PROFETA VELHO - NÃO SEJA UM DOS TAIS







MATEUS 7:13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;  


(OURO E PODER, SEM DEUS, SE DESVANECEM 2)

Caminhos do homem e caminhos de Deus.

Uma minoria da humanidade anda pelo caminho de Deus, enquanto a maioria anda nos caminhos do homem.
Quando Deus está na direção e trilhamos nosso caminhar conforme a determinação d’Ele, estamos trilhando o caminho de Deus.
Quando ignoramos a direção de Deus para nossa vida e nos aventuramos pelo caminho que escolhemos, estamos trilhando os caminhos do homem.

O caminho de Deus é estreito e difícil para quem ama o mundo e as coisas do mundo. 

Exige renúncia dos prazeres carnais, renúncia de praticar o mal, renúncia da concupiscência do mundo, renúncia da voz que vem da carne e que quer se sobrepor ao nosso espírito.

O caminho do homem é largo e plano, mas cheio de encruzilhadas que ocultam abismos mortais, cercado de ilusões tal qual um belo cenário pintado por trás do qual se escondem a perdição, a decepção, a frustração, a alma vazia, dores e mais dores, a ansiedade e a depressão.

O interessante é que todo caminho tem um lugar de chegada, leva a um destino.

O caminho de Deus leva o caminhante para o reino dos céus, para a salvação da alma, para a vida eterna no plano espiritual do nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Já os caminhos do homem levam somente para um destino certo: A MORTE.

Uma visão ilustrativa dos caminhos que a vida nos oferece seria assim: Uma estrada estreita, difícil de caminhar por ser pedregosa e íngreme em muitos pontos, se estendendo num horizonte sem fim. Esta estrada é cercada de desertos por todos os lados. 

Paralelamente a esta estrada, separada por um estreita faixa de desertos e vales está a estrada larga da perdição e morte.

Então, para você acessar a estrada estreita que leva à salvação você tem que cruzar algum deserto e algum vale. 

Da mesma forma, se você sai da estrada estreita para ir até a estrada larga, encontrará algum deserto ou vale em seu caminho. 

No deserto e no vale é onde Deus nos exorta a voltarmos à estrada estreita, é onde Deus nos avisa dos perigos da estrada larga que leva à segunda morte, a morte espiritual.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LOUVE A JESUS NOSSO SALVADOR
A Tua Palavra escondi,
Guardada no meu coração,
pra não pecar contra ti,
A Tua Palavra escondi...

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A opção pela vida eterna ou morte eterna é individual, cada um escolhe seu destino eterno.

Quem ouve a voz de Deus e segue pela estrada estreita pode passar por provas e lutas, mas no final da estrada encontrará a porta estreita e a salvação de sua alma.

Amém?

Lucas 13:28 - Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.

Aqueles que se fazem cegos e surdos para a voz de Deus, estes continuam a trilhar a estrada larga do pecado e da perdição. 

Ao fim de sua curta jornada haverá pranto e ranger de dentes, mas já será tarde demais. 

Somente sofrimentos e morte aguardam os que chegam ao fim de sua jornada trilhando esta estrada.

Misericórdia...


VIVENDO E CAMINHANDO

Jesus Cristo tem me falado muito sobre caminhar, sobre estar-se caminhando durante nossa vida nesse plano material. 

Quando aqui esteve entre os homens, conforme está registrado nas sagradas escrituras, Jesus caminhou todo o tempo.  

Toda vez que se faz menção do nome do Messias, observamos que ele estava em movimento, mas sempre caminhando com seus próprios pés, trilhando o caminho de Deus, seguindo as ordens do Pai Eterno.

Não vi ainda nenhuma referência no evangelho onde conste Jesus andando a cavalo, nem sobre algum tipo de carruagem de tração animal. 

Não queiramos explicar dizendo que Ele era pobre, que seus pares eram pobres e que não tinha como obter um animal para montar. 

