DEUS - presença de




.
SALMOS 51:11 NÃO ME LANCES FORA DA TUA PRESENÇA, E NÃO RETIRES DE MIM O TEU ESPÍRITO SANTO.



Paz do Senhor nosso Deus,

Pergunta: Qual é a coisa mais importante na vida de uma pessoa, para que ela seja uma vencedora?
A maior necessidade não é algo natural nem uma bênção.
Nossa maior necessidade é a presença de Deus em nossas vidas. 

Andar na presença de Deus, através da assistência do Espírito Santo, sempre, é o que almejo.
Deve ser este um desejo e meta de todo cristão, pois já dizia o salmista 

"Não me lances 
fora da 
tua presença".

Desde os primórdios da história do povo de Deus, todo aquele que permanece na presença de Deus, em obediência e fidelidade, é ricamente abençoado.

(Genealogia bíblica de  Adão até Noé e respectivo tempo de vida:  Adão, 930 anos; Sete, 912; Enos, 905; Cainã, 910; Maalelel, 895; Jarede, 962; Enoque, 365; Metusalém, 969; Lameque, 777; Noé, 950).

Já na era pré-diluviana, sabemos que houve um homem que andou na presença de Deus, sete gerações após a expulsão de Adão e Eva do Éden. 
Este homem foi justificado por Deus e não conheceu a morte. Após viver 365 anos, foi arrebatado aos céus num carro de fogo. 
Este homem chamava-se Enoque, andou todos os dias de sua vida na presença de Deus e foi abençoado, sendo arrebatado com vida para a morada celestial.

(Enoque 106:7) Noé, descendente de Enoque, viveu em obediência a Deus sendo escolhido por Ele para sobreviver ao dilúvio e com sua descendência repovoar a terra. Viveu sempre firme na presença de Deus e em obediência ao Criador.(O nascimento de Noé é relatado no apócrifo de Enoque e relata a história de uma estranha criança. Conta a história que Matusalém escolheu uma esposa para o seu filho Lameque e esta ficou grávida de um filho. Quando este nasceu repararam que era um bebê muito diferente dos outros e o seu pai teve medo. Ao ter medo, dirigiu-se a Matusalém para lhe contar o sucedido e disse-lhe: "Eu tive um filho estranho, diferente de qualquer homem, e a sua aparência é como a dos filhos de Deus do céu; e a sua natureza é diferente e não é como um de nós." 

Enoque 106:13-17).
Matusalém, ouvindo isto, viajou para longe, ao encontro de Enoque e contou-lhe o sucedido e este, ouvindo tudo, lhe respondeu: "O Senhor fará algo de novo na terra, porque na geração de meu pai Jared, alguns dos Anjos do Senhor transgrediram a palavra de Deus e a sua lei, e uniram-se pecaminosamente com as filhas dos homens e tiveram filhos. Estes filhos resultantes desta união foram gigantes, não de acordo com o espírito mas de acordo com a carne. Por isto, Deus destruirá a terra com um grande dilúvio e haverá grande destruição e castigo. E este filho que nasceu de teu filho será salvo, e os seus filhos com ele. E toda a humanidade restante morrerá".

Genealogia de Adão até Davi segundo a Bíblia Hebraica:

Da Criação até o Dilúvio:
Adão Sete Enos Quenan Mahalalel Jarede Enoque Matusalém Lameque Noé Sem
Linhagem de Caim
Adão Caim Enoque Irad Mehujael Metusael Lameque Tubalcaim
Dos Patriarcas até o Dilúvio:
Arpachade Selá Éber Pelegue Reú Serugue Nahor Terá Abraão Isaac Jacó
De Judá até Davi
Judá Perez Ezron Aram Aminadabe Naasom Salmom Boaz Obed Jessé Davi.


Em seguida, cito o patriarca Abraão, que foi escolhido por Deus para anunciar ao mundo a existência de um Deus único, o qual reprova toda idolatria e desobediência.  Andou toda sua vida na presença de Deus, foi grandemente abençoado e pela multiplicação de sua descendência tornou-se  pai de muitas nações.
Abraão foi provado por Deus quanto à sua fidelidade e obediência.

