Oséias - Lição de obediência sem questionar a Deus.










Oséias 1:2 - O princípio da palavra do SENHOR por meio de Oséias. Disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR.

Amados,

Deus vem nos falar de fidelidade e infidelidade, de ser servo fiel a Deus e ser um desviado dos caminhos do reino dos céus.
O SENHOR usou o profeta Oseias de uma forma que se pode até entender como cruel. 
Pode-se dizer que Deus destruiu toda possibilidade de felicidade conjugal e amor paternal deste homem para com a família que Deus lhe ordenou ter.
Deus mandou que ele tomasse como esposa uma mulher prostituta, que lhe desse filhos gerados numa situação de pecado perante a Lei de Moisés.

No capítulo 1, nosso Pai Eterno YHWH ordena ao profeta que se case com uma mulher que se entregará à prostituição.
Oséias então se casa com Gomer, de quem tem 3 filhos: Jezrael (“Deus semeia”), Lo-Ruhamah (“Não-Amada”) e Lo-Ammi (“Não-Meu-Povo”), nomes muito significativos.





No capítulo 2 Oseias se mostra indignado e ordena a seu primogênito Jeszrael que incite seus irmãos contra a mãe adúltera:

Oséias 2:1 - DIZEI a vossos irmãos: Ammi; e a vossas irmãs: Ruama.

Oséias 2:2 - Contendei com vossa mãe, contendei, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido; e desvie ela as suas prostituições da sua vista e os seus adultérios de entre os seus seios.   

E pronuncia uma palavra muito dura para os próprios filhos:
Oséias 2:4 - E não me compadeça de seus filhos, porque são filhos de prostituições.
Oséias 2:5 - Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas.

Não deixa qualquer dúvida que a mulher Gomer era realmente uma promíscua, uma mulher sem princípios, uma mulher que sai a procura de homens que lhe deem luxo, e bebidas, ou seja, que gosta de viver na orgia, daquelas para as quais a vida é uma eterna diversão e não se envolve com a família nem com Deus. E que despreza o marido atirando-lhe no rosto que está traindo-o, que está buscando outros homens, outra vida que não a vida familiar.

Este livro do profeta Oséias é um baú do tesouro para quem quer conhecer Deus em toda a sua intimidade e deve ser estudado e meditado por partes.

Nesta primeira parte vamos entender a situação que Deus criou para seu servo fiel: viver em meio a uma família erigida sobre o adultério, conviver com uma mulher adúltera, conviver com filhos aos quais desprezava por não os reconhecer como seus.

O que nos parece tão escabroso, tão terrível pode ser entendido como retratos da vida de todos nós.

No caso de Oséias foi Deus quem lhe ordenou se envolver com a mulher adúltera, entretanto, quantas vezes nos unimos a uma  mulher com a melhor das intenções e algum tempo depois ou ela nos trai com outros homens ou nós a traímos com outras mulheres. 

No mundo de hoje está acontecendo coisa pior, mulheres que traem maridos com outras mulheres, homens que traem as esposas se relacionando intimamente com outros homens. 

Misericórdia.

E dizem que isso é normal, que é moderno, que é viver sem preconceitos... 

Balela, é maldição, isto sim.

Vendo por este lado, entendemos que Deus fazia uma parábola viva com seu servo.  

A vida de Oséias simbolizava (ou retratava) o relacionamento de Deus com o povo hebreu.

Assim como Gomer fugia da convivência e faltava ao respeito com seu marido Oséias, gerando filhos aos quais Oséias não se identificava como sendo o pai legítimo, também o povo de Deus fugia da convivência e se fazia infiel a Deus, se envolvendo em idolatria para com outros deuses (Baalins). 

Que filhos poderiam os hebreus gerarem para continuarem sua linhagem se eles adoravam deuses estranhos? 
Que deuses a geração futura e as futuras iriam adorar?

Oséias 2:8 - Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal.


Iriam rejeitar o Senhor dos Exércitos (YHWH), o qual os tirou da escravidão do Egito e os fez entrar na terra prometida?

Deus não tem livramento nem proteção para com quem lhe vira as costas e se envolve em idolatria. 

Nem terá compaixão da descendência de quem assim age. 

Não os reconhecerá como sendo seus filhos legítimos.

Segundo sua justiça, são idólatras, são abominação para Deus.

