Galardão - Deus é galardoador



Marcos 11:22 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;

Amados em Cristo Jesus,


Deus é bom, o tempo todo, incessantemente.

O amor de Deus por nós pecadores vai além da compreensão humana, pois é de conhecimento de todo cristão que Jesus veio a este mundo com a missão de entregar-se como cordeiro de sacrifício, para ser ofertado ao Criador como holocausto vivo, através de seu sangue puro e incontaminado pelo pecado.

Deus fez uma aliança com seu povo ao lhes dar a Lei, a qual foi entregue ao homem de Deus chamado Moisés, estando seus dez mandamentos principais cravados em tábuas de pedra, de forma a não deixar dúvidas quanto à sua origem celestial.

Voltando um pouco nos acontecimentos no monte Sinai, vamos descobrir que Deus chamou a si todo o povo que havia retirado do Egito pela mão de Moisés, conclamando-os a ouvirem-no, mas, quando começou a falar, os hebreus temeram tamanho poder, temeram aquele fogo consumidor, aquele sonido de buzinas, a cena inimaginada do Criador a fumegar todo o monte.




_______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

Louvemos ao nosso Deus com alegria e fé

Vamos rompendo em fé!
______________________________________________________________________________________________________________________________
Êxodo 20:18 - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
Êxodo 20:18 - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.


Por que aquele povo, que testemunhou o poder de Deus em seu favor ao se abrir o mar Vermelho onde passaram em seco e ao fechar sobre o exército poderoso de faraó aquelas águas antes suspensas que matou a todos inimigos juntamente com seus cavalos, temeu o seu Criador?

Por que aquele povo, que testemunhou o poder de Deus em seu favor durante sua marcha no deserto ao lhes estender na retaguarda uma coluna de fogo e sobre eles um manto de nuvens protetoras, temeu o seu Criador?

Porque não conheciam YHWH ELOHYM.

_____________________________________________________________

RESUMO DA JORNADA DO POVO HEBREU DO EGITO À TERRA PROMETIDA



A MAIORIA das pessoas já ouviu falar do Êxodo do Egito. Mas o que aguardava Moisés e o povo de Deus depois da travessia do mar Vermelho? Que rumo tomaram e como chegaram ao rio Jordão, através do qual entraram na Terra Prometida?


Caminho do Êxodo

Para chegar à terra de Canaã, Moisés não tomou o caminho mais curto — com cerca de 400 quilômetros ao longo da costa arenosa do Mediterrâneo. Se tivesse feito isso, teriam passado diretamente pelo meio do território dos inimigos filisteus. Tampouco atravessou o centro da ampla península do Sinai, onde enfrentariam calor escaldante no planalto de cascalho e calcário. Não, Moisés levou o povo para o sul, ao longo da estreita planície costeira. Primeiro, eles acamparam em Mara, onde Jeová fez com que as águas amargas se tornassem potáveis.* Após partir de Elim, o povo resmungou pedindo comida; Deus enviou codornizes e depois maná. Em Refidim, o povo resmungou outra vez (pedindo água), os amalequitas que atacaram Israel foram derrotados e o sogro de Moisés o aconselhou a obter ajuda de homens capazes. — Êx, caps. 15-18.

Moisés conduziu então Israel em direção às montanhas mais ao sul, acampando junto ao monte Sinai. Ali, o povo de Deus recebeu a Lei, construiu o tabernáculo e ofereceu sacrifícios. No segundo ano do Êxodo, rumaram para o norte, atravessando um “grande e atemorizante ermo”. A jornada à região de Cades (Cades-Barneia) aparentemente levou 11 dias. (De 1:1, 2, 19; 8:15) Por causa do relatório negativo de dez espiões, o povo ficou com medo e, por isso, teve de vaguear por mais 38 anos. (Núm 13:1–14:34) Entre os lugares onde acamparam estavam Abrona e Eziom-Géber. Depois, voltaram a Cades. — Núm 33:33-36.


Quando finalmente chegou o tempo de entrarem na Terra Prometida, os israelitas não rumaram em linha reta para o norte. Contornaram a terra de Edom e seguiram pela “estrada real”. (Núm 21:22; De 2:1-8) Para uma nação inteira — com crianças, animais e tendas —, não foi fácil percorrê-la. Por exemplo, eles tiveram de entrar e sair de desfiladeiros profundos — como o de Zerede e o do Árnon (com quase 520 metros de profundidade). — De 2:13, 14, 24.



