AUTORIDADE X AUTORITARISMO


















ISAIAS

10 : 1  Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão.

10 : 2  Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!



DEFINIÇÃO POLÍTICA DO AUTORITARISMO
Autoritarismo é uma forma de governo caracterizada por obediência absoluta
 ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.

DEFINIÇÃO POLÍTICA DE AUTORIDADE

Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de  poder. É a base de qualquer tipo de  organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. é tudo aquilo que tem autoridade sobre todos os outros ou sobre grupos específicos (extratos sociais).
Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário. Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida dos governados

ENTENDENDO NA PRÁTICA A DIFERENÇA ENTRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO


Nós ouvimos uma autoridade e dialogamos com ela, expressando nossas opiniões. 

Numa relação autoritária, de autoritarismo, nós obedecemos porque temos medo: medo de que o outro grite conosco ou fale mais alto; medo de perder o emprego; medo de perder algo que nos é precioso. 
Um poder autoritário é um falso poder, pois é reconhecido pelo sentimento de medo ao qual uma pessoa é submetida. 





Enquanto na relação com uma autoridade o diálogo favorece a circulação do poder entre as partes, no autoritarismo não há reconhecimento do poder do outro, mas submissão de uma das partes.


____________________________________________________________________________
Louve e Adore ao nosso eterno Mestre Jesus Cristo.


_______________________________________________________________________________

Irmãos em Cristo,


      Autoridade Infinita


  • Deus
  • Em suma, Deus é a autoridade infinita sobre todas as coisas. Ele nos criou e  nos julgará; Deus nunca erra. É o soberano governador sobre todas as coisas e sobre todas as nações, ( Daniel 4). Ele é o início e o fim de tudo. Ele é Onipotente, Onipresente, Onisciente, justo, misericordioso, Longânimo e Eterno. (O tempo não   pode medir a eternidade, uma vez que esta se encontra acima da temporalidade). 
    . Deus
      É o dono de todas as coisas, tangíveis e intangíveis, em qualquer ponto              do universo. É o criador e consumador do mundo material e do mundo              espiritual.
      Em termos de igreja, Ele é o dominador. A Ele pertence a glória, a honra,          o poder e o domínio, para todo sempre, por toda eternidade.



       

   Autoridade temporal (secular)


Jesus Cristo nos exorta a obedecermos às autoridades seculares, não sendo rebeldes e não causando escândalo.

Mas, Deus nos deu o poder de sermos semelhantes a Ele, deu-nos o raciocínio e a inteligência. 
Gênesis 
1 : 26E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
1 : 27E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Essa capacidade de pensar nos foi dada para que, em qualquer ocasião, possamos discernir a vontade de Deus, para  entender o que é certo e o que é errado, e para decidir entre o bem e o mal.
Deus não quer que sejamos submissos nem escravos, pelo contrário, Jesus nos diz:

João   8 : 3 -E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

O maior exemplo de tomada de posição, ou oposição às autoridades equivocadamente  constituídas nos é dado pelo nosso mestre eterno Jesus, quando Ele expulsa os vendilhões do templo. 
Mesmo que eles estivessem ali devidamente autorizados pelos sacerdotes, Jesus entendeu que estavam afrontando Deus naquela forma de agir e tomou posição contra aquela situação.
Este exemplo deve ser seguido por nós cristãos.


A maior autoridade para o cristão é Deus e a bíblia sagrada (Palavra de Deus).

Cabe a cada um de nós analisar nosso proceder à luz das sagradas escrituras. O que não agrada a Deus não deve ser acatado pelos crentes (povo de Deus, cristãos).




Inicialmente, devemos questionar nossos mentores espirituais, (pastores, diáconos, evangelistas, missionários, presbítero, bispo, apóstolo, etc, etc), observando se estão agindo sob os mandamentos da Palavra de Deus, (se estão sendo amorosos, pacientes, dedicados, sóbrios, honesto, irrepreensível como homem/pai/marido, respeitoso, vigilante, apto para aprender e ensinar, ... ).

Ser cristão evangélico não é ser um cego guiado por outro cego, mas sim, vigiar e orar, meditando na Palavra. 

Guiando nossa vida conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, nosso eterno mestre.

O que não for oriundo de Cristo, não serve para nós cristãos.


Em seguida, viver sob as autoridades constituídas de nossa comunidade, mas não seguindo cegamente a qualquer determinação.


Há alguma ocasião em que não devamos obedecer às leis da terra?”


ATOS DOS APÓSTOLOS 
5 : 25E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.
5 : 26Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).
5 : 27E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,
5 : 28Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.


5 : 29Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
 


Devemos obedecer, enquanto as leis dos homens não se choquem com as leis de Deus.
Na dúvida, devemos persistir em obediência a Deus, que é a autoridade suprema e eternamente irrepreensível.




Esta posição deve ser observada por nós crentes, por todos os cristãos. Entre obedecer aos costumes e às leis do homens,ou à Deus, mais importa seguir a Palavra de Deus.

As leis e costumes do mundo mudam incessantemente. O que hoje é crime, amanhã pode estar liberado, ser legalizado por um decreto.

Já a Palavra de Deus e seus ensinamentos, são os mesmos, são imutáveis, são eternos. A mesma palavra que Jesus falou há dois mil anos atrás permanece ainda hoje e continuará para sempre.

 LUCAS 21 : 33Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.




CONCLUINDO

Quanto às leis dos homens (seculares), pela obediência devida às autoridades constituídas, 

Devemos obedecer, enquanto as leis dos homens não se choquem com as leis de Deus.
Na dúvida, devemos persistir em obediência a Deus, que é a autoridade suprema e eternamente irrepreensível.

O eterno Mestre e Salvador do povo cristão, da nação cristã, da igreja lavada e remida no sangue do Cordeiro é e será sempre Jesus Cristo, nenhum outro.
A Ele a honra e a glória, e o domínio, eternamente.

Viva sob a direção do Espírito Santo e obedecendo fielmente ao evangelho de Cristo.

Amém? 

Missionário Virtual  Geraldo de Deus               2014 julho, 11.


Revisado em 2020junho,13 



Vídeo para assistir e meditar no assunto.



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?