Isto não é verdade, tanto que a única referência sobre Jesus Cristo montado sobre um animal está em sua entrada triunfal em Jerusalém, sobre um jumentinho. 
Significa que se Ele quisesse poderia, a qualquer momento, conseguir alguma montaria para seu conforto e para maior rapidez em suas andanças.

Jesus vai de Nazaré para Cafarnaum, vai até João Batista nas margens do rio Jordão, vai até Samaria, vai por todas as aldeias, sempre a pé, acompanhado de seus seguidores, ensinando e admoestando. 

Também fazendo curas e milagres. Assim foi quando se dirigiu até Betânia para socorrer seu amigo Lázaro.

João 11:14 - Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;

Foi à pé até Betânia, (Dois dias de caminhada) onde ressuscitou Lázaro. E assim acontece durante toda sua vida.

Ora, Jesus usou barcos para se deslocar, dirão. 

Sim, mas mesmo no lago de Genezaré, tão grande que era chamado de mar e tinha ondas como o mar, ele caminhou. Sobre as águas ele caminhou. 

Aleluia!

Atentemos para um fato importante: Jesus não foi além do que o SENHOR estabeleceu, não estendeu seu caminho nem um passo além do que lhe foi ordenado. 

Ele não foi até nenhuma outra nação vizinha durante seu ministério. Seu caminhar estava ligado ao propósito que Deus tinha para sua vinda até o povo escolhido.

Quando chegou o momento decisivo, o da sua crucificação, o que aconteceu? Ele foi carregado pelos algozes até o Gólgota? Não. 

Ele teve que caminhar, mesmo todo ferido, ensanguentado, moído de tanta pancada ele teve que andar e ainda teve que levar sua cruz.


João 19:17 - E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
João 19:18 - Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

Aqui alguém dirá, mas Ele não levou sua cruz, quem levou foi  outro...

Marcos 15:21 - E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.

De uma forma ou de outra, ele teve que caminhar até o local da crucificação, e devemos considerar que aquela cruz enorme onde foi pregado nem era para Ele, era para Barrabás, muito maior e corpulento que nosso eterno mestre, segundo historiadores. 

Saliento aqui que mesmo muito ferido e extenuado, já quase desfalecendo, nosso amado Jesus Cristo teve que caminhar até o alto daquele morro.

Aqui falamos sobre caminhar e caminhar conforme a direção de Deus, sem desviar para outros caminhos fora da rota dada pelo SENHOR.  

Quando se deu o terceiro dia e Jesus ressuscitou, com o passar dos dias,  então temos o testemunho de alguns apóstolos que caminhavam e foram acompanhados nessa caminhada por Jesus Cristo.

Quero deixar aqui registrado, para nossa meditação, que nosso eterno mestre Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, durante toda sua existência como ser humano caminhou, sem cessar, dia após dia, sempre seguindo as orientações do Pai Eterno Jeová.  

Jesus não se desviou do caminho indicado pelo SENHOR.

Saulo de Tarso caminhava pelo caminho do homem crendo que estava caminhando pelo caminho de Deus. Jesus Cristo teve com ele um encontro na estrada de Damasco, síria, e o cegou. 

Três dias depois ele recuperou a visão – (mediante o agir de Jesus usando um servo fiel para curá-lo), não a que tinha antes, mas uma nova visão capaz de enxergar as maravilhas do plano espiritual onde se situa o reino de Deus. 

Jesus Cristo fez dele um mensageiro do evangelho e ele caminhou durante todo o resto de sua vida, indo por muitos reinos e nações pregando as boas novas do reino de Deus.

Chegou até Roma, onde pregou para aquele povo idólatra e ganhou muitas almas para o Senhor.

Temos, assim, exemplos de homens que caminharam o caminho de Deus.

Somos obrigados a nos lembrar de Jonas. Ele deveria caminhar o caminho de Deus, mas optou por caminhar o caminho do homem. 