Finalmente, os israelitas chegaram ao monte Nebo. Miriã havia morrido em Cades; Arão, no monte Hor. Moisés morreu perto da terra na qual ele queria entrar, tão perto que dava para avistá-la. (De 32:48-52; 34:1-5) Coube a Josué liderar Israel na conquista da terra, terminando assim uma jornada que começara 40 anos antes. — Jos 1:1-4.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

A descendência de Abraão não conhecia o Deus de seu patriarca.

Aquele povo que Deus retirou do Egito e encaminhava à terra prometida de Canaã era estranho a Deus, haviam perdido a comunhão anterior que José e todos os outros patriarcas conheciam pelo testemunho de seus pais.

Abraão ensinou a Isaque sobre o poder e a justiça de seu protetor, o Deus que lhe ordenara sair peregrinando pelo deserto, afastando-se de sua família e de seu povo idólatra. O Deus que lhe prometeu fazê-lo pai de imensa nação.

Isaque deu testemunho a seus filhos, sendo que Jacó teve um encontro com Deus, quando o Senhor mudou-o de Jacó para Israel. Jacó teve seus dez filhos, dos quais se destacou José, o mais novo, exceto por Benjamin que nasceu depois dele.

José foi levado como escravo ao Egito onde sofreu por alguns anos, mas depois se tornou, pela mão de Deus que o abençoou, governador geral daquela nação, estando abaixo apenas de faraó. 

Passaram-se os séculos, o Egito tornou-se poderosa nação de guerra, os filhos de Israel perderam o status de povo bem-vindo, começaram a ser hostilizados pelo faraó daquela época, 



Notamos como Deus direciona a vida de Moisés, desde seu nascimento. Mas, somente quando Moisés sai para longe do palácio de faraó e enfrenta o deserto é que Deus se apresenta a Ele, dizendo que seu nome era "EU SOU O QUE SOU", ou como se entende em hebraico, "Eu serei o que Serei".

Podemos entender que o povo israelita não tinha grande conhecimento do Deus de seus antepassados, aquele povo estava contaminado com os deuses do Egito e sua cultura idólatra.

Eles apenas ouviram falar deste Deus tão poderoso através de seus anciões, mas não o conheciam.

E quando Deus os retirou à força do jugo egípicio, muitos suspiravam querendo voltar, murmurando contra o Todo Poderoso e contra seus eleitos, no caso Moisés e Arão.

Por não conhecerem YHWH é que não tinha fé.

Preferiam cultuar e adorar imagens de escultura do que ao Deus que os livrara da escravidão no Egito.

Quem não conhece Deus não tem fé nele.

Então, lembremo-nos que Jesus disse:"Tendes fé em Deus".

O que aconteceu no tempo de Moisés serve para nos ensinar que a fé vem pelo conhecimento de Deus. Não há fé sem que haja conhecimento.





A necessidade de conhecer Deus existe desde sempre, latente, na alma e no coração de cada ser humano, em todos os tempos.


Porém, o conhecimento do verdadeiro e único Deus Criador de todas as coisas (A porta estreita), se encontra no final de um caminho estreito, que poucos conseguem achar.

Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Assim nos ensina Jesus Cristo. Realmente enorme parcela da humanidade vive buscando e adorando Deus nos lugares errados e da forma errada. 


Não conseguem entender que religiosidade não leva a alma a ter um encontro com o Criador, pois este mundo é dominado pelo diabo e pelas hostes celestiais da maldade, conforme nos ensina o apóstolo Paulo.

Está bem claro no evangelho, Mt 7:14, onde Jesus nos diz que estreita é a porta e apertado o caminho que leva à VIDA. E poucos são os que a encontram.




A religiosidade vã e as doutrinas vãs, criadas tanto pelo homem quanto pelo próprio arquiteto do mal, o pai da mentira, o diabo, não são capazes de levar o ser humano a encontrar o caminho estreito que leva a esta porta estreita citada por Jesus Cristo, onde realmente se encontra a vida eterna.

Jesus nos ensina claramente, "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida". E acrescenta para não deixar dúvidas, "ninguém vem ao PAI senão por mim"!

Precisa acrescentar algo mais?

