.

Que não deve fazer coisas hoje que possam ser motivo de vergonha ou pesar no futuro.


Que não devem seguir as coisas do mundo em detrimento das coisas de Deus. Que deve sempre ter em primeiro lugar a sabedoria de fazer a vontade de Deus.


Que sejam em tudo moderados e pacíficos.


Este já é um bom fardo para se colocar sobre as costas de um jovem cristão.




7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,

8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.


Quanto ao caráter do homem de Deus, ou da mulher de Deus, que seja exemplo vivo de um servo escolhido por Cristo, que seja um obreiro que alegre o coração de Deus e que jamais provoque escândalo. Que por suas obra mostre seu valor e a presença de Deus atuando em seu ministério. Que sua história de vida seja um exemplo de dedicação à vontade de Deus.
Que seja rigoroso, reto e sincero, franco e transparente ao ensinar a Palavra de Deus, sem tirar, acrescentar ou remendar. Que sua pregação seja sem qualquer corrupção, bem como seu procedimento como pai e como marido. À mulher, da mesma forma como mãe e como esposa.

O que vai destacar o servo de Deus não é a roupa que veste, mas sua forma de viver e conviver, sua forma de falar, de ensinar e de perdoar.

Seja austero, severo, mas correto e longânime, tardio em julgar, mas breve em socorrer.

Que tenha a certeza das investidas furiosas do diabo sobre sua vida, seu ministério, sua família e esteja atento, agarrado nas mãos de Jesus, agarrado ao Espírito Santo, pronto a rejeitar as oferendas que o inimigo de Deus vai lhe oferecer para tirá-lo da presença de Deus, para fazê-lo pecar e ser motivo de vergonha dentro de seu círculo de amizades e familiar.

Que se vista da armadura de Deus e se fortaleça todo o tempo diante da face de Cristo, sem dela fugir por vergonha ou pesar ou rancor ou ódio ou qualquer outro motivo. Errou? Peça perdão, mas não se aparte de nosso Deus.

Que esteja todo o tempo em consagração, vigilância e oração para conseguir se colocar diante da face de Cristo e andar constantemente em sua presença majestosa.

Que não tenha motivos de vergonha ou de repreensão, que nada mantenha em oculto, ´pois de Deus nada se esconde. Ele tudo sabe, tudo vê.

Seja mais que servo de Jesus, seja seu companheiro e amigo íntimo.


9 Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo,
10 Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.

Servo é todo aquele que está de alguma forma sujeito a uma autoridade.
Como o empregado para com o patrão, o congregante para com o pastor da igreja, o obreiro para com o obreiro da igreja, etc.

Que ao fazer algo tenha no coração que não está fazendo para seu superior, mas para o próprio Deus, que o está observando todo o tempo.

Faça tudo o que fizer segundo lhe é exigido, de boa vontade, como se fosse para o próprio Pai Eterno.

O servo de Deus está neste mundo de passagem, mas que quando daqui partir não deixe atrás de si manchas nem ódios ou rancores. Que em tudo seja correto em consonância com a vontade de nosso Deus e Pai.

Jesus foi obediente ao Pai Eterno em tudo, até o último suspiro.
Seja também assim.

Tudo o que fizer, consagre ao nosso Deus e o faça com amor e dedicação, sendo leal, sendo reflexo do próprio Messias.



11 Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

Lembremo-nos constantemente que a salvação de Cristo foi manifesta a todos os seres humanos, sem qualquer discriminação. 
Não cabe ao homem de Deus ou à mulher de Deus ser juiz da vida de ninguém, descartando-o ou privando-o de ouvir o evangelho e a promessa de salvação e vida eterna.

Todos, sem distinção, são criaturas de Deus e devemos dar-lhes oportunidade de se tornarem filhos de Deus.

Ainda, aos que se afastaram da presença de Cristo, da igreja de Cristo, que como o filho pródigo da parábola tenham saído da casa do Pai, estejamos de braços abertos a recebê-los de volta se assim o desejarem.
A ninguém seja vetada a oportunidade de ser adorador de Jesus Cristo e congregante em sua igreja.
A igreja não é propriedade do pastor nem dos obreiros, muito menos dos congregantes, a igreja tem sua cabeça que a dirige, JESUS CRISTO. Ninguém mais.

Observemos ainda que cada cristão recebe de Jesus Cristo, através da ação do Espírito Santo, a direção que deve ir para fazer a obra, a forma como deve agir em seu ministério. Não cabe a ninguém ter autoridade de impedir que qualquer cristão tenha a liberdade de fazer aquilo que Deus colocou em seu coração.

A cada filho na fé o Senhor Jesus designa uma forma de atuar. O ministério de cada cristão é entre ele e Jesus, ninguém deve interferir, apenas exortar para que antes de tomar qualquer decisão de mudança seja esta tomada após muita oração e jejum, para confirmação da vontade de Deus.

A obra de Deus não se restringe a uma igreja ou a uma congregação, ela está presente por todo o mundo, em diversas etapas e formas.

Nem todos deverão ser pastores, nem todos deverão ser missionários, nem todos terão o dom de falar em línguas, nem todos terão o dom da profecia. 

A cada um o Espírito Santo dá o dom ou os dons que melhor atendam as necessidades da obra do reino de Deus neste mundo.

Quem deve comandar a vida e o ministério de cada cristão é o próprio Jesus Cristo.

Amém?



12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

O evangelho que nos foi ensinado por nosso Salvador, pelo Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, nos exorta a vivermos uma vida de renúncia.