Ele perdeu sua coroa por se desviar do caminho da salvação e optar pelo caminho da perdição.

Então, devemos entender que Deus tem um plano para nossas vidas e neste plano inclui-se nossa caminhada em direção ao reino de Deus.  

Sigamos e prossigamos em caminhar o caminho de Deus, sem nos desviarmos da direção e dos limites estabelecidos por Deus. 

Em tudo sejamos obedientes e fiéis à direção do nosso Redentor e Salvador Jesus Cristo.

Temos um exemplo de caminhada equivocada, onde Deus estabeleceu uma direção e houve desobediência e desvio, o que causou uma tragédia.

Atentemos ao que se segue:


CONTEXTO HISTÓRICO:
Foi durante esse tempo que a vontade de Deus para com Jeroboão lhe foi claramente manifesta:
“Sucedeu, nesse tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo. 

Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos. 

Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel. 

Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai. 

Porém não tomarei da sua mão o reino todo; pelo contrário, fá-lo-ei príncipe todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem elegi, porque guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. 

Mas da mão de seu filho tomarei o reino, a saber, as dez tribos, e tas darei a ti. 

E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.” (1 Rs 11.29-36).


Deus mandou seu profeta Aías até Jeroboão, e este o avisou da bênção que Deus lhe daria, que o faria rei em Israel, sobre dez tribos.

( Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos).

Ainda assim Jeroboão virou as costas para Deus e adorou ídolos, deuses pagãos que nada tinham a ver com os hebreus.
Deus então manda um profeta novo até Betel, a fim de lhe advertir de seus maus caminhos.

PROFETAS

Vejamos os fatos ocorridos em  1Reis 12 e 13,  quando Deus envia um profeta novo a Jeroboão para exortá-lo a mudar seu procedimento, a não praticar idolatria,


 (E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi.
Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá.
Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.
E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.
Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi. 1 Reis 12:26 - 31.)


Nem desviar o povo de Deus para a idolatria.

Então, o Senhor envia a Betel um profeta novo, a fim de exortar Jeroboão sobre seus maus caminhos,


E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do Senhor.


Observem, o profeta chegou a Betel, e diante do rei e do altar por ele erigido, em meio aos seus servos e guerreiros, profetizou conforme Deus colocou em seu coração e em sua boca. Destemidamente.
O rei Jeroboão, demonstrando total desrespeito para com o escolhido do Senhor, estendeu sua mão contra ele, e ordenou que seus guerreiros o aprisionassem.

Imediatamente houve a ação de Deus, num sinal claro que ali estava um de seus profetas. O braço do rei secou.

Assim faz Deus para impactar aqueles que contra ele se levantam.

Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.


Atemorizado pela maldição que o acometeu, Jeroboão imediatamente muda sua atitude. De prepotência passa a solicitar  auxílio ao profeta enviado por Deus.

E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.


Jeroboão quis agradar ao profeta de Deus, quis presenteá-lo, mas este recusou qualquer tipo de prêmio, como todo homem de fé, esperava apenas o galardão de Deus e não de homens.
E, obediente seguiu as instruções que Deus lhe dera de como deveria agir.

Até este ponto o profeta não se desviou do caminho que Deus lhe traçara. 
Contudo, a partir do verso seguinte da narrativa, vamos ver a intervenção de um outro profeta, o profeta velho, que ao interferir no caminho do profeta enviado por Deus a Jeroboão foi motivo de sua perda.
O profeta novo deixou de seguir o caminho de Deus e seguiu o caminho de homem, caminho de um profeta velho.
Que isto nos sirva de lição, sempre, não deixar de seguir a ordem de Deus em função de obedecer a quem quer que seja, principalmente aos que são velhos na fé. 