Em João 10 Jesus nos ensina que Ele é a porta. Quem quem entrar por esta porta encontrará pastagem, descanso, refrigério, paz e salvação eterna.

Aleluia!

Então, o que aprendemos é que existem muitos, inúmeros caminhos que levam somente para o engano, as trevas, a perdição e a segunda morte, que é a morte da alma. Inúmeros são os caminhos largos de perdição e morte.

Mateus 7:13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

Vamos citar algumas portas largas da perdição e morte das almas: Filosofias, doutrinas de homens, ocultismo, feitiçaria, astrologia, religiões pagãs, culto a deuses pagãos, espiritismo, adoração de imagens de escultura, idolatria de um modo geral, ateísmo, soberba, mentira, roubo, assassinato, avareza, luxúria, inveja, blasfêmia contra Deus, Heresias, desvirtuar a Palavra de Deus, desobedecer os mandamentos de Deus.


Muitos são os caminhos largos que levam para o inferno e para a segunda morte.
Um somente é o caminho estreito que leva à porta estreita da salvação e vida eterna: JESUS CRISTO!

Aleluia!

A sabedoria que vem de Deus está à nossa disposição nas sagradas escrituras, que são um manual de vida para todo ser humano.
Nos diz a Bíblia que o temor de Deus é o princípio da sabedoria e devemos guardar isto em nosso coração. Deus não é nosso irmão, nem nosso amigo, nem nosso parceiro. 
Deus é DEUS!

DEUS é o supremo Criador, é o princípio e o fim de tudo, tem em si todo o poder, domínio e glória.
Este é o verdadeiro Deus que deve ser adorado e cultuado, deve ser amado e temido, pois Ele é amor, mas também é Justiça eterna e imutável.

Jesus nos ensina que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, somente depois devemos nos concentrar nas coisas deste mundo físico.

Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Nosso eterno mestre Jesus Cristo nos dá aqui um ensinamento preciosíssimo, quando nos ensina a buscar prioritariamente o reino de Deus e a sua justiça. Porque o ser humano, sem a força e o poder de Deus, pouco pode fazer neste mundo físico onde existe tanta dor, sofrimento, tribulação e hipocrisia.

Precisamos aprender que tudo o que aqui está materializado se inicia, se origina, no sobrenatural de Deus, no reino de Deus.
Precisamos aprender que qualquer projeto que não esteja de acordo com a justiça de Deus não prosperará, não dará bons frutos, terá curta duração.

Quando o homem busca em Deus sua força e sua direção, se colocando em obediência à justiça e mandamentos do Senhor, então "todas as coisas cooperam para o bem de quem ama a Deus". Tudo se realiza da maneira mais simples, funcional e perfeita possível.


_________________________________________________________________________________________________________________


Adoremos nosso Jesus Cristo

É preciso perdoar e ter noção da força do perdão

____________________________________________________________________________________________________________________






Tudo vem da dimensão que chamamos espiritual, tanto as coisas boas que se originam em Deus quanto as coisas ruins que se originam nas hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.
O bem e o mal que vivemos se originam nas esferas celestiais, vindo de Deus ou vindo do diabo e seus asseclas.

Então, se buscamos nosso refúgio em Cristo, estaremos protegidos por Ele de todo o mal que emana do inimigo.

Contrariamente, se vivemos despercebidos, sem buscar Deus onde Ele realmente existe, se ficarmos cultuando direta ou indiretamente as forças contrárias ao nosso Criador, estaremos sob o jugo do diabo. Estaremos entregues ao inimigo devido à nossa própria negligência.

Então, quando Jesus nos diz que devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, conclui em seguida, "e todas estas demais coisas vos serão acrescentadas"!

Porque tudo neste mundo físico vem da esfera celestial!

Eis o ensinamento que Jesus está nos oferecendo neste versículo da Bíblia. 

Amém?




Agora vem uma pergunta importante, 
Jesus nos falou que existe algo que seja impossível de ser realizado por Deus?

Lucas 1:37 - Porque para Deus nada é impossível.

Nosso eterno mestre deixa bem claro que não há nada que seja impossível para Deus.

Muitas pessoas dizem, "Para tudo tem jeito, só não tem jeito para a morte".
Será que Jesus Cristo se encaixa neste pensamento que faz parte da certeza do mundo?






