Espírito Santo – Cuidador da Seara


















Jo 16.13 -  O ESPÍRITO SANTO guia-nos em toda a verdade
Jo 16.8   -  O ESPÍRITO SANTO convence do pecado

Jo 14.26 - O ESPÍRITO SANTO nos ensina todas as coisas

Rm 8.26 - O ESPÍRITO SANTO intercede por nós
Atos 1.8  - O ESPÍRITO SANTO confere poder para testemunhar
Rm 8.14 - O ESPÍRITO SANTO guia os filhos de DEUS



Marcos (MC)
4 : 1 E OUTRA vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
4 : 2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:

4 : 3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
4 : 4 E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;
4 : 5 E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;
4 : 6 Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
4 : 7E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.
4 : 8 E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um
produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.
4 : 9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


("A semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que a ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração retêm a palavra; estes frutificam com perseverança"(Lucas 8:11-15). 


Irmãos em Cristo ressuscitado,

Na parábola do semeador, o nosso amado mestre Jesus Cristo nos ensina  como a Palavra desabrocha ou não no coração e na alma das pessoas.

Os pecadores são  o terreno a ser semeado. 

A Palavra de Deus é a semente que deve ser espalhada por todo este imenso terreno.

O coração das pessoas se revela a Deus quando lhe é lançada a semente da vida eterna, as boas novas, o evangelho de Deus.

Quando não se conhece a Palavra de Deus, ou seja, antes que a semente seja lançada no solo, este permanece virgem e natural.

Sendo a semente (Palavra) lançada neste solo, então em cada parte dele se revela onde existem beiras de caminhos, pedreiras, espinheiros ou terra fértil.

Quando a semente é incutida na alma das pessoas, estas se revelam para Deus e para o mundo, demonstrando claramente o que são, de que é feito seu coração.

Tem muita gente que tem o coração de pedra, outros de espinho, ainda os que são levianos como as beiras de caminhos de perdição. 

Mas tem muitas pessoas cujo coração é de terra fértil. Estes são os que dão frutos para Deus.

Quando Jesus Cristo aqui esteve em carne e sangue,  como um ser humano comum e semeou a Palavra da salvação, Ele bem sabia como não se discerne quem tem coração de terra fértil daqueles que tem coração improdutivo (beira de caminho, pedra, espinho), por isso nos legou esta parábola maravilhosa e esclarecedora.

Quando pregamos ou divulgamos a Palavra de Deus, ela é recebida pelas pessoas de formas diversas, mas exatamente como nosso eterno mestre disse. 

Em alguns ela prospera por algum tempo, mas depois eles a esquecem. 

Em outros ela começa a crescer, mas seca, improdutiva. 

Em outros ela nem mesmo prospera, pois eles não aceitam a verdade e a sabedoria de Deus.

Tem, entretanto, aqueles que a acolhem, cuidam, dão frutos e prosperam. E dão mais frutos e mais prosperam e assim vão, até o último fôlego de vida. 

Estes são aqueles que têm o coração e a alma de terra fértil. 

São  os que alargam as fronteiras do reino de Deus, são os que ganham almas para o Senhor.

Mas, Jesus me revela que alguma coisa mudou de quando Ele  divulgou esta parábola e os tempos posteriores. 

Ele me ensina que existe algo mais. 

Existe o Espírito Santo, o qual Deus enviou à terra após sua morte e ressurreição. O Espírito Consolador. O Espírito da verdade.

Antes, a palavra era semeada aleatoriamente e podia prosperar ou não, sem uma ação sobrenatural de Deus. Isto mudou.

Cristo me revela que o Espírito Santo é o cuidador, ( defensor, protetor, tratador, vigiador, zelador), da Seara do Senhor aqui na Terra.

Nós, cristãos, somos os semeadores que Jesus Cristo se referiu, pois temos a ordem:  

MARCOS16 : 15  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

Então, como semeadores, devemos lançar a Palavra a todos quanto estejam ao  nosso alcance. Esta é a missão do semeador.

A partir do momento em que semeamos, entra em cena o Espírito Santo, o qual passa a cuidar daquela Palavra lançada naquele terreno ainda natural.

O Espírito Santo é assim como um jardineiro, ou um zelador, pois ele cuida da Palavra lançada como a uma plantinha frágil, para que esta cresça forte e prospere. E  dê frutos.

Ele retira as pedras do solo,  Ele afofa o terreno, Ele arranca os espinhos, Ele espanta os pássaros (inimigo) para que não roubem a semente lançada...

Isto significa que não devemos temer falhar em propagar o Reino de Deus, em pregar a Palavra de Deus.

Não é nossa eloquência que vai convencer o pecador do seu pecado, do seu erro, é o Espírito Santo quem se encarrega disso.