E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.
E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.
Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.
E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.
Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.
E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar.
E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara,
Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.
E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.
Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.
Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.
Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.
E colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!
E sucedeu que, depois de o haver sepultado, disse a seus filhos: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.
Porque certamente se cumprirá o que pela palavra do Senhor exclamou contra o altar que está em Betel, como também contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.
Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.
E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra. 1 Reis 13: 1-34)




MEDITANDO NA PALAVRA

Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.

O Homem de Deus declara que Deus lhe ordenara tal missão com detalhes. Que não deveria voltar pelo caminho por onde fora, que não deveria comer nem beber naquelas terras.
Ele estava bem instruído por Deus e recusou o que o rei lhe ofereceu. Partiu por outra direção, obedecendo ao SENHOR.
Até aqui a conduta do homem de Deus é irrepreensível, foi obediente e fiel em tudo ao SENHOR.
O Senhor nos ensina Olhai, vigiai e orai.
Todo o tempo devemos estar atentos aos laços do inimigo. Basta um momento de invigilância, basta um pequeno descuido e perdemos nossa coroa.
Este homem de Deus parou num certo ponto para descansar e nesse momento de descuido teve um encontro com o profeta velho que morava em Betel.

O profeta velho veio desviá-lo de sua caminhada pelo caminho de Deus. No momento em que o homem de Deus deu ouvidos ao profeta velho e o seguiu, deixou de trilhar o caminho de Deus e se enveredou pelos caminhos dos homens.

Vigilância, irmãos!

Quem se desvia do caminho de Deus e vai descuidado pelos caminhos do homem encontra abismos e perdição. Encontra a morte.
Assim aconteceu com o homem de Deus, que se descuidou e saiu do caminho de Deus, saiu do propósito de Deus.

Conta-nos o relato que no caminho ele encontrou um leão que o matou.
Todo obreiro de Deus tem a fúria do inimigo sobre sua vida, o diabo vive de rodear e bramar como  um leão, sendo seu objetivo arrastar as almas todas para as trevas e morte.



Quanto maior sua missão junto ao trono da glória, maior a necessidade de orar e vigiar. Um momento de desobediência, um momento de descuido é o bastante para o inimigo destruir toda uma longa jornada de fidelidade ao nosso Deus.

“Vigie para que não perca a sua coroa”.

Aprenda a ouvir a voz de Deus e trilhar pelo caminho de Deus, sem se desviar nem parar. A ordem de Deus para seus servos é “Marchai”!


O PROFETA VELHO, NÃO SEJA UM DOS TAIS

Mais importante que saber identificar um profeta velho é cuidar para não se tornar um dos tais.
Podemos dar vários adjetivos que identificam o profeta velho: invejoso, sem unção, desobediente, presunçoso, cheio de vanglória, autossuficiente, apóstata, vaidoso ao extremo, prepotente, egoísta, individualista...

Mas existe uma forma bem segura para não se tornar um profeta velho: Caminhar sempre pelo caminho de Deus.

Se você não se desviar daquilo que Deus lhe fala, se você não se desviar da Palavra de Deus, se você não deixar os mandamentos - (Amar a Deus sobre todas as coisas e à sua justiça, e ao próximo como a ti mesmo) – você continuará sendo um homem de Deus, e valoroso.

Todo aquele que sai do caminho de Deus, que deixa a estrada estreita para seguir pela estrada larga da perdição, este se tornou um profeta velho.


"E colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!"


Cuidado, nem todo o que te chama de meu irmão preza o seu bem.  

Só Deus é bom.

Que o Senhor possa melhor nos capacitar e instruir. Que o Senhor nos dê força para firmes trilhar o caminho de Deus. Amém.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                          2016 abril, 12


Revisado graficamente em 2020outubro, 10

Jesus Cristo é o Senhor. Ele está pronto a nos perdoar quando confessamos nossos pecados e nossas fraquezas; e lhe pedimos perdão, quando nos arrependemos verdadeiramente.
Contudo, existe o risco de se morrer em pecado... Vigilância, irmãos em Cristo. Vigilância.
Amém?

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?