Obedeceu a ordem de Deus que o mandou sair de Ur e ir  para a terra que o Senhor mesmo lhe havia prometido, terra distante. Abraão edificou um altar ao Senhor e armou a sua tenda quando chegou a Canaã. O altar e a tenda nos revelam os dois grandes traços do caráter de Abraão: adorador de Deus e estrangeiro na terra, assim como todos nós cristãos, que cremos ser ao lado de Jesus Cristo, no reino dos céus, a nossa verdadeira e eterna morada.
Abraão creu e esperou no Senhor, quando este lhe prometeu um filho varão, legítimo herdeiro, o qual geraria uma prole impossível de ser contada.  A fé e a fidelidade de Abraão, bem como sua obediência, lhe foram imputadas como justiça. 
E as promessas de Deus se cumpriram em sua vida. A presença de Deus na vida de Abraão era tão constante que muitos ímpios reconheciam que havia uma potência superior que guiava seus caminhos :

Gênesis 21:22E aconteceu naquele mesmo tempo que Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraão, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes;

Outro homem que viveu na presença de Deus foi Moisés. (Descendente da tribo de Levi)
 Êxodo 33:1-16, Aprendemos com Moisés,  que se for para fazermos algo sem a presença de Deus, é melhor não fazermos, é melhor primeiro buscar a presença do Senhor novamente, e depois seguir adiante.

ÊXODOS 33 : 14Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
ÊXODOS 33 : 15Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
ÊXODOS 33 : 16Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?

Observem que Moisés diz para Deus "Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos...".

Ou seja, 

somente quando se está na presença de Deus, somos santificados. (separados).

No entanto, quero aqui abrir um parênteses.
Quando estamos na presença de Deus, como esteve Moisés e o povo escolhido, devemos agir com temor e obediência. 
Devemos, principalmente, rejeitar o pecado.

Durante os quarenta anos que o povo de Deus, guiado por Moisés, perambulou pelo deserto, os que foram obedientes sobreviveram, foram saciados, foram guiados em direção à terra prometida, foram sustentados por Deus, que sempre os exaltou.
No entanto, os que foram desobedientes, ficaram mortos pelos caminhos. Perderam a vida por não obedecerem a Deus. Os idólatras  também sucumbiram. Deus não aceita a idolatria. Deus não poderia ir junto com o povo, por causa do pecado da idolatria.
Então, quando pedimos a presença de Deus, devemos ter a consciência que se não formos obedientes à Palavra e direção do Senhor, estaremos pior do que antes de estar com Ele.
Deus tem compromisso com aqueles que têm compromisso com Ele.

Jesus Cristo nos ensina,

Mateus 6:3 -Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O sucessor de Moisés, também teve Deus presente em sua vida.
O livro de Josué registra a derrota dos inimigos de Israel, não devido à sua estatura ou poderio militar, mas porque Deus está com eles nas batalhas.

Deus se manifestou e esteve presente na vida de muitos escolhidos, sendo que alguns não souberam se posicionar diante do Criador. 
Sansão foi um homem escolhido por Deus que não se portou com dignidade diante do seu chamado. Falhou como homem e como eleito de Deus.
Na época dos  reis de Israel, o primeiro escolhido por Deus, Saul, não se colocou na posição de obediência e quebrantamento de espírito desejada por Deus. Foi rejeitado por Deus, que  se afastou dele.
Já Samuel, concebido por obra e graça de Deus atendendo o clamor de Penina, que era estéril, ouviu o chamado de Deus e foi uma peça fundamental no plano de Deus, sendo sábio e comedido como sacerdote de Deus.
Inclusive, foi ele o escolhido por Deus para ungir outro escolhido do Senhor para suceder Saul no trono de Israel, Davi.
Davi foi um dos maiores exemplos registrados na bíblia de um homem fiel, obediente e de espírito quebrantado, sempre se dobrando à vontade de Deus, com muita humildade e dedicação.
Davi sempre amou estar na presença de Deus, desde quando era apenas um pequeno pastor que cuidava das ovelha de seu pai Jessé. Já naquele tempo a presença de Deus era forte em sua vida.
Quando enfrentou o gigante Golias, o blasfemo filisteu, e o matou, gritou:

"Mas, Davi disse: ‘Você vem a mim com espada, lança e dardo, mas eu o enfrento no nome de Jeová. Hoje, Jeová entregará você na minha mão e eu o abaterei.".

Davi sempre esteve na presença de Deus e Deus sempre esteve presente na vida de Davi. Nos Salmos de Davi encontramos uma viva demonstração da sua total consagração ao Senhor.
Não é o guerreiro corajoso e valente que agrada tanto ao coração de Deus.
 Agrada mais ao Senhor  o homem que se reconhece pecador, pequeno e inteiramente dependente do Seu favor e graça.

