ATITUDE - TOMAR A CRUZ E SEGUIR JESUS




MATEUS 10:38 - E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 



Amados irmãos em Cristo,


Jesus Cristo, nosso eterno e amado mestre nos exorta dizendo "quem não toma a sua cruz e segue após mim, não é digno de mim".
Com esta recomendação, Ele exige de cada um de nós uma atitude, um gesto de firmeza e coragem, para seguir suas pegadas.
Cada pessoa deve tomar a sua cruz e carregar, ou seja, enfrentar os problemas sem murmuração.

A vida é uma luta constante, onde temos que vencer desertos, enfrentar gigantes, derrubar muralhas, até mesmo algumas vezes nos arrastarmos penosamente para sair fora do lodaçal do pecado.
Temos ainda que ser o sal da terra e andar em obediência ao nosso Deus, mesmo que para o mundo tal atitude seja loucura.

Não devemos nos desesperar nem murmurar, mas tomar nossa cruz e levá-la, mesmo que nos pareça tão pesada e dura. Mesmo que o caminho à frente seja longo, íngreme e pedregoso... mesmo quando não enxergamos uma saída, não devemos nos esmorecer nem fraquejar na fé.

Devemos ser obedientes à Palavra de Deus e imitadores de Cristo.

JOÃO 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


Jesus já nos adverte que no mundo teremos aflições, que realmente a vida é uma luta constante. Por isso nos exorta a termos coragem, em termos a atitude de coragem para enfrentar o que vier, não pela nossa força, mas pela fé que temos nele. Ele nos ensina "Em mim tereis paz".  Paz somente na companhia de Cristo. O mundo em volta pode estar desmoronando, mas o crente fiel, o cristão ligado ao trono de Deus, no nome de Cristo, este permanece firme, certo da vitória .

Tem pessoas que incorrem no engano de achar que sua cruz não pode ser carregada, que é por demais pesada, que Deus foi injusto em lhe dar tanto sofrimento e tanta provação. 
Pensam que são as únicas no mundo a terem problemas, sofrimentos e dificuldades e se esquecem de olhar à sua volta. O egoismo os torna insensíveis aos problemas dos outros, pois só enxergam os próprios problemas.Mal sabem que existem cruzes muito mais pesadas no mundo e que a sua é adequada à sua capacidade. 
Muito menos devemos querer jogar nossa cruz nas costas dos outros ou invejar a cruz do próximo, por achá-la menos dolorosa.
Deus quer que todo cristão seja um vencedor. Se examinarmos as sagradas escrituras, veremos que não foi fácil nem agradável a missão que Jesus teve que cumprir. Ele sofreu ao ter que se entregar aos seus algozes, sabendo que seria surrado, espancado sem dó nem piedade, torturado de forma terrível. Que seria humilhado, desprezado, envergonhado, injuriado, ridicularizado, crucificado e morto.
Ele sabia que os homens seriam covardes em extremo com seu corpo humano, mas sua mente ligada no trono do Pai foi mais forte e ele não recuou. Carregou sua cruz de morte e cumpriu sua missão redentora. Selou a nova aliança pelo seu sangue derramado na cruz, sangue inocente para perdão de uma humanidade pecadora e infiel.
Deu sua vida para salvar toda a humanidade, livrando-a do laço da Lei, do Pecado e da morte espiritual.

Nós, seres humanos, devemos entender que Deus é mistério, a vida é um mistério, mas nós temos em Jesus Cristo um guia que nos ensina como proceder corretamente e nos mostra o caminho possível para alcançar a salvação de nossa alma.

JOÃO 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Tomar a sua cruz, significa aceitar com atitude positiva e obediente  os ensinamentos de nosso Deus, conforme sua Palavra e conforme o modo de agir de Jesus Cristo.
Não se enganem, não existe ninguém que não tenha a sua própria cruz para carregar.



----------------------------------------------------------------------------
TRANSCREVO ABAIXO UM CONTO PARA ILUSTRAR O ASSUNTO:

A Cruz mais leve

Reza uma antiga lenda cristã que um jovem, convertido ao Evangelho, recebeu sua cruz para seguir, juntamente com outros peregrinos, pela estrada da Jerusalém Celeste. Torturava-o, porém, o peso da cruz que lhe fora confiada. E fatigava-o tanto a carga que ele se via forçado a descansar de quando em vez.

- Má sorte a minha – lamentava o moço – deram-me a mais pesada das cruzes.

Movido por um sentimento egoístico, lembrou-se, numas das moradas, de trocar a sua cruz por outra mais leve, dentre as que conduziam seus companheiros de jornada.

Aproveitando a escuridão da noite, pé ante pé, sem ser pressentido, foi ter ao sítio em que se achavam depositadas as cruzes e sopesando-as uma a uma, escolheu a que lhe parecia mais leve e tomou-a para si.

Ao outro dia, reiniciada a viagem, notou que ninguém se dizia prejudicado com a troca. Só então verificou que a cruz que ele escolhera, por ser a mais leve de todas era, justamente, a sua.

(Lendas do Céu e da Terra – Malba Tahan)

-------------------------------------------------------------------


Nunca pense que sua cruz é a mais pesada, se olharmos em volta e examinarmos a cruz que os outros carregam, veremos que muitas são  bem mais pesadas que a nossa.

Atitude, é isso que Jesus nos ensina. 
Atitude de cristão justificado pelo sangue de Jesus Cristo.
Coragem, fé, ousadia, intrepidez ... e vamos em frente, no nome de Jesus.

Temos que entender que a vida é, sempre foi e sempre será uma luta constante, muitas vezes injusta e cruel.
Como cristãos fortes, devemos seguir em frente, carregando nossa cruz, vencendo as batalhas diárias, com fé em Deus, no nome de Jesus Cristo, sempre revestidos do poder e da graça do Espírito Santo.

Dessa maneira nossa cruz se torna bem mais leve.


MATEUS 11:28  Vinde a mim,  todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
MATEUS 11:29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

MATES 11:30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Jesus Cristo liberta, perdoa os pecados, regenera e restitui a dignidade do crente fiel. Nos livra das cadeias e laços, das correntes e grades que cercam a nossa mente e nossa alma, nos fazendo escravos do demônio, nos liberta e nos exalta, nos faz assentar entre os justificados, escreve nosso nome no livro da vida eterna.
Jesus Cristo cura, o corpo, a mente e o espírito.
Jesus Cristo nos leva para a vida eterna, no reino de Deus.

Amém.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus         2014 julho,  05







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?