João 11:14 - Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
Para Marta, Maria e todo o povo que estava em Betânia, e que viram Lázaro morto ser enterrado, estava selado o destino, era o fim do irmão delas.

Mas, Jesus veio à aldeia para mostrar que nem a morte pode enfrentar seu poder e glória. Lázaro estava morto há quatro dias, já enterrado no sepulcro onde deveria permanecer seu cadáver, mas Jesus surpreendeu a todos quando disse, "Tirai a pedra", abram o sepulcro!

Tendo sido retirada a pedra que selava o túmulo de Lázaro, Jesus ordenou,

E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.(João 11:43,44).


Imaginem o espanto daquele povo ao ver o defunto se levantar e sair para fora do túmulo, ainda envolto em faixas e com o rosto coberto por um lenço...

Para Deus, Jesus Cristo é Deus, não há impossível!

Voltemos à frase em que Jesus ordena que abram o túmulo. Ele disse "Tirai a pedra". 
Todos nós que somos cristãos devemos ouvir atentamente esta exortação de Cristo. 
Devemos tirar a pedra da incredulidade que muitas vezes impede o nosso coração de se entregar totalmente nas mãos onipotentes de Cristo.

Quando alguma dificuldade ou alguma tribulação vier sobre sua vida, busque Cristo como sua solução. Ore, clame a Ele. Mas não deixe que sua mente lhe diga que não tem mais jeito, que sua vida já não tem esperança ou solução. Tire esta pedra da incredulidade, atire-a para longe, abra seu coração e deixe que Cristo aja, que Cristo traga a cura ou a solução, o livramento que você precisa.

Mesmo que o mundo diga que não tem solução, que não tem jeito, que não há esperança, quando Cristo chegar perto de você, Ele vai impactar a todos que o observam como se já estivesse acabado, como se já estivesse morto e sepultado. Jesus vai se aproximar, vai sondar seu coração e, se achar nele sinceridade, amor e temor de Deus, vai dizer, "problema de fulano, sai para fora, deixe-o, não o incomode mais"!

Para nosso Deus não há impossível, basta ter fé e ser obediente aos seus mandamentos, basta se colocar sob o jugo suave e manso de Cristo, e você vai ver que o mundo se encurva aos seus pés, não pelo seu mérito ou poder, mas pela graça e misericórdia de nosso eterno mestre e Salvador.

Aleluia!

É preciso fé. É preciso conhecer nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, ao qual chamamos de Jesus Cristo (Yeoshua, em hebreu).
É preciso ter comunhão com o Espírito Santo. É preciso guardar bem dentro da alma o evangelho de Cristo, conhecendo-o por inteiro, e também toda a sagrada escritura que o Senhor nos legou desde o princípio.

Quem não conhece não confia.
Quem conhece Cristo e anda em sua presença através do Espírito Santo, confia. Confia totalmente na providência deste Deus ao qual não existe nada que seja impossível de realizar.

Aleluia!

Não devemos nos deixar seduzir por falsos deuses, nem sermos enganados por falsos profetas com falsas profecias, muito menos seguir doutrinas estranhas ao evangelho de Cristo.


Mateus 24:4 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Nosso Deus, nosso Salvador Jesus Cristo já nos alertou em seu evangelho, nos exortando a estarmos vigilantes. Ele nos diz, "OLHAI, VIGIAI E ORAI!"


Devemos estar todo o tempo vigiando para que não sejamos enganados, pois nos diz Ele que muitos falsos profetas virão em seu nome, até mesmo aqueles que se dizem ser Cristo, mas que não são, é tudo mentira e engodo do diabo e de seus seguidores.

Então, acautelai-vos para que ninguém vos engane, pois já fomos avisados. Que nada nos tire do foco. Nosso alvo é a salvação eterna e nosso caminho estreito se chama Jesus Cristo. Nosso manual de vida é o evangelho.

Amém?





Concluindo






Enquanto uma parcela da humanidade ignora, despreza e escarnece de Deus, alguns empreendem longas jornadas ou praticam grande renúncia para conhecê-lo e servi-o, para andar em sua presença onipotente e majestosa.

