Renúncia e Amor



Mateus 7:13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


Jesus Cristo, nosso Redentor e nosso Salvador, nos exorta para que trilhemos a estrada estreita, a qual nos conduzirá à porta estreita do reino dos céus.

POR QUÊ?
“Porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição”!
Todas as coisas que são muito fáceis ou muito cômodas, normalmente não produzem efeito duradouro nem edificante.
Como o caráter da pessoa cujos pais lhe deram tudo que pediam –quando ainda criança -, sem nunca colocar uma medida ou alguma condição. Esta pessoa não vai saber dar valor em nada, vai achar que tudo cai do céu sem qualquer trabalho ou sacrifício. “Quero, logo tenho”.
Mas a vida não é assim, a vida é uma batalha diária, constante, ininterrupta.
A cada batalha vencida obtém-se uma vitória que marcará nosso caráter e se tornará numa lembrança gratificante e motivadora.

A porta da salvação é estreita e a estrada que leva até ela é também estreita e de difícil percurso, não sendo recomendada a quem não tem garra, não tem força de vontade, não tem um objetivo definido a alcançar.
Jesus nos ensina que o reino de Deus tem que ser tomado a força, ou seja, pelo esforço constante e persistente de cada alma. 
A salvação é individual e intransferível.

O enigmático nesta passagem bíblica, e que poucos conseguem entender, é que esta estrada se inicia no plano material, mas termina do plano espiritual.
Aleluias!

A caminhada do cristão se inicia quando ele aceita Jesus como seu único e suficiente Salvador, tem sua validação quando este pecador arrependido é batizado nas águas, - plano físico, material, corporal-.

Há todo um processo a ser desenvolvido no plano físico, qual seja uma mudança de vida da parte do novo convertido, o qual deverá se afastar dos vícios, da lascívia, da luxúria, da maledicência, dos conflitos, dos defeitos do próprio caráter (egoísmo, inveja, soberba, violência, vingança, rancor, ódio, culpa, etc.). Rejeitar toda idolatria e falsas doutrinas, superstições, feitiçarias, envolvimento com espírito de mortos, etc.
Deverá ainda se envolver com a trindade de Deus, se preparando para ser altar vivo habitado pelo Espírito Santo.

Então, esta estrada estreita que muitas vezes é chamada de renúncia, é a parte material da trajetória em direção à porta estreita da salvação.

Num determinado momento, por vontade e determinação única e exclusiva do Espírito Santo, o cristão vai ser tocado e “batizado” no ESPÍRITO SANTO.

Vai se tornar altar vivo, morada do Espírito Santo.

Neste ponto se inicia a trajetória espiritual na estrada estreita, pois ele deve continuar a trilhar como antes em renúncia e consagração a Jesus Cristo, mas agora bem fortalecido e alicerçado pelo Consolador.  Aleluias!
Este processo pelo qual o cristão passa ao trilhar a estrada estreita que leva à porta estreita do reino de Deus tem um motivo determinante: As investidas cada vez mais furiosas do diabo contra quem aceita Jesus como Salvador.
Quanto mais se santifica e se purifica o cristão recém-convertido, mais fúria causa no diabo, o qual usa de mil estratégias e ciladas a fim de destruir a fé deste indivíduo.

O diabo quer roubar a salvação do cristão, quer que sua alma se perca e vá para a segunda morte.

Então, o diabo usa de estratégias mil, querendo que o cristão saia da estrada estreita e volte para a estrada larga do pecado e da promiscuidade de onde veio. O inimigo cria mil tribulações a fim de desanimar o novo convertido e mesmo o cristão já velho na fé.

Por isto o Senhor nos adverte que o cristão deve perseverar na fé e na fidelidade para com Deus, até o último suspiro, sempre trilhando a estrada difícil.
Mateus 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. 

Temos testemunhado inúmeros cristãos que desanimam num certo ponto da caminhada, sai da estrada estreita, vira as costas para Jesus e volta todo feliz e radiante para a estrada larga da perdição  que leva ás trevas eternas.
Na estrada estreita há dificuldades e lutas, mas é uma estrada única, sem desvios.
E na estrada estreita estaremos sempre na companhia daquele que cuida dela, o ESPÍRITO SANTO. Ele é o conservo, o zelador desta estrada e de todos quantos por ela trilham.
Quem caminha em direção à porta estreita pela estrada estreita, sempre terá junto de si o ESPÍRITO SANTO, o qual cuida e sustenta a cada caminhante.

Aleluias!

A JUSTIFICATIVA PARA SE TRILHAR PELA ESTRADA ESTREITA

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.

Estreita é a porta.
Apertado o caminho.
POUCOS A ENCONTRAM.


CONCLUINDO

Jesus nos adverte que a porta é bem estreita, que o caminho é apertado, mas mesmo seguindo este roteiro, não se tem garantia de alcançar a porta estreita da salvação, pois Ele nos diz que “´poucos a encontram” – misericórdia – não se tem garantia de salvação apenas pela renúncia, apenas pelas obras, é preciso algo mais para se achar e adentrar por esta porta que leva à vida eterna.
O que seria?

A fé?

Não, a fé é a motivação e a persistência que nos leva a ser fiéis a Deus e a prosseguir na caminhada pela estrada estreita.

 1 Coríntios 13:1 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

A resposta é  O AMOR.

Sem amor não se pode entrar no reino de Deus.

A alma mais perfeita que chegue ao final da estrada estreita, se não se revestir do amor de Cristo, não entrará pela porta estreita, não alcançará a Salvação.

Aleluias!

Esta é a PALAVRA DE CRISTO para nossas almas nesta oportunidade.

Nada, coisa nenhuma pode substituir o amor. O cristão sem amor não será cristão salvo.

Missionário Virtual Geraldo de Deus      2017 fevereiro, 23





  

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?