Por tanto mérito diante de Deus, o Senhor abençoou imensamente o sucessor de Davi no trono de Israel, seu filho Salomão, o qual recebeu a presença de Deus não por mérito próprio, mas por extensão do galardão de Deus ao seu pai Davi.

Deus cercou Salomão e seu povo de paz e prosperidade como antes não houvera e também não houve posteriormente.
No entanto, mesmo Salomão sendo um homem muito sábio e racional, não conseguiu permanecer diante de Deus em harmonia e obediência a este.
Davi, sendo um humilde pastor foi sempre íntimo de Deus, porque seu coração era preenchido pelo amor que ele sentia pelo Criador. Já Salomão, estudado e sábio conhecedor da Lei de Deus e da ciência dos homens, tornou-se idólatra e virou as costas para Deus, em sua velhice.
Afastou-se de Deus, foi infiel com o Deus ao qual ergueu suntuoso templo e construiu templos para deuses pagãos, a saber:



  • Astarote, deusa dos sidônios: chamada "rainha dos céus", (Jeremias 44:25), frequentemente associada ao deus-sol Baal. Ela equivale à deusa Semiramiz da Babilônia, como Baal ao deus-sol Nimrode. 
  • Milcom, ou Moloque (rei), abominação dos amonitas:  deus , a quem se sacrificavam crianças que eram queimadas vivas. Seu símbolo era o fogo e o peixe, (símbolos também de Nimrode dos babilônios). 

  • 1 Reis
    11 : 6Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.
    11 : 7Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.
    11 : 8E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
    11 : 9Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.


    Portanto, para ter a presença de Deus em nossa vida, importa amarmos ao nosso Deus em espírito e em verdade, sobre todas as coisas, buscando sua face e sua justiça. Andando em fidelidade e obediência, fugindo do pecado e da idolatria.
    A sabedoria do mundo é loucura para Deus. Mais vale um espírito humilde e quebrantado diante do Criador.

    Quando falamos de homens que viveram na presença de Deus, devemos obrigatoriamente citar Elias, poderoso profeta de Deus, mas também um homem com medos, falhas e fraquezas.
    Podemos afirmar que era um homem áspero, rude, sem formação instrucional, a não ser a divina, pois sua terra natal, Tisbe, era um lugar pequeno,  em Gileade, no norte da Transjordânia, do lado leste do rio Jordão, pobre e fora dos mapas.
    Como profeta de Deus, desagradou a muitos, não dizendo o que desejavam, mas o que o Senhor ordenava. 
    Os profetas levantados por Deus devem proceder de igual modo, pois muitos não querem mais ouvir a Palavra de Deus.
    Durante a transfiguração de Jesus, no monte, o evangelista Mateus registrou que estavam presentes Elias e Moisés, que falavam com Cristo (Mt. 17.3; Lc. 9.30,31). 

    Elias permaneceu na obediência  e fidelidade para com Deus, tendo realizado muitos milagres e profecias: 

    ELIAS
    1. Com sua capa abriu o rio Jordão (2 Reis 2: 8)
    2. Profetizou uma grande seca (I Reis 17:1; Tg 5:17)
    3. Aumentou o azeite e farinha da viuva (I Reis 17:14. 16);
    4. Deu vida ao filho da viuva (I Reis 17: 21-23)
    5. Destruiu o altar de Baal (I Reis 18:36-38)
    6. Decretou o fim da seca (I Reis 18: 42.45)
    7. Ungiu Eliseu profeta em seu lugar (I Reis 19: 16)
    8. Desarmou os siros diante de Israel (I Reis 20:28)
    9. Lavrou a sentença do rei Acabe (I Reis 21:19. 20);
    10. Profetizou a sentença de Jezabel (I Reis 21:23)
    11. A morte de Acazias (II Reis 1:3. 4.6);
    12. 102 homens são consumidos pelo fogo (II Reis 1:10. 12);

    13. Profetizou a ruína e morte de Jorão rei de Judá (II Cr 21:12-20 


    Elias permaneceu diante de Deus, fiel e obediente. Foi arrebatado em vida, subindo aos céus, não conheceu a morte.

    2 Reis 2:11 De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo e puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.


    Eliseu, servo de Elias, outro que permaneceu na posição diante de Deus, sendo fiel. Também realizou milagres impossíveis para o homem natural.