O médico e escritor de um dos livros do evangelho de Cristo, Lucas, ou Lucano como era chamado pelos romanos, deixou a distante Alexandria partindo em busca de conhecer pessoalmente a Jesus Cristo, em Israel. Por mais que tenha se esforçado não conseguiu ver Cristo pessoalmente, mas mesmo assim foi um servo fiel de Jesus, tendo escrito com detalhes os fatos que cercaram a vida de nosso Salvador. Também se fez auxiliar, discípulo dos apóstolos.
Lucas ansiava por conhecer Jesus Cristo, então ousou deixar sua rotina e partir em busca do Salvador. A Jesus dedicou sua vida. E como ficamos conhecendo-o, se nem foi um apóstolo de Cristo? 





Porque tornou-se semeador.

Aquele que semeia a Palavra de Cristo colhe a salvação eterna e ainda anda na presença da Videira Verdadeira.

Jesus disse que devemos todos nós cristãos ser semeadores de sua Palavra.

Mc 16:15. Ele nos ordena, "Ide por todo o mundo e pregai a Palavra a toda criatura".

Seja fiel a Cristo, seja um semeador. A colheita vai ser farta.

Aleluia!

Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.


Finalizando, voltamos a frisar que é necessário conhecer nosso Deus, que é necessário ter fé neste nosso Deus único, vivo, atuante, impactante...

É preciso ter fé para que quando Cristo sondar seu coração ele a encontre transbordando, e se agrade de ti.

É preciso ter fé inabalável em Deus, no nome de Jesus Cristo, para que nos aproximemos de nosso Criador. 
Mas devemos também lembrar que quem se aproxima de Deus não pode demonstrar incredulidade ou timidez, tem que verdadeiramente crer que Ele existe, é espírito, não pode ser visto ou sentido com a percepção do corpo ou da mente, mas apenas pela fé, apenas pela visão espiritual!
Como nos aproximamos de Deus? Através da comunhão com o Espírito Santo, que é Deus presente em nosso meio, espiritualmente.

É necessário se livrar de toda cegueira ou surdez espiritual para ver e ouvir nosso Deus, para nos revestirmos do Espírito Santo.

Devemos, ainda, ter a plena convicção que Deus existe, vive e atua dentro de cada um de nós, que somos seus instrumentos neste mundo, e que nosso Jesus Cristo é galardoador, ou seja, ele tem recompensa para quem dele se aproxima.

Quem se achega a Cristo não irá embora de mãos vazias, não sairá de perto dele sem que tenha alguma recompensa.

Só não podemos esquecer que nosso Deus ama a quem o ama, perdoa a quem vive em pecado e se arrepende do mal. Mas, tem pesada mão a descer sobre quem lhe é infiel. Sobre quem pratica e ama a iniquidade.

Pecar é humanamente aceitável para Deus, mas perseverar no pecado é inaceitável ao nosso Criador.

Deus não é conivente com o pecado.



Jesus já nos disse que o salário do pecado é a morte. Mas em Cristo temos a graça da vida eterna. 

Cabe a cada um de nós fazer a opção certa, escolher a morte espiritual perseverando no pecado.
Ou
Escolher a vida eterna na Nova Jerusalém junto com nosso Deus, perseverando na obediência a Deus e em seguir os passos de Cristo, firmados no evangelho.

Amém?


A VIGILÂNCIA DEPENDE DE CADA UM DE NÓS.

Mas podemos orar juntos, uns pelos outros,

OREMOS

Meu Deus e meu Pai Jesus Cristo, Salvador, peço que pela tua misericórdia venha perdoar meus pecados. Confesso, Senhor, que tenho pecado em ........................(abra seu coração com Cristo)..........., pelo que me arrependo, prometo mudar meu modo de viver e agir, prometo lutar em renunciar ao pecado. Peço, ainda, seu auxílio para que eu consiga vencer esta minha fraqueza pois sem a força do teu poder nada sou.  Peço, Senhor, sonda meu coração, veja como eu o amo e use de sua misericórdia em meu favor.
No teu nome, Jesus Cristo, repreendo agora todo mal, toda ação do diabo e de qualquer encosto ou demônio em minha vida e na vida de cada um de meus entes amados. No Teu nome, Jesus Cristo, repreendo todo o mal, repreendo a enfermidade, repreendo toda inveja e toda força contrária em minha vida.
No Teu nome, Jesus Cristo, sei que sou mais que vencedor, pois o Senhor é o Deus do Impossível.
Amém!


Fé e ousadia. Renúncia ao mal e vida eterna em Cristo.

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus                2019outubro,26










Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?