O cristão que vive em conformidade com o mundo, acompanhando tudo o que todo mundo faz, agindo como os ímpios e blasfemadores, não está sendo fiel a Cristo, está em desacordo com a vontade de Deus. 

Está servindo em parte ao nosso Salvador e em parte ao diabo, que rege este mundo e seus costumes.

Recordemo-nos que não se pode servir a dois senhores. 

O cristão tem que ser orientado a tomar uma atitude de vida: Ou serve a Cristo em fidelidade e renúncia ao mundo; ou serve de vez ao inimigo de Deus e não atrapalhe aqueles que são fiéis ao Senhor e Redentor Jesus Cristo.
O primeiro fardo que o cristão tem que tomar sobre si e levar por toda sua vida é a renúncia.

Renunciar ao seu ego, à concupiscência do mundo, à concupiscência da carne, à sabedoria do mundo, à ciência do mundo, à lógica dos homens.

Tem que aprender a viver pela fé.

Tem que aprender e crer que serve ao Deus vivo, o qual fortalece o fraco para envergonhar o forte, o qual é o Deus do Impossível.

Serve a Jesus Cristo, o qual nos ensina que no reino de Deus o maior é o mais humilde e mais servil.

Serve a Cristo, que capacita aquele a quem Ele escolhe, fazendo-o ser exaltado entre os homens, para honra e glória do nome de Deus.

Amém? 



13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;

Algo que não pode ser jamais esquecido pelo homem de Deus, ou pela mulher de Deus, é que existe a promessa da volta de Jesus Cristo.

Isto deve ser apregoado incessantemente, para que o pecador se converta ao Salvador, para que o cristão esteja acordado e preparado, vigiando e orando, se consagrando todo tempo ao nosso Deus.

Para que quando em glória Jesus voltar e soarem as trombetas sua igreja não seja esfacelada, subindo uns e ficando outros.

Cabe ao obreiro de Deus manter todo o rebanho de Cristo atento, vigilante, esperando a abençoada volta do Messias.

Amém?


14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

Jesus Cristo morreu na cruz do calvário para libertar a humanidade do pecado de morte cometido nos primórdios por Adão.

Através de Adão o homem foi expulso do paraíso, foi alijado da presença de Deus.
Através do sacrifício do Cordeiro de Deus na cruz do calvário, a aliança do sangue de Cristo, aconteceu o resgate da humanidade.
Então, todo aquele que crer em Jesus Cristo e o aceitar como seu único e suficiente Salvador tem o direito de ser chamado filho de Deus, tem seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro, tem em sua vida a promessa de ressurreição após a morte e vida eterna em glória na presença de Deus.

Motivo de grande júbilo é esta promessa de Cristo: Vida Eterna, na presença de Deus!

Por isto nos ensina o próprio Jesus Cristo:
Buscai primeiro as coisas do reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas lhe serão acrescentadas!

Amém? 


15 Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

Jesus nos legou a autoridade de sua virtude.

Deve o homem de Deus falar como falava Jesus: com autoridade.

Para Deus é sim sim, não não.

O que está na Palavra de Deus é correto.

O que não consta ali, para Deus não é correto.

E aquilo que não é correto para Deus, não é correto ao cristão.

Então, fala o que convém a sã doutrina, orienta, exorta, repreende com a autoridade que lhe dá a observação daquilo que consta na Palavra, do que consta no EVANGELHO DE CRISTO.

Não se apegue ao que o fulano ou sicrano diz que diz a Palavra. Peça esclarecimento e entendimento ao único que tem a capacidade de o fazer: o Espírito Santo.

O ministério do cristão fiel a Cristo deve ser um eterno devocional, entre este e Deus, firmado na Palavra de Deus e na orientação do Espírito Santo.

Esteja o homem de Deus e a mulher de Deus de ouvidos atentos ao mandar do Senhor, e em tudo seja obediente.

Agindo conforme eu vos ensinei, eu Paulo, conforme está escrito nesta epístola que enviei a Tito, em tudo sereis vencedores.  
Quem faz a vontade de Deus e anda na presença de Cristo jamais será desprezado ou ignorado. Pode ser amado ou odiado, mas nunca desprezado ou ignorado.

Encerrando, afirmo que ser cristão fiel não é viver numa calmaria, haverão tempestades e levantes, mas pela força e poder de Cristo, conosco, em tudo seremos vencedores.

Amém?


CONCLUINDO






Continua nos ensinado o apóstolo Paulo:

Não seria correto encerrar tal palestra de ensino que tem por objetivo preparar o homem de Deus e a mulher de Deus a terem uma postura digna e agradável a Jesus Cristo se não citasse o que eu mesmo escrevi aos de Corinto, conforme está registrado na epístola primeira que aos de Corinto enviei:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

1 Coríntios 13:1-10



Não pretendo ser prolixo, diz Paulo, mas não se pode falar em ser obreiro de Deus sem se revestir do amor, daquele amor que nos ensinou Jesus Cristo:
O amor que ultrapassa todo entendimento humano, toda lógica do mundo.
O amor que é humilde e servil, o amor que nada espera em troca.

O amor a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos.

O amor que acha natural perdoar ao ofensor ou perseguidor sete vezes sete. Coisa que somente aquele que está em sintonia e harmonia com a trindade de Deus, no nome de Jesus Cristo, pode entender, aceitar e praticar.

Não vos esqueceis do único mandamento que veio diretamente da boca do nosso Salvador Jesus Cristo:

JOÃO 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 

Amém?

Encerro esta palestra dizendo:

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à sua igreja.


Missionário Virtual Geraldo de Deus          2018maio,15








Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?