OURO E PODER, SEM DEUS, SE DESVANECEM




I Reis 12:20 - E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá.



Amados em Cristo Jesus,

É importante conhecer a Palavra de Deus no todo, não em partes.

Quem despreza o Antigo Testamento em favor do Novo, está deixando de conhecer a história pregressa, os fatos anteriores à vinda de Jesus Cristo até o povo hebreu.

É através da convivência difícil entre Deus e o povo hebreu que aprendemos o valor da obediência, bem como a ira que qualquer forma de idolatria causa em nosso Deus.

Também ali aprendemos muito sobre as promessas de Deus, as profecias e as revelações. 

Além de sinais e milagres que Deus fez através de seus profetas.

Temos ainda uma visão bem abrangente das atitudes e do procedimento dos homens e das mulheres eleitos por Deus, separados por Ele, para fazer sua obra.

Aprendemos em cada passagem o que agrada e o que desagrada ao nosso Deus. 

Descobrimos que jamais alguém arquitetou falsidade e conseguiu ocultar isto de Deus.

Deus nos ensina também como é longânime e misericordioso, pois mesmo sendo constantemente traído por aqueles a quem Ele convidou para sua mesa, mesmo se irando e trazendo sobre Seu povo diversas formas de castigo, seu inesgotável amor prevalecia sobre a decepção e Ele sempre os  perdoava.

Quando o povo israelita se insurgiu contra o sistema implantado por Deus sobre eles, no qual Deus escolhia um JUIZ para os julgar e governar, sendo este juiz um sacerdote e profeta do SENHOR, aquilo entristeceu o Criador. 

Mas Ele concedeu ao povo ter um rei e escolheu um homem de grande estatura e de bela aparência, Saul. Este foi o primeiro Rei de Israel. 

Contudo, não tinha comunhão com o trono da glória, não tinha em seu coração verdadeira obediência para com as determinações de Deus. Foi desobediente e soberbo, pelo quê foi rejeitado por Deus, 
Saul era incomodado por um espírito mau, por permissão de Deus, e solicitou que Davi lhe fizesse companhia, pois suas melodias lhe aliviavam o sofrimento.

O qual ordenou ao seu profeta e sacerdote Samuel que ungisse Davi como o rei legítimo de seu povo.

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
(1 Samuel 16:11-13).


Davi, ainda muito jovem foi ungido rei de Israel pelo homem de Deus, Samuel, entretanto, continuou com sua vida cotidiana; continuou obediente ao seu pai Jessé, continuou servindo ao seu pai e sendo obediente a este e a Deus. 

Pastoreava o pequeno rebanho de seu pai, (sempre levando sua harpa e salmodiando ao Todo Poderoso), e o obedecia em tudo que lhe ordenava. 

Em certa ocasião, quando seu pai mandou que ele levasse queijos e visitasse seus irmãos mais velhos que eram soldados do exército de Saul.

Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.
Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito. (1 Samuel 17:10,11)


Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.
(1 Samuel 17:16).


Vendo naquele lugar um gigante chamado Golias que afrontava seu rei e seu Deus, o enfrentou, matou e degolou, firme no nome do Senhor dos Exércitos.

Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
(1 Samuel 17:50,51).


Davi se revelou um guerreiro imbatível, sempre na dependência e na confiança em Deus, o que o exaltou diante de todo o povo de Israel. 

Isto fez Saul o odiar, mesmo sendo Davi seu genro, pois tinha se casado com a sua filha mais nova chamada Mical. 

Saul perseguiu Davi durante muitos anos, intentando matá-lo. Deus entregou Saul nas mãos de Davi diversas vezes, mas este não ousava tocar num ungido de Deus, tal era sua reverência para com o SENHOR. 

Somente quando Saul morreu em batalha, junto com Jônatas, Davi se tornou rei efetivamente.

Davi reinou de 1010 a 970 a.C. Tomou Jerusalém - (Terra dos Jebuseus) - e a transformou na capital religiosa do reino. 

Levou a Arca da Aliança para lá e organizou os serviços de adoração. 

Ampliou o reino e ajuntou materiais para a construção do TEMPLO (1Cr 22). 

Foi governador, guerreiro, músico e poeta.


II Samuel 5:10 - E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele.

