INVEJA - A REVELAÇÃO DO JOIO NA IGREJA DE CRISTO

Tiago 3:16 - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Provérbios 14:30 - O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.
Tiago 3:6 - A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.




Irmãos em Cristo,

Vamos atentar para os ensinamentos edificantes de Jesus e utilizá-los em nosso dia a dia, para nosso crescimento espiritual e para sermos abençoados grandemente por Deus.

O evangelho nos ensina que a palavra tem poder. De criar e de destruir.
Que o sábio muitas vezes deve se calar. Que somente os tolos falam palavras soltas ao vento, sem propósito.
Mas devemos observar o perigo do mal uso da fala. 
Ao falarmos, profetizamos o bem e o mal.
Nossa língua tem o poder de abençoar ou amaldiçoar
Da boca do homem pode sair uma palavra de consolo e vida, ou destruição e morte.
Da boca procede o que o homem carrega em seu coração.
O ser humano fala daquilo que impregna a sua alma.
Assim,
Uma pessoa bondosa e sem malícia, vai sempre falar de coisas simples e construtivas, edificantes.
Já uma pessoa sorrateira e espertalhona, mal intencionada, vai estar sempre falando mentiras e enganos. Espalhando fofocas e intrigas.

Da mesma forma, um crente pode se revelar sendo TRIGO ou JOIO, pelas suas palavras e seu modo de agir. 
Nesta parábola, (Mateus 13: 24 - 30), Jesus  nos fala sobre o joio e o trigo.  O primeiro, a semente ruim; o outro, a boa semente.  
Sendo parecidas e crescendo juntas,podem confundir em sua aparência, mas acabam se mostrando bem diferentes em seus propósitos.  
O joio, é uma planta que sufoca as que crescem perto dela, impedindo seu desenvolvimento.  O trigo, por sua vez, é a semente que vai gerar o pão que alimenta corpo e alma.
Cuidado, se você está sendo o joio no meio da seara de Cristo, veja o que está reservado ao joio:

Mateus 13:24 - Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mateus 13:25 - Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
Mateus 13:26 - E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
Mateus 13:27 - E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
Mateus 13:28 - E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Mateus 13:29 - Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Mateus 13:30 - Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Portanto,
Ao joio, o fogo, a destruição, a segunda morte, a morte da alma.
Ao trigo, o celeiro de Cristo, o reino dos céus, a salvação eterna.

Quando os obreiros, homens e mulheres,  transformam erradamente a obra de Deus e seu desempenho na igreja de Cristo numa competição de capacidade individual, e ficam comparando quem é o maior ou o melhor nisso ou naquilo, concluindo serem mais capacitados, provavelmente  serão  dominados pelo orgulho. 
Entretanto, se algum dos obreiros sentir que é inferior  aos demais, sucumbirá à inveja e ao ciúme. 
E quem está certo  ou errado nessa situação, os que estão se sentindo inferiores, ou aqueles que se deixam inflamar pela soberba e ignoram os que não estão em seu nível de conversão? Todos  estão errados. Devemos entender que a obra de Deus se faz com diversidade de dons e de capacitação.  
Onde eu estou hoje, já esteve aquele que tem mais capacitação através do Espírito Santo. 
Onde eu estou hoje, estará em pouco tempo aquele obreiro considerado incapaz ou relapso. 
É Deus quem nos capacita e todo aquele que permanecer firme em sua posição diante do Senhor, obediente à Palavra, será exaltado.
Assim, não devemos invejar o obreiro mais eloquente nas pregações. Esta capacidade de pregar a Palavra de Deus é um dom do Espírito Santo.  
Se você for escolhido pelo Senhor para ser um pregador, esta capacitação virá quando menos se esperar. 
Basta Deus querer, pois Ele tudo pode.
Invejas, contendas, maledicências e fofocas são dardos envenenados, que muitas vezes não partem do diabo, mas do próprio obreiro de Deus, que ao invés de estar edificando a igreja de Cristo, age contra, prejudicando e atrasando o desenvolvimento desta.
As dissenções são aceitáveis entre pessoas civilizadas, mas devemos nos "suportar uns aos outros". 
Enquanto obreiros de Deus, devemos buscar a conciliação dentro da congregação.
As divisões só servem para enfraquecer o desenvolvimento da obra em curso.
Quantas vezes temos testemunhado igrejas que estão crescendo, evangelizando e ganhando almas para Jesus, sem motivo aparente começam a se esvaziar e mesmo a fechar suas portas ou tornarem-se igrejas mornas e sem expectativa de crescimento.
Porquê? 
Quando vamos pesquisar os motivos da derrocada, descobrimos que um grupo de obreiros trabalhou contra o pastor que estava à frente da obra que crescia a olhos vistos. Por alguns discordarem ou se sentirem desprestigiados pelo dirigente, deixaram de trabalhar para Jesus e começaram a obrar contra este. Iniciaram alguma fofoca, alguma maledicência, fizeram acusações injuriosas, criaram uma situação tão constrangedora que a esposa do pastor já não ia à igreja, e os irmãos da congregação começaram a se afastar. Diante de um quadro destes, as acusações  infundadas começam a surgir, a honra e a honestidade do pastor passam a ser questionadas e deturpadas. Ao pastor só resta abaixar a cabeça e se afastar daquela congregação. Muitos abandonam a crença e apostatam na fé. 
O grupo que criou a situação tende a assumir o controle da igreja em questão, mas por não terem a mão de Deus a guiá-los, pela ausência do Espírito Santo que não aprova tais atitudes, presenciam o obra definhar, pois com a força do homem não há como fazer a obra de Deus. 
Sem Deus nenhuma igreja prospera. Acabam por desistir e a igreja fecha suas portas ou é assumida por outro ministério.

Para o homem todas as coisas são difíceis, mas para Deus tudo é possível.


Por tudo isso, lembremo-nos, Vigiai e Orai.

Gálatas 1:10

10 - Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Para servir a Cristo, devemos estar em harmonia com o Criador, devemos nos encher do Espírito Santo de Deus, devemos abandonar qualquer atitude que seja abominação para Deus.

Em Efésio 4, Paulo nos mostra o que Deus reprova, nos mostra quais atitudes impedem o cristão de alcançar a salvação de sua alma.

Efésios 4:1 - ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Efésios 4:2

2 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Paulo abre este assunto, falando de qualidades e defeitos que são aprovados e reprovados por Deus, mas podemos entender que os versículos 1 e 2 de Efésios 4 sintetizam o ensinamento.
Andar com dignidade de servo de Cristo, agir com humildade, com mansidão, com longanimidade e "suportando uns aos outros".
Agindo assim, estaremos atendendo à vontade de Deus, estaremos trilhando os ensinamentos de Cristo. Estaremos agradando ao coração de Deus.

Quero ainda uma vez mais exortar aos irmãos,
CUIDADO COM AS FOFOCAS E MALEDICÊNCIAS.

Não trilhe este caminho. 
Ao cristão cabe amar, vigiar e orar.
Não cabe julgar nem acusar.
O acusador é o diabo.
Filhos de Deus não ficam acusando nem julgando ninguém.

CUIDADO, SOBRETUDO, COM A INVEJA.

A inveja destrói, principalmente ao invejoso. A inveja é a podridão dos ossos. E também da alma.

Jesus Cristo é o Senhor.
Jesus Cristo é nosso eterno mestre.

Seja Cristão, seja um edificador da obra de Deus.


Missionário Virtual Geraldo de Deus             2014, julho 15

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?