Cabe a nós, ministradores do evangelho de Cristo semear, lançar sementes ao ar, mesmo pregando no deserto, pois logo em seguida chega o cuidador, o zelador,  o Espírito Santo, o qual vai tomar conta do terreno e da semente lançada ao solo.

O Espírito Santo trata com cada pessoa conforme se faz necessário, e nunca desiste de uma alma, sempre tenta resgatá-la da perdição para a salvação.

Vamos, portanto, levar a Palavra de Deus, o evangelho de Cristo ao mundo inteiro, sem temer fracasso ou dificuldades. 

Os frutos virão, porque o jardineiro de Deus estará cuidando de cada semente lançada no solo, e estará tratando com cada coração, com cada alma, afim de convencer ao pecador a abandonar o pecado e se entregar de corpo, alma e coração ao nosso Deus,  no nome de Jesus Cristo.

Pois, conforme a Palavra, o Espírito Santo:

Jo 16.13 -  O ESPÍRITO SANTO guia-nos em toda a verdade, Jo 16.8   -  O ESPÍRITO SANTO convence do pecado, Jo 14.26 - O ESPÍRITO SANTO nos ensina todas as coisas, Rm 8.26 - O ESPÍRITO SANTO intercede por nós, At    1.8  - O ESPÍRITO SANTO confere poder para testemunhar, Rm 8.14 - O ESPÍRITO SANTO guia os filhos de DEUS.

Glórias, Aleluia!

O Espírito Santo cuida da semente lançada desde o início e continua conosco, nos ensinando todas as coisas do Reino de Deus e nos revelando os mistérios do Pai eterno.

 Ele ainda nos confere poder para testemunhar, ou seja, nos coloca na boca, na hora certa, as palavras que deveremos usar de acordo com a necessidade e o local. 

Finalmente, sabemos que nunca estaremos sós.

O Espírito Santo guia os filhos de Deus. 

Aleluia! 

Ele nos guia, nos mostra a direção que devemos trilhar para alcançar a vitória, tanto no plano físico quanto no espiritual.

"Oh, Espírito Santo, enche-me com tua unção! Derrama sobre mim e minha igreja de Cristo tua misericórdia e sabedoria. Queremos mais de ti, sempre".

Quanto mais o Senhor nos revela seus mistérios, mais nos maravilhamos ante tamanha sabedoria e amor com o qual ele trata toda a humanidade, sem acepção de pessoas, sem desistir de nenhuma alma, mesmo daquelas que se dizem incrédulas ou ateias.

Deus não desiste de ninguém.

No entanto, muitos se afastam de Deus, viram-lhe as costas, zombam de sua Palavra, Escarnecem do Espírito Santo...

Misericórdia, Senhor.

Deus criou o homem (e a mulher) à sua imagem e semelhança. 

Deu ao homem o poder de criar coisas novas e de destruir o que foi criado.

O homem é o único ser vivo material que pode mudar a natureza.

Deus deu também a liberdade para que o homem escolha seu destino e seus caminhos.

Infelizmente, a maioria da humanidade usa o poder que Deus lhes deu para destruir, para guerrear, para escravizar, para desprezar os mais fracos, para dominar, para enriquecer materialmente, para se tornar escravo do diabo, para amar o erro e o pecado.

Deus criou o mundo e tudo de belo que existe, tudo funcionando com pontualidade e perfeição. 

O homem, no entanto, criou as armas, o dinheiro,  a escravidão, a poluição, o desmatamento das florestas, a destruição das fontes de água pura, os ídolos e a idolatria...

Nós cristãos devemos ser o sal da terra, devemos fazer a diferença não nos conformando com as coisas erradas deste mundo, com a loucura dos que se acham poderosos para ignorar Deus.

O cristão deve ser obediente a Deus, viver dentro e em conformidade com a Palavra de Cristo, deve divulgar o ensinamento contido no evangelho de Cristo, deve dar testemunho de vida e por palavras de verdade.

Deve orar e interceder. Deve, principalmente, vigiar.
Jesus está voltando.

Estejamos preparados para receber nosso eterno mestre Jesus Cristo.


(JOÃO 3:3  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
3:4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.)

Tem que renascer em Cristo, pelo batismo nas águas. E ser batizado pelo Espírito Santo, o zelador da Seara do Senhor. 

Amém.

Paz.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                              2014 outubro, 13

Revisado em 2018julho,10.
O Espírito Santo estará com o povo de Cristo por todos os séculos, até a consumação, até o juízo final.
Esta é uma promessa que Jesus nos fez e estará sendo cumprida.

Seja um cristão fiel ao nosso eterno mestre Jesus Cristo, e ande sempre na companhia do Espírito Santo, o qual cuida com todo o amor e zelo, por cada um de nós.
Amém

Missionário Virtual Geraldo de Deus.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?