Davi foi “um homem conforme o coração de Deus”: simples, humano, emotivo, acertou, errou, pecou, se arrependeu, pediu perdão, não murmurou, não apostatou, não foi idólatra.

 Acima de todas as coisas estava seu amor pelo nosso Deus.
Davi falava diretamente com Deus, e ouvia a voz de Deus lhe responder, sem qualquer necessidade de intermediários, embora Deus tenha usado de seus profetas para se dirigir a Davi, em certas ocasiões.

II Samuel 5:19 - E Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.

Seu maior sonho era construir um templo grandioso para seu Deus.

Pela sua firmeza em obedecer a todas as determinações de Deus, o SENHOR fez a ele a promessa que sempre, por todos os tempos, sobre o trono de Judá - (Jerusalém, na verdade) – reinaria um de seus descendentes.

Porém não permitiu a Davi construir o templo que almejava, alegando que havia  sangue em suas mãos, provavelmente se referindo ao pecado cometido ao causar a morte de um seu servo leal, marido de Bate-Seba.

(Mulher de Urias, o heteu. O rei Davi pecou com ela e, depois de ser o mandante  da morte de Urias, casou-se  com ela. Foi a mãe de Salomão (2Sm 11.3; 1Rs 1-2).

Da união pecaminosa de Davi com Bate-Seba nasceu Salomão, o qual, mesmo não sendo o primogênito, foi escolhido por Deus para suceder Davi no trono de Israel.

Salomão recebeu o reino unido, pacificado, rico, organizado. De seu pai recebeu como principal incumbência construir o tão sonhado TEMPLO para Jeová.

Devemos crer que Salomão foi muito bem instruído por Davi, tanto na forma de governar como na forma de se relacionar com Deus, o grande benfeitor que sempre sustentara e guiara o pai para alcançar tão grandes vitórias.

Salomão pediu que Deus lhe desse sabedoria. Deus não só lhe concedeu sabedoria como lhe deu paz e estabilidade em seu tempo de governo.

Tanto que Salomão não teve que lutar uma guerra sequer. Todos os reinos vizinhos lhe pagavam tributos. Seu nome se exaltou devido à sua sabedoria, maior que a de qualquer outro de sua época.

Entretanto, ao analisarmos a vida de Davi e a vida de Salomão, temos aqui um grande ensinamento de Deus para aprendermos o que tem valor para Deus e o que não tem para Ele relevância.

Davi não tinha em si sabedoria além da normal, entretanto por se fazer dependente de Deus, este o capacitou a ser guerreiro imbatível e consolidador de uma nação unida.

Errou, como todo ser humano, mas se arrependeu e pediu perdão a Deus pelos seus pecados. Saliente-se aqui que ele foi fraco na carne, se deixou seduzir pela beleza de uma mulher casada e com ela adulterou. Seu pecado foi a fraqueza na carne.

Isto nos serve de consolo, pois muitas vezes, mesmo sendo tao ligados em Deus, mesmo amando a Deus sobre todas as coisas, nos deixamos em determinado momento de fraqueza ser dominados pela carne e sucumbimos diante dela. 

Não é certo se deixar vencer pela carne, mas devemos entender que qualquer um está sujeito a esta fraqueza. 

Devemos entender ainda que fraquejar na carne não nos deve separar de Deus. Devemos nos arrepender, pedir perdão ao nosso Deus e nos agarrarmos a Ele mais firmemente ainda. 

Que o poder da carne não prevaleça sobre nosso amor e união com nosso amado mestre Jesus Cristo.

Contudo, devemos evitar o que ocorreu com Davi, pois, devido ao primeiro pecado cometido, que foi o adultério, seguiu-se o segundo, que foi tramar e ordenar a morte do marido de sua comparsa.

O maior perigo do pecado, é que o medo do escândalo nos leve a outro pecado e a outro, e a outro.

Por isto, devemos rejeitar o pecado e fugir das tentações.

Lucas 22:46 - E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

Não é fácil, demanda esforço e mais esforço, firmeza, renúncia, esforço e mais esforço. Além de muita oração e jejum.

Vamos adorar nosso Deus?


O inimigo nos rodeia e fica observando nossas fraquezas. Ele procura as brechas em nosso modo de agir e viver, ele procura nossos temores, ele usa de pessoas próximas a nós, ele manipula nossas emoções e pensamentos. 