    1. Abriu o rio Jordão (II Reis 2:14):
    2. Sarou as águas de Jericó (II Reis 2:22-23);
    3. 42 adolescentes despedaçados por duas ursas (II Reis 23. 24):
    4. Providenciou água a três Reis (II Reis 3:15, 16, 20):
    5. Aumentou o azeite da viuva (II Reis 4: 6, 7):
    6. O filho da sunamita (II Reis 4:14 16,17):
    7. Ressuscitou o menino (II Reis 4:19, 35);
    8. Tirou a morte da panela (II Reis 4:41):
    9. A multiplicação dos pães (II Reis 4:42-44);
    10. Curou Naamã da lepra (II Reis 5:14);
    11. Colocou lepra em Geazi, seu auxiliar (II Reis 5:27);
    12. Fez nadar um machado (II Reis 6: 6, 7);
    13. Revelou ao rei de Israel o esconderijo dos siros (II Reis 6:9, 12);
    14. Deu visão espiritual a Geazi (II Reis 6:17);
    15. Cegou o siros (II Reis 6:18);
    16. Devolveu-lhes a visão (II Reis 6:20);
    17. Livrou-se da morte por revelação divina (II Reis 6:31, 32);
    18. Previu alimentação ao povo de Samaria (II Reis 7:1, 18);
    19. Sentenciou Benadade à morte (II Reis 8:10, 15);
    20. Profetizou o mal que Hazael faria a Israel (II Reis 8:12; 10:32);
    21. A unção de Jeú a rei (II Reis 9:1-3,6);
    22. A vitória de Jeoás (II Reis 13:17, 19,25);
    23. Sentenciou a morte de um capitão (II Reis 7:2, 19,20);
    24. Anunciou uma seca por sete anos (II Reis 8:1);
    25. A derrota dos moabitas (II Reis 3:18, 24);
    26. Depois de morto ressuscitou um defunto (II Reis 13:21).


    Deus se fez presente na vida de muitos outros eleitos. Alguns foram fiéis e grandemente abençoados. Outros falharam, se omitiram, não obedeceram, apostataram na fé, se deixaram seduzir pela idolatria a outros "deuses"... E perderam sua oportunidade diante de Deus.


    Numa primeira análise, podemos entender que,

    Deus conta conosco, homens e mulheres simples, comuns e muitas vezes afundados no pecado, aos quais Ele regenera, transforma e capacita para executar seus desígnios.
    Para Deus, mais vale um espírito quebrantado e humilde que mil diplomas.
    Quando Deus nos chama, devemos ser obedientes e fiéis ao seu comando.
    Devemos, a todo momento, nos santificar, rejeitando o pecado, a hipocrisia e a idolatria.
    O importante é ter uma verdadeira experiência, um particular, um devocional com Deus.
    (O devocional é um tempo de intimidade que dedicamos para estar a sós com Deus, para ouvirmos a Sua voz e conhecermos a Sua vontade).



    Louvemos ao Senhor,





    Meditando na mensagem:



    Se buscarmos a Deus de todo nosso coração, com toda nossa fé, adorando-o constantemente em espírito e em verdade, no nome de Jesus Cristo... Se persistirmos nesta busca continuadamente, usando  toda nossa crença e  toda nossa energia, chegaremos a um situação tal que a Sua presença sobrenatural se derramará sobre nós.
    E será vista por todos que nos rodeiam, sendo percebida por todos, devido às mudanças de condição impossíveis que Ele opera, tanto em nossa condição econômico-financeira, quanto à forma da família se comportar e das oportunidades incríveis que se abrem diante de nós de forma inexplicável.
    o justo que confia inteiramente em Deus, no nome de Jesus Cristo, triunfará, por maiores que sejam as dificuldades que tenha que enfrentar.

    Mas, o melhor de tudo é sabermos que quem anda na presença de Deus é justificado por Ele, no nome de Jesus Cristo.  É herdeiro do reino dos céus, como filho de Deus, salvo para a vida eterna.

    Portanto, seja um cristão segundo o coração de Deus, busque Sua presença em sua vida, em todos os momentos, consagrando-se totalmente a Ele, no nome de Jesus Cristo, nosso eterno e amado mestre.
    E nenhuma barreira ficará de pé à sua frente. A vitória é certa.
    Jesus Cristo é o Senhor.


    Missionário Virtual Geraldo de Deus Romes                  2014julho,08





    Comments

    Popular posts from this blog

    Paulo e os milagres

    Fanatismo

    SERÁ MESMO?