Gálatas 1:8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Deus nos mostra como Ele vê, como Ele considera adúlteros e bastardos tanto aos que lhe viram as costas e se envolvem com outros deuses  e com outros evangelhos (outras doutrinas).

Tudo o que fazemos em função de adoração que não seja ao nosso Deus, é para Ele idolatria e gera aos que assim agem apenas maldição.

Oséias 2:12 - E devastarei a sua vide e a sua figueira, de que ela diz: É esta a minha paga que me deram os meus amantes; eu, pois, farei delas um bosque, e as feras do campo as devorarão.

O Senhor nos diz  que tudo o que é fruto de maldição (tudo o que nos é concedido em idolatria) Ele destrói, Ele arrasa até ser tudo devorado.

Voltando ao homem de Deus chamado Oseias, o que quero nesta primeira parte desta postagem é destacar a obediência e fidelidade com que Oséias age diante de Deus.
Deus ordena e Oséias prontamente obedece, sem questionar nem murmurar ou hesitar.

Deus quer levantar profetas obedientes e corajosos, que obedeçam sem questionar, que obedeçam sem colocar em primeiro lugar sua vontade ou seu conforto.
Deus quer realmente levantar para seu ministério nestes últimos tempos homens e mulheres que sejam em tudo obedientes ao seu mandar.  

Por isto seu Santo Espírito está agindo mais abertamente, está falando e chamando tantos para a obra de Deus.

Se você tiver um chamado de Deus, diga: Eis-me aqui, Senhor.

Se Deus lhe der uma ordem, mesmo que vá mudar o curso de sua vida, diga: Assim seja, Senhor!

Quantos são capazes de fazer a vontade de Deus sem questionar?

Quantos são capazes de sair de seu conforto, de sua “segurança” e se colocar sob a vontade, sob a dependência de Deus?

Quero também salientar sobre julgar aos irmãos sem conhecer sua missão diante de Deus. 
Notem que em tudo Oséias estava sendo fiel ao mandar de Deus.

Quem o via e o julgava certamente dizia:”Esse tal Oséias não tem jeito mesmo, está com a vida toda atrapalhada. A mulher o corneia, os filhos ele nem sabe de quem são... Esse daí tá mal!

Deve ser um pecador cheio de pecados ocultos!”

É, irmãos, é mesmo assim que as pessoas fazem. Elas julgam, sentenciam e espalham o veneno que destilaram.

O interessante é que todo o Israel estava em pecado e idolatria, e se achavam certos. 
Já Oséias, este estava agindo sob a direção de Deus, cheio do Espírito Santo e era considerado pelos seus contemporâneos como um homem pecador, uma alma perdida, um endemoninhado.

Aqui aprendemos de Deus que as aparências enganam.  

Nos julgamos muitas vezes melhor que nosso irmãozinho que está passando por um terrível deserto. 

Oséias 2:14 - Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração

Só que nos esquecemos que aquele que está no deserto está sendo sustentado pela mão de Deus. 
Que quem está no deserto está na presença de Deus.

Não julguem para não serem julgados.

Que cada um de nós tenhamos que prestar contas somente ao nosso amado mestre eterno Jesus Cristo. 

Só a Ele cabe julgar ou justificar a cada alma neste mundo.

Para encerrar esta primeira parte, não nos esqueçamos dos frutos que geramos para Deus. 

Se nossos filhos e nossa família não forem bons frutos para o reino de Deus, se não estiverem salvos e remidos no sangue do Cordeiro, então persistam em orar e interceder em favor deles. 

Que possamos gerar bons frutos para o reino de Deus tanto dentro de nossa casa quanto fora dela, mas que comecemos pela nossa família.

Peçamos sempre a Deus:
“Que eu e a minha casa (minha família) possamos estar servindo ao Senhor, agora e sempre". 


Amém.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                                             2016 abril,26



/Adendo em 2018maio,09:

Cada cristão deve se converter ao nosso eteno mestre e Salvador Jesus Cristo inteiramente, de corpo, alma e coração. Deve ainda andar diante da face de Cristo, cheio do Espírito Santo, e ser em tudo obediente ao Senhor.
E ter a ousadia de perseverar até o fim, para alcançar a promessa da Salvação Eterna no reino dos céus.
Amém.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?