A nossa carne é a principal porta de entrada para a ação do inimigo sobre nossa alma e nosso espírito. Se não nos fortalecermos em espírito, sucumbiremos à tentação.

Só não podemos fraquejar e por este motivo  nos afastarmos de Deus, abrindo caminho para que o inimigo faça morada em nosso coração, desalojando dali o Espírito Santo. 

Não peque, mas se pecar, confesse seu pecado para Deus, no nome de Jesus Cristo, e Ele perdoará. Então, se agarre ainda mais neste nosso Deus vivo e atuante.

Davi não se distanciou de Deus, nem virou as costas para Deus, muito menos murmurou contra Ele. 

Assim devemos agir. Clamar e chorar aos pés de Cristo sim, murmurar jamais.

Devemos também saber que mesmo sendo amados por Deus nossos pecados trazem consequências. Tudo o que plantarmos, colheremos.

Depois desta ação repreensível de Davi grande tribulação aconteceu em sua vida, mas ele não murmurou, continuou fiel a Deus, continuou salmodiando e adorando. E alcançou seu perdão junto ao SENHOR.

Você consegue adorar ao nosso eterno mestre Jesus Cristo, mesmo nos momentos de tribulação, mesmo quando a dor está te assolando? Seja verdadeiro adorador.

Deus amparou, guiou, capacitou e perdoou Davi, exaltando-o pelo nascimento de Jesus numa casa de descendentes deste grande rei. Jesus simboliza o filho de Davi eternamente reinando à destra de Deus.

E Salomão, com toda a sua sabedoria, como foi seu desempenho diante dos homens e diante de Deus?

Ele não teve que lutar para sobreviver a uma perseguição constante do rei de seu povo, ele não teve que lutar para consolidar um reino unido, não teve que lutar por nada, pois Deus lhe deu tudo o que seu pai Davi construíra e muito mais.

Foi admirado e exaltado pelos homens de seu tempo, mas falhou como governante e como servo de Deus.

Salomão perdeu a noção dos valores, vivia num luxo excessivo, criou um gasto oneroso para o tesouro do reino, o que o obrigou a aumentar os impostos, o que causou extrema insatisfação no povo. 

Também se entregou à luxúria, casou e se  amasiou com mulheres de todas as nações estrangeiras, ação terminantemente proibida pela Lei. 

Nisto tudo  desobedeceu a Deus.

Como consequência deste procedimento, passou cultuar e adorar deuses pagãos, adorar ídolos... Como consequência, seus filhos já não eram fiéis na fé ao Deus de Israel, eles também acostumaram-se a adorar outros deuses.

Salomão se desviou da Lei, voltou suas costas para Deus e desviou sua descendência do caminho do SENHOR.

Com isto  nosso eterno mestre Jesus Cristo nos mostra quão vã é a sabedoria das coisas do mundo.

Para o mundo, Salomão foi o mais sábio dos reis de Israel.

Para Deus foi um tolo, um louco que trocou sua eternidade na presença de Deus por uma vida curta regada de vinho e sexo.

Qual dos dois reis foi mais sábio, Davi ou Salomão?

O mundo dirá que foi Salomão, mas para Deus e para quem é filho de Deus, foi Davi o mais sábio. 

Davi não virou as costas para Deus. Deus estava em seu coração como soberano eterno.

Já para Salomão, seu tesouro estava nos prazeres carnais e no entendimento das coisas do mundo.

Davi foi ligado (unido) ao Espírito de Deus. Salomão desprezou o Espírito Santo, deu brecha para o inimigo e viveu em pecado e abominação contra seu povo e contra Deus.

Davi sofreu as consequências de seu ato pecaminoso, se arrependeu, pediu perdão e se reconciliou com o SENHOR. Foi ricamente abençoado.

Salomão teve uma vida de prazeres e luxo, mas sua descendência através de Roboão que o sucedeu no trono de Israel sofreu as consequências de seus atos.

Roboão perdeu a unidade que havia no reino, este se dividiu mediante sua arrogância. 

Reinou somente sobre Judá, sobre o trono de Jerusalém. Todas as outras tribos de Israel se ajuntaram e elegeram Jeroboão como seu rei.

O reino que Davi unificou foi divido em dois e ao seu segundo sucessor sobrou apenas uma mínima parte.

Queridos de Deus, o nosso EU SOU não deixa seu amor suplantar sua justiça. 

