NÃO SERIA O USO DO TERNO NOS CULTOS APENAS UMA VAIDADE HUMANA?


























Eclesiastes 12:8 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.





Qual o ponto onde se separam a vontade de Deus e a vaidade humana?

A simplicidade e a vontade de ser exaltado a qualquer custo, até mesmo no se vestir?


O USO DA GRAVATA E O PALETÓ  PELOS EVANGÉLICOS

O terno surgiu na França, no século XVIII.  
Apenas em 1860 todos os componentes de um terno passaram a ser confeccionados com um mesmo tecido. 
O termo gravata deriva do francês "cravate", que por sua vez é uma corruptela de "croat", em referência aos croatas, que primeiro apresentaram a indumentária à sociedade parisiense. Acredita-se que este acessório tenha sido utilizado pelos oradores romanos com o objetivo de aquecer suas gargantas. 
Credita-se  a introdução da gravata aos mercenários croatas a 
serviço da França durante a guerra dos trinta anos. 
Esses acontecimentos encontram-se no livro francês “La Grande 
Histoire de la Cravate” (Flamarion, Paris, 1994).



Eclesiastes 1:14 - Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.


É CERTO OU ERRADO EXIGIR O USO  DE TERNO E GRAVATA NOS PÚLPITOS?

É evidente que o uso desta vestimenta é uma vaidade genuína, é evidente que o uso de terno e gravata é ferramenta de vestimenta de executivos, políticos, Juízes, delegados, desembargador, etc.., pois é uma roupa que destaca a condição social e geralmente estes homens têm ternos
 impecáveis de boa qualidade, muitas vezes confeccionados sob medida 
por alfaiates chiquíssimos.

Apesar que o uso do paletó foi moda em algumas decadas aqui no Brasil entre São Paulo Minas Gerais e Rio de Janeiro e em alguns estados da federação; na periferia ficou vidente que o uso dos ternos ficou a cargo dos crentes, sendo que em muitos casos nota-se que não foram feitos para quem os está usando (muito curtos, muito apertados, muito largos, com peças que não combinam), o que causa motivo de zombaria por muitos ímpios.

Ou seja, as pessoas do mundo criticam:
"Onde você me mostra na bíblia que Jesus ou os apóstolos usavam terno?" - é desconcertante não podermos responder esta questão com base bíblica.

Os verdadeiros servos de Deus são conhecidos pela forma de falar, pensar e agir, trazemos em nossa nossa alma  o brilho de Cristo, que  resplandece e até o homem do mundo reconhece.

Homens ficam muito bem trajado de terno e gravata,  quando o caimento é correto,  sabemos que cada igreja tem seus costumes, mas o terno e a gravata não são sinônimos de santidade, muitas da vezes, apenas de vaidade humana.
Homens que usam paletó e gravata têm feito coisas pecaminosas, em muitas igrejas, criando uma imagem de que existem negligentes uniformizados de terno e gravata, o que  não dá para admitir. 
Está na hora dos Ministros do Evangelho, Lideres, obreiros e crentes investir na verdadeira roupa do crente, a roupa da alma, que é feita com o amor pelas almas e com a Palavra de Deus em nosso coração, a qual  transforma o velho homem cheio de vícios, mentiras, trapaças, soberba, egoísmo e  zombaria em um novo homem que ostenta o fruto do espírito em sua vida.


Salmos 94:11 - O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.


A VAIDADE NÃO É UMA COISA QUE EDIFICA

(Todas as coisas me são lícitas mas nem todas as coisas me convêm, todas as coisas me são lícitas mas nem todas as coisas edificam.)


Paz do Senhor

Missionário virtual  Geraldo de Deus             2012dezembro, 07


Adendo 2019agosto, 01

Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.(Salmos 62:9).

Temos visto o crescimento assustador de "pregadores" e "profetas" mercenários, os quais usam os púlpitos das igrejas para ganhar grandes somas de dinheiro. Cobram por pregar a Palavra que Deus nos deu de graça. Cobram para fazer suas profetadas, enganando aos simples de coração, aos cegos na fé que não conseguem discernir o espertalhão, o falso ministro da palavra, daqueles que são obreiros de valor na seara do Senhor.
Jesus nos alertou que viriam falsos profetas e falsos cristos, nos últimos tempos.

Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.(Marcos 13:22)

Nem sempre aquele homem que veste aquele terno de fino corte e tecido caro, com aquela gravata vistosa, de sapatos lustrosos é um enviado de Cristo, ou seja, nem sempre ele é um cristão que está ali fazendo a vontade de Deus.

Muitos se fantasiam em belos ternos para enganar os crentes que desesperados procuram na igreja alguma esperança de minorar seus males e suas dificuldades.

O que demonstra ser o cristão um homem de Deus é seu exemplo de vida, sua humildade, seu desprendimento, seu bom coração, sua capacidade de se doar em favor do próximo.
Fora isso, o que resta é só vaidade.

Missionário Virtual Geraldo de Deus


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?