A justiça de Deus vai sempre prevalecer e todos nossos atos vão ter consequências. 

Muitas vezes vemos ímpios que se dão bem nesta vida, se deleitando nas riquezas, no luxo e na maldade, no roubo, na extorsão, impunemente.

Isto ocorreu em Israel. Não pensem vocês que o povo não se indignava em ter que sustentar todo o luxo e toda a promiscuidade de Salomão. 

Eram espoliados para que o rei vivesse em êxtase. Adoravam no templo construído por Salomão, sabendo que ele estava adorando deuses pagãos, deuses estranhos, que seu rei estava se curvando diante de imagens e esculturas grotescos. Sabiam que seu rei era infiel para com seu Deus.

Muitos,  decerto, devem ter dito “será que Deus não está vendo isto? Será que não vai castigá-lo? Cadê a justiça de Deus, nós aqui sofrendo, labutando de sol a sol, para sustentar tanta vaidade”? “Por que Deus não faz algo”?

Mas, quem viver verá o agir de Deus. 

Todo ato tem consequências. Tudo o que plantamos nós colheremos. Se não formos nós, serão nossos descendentes.

Assim foi com Salomão. Seu filho sofreu as consequências de seus atos infames. Perdeu o poder que o pai tinha, reinou somente sobre uma minoria.

Deus é Eterno e Imutável.  Assim como Ele foi com Saul, Davi e Salomão, assim Ele continua sendo ainda hoje. 

Não pensem que Ele se modernizou, que ficou bonzinho, que passa a mão na cabeça de quem erra não. 

Deus continua sendo Justo. É amor, mas também é justiça.

Então, nos lembremos que “O temor de Deus é o princípio de toda sabedoria”.

LEGADO

Quando vemos o legado que nos deixaram os reis de Israel, de Saul nada temos.
  
De Davi temos os Salmos, que são sublimes e insubstituíveis ao adorador. Falam ao nosso coração e ao coração de Deus.

De Salomão temos Provérbios, Eclesiastes e Cantares. 

Analisando estas obras nos vemos diante de muita sabedoria do mundo, das coisas do mundo, mas pouca coisa de Deus. 

Muitos querem exaltar estas obras, mas se analisadas com seriedade, friamente, veremos muito do mundo e pouco de Deus.

Vemos também uma grande distância entre as situações e ensinamentos e a presença de Deus, ou seja, enquanto nos salmos nos unimos a Deus, nestas outras obras citadas, buscamos um caminho para Deus.

Davi vivia unido com Deus e nos passa essa vida de comunhão através de seus salmos.

Já Salomão nos leva a uma situação onde se busca a Deus, mas um Deus distante, muito distante. 

O livro Cantares nos mostra, se analisado friamente, que seu tesouro não estava em Deus, mas nos prazeres carnais. E não adianta falar o contrário, está bem claro.

Devemos ter esta visão macro deste período da história do povo de Deus, onde os reis se destacam nos acontecimentos para nos colocarmos diante de Deus da forma correta.

Jamais imitar Saul, que foi em tudo contrário à vontade de Deus, embora cheio do Espírito Santo no início de seu reinado. 

Ele perdeu sua unção devido à desobediência, e como consequência perdeu seu reino. 

Seu neto Mefibosete, filho de Jônatas amigo de Davi, teve a compaixão de Deus, que tocou no coração de Davi o qual o socorreu e o arrancou de Lodebar.

II Samuel 9:4 - E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
II Samuel 9:7 - E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

(Aqui devemos nos lembrar que Deus nunca desempara a descendência de um justo. Jônatas foi fiel a Davi, teve uma amizade sincera com ele. 

Quando sua família foi morta, só um filho escapou, Mefibosete. Este caiu em desgraça, pobre, abandonado e aleijado. 

Ele já estava conformado com sua desgraça, mas Deus se lembrou dele e tocou no coração de Davi, que o recolheu e lhe restituiu poder, riqueza e dignidade).

Deus nunca nos deixa desamparados. Sua justiça é suprema, mas seu amor é inexplicável. Creia, tudo o que você perdeu, se lhe for de direito, Deus restituirá, no tempo exato de sua misericórdia.

 De Davi aprendemos a ser humanos e humildes, mas fiéis na presença de Deus, unidos em alma e espírito ao nosso eterno mestre Jesus Cristo. 

Aprendemos que para Deus mais vale a obediência e a fidelidade do que qualquer outro atributo. 

Deus não precisa de pessoas já capacitadas para fazer sua obra, precisa de quem lhe diga ”Senhor, eis-me aqui, manda-me a mim, ordene e eu obedeço”.

Deus quer pessoas simples, mas obedientes e fiéis a quem Ele possa capacitar. Basta termos a atitude que teve Davi: Amar a Deus sobre todas as coisas.

Temos que ser sábios pelos olhos de Deus, pelo agir de Deus, pela sabedoria de Deus.

De Salomão aprendemos que toda a sabedoria do mundo e das coisas do mundo é nada se nos mantivermos distantes de Deus. 

Aprendemos que não devemos nos distanciar de Deus, não devemos colocar nenhuma forma de amor ou adoração entre nós e nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Salomão morreu e com ele toda a sua decantada sabedoria do mundo; o reino ficou, seus descendentes ficaram, mas como ele não tinha ajuntado tesouros no reino dos céus, tudo ficou para trás e sua descendência perdeu toda majestade que ele pensou ter. 

Nem sequer o amor de Deus e a união com o Espírito Santo Salomão conseguiu passar para seus descendentes. 

Seu filho Roboão nem cogitou orar ou buscar Deus para iniciar seu reinado, foi totalmente prepotente e arrogante com seu povo, pelo que foi rejeitado.

I Reis 12:14 - E (Roboão) lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

Isto nos ensina algo muito importante: Não adianta ajuntarmos bens e valores materiais para deixar para nossos filhos, pensando que assim estaremos assegurando seu futuro. Bens materiais sem a presença de Deus é perdição, é maldição.


I Reis 14:25 - Ora, sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém,
I Reis 14:26 - E tomou os tesouros da casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; e levou tudo. Também tomou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito.

Se criarmos nossos filhos não para o mundo, mas para Deus, colocando-os no caminho estreito que leva ao temor de Deus e à salvação da alma, se os encaminharmos a serem cristãos batizados e cheios do Espírito Santo, aí estaremos dando a eles segurança e um futuro de vitórias.

I Reis 14:30 - E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias.

Então, conclui-se que Deus tirou sua poderosa proteção que estendera sobre seu povo, estes perderam a majestade, a unidade, a dignidade e a paz. 

Todo o ouro do mundo não se compara à presença de Jesus Cristo  em nossas vidas,  e não existe outro deus para ocupar seu lugar.

Davi fez sua parte como homem de Deus, ensinou Salomão a temer a Deus e a adorá-lo.

A primeira atitude de Salomão quando assumiu o governo de Israel foi fazer sacrifícios e holocaustos ao SENHOR, e quando o Senhor lhe perguntou o que queria para si, ele pediu sabedoria.  

O fato de ter se desviado do caminho de Deus quando ficou mais velho foi uma opção sua, foi uma escolha errada, foi a força da carne vencendo o espírito. Mas Davi fez sua parte.

Assim também nós devemos mostrar aos nossos filhos o caminho certo e colocá-los nele.

Seu um dia se desviarem por opção própria eles pagarão o preço, entretanto, nossa obrigação diante de Deus nós fizemos.


CONCLUSÃO:

Pais, criem seus filhos para Deus e não para o mundo. Temos que ensinar a eles a Palavra de Deus e a importância em ser obediente ao nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor no coração de cada um de vocês
.
Amém.

(Esta mensagem será complementada com uma segunda parte, na qual analisaremos o que é ser um PROFETA VELHO.  Esta primeira parte se fez necessária para compreender-se o contexto em que ocorre o ensinamento de Deus sobre o agir do profeta novo e do profeta velho. Deus certamente nos trará revelações importantes sobre o assunto.).

Missionário Virtual Geraldo de Deus                      2016 Abril, 04


Adendo 2020maio, 22

Nada se compara à sabedoria que vem de Deus. Deus nos diz que "Meus pensamentos são mais altos que os seus pensamentos". Não há como a mente humana analisar seu Criador, pois ele tem caminhos bem mais altos que os nossos.
Devemos, portanto, ser fiéis e obedientes ao Todo Poderoso, ao qual nos rendemos mediante o nome de Jesus Cristo, nosso eterno mestre e Salvador.

Amém?





















Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?